Apresentação

José Carlos Barreiro Ricardo Alexandre Ferreira Sobre os autores

É com enorme satisfação que tornamos público o volume 2 de 2015 da Revista História (São Paulo). Nesta edição, na seção de entrevistas e no seu dossiê, o tema escolhido é dos mais polêmicos e intensamente estudados por pesquisadores brasileiros, caribenhos e norte-americanos no último século. De saída, em uma entrevista gentilmente concedida a três pesquisadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o premiado historiador norte-americano e um dos pioneiros estudiosos da história social da escravidão no Brasil, Stanley Julian Stein, brinda-nos com episódios marcantes de sua vida, de sua relação com o Brasil e de sua trajetória acadêmica. Na sequência, o dossiê A Escravidão e os Novos Mundos, que conta com ensaios produzidos por jovens e consagrados historiadores do Brasil e dos Estados Unidos, contribui com os debates especializados sobre o cativeiro de africanos e descendentes praticado nas Américas, oferecendo ao leitor um amplo e atual painel demonstrativo da proficuidade do tema e sugestivo para a construção de novas abordagens sobre as condições sociais, econômicas, jurídicas, políticas e culturais que concorreram na atualização e, posteriormente, na desnaturalização de uma instituição milenar.

Como é costume, a seção de temas livres desta edição da História (São Paulo) torna públicos estudos originais que certamente despertarão a curiosidade não apenas dos historiadores, mas dos interessados em geral. Os assuntos tratados vão desde o cotidiano e a administração de monastérios da Gália dos séculos IV e V, passando pelas relações entre política e epistolografia no século XI, até a dimensão pedagógica da literatura de viagens nos séculos XVIII e XIX. Encerram a seção três estudos sobre o Brasil do século XX, que abordam desde questões econômicas até sociais e culturais, tais como: o associativismo de trabalhadores fabris, a história da tradicional estrada de ferro que ligou os estados do Espírito Santo e Minas Gerais e, finalmente, a produção cinematográfica de São Paulo nas décadas de 20, 30 e 40.

O número, finalizado por sua habitual seção de resenhas, traz ainda duas ou três inovações que gostaríamos de divulgar. Após o cumprimento do período originalmente estabelecido de três anos de experiência com a sistemática produção de dossiês bilíngues (português e inglês), o conselho editorial constatou que a tradução para a língua inglesa alcançou resultados aquém dos esperados e que as contribuições de pesquisadores internacionais, acompanhadas da tradução para o português, mostraram-se mais frutíferas para ampliar a projeção e internacionalização do periódico. Acreditamos que tal medida oferecerá ao público leitor a possibilidade de inteirar-se das mais recentes produções internacionais da área e permitirá aprimorar a divulgação de pesquisas produzidas por colegas estrangeiros. A partir do ano de 2016, História (São Paulo) contará, em sua nova página na internet, com um moderno sistema on-line de acompanhamento - por parte dos autores, pareceristas e editores - de todas as fases de avaliação dos textos recebidos para publicação. Também, a partir do próximo ano, as seções de artigos de temática livre e resenhas passarão a ser publicadas em fluxo contínuo, o que possibilitará uma nova e mais eficiente dinâmica de recepção, avaliação e divulgação dos artigos publicados no periódico.

Para encerrar, o Conselho Editorial da História (São Paulo) gostaria de agradecer ao CNPq, à CAPES, à Pró-Reitora de Pesquisa da UNESP e à Direção do Campus de Franca da UNESP por proporcionarem os suportes financeiros indispensáveis à publicação deste número.

Os editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Dec 2015
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br