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O pediatra e a Educação Permanente em saúde no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB)

The pediatrician and Permanent Health Education in the Amplified Family Health and Primary Care Nucleus (NASF-AB)

El pediatra y la Educación Permanente en Salud en el Núcleo Ampliado de Salud de la Familia y Atención Básica (NASF-AB)

Este estudo teve por objetivo conhecer como se dá a Educação Permanente de pediatras do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), conhecer sua base de conhecimentos, habilidades, valores, dificuldades e necessidades. Foi realizado estudo exploratório, descritivo qualitativo com informações coletadas em entrevista por escrito e grupo focal com nove dos onze pediatras atuantes. Foram construídas categorias e unidades de análise com base nos elementos essenciais para aprendizagem significativa no núcleo. Observaram-se aspectos educacionais, políticos, sociais e humanos de modo heterogêneo entre equipes de saúde, que levam à construção do autoconhecimento e da autonomia dos atores envolvidos, mas há limitações na compreensão do exercício da Educação Permanente pelos profissionais da saúde. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de competências desses profissionais e gestores, instrumentalizando-os para a atividade diária de reconhecimento de necessidades, mobilização de saberes, aplicação com reflexão crítica, valores humanos e ética.

Palavras-chave
Educação Permanente; Atenção Básica; Relações interprofissionais; Práticas interdisciplinares


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