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PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NAS TRAJETÓRIAS DE DUAS INTELECTUAIS EM SUAS PRÁTICAS CULTURAIS DE MEDIAÇÃO NO PARANÁ (1850-1920).

ESTANCIAS Y RUPTURAS EN LA TRAYECTORIA DE DOS INTELECTUALES EN SUS PRÁCTICAS CULTURALES DE MEDIACIÓN EN PARANÁ (1850-1920)

STAYS AND BREAKS IN THE TRAJECTORY OF TWO INTELLECTUALS IN THEIR CULTURAL PRACTICES OF MEDIATION IN PARANÁ (1850-1920)

PERMANENCES ET RUPTURES DANS LE CHEMIN DE DEUX INTELLECTUELS DANS LEURS PRATIQUES DE MÉDIATION CULTURELLE AU PARAN (1850-1920)

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar o tema da educação feminina a partir do estudo da trajetória de duas intelectuais: Iria Corrêa e Mariana Coelho, analisando suas práticas culturais de mediação, no Paraná, no período que se estende entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Embora as duas tenham vivido em temporalidades distintas, desempenharam o papel de intelectuais mediadoras, configurando em suas trajetórias, práticas culturais que se caracterizaram por oferecer opções artísticas e educativas para mulheres em seus contextos de atuação. O corpus documental deste trabalho é composto por fontes da imprensa periódica paranaense, Relatórios da Inspetoria Pública do Paraná (1906-1917) e as memórias de Antonio Vieira dos Santos (1952). Metodologicamente a opção deste artigo é o trabalho com a perspectiva de intelectuais mediadores (SIRINELLI), o conceito de trajetória (BOURDIEU) e de gênero (SCOTT).

Palavras-chave:
mulheres intelectuais; história da educação; intelectuais mediadores

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