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Desconstruindo os atlas históricos brasileiros: do Parergon ao Atlas Histórico Escolar

Deconstructing the Brazilian historical atlases: from Parergon to the Atlas Histórico Escolar

Resumo

O projeto do Atlas Histórico do Brasil foi proposto pelo Ministério das Relações Exteriores em 1938, às vésperas da comemoração do cinquentenário da República, e passou por variadas transformações refletindo as incertezas e disputas em torno do seu conteúdo e formato até que terminou impresso como o Atlas Histórico Escolar. Este foi composto enquanto um aparelho didático e mnemônico da formação histórica nacional e da projeção pacífica, humanística e planetária do Brasil, instruindo acerca da importância dos diplomatas nesse trajeto. O exame desse processo nos permite observar o sentido da reelaboração da história brasileira no século XX e reconhecer a recuperação de conteúdos muito antigos que remontam ao início da produção dos atlas históricos na Europa durante o século XVII. Deste modo, nosso objeto nos permite aclarar a produção dos atlas históricos como um todo e contribui para repensar o papel da história da cartografia em relação à sua teoria, sugerindo a possibilidade de uma análise não-regular e não-linear dos atlas.

Palavras-chave
Atlas Histórico Escolar; Atlas Histórico do Brasil; Instituto Rio Branco; formação territorial do Brasil; atlas históricos

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