Acessibilidade / Reportar erro

Análise morfológica dos grãos de pólen de estames heterodínamos de algumas Aeschynomene L. (Leguminosae: Papilionoideae - Dalbergieae)

RESUMO

Flores que apresentam androceu com estames de alturas diferentes (heterodínamos) podem também apresentar características distintas entre os grãos de pólen em cada tamanho de estame. As espécies de Aeschynomene L. apresentam estames didínamos (cinco longos e cinco curtos), mas até o momento pouco se sabe sobre o dimorfismo polínico. Diante da carência de estudos palinológicos do gênero, o objetivo do presente trabalho foi de incrementar o conhecimento sobre as características polínicas do gênero Aeschynomene L., enfatizando as possíveis diferenças morfológicas entre os grãos de pólen dos grupos de estames longos e curtos, contribuindo com os estudos ecológicos e taxonômicos. Os grãos de pólen dos dois grupos de tamanho de estames de 10 espécies foram analisados separadamente utilizando-se a metodologia padrão em morfologia polínica, além de análises de variância e de comparação da média e índice de base. Os resultados inéditos mostraram que as características de âmbito, forma, tipo de endoabertura e ornamentação da sexina não variaram entre os grãos de pólen dos estames longos e curtos num mesmo espécime, mas sim entre as espécies. No entanto, com relação ao tamanho dos grãos de pólen dos dois grupos de estames, quatro espécies apresentaram diferenças significativas quanto ao tamanho dos eixos polar e equatorial. Os dados morfopolínicos adquiridos com relação ao heteromorfismo dos estames podem contribuir para o conhecimento da dinâmica reprodutiva do gênero e para os estudos sistemáticos.

Palavras-chave:
Fabaceae; heteromorfismo; morfologia polínica; Palinologia; subclado Dalbergia

Instituto de Pesquisas Ambientais Av. Miguel Stefano, 3687 , 04301-902 São Paulo – SP / Brasil, Tel.: 55 11 5067-6057, Fax; 55 11 5073-3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: hoehneaibt@gmail.com