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LER E ESCREVER COMO POSSIBILIDADE DE UMA RELAÇÃO INFANTIL COM O TEMPO

LEER Y ESCRIBIR COMO UNA POSIBILIDAD DE RELACION DE LA INFANCIA CON EL TIEMPO

READING AND WRITING AS A POSSIBILITY OF AN INFANT RELATIONSHIP WITH TIME

LIRE ET ÉCRIRE COMME POSSIBILITÉ D'UNE RELATION ENTRE L'ENFANT ET LE TEMPS

Resumo

Este artigo problematiza como as crianças vêm se relacionando com o tempo, por meio do exame de cadernos escolares datados de 1923 a 2016, recolhidos no Estado do Rio Grande do Sul, e a partir do exame de oficinas realizadas com alunos e professores em escolas públicas. Destaca-se, arquegenealogicamente, o deslocamento de práticas de escrita e de leitura que tematizavam a vida e a morte para uma contagem cronológica do tempo, em que a infância vem sendo narrada como promessa de futuro e, mais contemporaneamente, atravessada pelos sintomas da aceleração, do desempenho e da instrumentalidade utilitária. Opta-se, assim, por tomar a infância como uma condição da experiência, potencializada por escritas e leituras que poderiam tornar possíveis outros modos de pensamento e existência.

Palavras-chave:
tempo; infancia; práticas de escrita e leitura

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