Interface (Botucatu)
Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Interface (Botucatu)
1807-5762
1414-3283
Laboratório de Educação e Comunicação em Saúde, Departamento de Saúde
Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu e Instituto de Biociências de Botucatu -
UNESP
Este artículo presenta y discute resultados de la encuesta cualitativa sobre la relación
médico-paciente en la pericia médica de la Seguridad Social. La encuesta analizó una
muestra (n=79) de registros de la Defensoría de la Seguridad Social, conteniendo
reclamaciones sobre el trabajo médico de pericia. La relación médico-paciente, en el campo
de la previsión social, se realiza por medio de un ajuste a la norma, un desplazamiento en
el espacio terapéutico médico-paciente, instrumento de la operación de control para acceso
a los beneficios por discapacidad. Las disfunciones en esa interfaz de control resultarían
de la práctica de esos límites, de la forma en que ellos están colocados. La seguridad
social fue entendida como biopolítica y la actividad médico-pericial como expresión de
biopoder, en los términos de la filosofía política de Michel Foucault. Discutir la
Seguridad social significa aclarar sus supuestos de seguridad y no desconocer el carácter
instrumental que las prácticas médicas asumen en sus engendramientos de seguridad.
Introdução
A Bioética pode ser conceituada como uma disciplina da família da ética 1. Pegoraro 2 recorda-nos a etimologia da palavra ética com dois aspectos
complementares: ethós como modo de existir e ethós como lugar onde se habita. Desse modo,
buscar compreender os conflitos surgidos na emergência dos cotidianos de trabalho, no
exercício profissional dos médicos peritos da Previdência Social, passa por uma forma de
entender o sujeito enquanto ser ético, “animal político”, de atuação individual, com
interface/repercussão na coletividade. Significa, ainda, adotar uma abordagem que ultrapassa
os limites de uma bioética subsidiária do campo biomédico 3
-
5.
Nos estados modernos e contemporâneos, as políticas de bem-estar social, notadamente a
previdência social, demonstram o protagonismo do Estado na tarefa de preservar a vida, em
sua gestão. Na forma de acordos e contratos, visam o conjunto da população, asseguram
direitos e cobram deveres aos indivíduos em suas necessidades básicas de manutenção de si e
das famílias.
No Brasil, a previdência social é um direito constitucional e integra a seguridade social
juntamente com o setor saúde e a assistência social, assegurando cobertura para eventos
vitais como: nascimento, adoecimento/incapacidade, invalidez, velhice e morte. Os recursos
para essas garantias provêm de contribuições obrigatórias que incidem sobre a atividade
econômica. A administração e a operacionalização dos benefícios previdenciários competem ao
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia do Ministério da Previdência
Social.
Os benefícios por incapacidade integram o leque de benefícios e visam garantir renda aos
segurados da Previdência Social que estejam incapazes para o trabalho. O reconhecimento da
incapacidade – de seu início, manutenção e cessação – é competência legal da Perícia Médica
do INSS ou Perícia Médica da Previdência Social 6
,
7. A avaliação da incapacidade, tarefa
médico-pericial, ocorre na interface com o segurado. É através do exercício dessa tarefa
técnica, nesse espaço, que se dá a distinção entre capazes e incapazes.
A demanda pelo benefício por incapacidade decorre da percepção do segurado da Previdência,
ou de seu representante legal, de que é portador de uma condição, orgânica e/ou psíquica,
reconhecida pela racionalidade médica como doença. Essa condição biopsíquica, em tese,
altera-lhe involuntariamente a capacidade de garantir seu sustento econômico (e da família)
por meio da renda obtida no trabalho que, normalmente, exercia ou poderia exercer.
Então, a existência do distúrbio, do transtorno da normalidade, necessita passar por uma
primeira operação de reconhecimento, pelo poder-saber médico, da existência e da nomeação de
um diagnóstico clínico. A segunda operação desse poder-saber é reconhecer a doença como
incapacitante para o trabalho, ou seja, o enquadramento normativo. Nessa atividade, a
racionalidade da medicina é posta a serviço da racionalidade do direito em um duplo
raciocínio que denominamos raciocínio previdenciário 8.
Os benefícios por incapacidade podem ser de causalidade relacionada ao trabalho, benefícios
acidentários, ou não, quando são chamados previdenciários. O auxílio-doença previdenciário é
o mais frequente entre todos os benefícios concedidos pela Previdência Social. Em 2011, a
Previdência concedeu 4,8 milhões de benefícios. O auxílio-doença previdenciário, a
aposentadoria por idade e o salário-maternidade foram os mais frequentes, correspondendo a,
respectivamente, 42,4%, 12,2% e 11,9% 9.
Segundo o Manual de Perícia Médica da Previdência Social, “o exame médico-pericial tem por
finalidade avaliação laborativa do examinado, para fins de enquadramento na situação legal
pertinente” 10. Em 2011 foram realizados
7.396.562 exames médico-periciais, com 68,9% de conclusões favoráveis. Esse arbitramento,
todavia, é muitas vezes motivo de controvérsias 11.
Consideramos que a relação médico-paciente na Previdência Social agrega conflituosidades
próprias da situação de perícia [sua operação de escrutínio inclusão/exclusão] a elementos
do campo assistencial, condicionando expectativas e resultados. Trabalhamos com a hipótese
de os conflitos surgidos na interface perito-segurado serem expressões da atividade
médico-pericial incluída no cálculo de gestão previdenciária. Nesse sentido, perícia médica
seria parte de um dispositivo de seguridade, expressão da biopolítica de previdência social,
de funcionamento de governo 12
-
15.
Qual é a relação médico-paciente?
A relação médico-paciente tem sido tema de diversos estudos com diferentes enfoques 16
-
19. Aqui a compreendemos na perspectiva
da abordagem do trabalhador médico frente ao seu objeto, o corpo doente, e das práticas em
saúde como organizadas em torno de dois grandes eixos: o controle da ocorrência da doença e
a recuperação dos doentes 20 . Recortamos,
ainda, a atividade médica em assistencial e não assistencial, incluindo, dentro desta
última, a atividade pericial.
Tendo em vista a atividade médico-assistencial, entendemos ser significativa a
caracterização do trabalho médico, nos termos de Nascimento Sobrinho, Nascimento e Carvalho
21, como trabalho desenvolvido sobre um
objeto/sujeito utilizando instrumentos específicos para obter resultados tais como:
prevenção, alívio, cura, reabilitação. Nessa perspectiva, centrada na autoridade médica, a
relação médico-paciente é concebida como um instrumento que favorece a obtenção de
informações que norteariam a definição do diagnóstico e da terapêutica ou, ainda, a adesão
às condutas prescritas.
A nosso ver, a atividade médico-pericial guarda diferença de natureza em relação à
atividade médico-assistencial 8. A
finalidade da atividade não se confunde com o manejo da ocorrência das doenças e nem sequer
com a recuperação dos doentes. Na atividade médico-pericial previdenciária, trata-se da
reparação financeira, de instrumentalizar o conhecimento da medicina pelo valor jurídico do
seguro que substitui renda na vigência de doença incapacitante.
Paul 22 define perícia médica ou medicina
legal como uma especialidade na qual os princípios e as práticas da Medicina são aplicados à
elucidação de questões no curso de procedimentos judiciais. Vilela e Ephifânio 23 acrescentam que esse ato médico ocorre em
consequência de requisição formal da autoridade, administrativa ou jurídica, quando esta
necessita formar convicção na execução de suas funções.
Almeida entende perícia médica como ato médico de maior assimetria de poder entre o médico
e o paciente, ou periciando, em que estariam “potencializadas as manifestações de
distanciamento e autoritarismo presentes nas relações médico-paciente propedêuticas” 24.
Por outro lado, em estudo que avaliou o desempenho do programa de benefícios por
incapacidade em uma Gerência do INSS, Marasciulo 25 estabeleceu, como hipótese para explicar o alto volume encontrado
de entrada em benefício, a não-observância, pelos médicos peritos, do comportamento esperado
de “gatekeepers” ou porteiros do sistema.
A inspiração em Foucault
Michel Foucault, em sua obra, abordou a questão do poder em uma visada que privilegiava a
análise a partir de mecanismos de poder expressos em exercícios e práticas cotidianas. Nos
dizeres de Candiotto 26, “sua análise [da
problemática do poder] incide sobre as relações de forças atuantes nas práticas sociais” em
detrimento de abordagens genéricas ou totalizadoras. Em suas pesquisas, o poder emerge de
comandos e enfrentamentos, de afirmações e resistências, por meio de procedimentos que se
dão a conhecer nas relações como parte delas.
As categorias biopoder e biopolítica, desenvolvidas por Foucault em torno de pesquisas
sobre a sexualidade, nomeiam técnicas e formas de poder resultantes das transformações
societárias ocorridas ao longo dos séculos XVII, XVIII até os dias atuais.
O poder, até então, poderia ser resumido na fórmula da soberania: Relação soberano-súdito.
Direito de causar a morte ou deixar viver, direito assimétrico em essência, que se impunha
pela violência do soberano e seu sistema legal, pelo sistema jurídico. Caracterizava-se pela
força do estado-soberano em fazer valer seus interesses sob a forma de confisco, extorsão,
pela retirada de bens, do trabalho, dos corpos e da vida 12.
A partir do século XVII, a expressão dos mecanismos de poder passa por mudanças
significativas: com o surgimento de novas relações decorrentes do nascente capitalismo
industrial, com sua conformação societária específica e modo de reprodução – com a
exploração dos corpos para o trabalho –, “uma outra economia de poder [...] que deve ao
mesmo tempo fazer crescer as forças sujeitadas e a eficácia daquilo que as sujeita” 15, que Foucault nomeia poder disciplinar, se
mostrará presente.
A soberania enquanto poder que se estruturava em função do domínio sobre a propriedade da
terra continuou a ser paradigma para a conformação das leis e dos grandes códigos. Por seu
lado, a expressão disciplinar, com suas técnicas centradas na visibilidade e no exame dos
corpos, tem, na norma, seu enunciado típico e, na normalização, o formato operacional.
Foucault aponta o desenvolvimento da medicina a partir desse período, a medicalização da
sociedade, dos comportamentos e das condutas como efeitos de um registro que reúne o poder
soberano das leis e o poder disciplinar normalizador em um discurso aparentemente neutro – o
discurso da ciência.
Ao longo da segunda metade do século XVIII, outra tecnologia de poder se faz presente, a
“tecnologia de poder, não disciplinar [...] que não exclui a técnica disciplinar [...] mas
não se dirige ao homem-corpo [...] está em outra escala [...] se dirige ao homem vivo” 15, endereçada às características biológicas
da espécie humana e suas ocorrências enquanto conjunto, enquanto massa populacional.
Nessa modalidade, as características biológicas tornam-se objetos de cálculos e políticas
através de técnicas e instituições pautadas não somente na “anátomo-política do corpo
humano” 15, mas em tecnologias
gestionárias.
Esse poder de gestão sobre a vida e o viver, biopoder voltado para o homem espécie, tem a
população e seus fenômenos como objeto. Fenômenos estes forjados pela constituição de
saberes específicos que lhe configuravam uma identidade peculiar formada através de
parâmetros como: natalidade, fecundidade, mortalidade, expectativa de vida, entre outros,
constituindo o que Foucault chamaria de “uma biopolítica da espécie humana” 15.
Será em torno desses fenômenos que atuará outro conjunto de saberes da medicina, com a
introdução de novas técnicas de coordenação e intervenção sobre a coletividade; a
medicalização da sociedade; a intervenção sobre as consequências do trabalho, da velhice,
dos acidentes, da capacidade de trabalho 15:
É a população, portanto, [...] que aparece como o fim e o instrumento do governo: sujeito
de necessidades, de aspirações, mas também objeto nas mãos do governo. [Ela aparece] como
consciente, diante do governo, do que ela quer, e também inconsciente do que a fazem fazer
13.
Caberá ao Estado “garantir a segurança dos processos econômicos e dos processos intrínsecos
à população” 13, exercendo, sobre ela,
uma regulação que assume, prioritariamente, a forma de arranjos de segurança, de preservação
de indicadores, de regulação de custos e de incentivos ao controle sobre preferências e
formas de andar a vida 14.
Administrar a população, os fenômenos decorrentes de sua existência, será incumbência desse
Estado, que, a todo instante, se valerá de conhecimentos em séries acumuladas, de cálculos e
ajustes para mantê-la, e de seus processos “dentro de limites que sejam social e
economicamente aceitáveis e em torno de uma média [...] ótima para um funcionamento social
dado” 13.
Nesse sentido, Stephanes 27 recorda que
as condições de emergência da Previdência se vinculam a tensões e desequilíbrios sociais
decorrentes do liberalismo econômico e do processo de desenvolvimento do capitalismo
industrial na Europa, entre o final do século XVIII e o século XIX. A preocupação com a
questão social, melhor dizendo, a necessidade de intervenção do Estado para atenuar as
disfunções do processo de desenvolvimento econômico, traduziu-se em proteção aos
trabalhadores contra doenças, invalidez e desemprego.
Contudo, gerir a vida – administrar e regulamentar as condutas da população, realizar o
estado de bem-estar social – implica, nos termos propostos por Foucault, “fazer viver e
deixar morrer” 15. Tal comando nos coloca
diante do paradoxo da biopolítica 28 , que
impõe a exclusão de partes de seu corpo populacional como forma de concertação. O racismo
como política de Estado, nessa perspectiva, não se resume aos aspectos conhecidos da
eliminação de etnias, mas implica a sistemática justaposição de exclusão/inclusão do/no
próprio corpo social 29.
Abordagem metodológica
O percurso de investigação e de análise adotado foi construído a partir do entendimento de
que “o marco metodológico deve corresponder à necessidade de conhecimento do objeto” 30. Nesse sentido, empreendemos um estudo
qualitativo de material empírico constituído por amostra (n=79), selecionada por
conveniência, de registros da Ouvidoria da Previdência Social contendo reclamações sobre o
trabalho médico-pericial, ano 2008.
O arquivo de registros foi categorizado em núcleos temáticos, e, para a análise, partimos
do princípio de que existia uma narrativa do segurado-cidadão a ser observada, reconhecida
em suas características, mas, especialmente, em seu conteúdo. Tomados pelo valor de face, os
registros foram considerados como evidências do reclamado em relação a queixas que envolviam
o trabalho médico pericial. Diante dessas narrativas, indagamos sobre seu conteúdo e como se
articulavam com as premissas deste trabalho, em um movimento compreensivo, de extração e
produção de sentido, assim como proposto por Minayo 30 .
Segundo Schramm 31, a análise Bioética
caracteriza-se por ocorrer em dois movimentos básicos, um descritivo analítico e o segundo
de decisão moral. A “aplicabilidade” da Bioética implicaria duas tarefas: “a descrição e
compreensão dos conflitos de valores envolvidos nos atos humanos e a prescrição dos
comportamentos moralmente corretos” 31.
Nesta pesquisa, pelas próprias características de nosso objeto, não almejamos cumprir o
ciclo, chegando às prescrições. O objetivo foi contribuir para o alargamento da compreensão
do problema, sinalizando uma bioética em que a compreensão torna-se dimensão essencial da
própria bioética 32.
Considerações éticas
As decisões sobre o delineamento, a abordagem e o referencial teórico da pesquisa decorrem,
em parte, de reflexões e questionamentos da autora suscitados em seu trabalho na Previdência
Social. O uso autorizado do banco de dados norteou-se pelo compromisso de confidencialidade,
preservado o sigilo sobre a identidade de reclamantes, reclamados ou unidades de
administração previdenciária.
O projeto da pesquisa que originou este artigo foi analisado e aprovado pelo Comitê de
Ética em Pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro.
Reclamações sobre o atendimento médico-pericial na Ouvidoria da Previdência Social
(b)
As Ouvidorias são instituições que integram a história recente das relações de consumo no
Brasil 33. Espaços para harmonização
dos conflitos, mesmo em sua versão pública, frequentemente assumem a abordagem do cidadão
enquanto cliente, noção que se remete ao indivíduo tomado em sua condição de sujeito
econômico 14
,
34
,
35.
A Ouvidoria Geral da Previdência Social (OUGPS) (c) tem como atribuição fornecer, ao cidadão usuário dos serviços
da Previdência Social, uma interface de pós-atendimento. Recebe e responde a críticas,
sugestões, elogios, reclamações e denúncias quanto aos serviços previdenciários.
A forma de contato com a Ouvidoria ocorre mediante as seguintes modalidades de acesso:
autoatendimento no website do Ministério da Previdência Social; ligação para a central
telefônica da Previdência Social; correspondência para a caixa postal da Previdência
Social, e presencial, na sede do Ministério da Previdência Social em Brasília. Em 2011,
57% de todas as manifestações registradas deram entrada via central telefônica e 41% pela
internet.
Considerando o período 2008 a 2012, as manifestações registradas na OUGPS corresponderam
a 79% do tipo Reclamações, subdivididas em reclamações relacionadas a: benefícios,
atendimento bancário, atendimento previdenciário e arrecadação/fiscalização. Nesse
período, 48% das reclamações estiveram relacionadas a benefícios, 26% ao atendimento
bancário, 23% ao atendimento previdenciário e 3% à área de arrecadação/fiscalização.
As reclamações sobre o trabalho médico-pericial estão incluídas na categoria reclamações
sobre atendimento previdenciário, reunidas em uma subcategoria denominada suposto
atendimento inadequado prestado por médico perito (código 03008.01). Em 2012
foi registrado, na OUGPS, um total de 142.838 reclamações, 34.224 delas do tipo
atendimento previdenciário. Destas, 4.119 foram registradas no código 03008.01, ou seja,
2,8% de todas as reclamações, ou, ainda, 12% das reclamações do atendimento
previdenciário. Dentro do escopo da pesquisa, analisamos uma amostra (n=79) de reclamações
do tipo suposto atendimento inadequado prestado por médico perito
registradas na OUGPS em 2008.
É necessário esclarecer que não tomamos, como objeto de análise, o processo
comunicacional cidadão-OUGPS, nem mesmo possíveis recortes epidemiológicos quanto às
características dos reclamantes. Da mesma forma, não nos detivemos no processo de apuração
das reclamações pelo INSS, nem mesmo quanto aos resultados ou soluções encaminhadas aos
reclamantes ou, ainda, sobre impactos das ações de Ouvidoria.
Resultados da análise dos registros e discussão
Verificamos ser possível agrupar as reclamações em torno de seis núcleos temáticos:
“perito não olha/segue o laudo ou exame de comprovação trazido pelo segurado”; “perito age
com excesso de poder”; “perito não age como médico”; “perito não tem
conhecimento/qualificação”; “outras queixas: condições materiais” e “outras queixas:
perícia reconhece incapacidade, mas não é concedido o benefício por exigências
administrativas”. Essa disposição buscou dar relevo ao mais significativo e frequente,
levando ainda em consideração que um registro pôde ser desmembrado/incluído em mais de um
núcleo temático.
a) O perito não olha/segue o laudo ou exame de comprovação apresentado pelo segurado
Nesse núcleo, identificamos dois registros típicos. O primeiro, e mais frequente: “não
foi verificado laudos e exames”. Essa queixa se apresentou de diferentes formas, tais
como: “se recusou a olhar os laudos”; “nem olhou os exames” e até mesmo “rasgou o laudo”.
O questionamento quanto ao resultado das perícias aparece, nesse tipo de registro, de
forma indignada: “Não olhou os exames. Só tomou os dados do segurado. Indeferiu o
resultado. Como pode ser se não olhou os exames?” Parece claro que os exames, os laudos de
médicos assistentes e outros documentos são considerados como comprovantes do estado de
saúde, de sua incapacidade [do segurado].
Ao não serem vistos/analisados pelo perito médico, abre-se um espaço de incredulidade
sobre a decisão pericial e seus critérios, como no registro a seguir: “o médico não olhou
os documentos que o segurado tinha a apresentar, por isso o segurado questiona qual foi o
critério utilizado para indeferimento do seu benefício”.
Tais registros põem em relevo, pela via da falta, o exame da documentação
médico-assistencial do segurado, um dos elementos essenciais da tarefa pericial. Essa
documentação visa corroborar as queixas apresentadas e, agregada aos demais elementos
(exame clínico, conhecimento sobre a atividade profissional do segurado e enquadramento
legal), sustenta a decisão médico-pericial 36. Ademais, a necessidade de comprovação pelo segurado aparece em
diversas orientações normativas institucionais relacionadas aos procedimentos
médico-periciais de avaliação de incapacidade.
No website da Previdência Social encontramos: “para concessão de auxílio-doença (d) é necessária comprovação da incapacidade
em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social”. O Manual Técnico de Perícia
Médica orienta que o ônus da prova da doença cabe ao segurado, incluindo informações sobre
diagnóstico, tratamentos instituídos e exames complementares realizados. Destaca ainda que
as informações documentais devem ser anotadas no laudo médico-pericial 10. Nesse mesmo sentido, a instrução
normativa INSS/PRES 45 afirma que o início da doença e da incapacidade deve ser registrado
no exame médico-pericial, baseado em dados objetivos, em exames complementares, em
comprovantes de internações, enfim, em elementos documentais 37.
Um segundo tipo padrão desse núcleo temático tem como característica o fato de os laudos
assistenciais e dos exames complementares serem vistos pelo perito, mas a decisão pericial
não estar de acordo com eles: “apresentei laudos do médico do trabalho e de outros médicos
provando a incapacidade para exercer a minha profissão. Se os médicos que faço tratamentos
comprovam que estou incapacitado de trabalhar e exercer minha profissão, como um médico
perito pode me dar alta vendo todos os laudos médicos e os meus exames?”.
Os exames complementares e os relatórios assistenciais são considerados, pelos segurados,
como comprovantes da incapacidade, porém, do ponto de vista legal e normativo, não dão
acesso ao benefício. O modelo de controle adotado sobre os benefícios por incapacidade
passa pela submissão do requerente/segurado ao exame médico-pericial.
Outro aspecto relevante nessa queixa é a referência ao médico do trabalho. Mendes e Dias
38, ao discutirem a evolução dos
conceitos e das práticas da medicina do trabalho, apontam, como sua função clássica, a
seleção e a preservação da força de trabalho em condições operacionais. Maeno 39 afirma que os médicos do trabalho, ao
atuarem na seleção da mão de obra, tornam-se elementos de exclusão dos trabalhadores nas
empresas. Essa exclusão pode se dar pela via da recusa em compatibilizar o ambiente, os
postos de trabalho e as tarefas à capacidade de trabalho dos segurados após a alta
pericial.
Exames e relatórios médicos assistenciais indicando condutas que, por não serem
consideradas, seguidas ou discutidas com o segurado, tornam-se motivo de conflito, como no
registro: “trouxe ultrassonografia mostrando lesão de ombros e mãos, retirada um dia antes
da perícia, e relatório médico indicando que não pode mais voltar a exercer a mesma
atividade, totalmente voltada para computação, e recebe alta para retorno ao trabalho sem
antes passar na RP? Será que é porque a RP está sem médico?”
A reabilitação profissional (RP) é um serviço previdenciário voltado para a promoção do
retorno ao trabalho. O encaminhamento para esse serviço ocorre quando a perícia médica
avalia que o segurado poderá retornar ao trabalho, porém, em atividade diversa ou adaptada
ao seu potencial laborativo. O processo de reabilitação profissional implica, muitas
vezes, fornecer nova qualificação profissional aos segurados, e isso significa maior
investimento institucional em recursos humanos, incluindo médicos peritos e recursos
materiais.
O Tribunal de Contas da União (TCU), em seu relatório de auditoria operacional sobre
concessão e manutenção dos benefícios auxílio-doença 40, constatou a baixa efetividade do serviço de reabilitação, com
filas de espera para ingresso, tempo prolongado de permanência no programa de
reabilitação, ineficiência na oferta de formação profissionalizante, insuficiência de
pessoal, entre outros problemas. O Tribunal concluiu alertando para o aumento nos gastos
com o auxílio-doença em decorrência desse quadro, visto que o pagamento do benefício é
mantido durante todo o período em que o segurado está em processo de reabilitação
profissional.
Outro aspecto no tema das exigências de comprovação é quando a perícia passa a demandar
documentação, como nesta reclamação: “os Peritos estão solicitando exame de tomografia
computadorizada. Há muita burocracia para fazer este tipo de exame, é muito complicado,
precisa esperar uma vaga sem previsão de data”. O alto custo desses exames e o fato de
eles serem decorrentes de um vínculo assistencial sinalizam ônus adicional do setor saúde
em torno das exigências e das condutas relacionadas aos benefícios por incapacidade.
b) Perito age com excesso de poder
O registro característico desse núcleo temático é: “O perito falou que com o poder que
vem de Brasília pode fazer o que quiser”. Aqui se soma à autoridade médica, oriunda da
exclusividade profissionalizada do saber sobre os corpos, base da medicina, a autoridade
da administração frente ao administrado. Poder discricionário administrativo que, no caso
concreto, integra sua vontade ou juízo à norma jurídica. Poder que tensiona a chamada
supremacia do interesse público aos direitos individuais 41, que reúne soberania da lei a um funcionamento disciplinar
típico do saber clínico 15. Poder que
tem força de lei na medida em que se mesclam, em ato, legislativo e executivo, na aparente
anomia enunciada no registro da reclamação: “pode fazer o que quiser” 42.
Os registros estão repletos de palavras nomeando sentimentos como “humilhação” e
“constrangimento”; ou de adjetivos como “grosso”, “prepotente”, para designar a abordagem
durante o exame pericial. A reclamação a seguir sintetiza esses achados: “o perito foi
muito grosso, impaciente, muito irônico, arrogante e bastante preconceituoso; falou para o
segurado que ele tivesse vergonha, e que a Previdência não ia bancá-lo, que ele voltasse a
trabalhar”.
Em programa nacional de auditoria desenvolvido em 2009, a Auditoria Interna do INSS
analisou amostra de registros da Ouvidoria da Previdência Social relacionados à Perícia
Médica e identificou 69% desses registros como reclamações por mau atendimento, a grande
maioria composta por queixas classificadas como grosseria e descaso/negligência. Somente
19,4% dos registros foram relacionados pela Auditoria ao indeferimento do benefício
solicitado.
Por outro lado, nesse mesmo trabalho, entrevistas realizadas com amostra nacional de
médicos peritos apontaram 85,4% de respostas positivas para a ocorrência de agressão
verbal e 34,1% de respostas positivas para a agressão física, durante o atendimento.
Sentimentos de insegurança, coação e/ou ameaça durante o exame pericial foram relatados
por 80% dos entrevistados, com efeitos sobre a decisão pericial para 14,5% dos
respondentes 43.
A situação pericial ou “setting” pericial evidencia uma carga de violência que nos põe em
alerta quanto ao significado da violência. Não estaria aí posta em questão a própria
condição de representação do poder do Estado sobre seus cidadãos? No limite, a operação
inclusão/exclusão incluiria a violência paradoxal da política sobre a vida, que, ao gerir
a população, deixa de fora parte dela própria 28?
c) Perito não age como médico
“Foi mal atendido, sem nenhuma ética devida e assegurada pela doença”. Aqui, o que está
em jogo é a expectativa de conformidade com o que se espera de um atendimento médico, do
cuidado com o outro em situação de adoecimento. Estar doente é condição necessária para a
requisição e a obtenção do benefício, porém, não é condição suficiente. Deve estar
configurada, ainda, a incapacidade, condição esta a ser reconhecida pela perícia
médica.
Rapidez excessiva: “tratou muito mal e em apenas um minuto ele terminou a perícia”.
Ausência de empatia: “se negou a verificar minha pressão, e disse que estava ali pra me
julgar, não era atendimento médico, se eu quisesse que me dirigisse a um hospital”. Falta
do exame físico: “durante a perícia médica o médico perito nem me examinou”. Resultando na
antítese do esperado no agir médico: “atitudes dessas médicas peritas está fazendo com que
piore o seu estado de saúde”. Mais do que nunca, o sentido da atividade médica é posto em
questão, visto que essa modalidade de acesso a benefícios, por doença incapacitante,
define a medicina como lugar de controle.
Como afirma Schraiber 44, a
expectativa social em relação à medicina é de que compete a ela, através de seus agentes,
tratar e cuidar. Porém, a necessidade social atendida pelo trabalho médico não é sempre a
mesma, portanto, não se tratará sempre e somente do cuidado, mesmo que seja essa a imagem
de comparação.
O registro a seguir, ao que parece, ordena e justifica, fornece uma indagação/explicação
que reforça o papel do avesso que a atividade médico-pericial assume diante da atividade
médico-assistencial: “O juramento dos médicos que se formam e trabalham no INSS: apenas
cumprem ordem do governo ou atendem seus pacientes com respeito, justiça, ética e
seriedade”.
O juramento de Hipócrates, mítico registro das origens da medicina, integra o ritual de
formatura dos médicos. Em essência, é um conjunto reduzido de regras para conduzir a ação
do médico diante dos pacientes, dos mestres etc. O que nos parece relevante nesse registro
é o fato de o juramento ser tomado como compromisso prioritário com o paciente. Os valores
“respeito, justiça, ética e seriedade” seriam princípios ideais de um agir ético ou
expectativas sobre esse agir.
d) Médico perito não tem conhecimento/qualificação
Aqui, a legitimidade da atuação do médico perito é questionada: “se o seu problema é
ortopédico, como pode ser julgada por um médico com especialidade em cardiologia?” O lugar
comum é a valorização vinculada a um saber mais legítimo na medida em que é fracionado, se
compartimentaliza.
Esse tema também se apresenta na forma de questionamento quanto ao conhecimento de
condutas e fluxos de organização de serviços assistenciais, conhecimento este visto como
parte de um repertório necessário: “como um médico que se diz perito do INSS pode não
saber que a fila de transplante de rins não é por numeração, e sim por compatibilidade?”
Ou ainda, na forma de um reconhecimento, ainda que crítico, sobre a complexidade exigida
pela tarefa: “ela não tem qualificação para ser perita do INSS”.
O recorte do trabalho médico por especialidades, subespecialidades, é parte de um
processo em curso, caracterizado por transformações na atividade médica resultantes da
expansão do conhecimento científico e do avanço e da exploração das tecnologias aplicadas
nos processos de trabalho em saúde, com impacto desagregador sobre a relação
médico-paciente 44.
Em se tratando de perícia médica, o espaço que o saber ocupa na composição da autoridade
médica é reiterado via dimensão da queixa sobre uma qualificação aparentemente
insuficiente. O reclamante não questiona o saber-poder, exige-o.
e) Outras queixas: condições materiais
As reclamações informam também deficiências nas condições materiais para realização do
exame: “não tinha estetoscópio e nem aparelho para aferir a pressão”. A deficiência de
equipamentos se junta à percepção de inadequação dos espaços, dos ambientes e das práticas
durante exames médico-periciais, como a seguir: “os médicos atendem os segurados com as
portas abertas e eles não têm a menor privacidade”.
Essas queixas são coerentes com os resultados obtidos pela Auditoria do INSS quando
detectou, após avaliar 196 consultórios em todo o país, um índice de 84,1% de inadequação
43. O parâmetro foi desconformidade
com norma interna da instituição previdenciária que padroniza a estrutura e os
equipamentos necessários aos consultórios periciais nas Agências da Previdência Social. A
norma inclui equipamentos para o exame clínico propriamente dito, recursos materiais como
computadores, cama para exame, cadeiras etc., bem como estabelece dimensões espaciais.
A privacidade que se esperaria no desenrolar de um atendimento médico fica prejudicada
também pela presença de um clima de apreensão em torno de ocorrências que evidenciam o
caráter explosivo das tensões presentes 45. Nesse ambiente, a visibilidade do procedimento de exame, sem
desconhecer o incômodo e a inadequação aparentes, pode ser percebida como elemento
defensivo que integra uma busca estratégica por segurança.
f) Outras queixas: perícia reconhece incapacidade, mas não é concedido o benefício por
exigências administrativas.
“O resultado da perícia concede o benefício, mas a área administrativa nega por perda da
qualidade de segurado. A segurada informa que é empregada de carteira assinada, e como
pode ser negado o benefício por falta da qualidade de segurado?” O registro, exemplar
nesse núcleo temático, reflete um descompasso entre a decisão médico-pericial e o
reconhecimento do direito ao benefício. A inscrição e as contribuições para a Previdência
Social são exigências nem sempre atendidas, na regularidade necessária, ao longo da vida
produtiva do trabalhador. A inserção na atividade produtiva sem formalização, portanto,
sem proteção previdenciária, é uma realidade reconhecida e sua presença é alvo de atenção
e acompanhamento 46.
Nesse sentido, é possível a ocorrência de situações nas quais esteja reconhecida a
incapacidade, mas não haja direito administrativo ao benefício. Tais ocorrências tornam
evidente que a concessão do benefício previdenciário é resultante de um macroprocesso em
que a atuação pericial, apesar de essencial, é um dos elementos. Nesse macroprocesso estão
incluídas variáveis econômicas, como mercado de trabalho e nível da atividade econômica,
entre outras, assim como normas e procedimentos administrativos de reconhecimento e
manutenção de benefícios, nos quais se inclui a perícia médica.
A reclamação nos autoriza a indagar sobre o que tem sido a resposta, no campo da
seguridade, frente à adversidade constituída pela incapacidade, e sobre a efetividade
dessas respostas nas situações de maior vulnerabilidade em que se somam doença,
incapacidade e não-cobertura do seguro social.
Considerações finais
A partir de um vasto conjunto normativo voltado para a preservação da ordem social, o
seguro social, mecanismo de seguridade, e, em especial, o seguro de incapacidade para o
trabalho, informa uma biopolítica exercida em face das práticas médico-periciais. O caráter
regulador da entrada da atividade pericial no sistema previdenciário se viabiliza pelo saber
individualizante e disciplinador da racionalidade médica penetrada pela racionalidade
jurídico-administrativa das normas 8
,
36. Em um “agenciamento do saber-poder
médico com o saber-poder jurídico” 29.
Mediante este instrumento, o exame médico-pericial, distinguem-se aqueles que têm daqueles
que não têm o direito, os incapazes, dos capazes. Dessa forma, alcança-se [ou se busca
alcançar] um equilíbrio no sistema, dito de outra forma: a sustentabilidade do sistema
depende da proteção à população de segurados da previdência social. Proteção que inclui a
iminente desproteção, paradoxo desse poder, biopoder, sobre a vida administrada. Em outros
termos, a biopolítica previdenciária visa à população, mas, no tocante ao programa de
benefícios por incapacidade, mostra sua face individualizadora e conta com a normação,
operação de ajustamento, realizada por seus peritos médicos na interface com o segurado, uma
relação médico-paciente transformada pela situação de perícia.
Nesse campo vicejam controles burocráticos sobre a massa de concessões de benefícios;
indeferimentos; processos administrativos de gestão das perícias; procedimentos
institucionais de manejo das insatisfações com os resultados das perícias; análises do
mercado de trabalho, das tendências demográficas da população, entre outras maquinarias
gestionárias.
As tensões, as disfunções das situações-limite de controle sobre a população, como aquelas
evidenciadas nas análises dos registros de Ouvidoria, informam a interface médico-segurado
em perícia médica previdenciária. A nosso ver, tais situações precisam ser reconhecidas como
previsíveis e, possivelmente, inevitáveis à prática desses limites, na forma em que estão
colocados. A assimetria presente e acentuada pela situação pericial integra a operação de
controle, servindo à biopolítica previdenciária.
Finalmente, acreditamos ser necessário ter em mente o caráter arbitrário da norma e
favorecer o olhar sobre essas práticas para não incorrermos em explicações que reduzam fatos
à arbitrariedade dos agentes. Discutir a relação médico-paciente na perícia previdenciária
inclui a análise das condições do exercício e a teleologia da atividade, como buscamos
realizar. Ou seja, entre a expectativa social corrente sobre a atividade médica e o trabalho
médico-pericial de controle sobre a entrada e a permanência em benefício previdenciário,
há um deslocamento, um não-lugar, o lugar do não, a ser posto em questão
.
Este estudo buscou, dentro de seus limites, acrescentar elementos que possibilitem melhor
compreender e abordar o trabalho médico-pericial na Previdência Social, favorecendo outros
olhares para desafios do presente, na esteira das pesquisas sobre biopolítica. Entendendo
que o debate societário em torno da política pública de seguridade social não se limita a
aspectos econométricos, há de se problematizarem cotidianos e práticas criando espaços de
reflexão sobre essas práticas, tornando mais responsáveis as escolhas da sociedade e o agir
de seus membros. Nesse sentido, é possível agir diferente, praticar outro governo das
condutas não vinculado à inspeção médica? Apostamos que sim. As práticas sociais, incluindo
as securitárias, podem ser aperfeiçoadas a partir do debate inclusivo e inacabado que leve
em consideração a necessidade de limites e de escolhas quanto à forma dos mesmos 47.
Para além dos resultados desta investigação, compreendemos ser necessário discutir o modelo
de Previdência Social vigente, buscando clarificar seus pressupostos de segurança econômica
de todos em função de todos, mas, também, a necessidade de reformas que priorizem a
autonomia e a dignidade das pessoas, entre outros aspectos. Vivemos todos no recorte dessas
políticas securitárias, incluídos no cálculo econômico e político. Discutir tal
acontecimento, talvez seja essa uma das tarefas inescapáveis de uma bioética que se abre
para a dimensão coletiva.
Agradecimentos
A Olinto Antônio Pegoraro, pelo incentivo e confiança neste percurso de pesquisa e
aprendizagem. Ao Instituto Nacional do Seguro Social, por viabilizar minha dedicação ao
mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (2010-2013). Este artigo é resultado
de pesquisa desenvolvida durante o mestrado.
Referências
1
. Ferrer JJ, Alvarez JC. Para fundamentar a bioética: teorias e paradigmas
teóricos na bioética contemporânea. São Paulo: Loyola; 2005.
Ferrer
JJ
Alvarez
JC
Para fundamentar a bioética: teorias e paradigmas teóricos na
bioética contemporânea
São Paulo
Loyola
2005
2
. Pegoraro OA. Ética e bioética: da subsistência à existência. Petrópolis:
Vozes; 2010.
Pegoraro
OA
Ética e bioética: da subsistência à existência
Petrópolis
Vozes
2010
3
. Gaudenzi P, Schramm FR. A transição paradigmática da saúde como um dever
do cidadão: um olhar da bioética em saúde pública. Interface (Botucatu). 2010;
14(33):243-55.
Gaudenzi
P
Schramm
FR
A transição paradigmática da saúde como um dever do cidadão:
um olhar da bioética em saúde pública
Interface
Botucatu
2010
14
33
243
255
4
. Fortes PAC, Zobolli ELC, organizadores. Bioética e Saúde Pública. 3a ed.
São Paulo: Loyola; 2009. p. 11-24.
Fortes
PAC
Zobolli
ELC
Bioética e Saúde Pública
3a ed
São Paulo
Loyola
2009
11
24
5
. Garrafa V. Reflexão sobre políticas públicas brasileiras de saúde à luz da
bioética. In: Fortes PAC, Zobolli ELC, organizadores. Bioética e Saúde Pública. 3a ed. São
Paulo: Loyola; 2009. p. 49-69.
Garrafa
V
Reflexão sobre políticas públicas brasileiras de saúde à luz
da bioética
Fortes
PAC
Zobolli
ELC
Bioética e Saúde Pública
3a ed
São Paulo
Loyola
2009
49
69
6
. Lei nº 11.907, 2009. Artigo 30 § 3º incisos I, II, II e IV. Dispõe sobre a
reestruturação da composição remuneratória das Carreiras de Oficial de Chancelaria e de
Assistente de Chancelaria [acesso 2013 Nov 5]. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/Lei/L11907.htm
Lei nº 11.907, 2009. Artigo 30 § 3º incisos I, II, II e IV. Dispõe
sobre a reestruturação da composição remuneratória das Carreiras de Oficial de
Chancelaria e de Assistente de Chancelaria
2013 Nov 5
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/Lei/L11907.htm
7
. Lei nº 8.213, 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência
Social. [acesso 2013 Nov 5]. Disponível em:
http://www3.dataprev.gov.br/sislex/index.asp
Lei nº 8.213, 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da
Previdência Social
2013 Nov 5
http://www3.dataprev.gov.br/sislex/index.asp
8
. Melo MPP. Condições do exercício profissional do médico perito da
previdência social. Belo Horizonte. Dissertação [Mestrado] - Universidade Federal de Minas
Gerais; 2003.
Melo
MPP
Condições do exercício profissional do médico perito da previdência
social
Belo Horizonte
Dissertação [Mestrado]
Universidade Federal de Minas Gerais
2003
9
. Ministério da Previdência Social. Anuário estatístico. Brasília, DF; 2011
[acesso 2013 Nov 5]. Disponível em:
http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=423
Ministério da Previdência Social
Anuário estatístico
Brasília, DF
2011
2013 Nov 5
http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=423
10
. Instituto Nacional do Seguro Social. Manual de perícia médica da
Previdência Social. Brasília, DF; 2002 [acesso 2013 Nov 5]. Disponível em:
http://www.sindmedicos.
org.br/juridico/Manual%20de%20Pericias%20Medicas%20do%20INSS.pdf
Instituto Nacional do Seguro Social
Manual de perícia médica da Previdência Social
Brasília, DF
2002
2013 Nov 5
http://www.sindmedicos.
org.br/juridico/Manual%20de%20Pericias%20Medicas%20do%20INSS.pdf
11
. Pinto Junior AG, Braga AMCB, Roseli-Cruz A. Evolução da saúde do
trabalhador na perícia médica previdenciária. Cienc Saude Colet. 2012;
17(10):2841-9.
Pinto
AG
Junior
Braga
AMCB
Roseli-Cruz
A
Evolução da saúde do trabalhador na perícia médica
previdenciária
Cienc Saude Colet
2012
17
10
2841
2849
12
. Foucault M. História da sexualidade: a vontade de saber. São Paulo: Graal;
2009. p. 147-58.
Foucault
M
História da sexualidade: a vontade de saber
São Paulo
Graal
2009
147
158
13
. Foucault M. Segurança, território, população. Curso no Collège de France
(1977-1978). São Paulo: Martins Fontes; 2008.
Foucault
M
Segurança, território, população. Curso no Collège de France
(1977-1978)
São Paulo
Martins Fontes
2008
14
. Foucault M. Nascimento da biopolítica. Curso no Collège de France
(1978-1979). São Paulo: Martins Fontes; 2008.
Foucault
M
Nascimento da biopolítica. Curso no Collège de France
(1978-1979)
São Paulo
Martins Fontes
2008
15
. Foucault M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France
(1975-1976). São Paulo: Martins Fontes; 2005.
Foucault
M
Em defesa da sociedade: curso no Collège de France
(1975-1976)
São Paulo
Martins Fontes
2005
16
. Ridd M. The patient-doctor relationship: a synthesis of the qualitative
literature on patients’ perspectives. Br J Gen Pract. 2009;
59(561):e116-33.
Ridd
M
The patient-doctor relationship: a synthesis of the
qualitative literature on patients’ perspectives
Br J Gen Pract
2009
59
561
e116
e133
17
. Heritage J, Maynard DW. Problems and prospects in the study of
physician-patient interaction: 30 years of research. Annu Rev Sociol. 2006;
32:351-74.
Heritage
J
Maynard
DW
Problems and prospects in the study of physician-patient
interaction: 30 years of research
Annu Rev Sociol
2006
32
351
374
18
. Caprara A, Franco ALS. A relação paciente-médico: para uma humanização da
prática médica. Cad Saude Publica 1999; 15(3):647-54.
Caprara
A
Franco
ALS
A relação paciente-médico: para uma humanização da prática
médica
Cad Saude Publica
1999
15
3
647
654
19
. Fernandes JCL. A quem interessa a relação médico paciente? Cad Saude
Publica 1993; 9(1):21-7.
Fernandes
JCL
A quem interessa a relação médico paciente?
Cad Saude Publica
1993
9
1
21
27
20
. Gonçalves RBM. Práticas de saúde: processos de trabalho e necessidades.
São Paulo: CEFOR; 1992.
Gonçalves
RBM
Práticas de saúde: processos de trabalho e necessidades
São Paulo
CEFOR
1992
21
. Nascimento Sobrinho C, Nascimento MA, Carvalho FM. Ética e subjetividades
no trabalho médico. Rev Bioet. 2004; 12(2):23-32.
Nascimento
C
Sobrinho
Nascimento
MA
Carvalho
FM
Ética e subjetividades no trabalho médico
Rev Bioet
2004
12
2
23
32
22
. Paul DM. The general principles of clinical forensic medicine and the
place of forensic medicine in a modern society. Yale J Biol Med. 1977;
50:405-17.
Paul
DM
The general principles of clinical forensic medicine and the
place of forensic medicine in a modern society
Yale J Biol Med
1977
50
405
417
23
. Vilela JRP, Epiphanio EB, coordenadores. Perícias médicas: teoria e
prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009. p. 3-13.
Vilela
JRP
Epiphanio
EB
Perícias médicas: teoria e prática
Rio de Janeiro
Guanabara Koogan
2009
3
13
24
. Almeida EHR. Aspectos bioéticos da perícia médica previdenciária. Rev.
Bioet. 2011; 19(1):277-98.
Almeida
EHR
Aspectos bioéticos da perícia médica
previdenciária
Rev. Bioet.
2011
19
1
277
298
25
. Marasciulo ACE. Avaliação de desempenho do programa de benefícios por
incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social: gerência de Florianópolis, SC,
2000-2002. [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2004.
Marasciulo
ACE
Avaliação de desempenho do programa de benefícios por incapacidade
do Instituto Nacional do Seguro Social: gerência de Florianópolis, SC,
2000-2002
tese
São Paulo
Universidade de São Paulo
2004
26
. Candiotto C. Cuidado da vida e dispositivos de segurança: a atualidade da
biopolítica. In: Castelo Branco G, Veiga-Neto A, organizadores. Foucault: filosofia &
política. Belo Horizonte: Autêntica; 2011. p. 81-95.
Candiotto
C
Cuidado da vida e dispositivos de segurança: a atualidade da
biopolítica
Castelo Branco
G
Veiga
A
Neto
Foucault: filosofia & política
Belo Horizonte
Autêntica
2011
81
95
27
. Stephanes R. Previdência Social: uma solução gerencial e estrutural. Porto
Alegre: Síntese; 1993.
Stephanes
R
Previdência Social: uma solução gerencial e estrutural
Porto Alegre
Síntese
1993
28
. Duarte A. Biopolítica e resistência: o legado de Michel Foucault. In: Rago
M, Veiga-Neto A, organizadores. Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica; 2006. p.
45-55.
Duarte
A
Biopolítica e resistência: o legado de Michel
Foucault
Rago
M
Veiga
A
Neto
Figuras de Foucault
Belo Horizonte
Autêntica
2006
45
55
29
. Castelo Branco G. Racismo, individualismo, biopoder. Rev Filos. 2009;
21(28):29-38.
Castelo Branco
G
Racismo, individualismo, biopoder
Rev Filos
2009
21
28
29
38
30
. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São
Paulo: Hucitec; 2010.
Minayo
MCS
O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde
São Paulo
Hucitec
2010
31
. Schramm FR. A bioética da proteção em saúde pública. In: Fortes PAC,
Zobolli ELC, organizadores. Bioética e Saúde Pública. 3.ed. São Paulo: Loyola; 2009. p.
71-84.
Schramm
FR
A bioética da proteção em saúde pública
Fortes
PAC
Zobolli
ELC
Bioética e Saúde Pública
3.ed
2009
71
84
32
. Junges JR. Bioética hermenêutica e casuística. São Paulo: Loyola;
2006.
Junges
JR
Bioética hermenêutica e casuística
São Paulo
Loyola
2006
33
. Vismona EL. A ouvidoria no Brasil e seus princípios. Rev IMESC. 1998; 1
[acesso 2013 Nov 5]. Disponível em:
http://www.imesc.sp.gov.br/imesc/rev1d.htm
Vismona
EL
A ouvidoria no Brasil e seus princípios
Rev IMESC
1998
1
2013 Nov 5
http://www.imesc.sp.gov.br/imesc/rev1d.htm
34
. Lyra RP. A ouvidoria pública e a questão da autonomia. Prima Facie. 2009;
8(15):161-91.
Lyra
RP
A ouvidoria pública e a questão da autonomia
Prima Facie
2009
8
15
161
191
35
. Pereira LH. A voz do usuário no sistema hospitalar. Sociologias. 2002;
4(7):82-120.
Pereira
LH
A voz do usuário no sistema hospitalar
Sociologias
2002
4
7
82
120
36
. Melo MPP, Assunção AA. A decisão médico pericial no âmbito da Previdência
Social. Physis. 2003; 13(2):343-65.
Melo
MPP
Assunção
AA
A decisão médico pericial no âmbito da Previdência
Social
Physis
2003
13
2
343
365
37
. Instituto Nacional do Seguro Social. Instrução normativa nº 45. 2010
[acesso 2013 Nov 5]. Disponível em:
http://www3.dataprev.gov.br/sislex/index.asp
Instituto Nacional do Seguro Social
Instrução normativa nº 45
2010
2013 Nov 5
http://www3.dataprev.gov.br/sislex/index.asp
38
. Mendes R, Dias EC. Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador. Rev
Saude Publica 1991; 25(5):341-49.
Mendes
R
Dias
EC
Da medicina do trabalho à saúde do
trabalhador
Rev Saude Publica
1991
25
5
341
349
39
. Maeno M. Ser médico. In: Vizzaccaro-Amaral A, Mota D, Alves G,
organizadores. Trabalho e Saúde: a precarização do trabalho e a saúde do trabalhador no
século XXI. São Paulo: LTR; 2011. p. 127-60.
Maeno
M
Ser médico
Vizzaccaro-Amaral
A
Mota
D
Alves
G
Trabalho e Saúde: a precarização do trabalho e a saúde do
trabalhador no século XXI
São Paulo
LTR
2011
127
160
40
. Brasil. Tribunal de Contas da União. Concessão e manutenção dos benefícios
auxílio-doença. Brasília, DF; 2010. [acesso 2013 Mar 22]. Disponível em:
http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/programas_governo/auditorias
Brasil. Tribunal de Contas da União
Concessão e manutenção dos benefícios auxílio-doença
Brasília, DF
2010
2013 Mar 22
http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/programas_governo/auditorias
41
. Binenbojm G. Temas de direito administrativo e constitucional: artigos e
pareceres. Rio de Janeiro: Renovar; 2008.
Binenbojm
G
Temas de direito administrativo e constitucional: artigos e
pareceres
Rio de Janeiro
Renovar
2008
42
. Agambem G. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo; 2004.
Agambem
G
Estado de exceção
São Paulo
Boitempo
2004
43
. Instituto Nacional de Seguridade Social. Relatório final do Programa
Nacional de Auditoria 2009: visão multifatorial do trabalho médico pericial [relatório
interno]. Brasília, DF; 2009.
Instituto Nacional de Seguridade Social
Relatório final do Programa Nacional de Auditoria 2009: visão
multifatorial do trabalho médico pericial
relatório interno
Brasília, DF
2009
44
. Schraiber LB. O médico e suas interações: a crise dos vínculos de
confiança. São Paulo: Aderaldo & Rothschild; 2008.
Schraiber
LB
O médico e suas interações: a crise dos vínculos de
confiança
São Paulo
Aderaldo & Rothschild
2008
45
. Dutra B. Violência contra peritos, triste rotina na previdência. O Dia.
2013 Abr 27; Sec. Economia [acesso 2013 Nov 5]. Disponível em:
http://odia.ig.com.br/portal/economia/viol%C3%AAncia-contra-peritos-triste-rotina-na-previd%C3%AAncia-1.576441
Dutra
B
Violência contra peritos, triste rotina na
previdência
O Dia
2013
Abr
27
Sec. Economia
2013 Nov 5
http://odia.ig.com.br/portal/economia/viol%C3%AAncia-contra-peritos-triste-rotina-na-previd%C3%AAncia-1.576441
46
. Ansiliero G. Inclusão previdenciária e mercado de trabalho no Brasil:
evidências para o período 1992-2011. Inf Prev Soc. 2013; 25(2):4-30.
Ansiliero
G
Inclusão previdenciária e mercado de trabalho no Brasil:
evidências para o período 1992-2011
Inf Prev Soc
2013
25
2
4
30
47
. Foucault M. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense
Universitária; 2010. p. 126-43. [Coleção ditos e escritos V].
Foucault
M
Ética, sexualidade, política
Rio de Janeiro
Forense Universitária
2010
126
143
Coleção ditos e escritos V
(b)
Informações sobre fluxos, dados de atendimento e codificação de registros foram obtidos
pela autora na Ouvidoria da Previdência Social.
(c)
OUGPS. Disponível em:< http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php? id=424 >. Acesso em:
20 maio 2013.
(d)
Auxílio-doença. Disponível em: < http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php? id=21 >. Acesso em:
20 maio 2013.
Articles
Government of the public: physician-patient relationship within
medical expert advice for social security
This article presents and discusses results from qualitative research on the
physician-patient relationship within medical expert advice for the Brazilian social
security system. The study evaluated a sample (n = 79) of records at the Social Security
Ombudsman’s Office, containing complaints about medical expert advisory work. The
physician-patient relationship within the field of social security comprises adjustment to
standards that turns the physician-patient therapeutic space into an instrument to put
controls for accessing disability benefits into operation. Dysfunctions at this interface
might result from the way in which the limits are implemented. Social security was taken
to be biopolitics and medical expert activity to be an expression of biopower, in terms of
the political philosophy of Michel Foucault. Discussing social security means clarifying
its security assumptions and not ignoring the instrumental nature engendered by social
security medical practices.
Bioethics
Biopolitics
Social Security
Forensic Medicine
Physician-patient relations
Introduction
Bioethics can be conceptualized as a discipline in the ethics family1. Pegoraro2
reminds us of the etymology of the word “ethics” with two complementary aspects, ethos as
a way of existing and ethos as a place which one inhabits. Thus, the attempt to understand
the conflicts that emerge in the daily working routines, in the professional exercise of
the medical experts of the Brazilian Social Security System, is related to understanding
the subject as an ethical being, a “political animal” of individual action, with
interface/repercussion on collectivity. In addition, it means adopting an approach that
overcomes the limits of a bioethics that is a subsidiary of the biomedical field3-5.
In modern and contemporary states, the social welfare policies, remarkably social
security, show the State’s leading role in the task of preserving life, in its management.
In the form of agreements and contracts, they aim at the population as a whole, and they
ensure rights to and demand duties from the individuals in their basic needs for
supporting themselves and their families.
In Brazil, social security is a constitutional right that integrates the Social Security
System together with the health sector and social assistance, guaranteeing coverage for
vital events like birth, illness/disability, disablement, old age and death. The resources
for these guarantees come from mandatory contributions payable on the economic activity.
The administration and operationalization of social security benefits are the
responsibility of the Instituto Nacional do Seguro Social (INSS –
National Institute of Social Security), an autonomous agency of the Social Security
Ministry.
The disability benefits integrate the range of benefits and aim to guarantee income to
Social Security insured workers whose disability prevent them from working. The
recognition of the disability, of its onset, the maintenance and cessation are legal
competences of the Medical-Legal Examination Activity of the INSS or of the Medical-Legal
Examination Activity of the Social Security System6,7.
The disability assessment, a medical-legal task, occurs in the interface with the insured
worker. It is through the exercise of this technical task, in this space, that the
distinction between able and disabled individuals occurs.
The application for the disability benefit derives from the perception of the Social
Security insured worker, or of his/her legal representative, that he/she has an organic
and/or psychic condition recognized by the medical rationality as an illness. In theory,
this biopsychic condition alters involuntarily the worker’s capacity for guaranteeing
his/her economic support (and that of the family) through the income earned in the work
he/she used to exercise or could exercise.
Therefore, the existence of the normality disorder needs to undergo, firstly, an
operation of recognition, by the medical power-knowledge, of the existence and designation
of a clinical diagnosis. The second operation of this power-knowledge is to recognize the
illness as disabling, that is, the regulatory framework. In this activity, the rationality
of medicine is put at the service of the rationality of law, in a double reasoning that is
called social security reasoning8.
The disability benefits can have their causality related to work - accident benefits - or
not, when they are called social security benefits. The disability benefit is the most
frequent among all the benefits granted by the Social Security System. In 2011, the Social
Security System granted 4.8 million benefits. Disability benefit, age pension and
maternity pay were the most frequent, corresponding to, respectively, 42.4%, 12.2% and
11.9%.
According to the Manual of Medical-Legal Procedures of the Social Security System, “the
medical-legal examination aims at performing a labor assessment of the examinee for the
purpose of framing in the pertinent legal situation”10. In 2011, 7,396,562 medical-legal examinations were conducted,
with 68.9% of favorable conclusions. This arbitration, however, is frequently a subject of
controversy11.
We consider that the doctor-patient relationship in the Social Security System adds
conflicts that are typical of the situation of medical-legal examination (its
inclusion/exclusion scrutiny operation) to elements of the assistance field, influencing
expectations and results. We work with the hypothesis that the conflicts that emerge in
the expert-insured worker interface are expressions of the medical-legal activity included
in the social security management calculation. In this sense, the medical-legal
examination would be part of a security device, an expression of the biopolitics of social
security, of government functioning12-15
.
What is the doctor-patient relationship?
The doctor-patient relationship has been the theme of several studies with different
focuses16-19. In this paper, we understand it in the
perspective of the approach to the medical worker in relation to his/her object, the ill
body, and in the perspective of health practices as organized around two large axes:
control of the occurrence of the disease and patients’ recovery20. In addition, we divide the medical activity into the
type that provides care and the type that does not, and we include the medical-legal
examination in the latter.
Concerning the medical activity that provides care, we believe that the
characterization of medical work in the terms of Nascimento Sobrinho, Nascimento and
Carvalho21 is significant: work
developed towards an object/subject utilizing specific instruments to obtain results
such as prevention, relief, healing, and rehabilitation. In this perspective, centered
on the medical authority, the doctor-patient relationship is conceived as an instrument
that favors the collection of information that would guide the definition of the
diagnosis and therapy, or adherence to the prescribed conducts.
We believe that the activity related to performing medical-legal examinations is
different, in nature, from the medical activity that provides care8. The purpose of the former is confounded neither with
handling the occurrence of diseases, nor with patients’ recovery. In the social security
medical-legal activity, the purpose is financial redress, the instrumentalization of the
knowledge of medicine by the legal value of the insurance that replaces income in the
presence of a debilitating disease.
Paul22 defines medical-legal
procedures or forensic medicine as a specialty in which the principles and practices of
Medicine are applied to the elucidation of questions in the course of legal procedures.
Vilela and Ephifânio23 add that this
medical act occurs as a consequence of a formal request made by the administrative or
legal authority when it needs to form belief in the execution of its functions.
Almeida understands medical-legal examination procedures as the medical act of greatest
power asymmetry between doctor and patient, in which “the manifestations of distance and
authoritarianism present in propaedeutic doctor-patient relationships are potentialized”
24.
On the other hand, in a study that evaluated the performance of the program of
disability benefits at an INSS Management, Marasciulo25 established as a hypothesis to explain the high volume that
was found of benefit receipt the non-observance, by the expert doctors, of the expected
behavior of gatekeepers of the system.
The inspiration in Foucault
Michel Foucault, in his works, approached the issue of power from a perspective that
analyzed power mechanisms expressed in daily exercises and practices. According to
Candiotto26, “his analysis [of the
question of power] focuses on the relations of forces that act over social practices” to
the detriment of generic or totalizing approaches. In his research, power emerges from
commands and confrontations, from affirmations and resistances, through procedures that
are made known in the relations as part of them.
The categories biopower and biopolitics, developed by Foucault in research that focused
on sexuality, designate power techniques and forms resulting from society
transformations that have been occurring from the 17th and 18th
centuries to the present day.
Until then, power could be summarized in the formula of sovereignty. Sovereign-subject
relationship. The right to cause death or let live, an asymmetric right in essence,
which was imposed through the sovereign’ violence and his legal system. It was
characterized by the sovereign state’s strength to assert its interests in the form of
confiscation and extortion, through the removal of properties, of labor, of bodies and
of life12.
From the 17th century onwards, the expression of power mechanisms undergoes
significant changes: with the emergence of new relationships deriving from the nascent
industrial capitalism, with its specific society conformation and mode of reproduction –
with the exploitation of bodies for labor -, “another power economy […] that must, at
the same time, increase the subjected forces and the efficacy of what subjects
them”15, which Foucault calls
disciplinary power, emerges.
Sovereignty as a form of power that was structured according to control over land
ownership continued to be a paradigm to the conformation of laws and codes. Disciplinary
expression, in turn, with its techniques centered on visibility and examination of
bodies, has the norm as its typical enunciation and normalization as its operational
format. Foucault shows that medicine started to develop in this period, and that the
medicalization of society, of behaviors and conducts are effects of a register that
joins the sovereign power of laws and the normalizing disciplinary power in a discourse
that is apparently neutral – the discourse of science.
Throughout the second half of the 18th century, another power technology
emerges, the “non-disciplinary power technology […] that does not exclude the
disciplinary technique […] but is not directed at the man-body […] it is in another
scale […] it is directed at the living man”15, addressed to the biological characteristics of the human
species and their occurrences as a set, as population mass.
In this modality, the biological characteristics become objects of calculations and
policies through techniques and institutions ruled not only by the “anatomo-politics of
the human body”15, but also by
managerial technologies.
This management power over life and living, biopower targeted at the man species, has
the population and its phenomena as object. Phenomena that are forged by the
constitution of specific knowledge that ascribed to them a peculiar identity formed
through parameters such as natality, fecundity, mortality, life expectation, among
others, constituting what Foucault would call “a biopolicy of the human species”15.
It will be over these phenomena that another type of medicine knowledge will act, with
the introduction of new techniques of coordination and intervention in the collectivity;
medicalization of society; intervention in the consequences of labor, of old age, of
accidents, of labor capacity15:
It is the population, therefore, [...] that emerges as the goal and the instrument of
the government: subject of needs, of aspirations, but also object in the government’s
hands. [It emerges] as conscious, before the government, of what it wants, and also
unconscious of what it is made to do13.
The State will be responsible for “guaranteeing the security of the economic processes
and of processes that are intrinsic to the population”13, exercising over it a regulation that assumes, mainly, the
form of arrangements of security, of preservation of indicators, of cost regulation and
of incentives to control preferences and ways of managing life14.
Managing the population and the phenomena deriving from its existence will be the
responsibility of this State which, all the time, will resort to knowledge in
accumulated series, to calculations and adjustments to maintain it, and to its processes
“within limits that are socially and economically acceptable and around an […] optimal
average for a given social functioning”13.
In this sense, Stephanes27 reminds us
that the conditions for the emergence of the Social Security System are linked to social
tensions and unbalances deriving from economic liberalism and from the process of
development of industrial capitalism in Europe, between the end of the 18th
century and the 19th century. The concern about the social issue, or rather,
the need for the State’s intervention in order to mitigate the dysfunctions of the
economic development process, was translated as protection for workers against diseases,
disability and unemployment.
However, managing life – administrating and regulating the population’s conducts,
fulfilling the welfare state – implies, in the terms proposed by Foucault, that the
government must “help to live and let die” 15. Such command places us before the paradox of biopolitics28, which imposes the exclusion of parts
of its population body as a form of harmonization. Racism as a State policy, in this
perspective, is not restricted to the known aspects of the elimination of ethnicities;
rather, it implies the systematic juxtaposition of exclusion of / inclusion in the very
social body29.
Methodological approach
The path of investigation and analysis that was adopted was constructed based on the
understanding that “the methodological characteristic must correspond to the need of
knowledge about the object”30. In this
sense, we conducted a qualitative study of empirical material constituted by a sample (n
= 79), selected by convenience, of records of the Social Security Ombudsman containing
complaints about the medical-legal examination work, dated 2008.
The record file was categorized into thematic nuclei, and for the analysis, we started
from the principle that there was a narrative of the insured citizen to be observed,
recognized in its characteristics, but especially in its content. Taken at face value,
the records were considered as evidences of what was claimed in relation to complaints
that involved the medical-legal examination work. We analyzed the content of these
narratives and how they articulated with the premises of this study, in a comprehensive
movement of meaning extraction and production, as proposed by Minayo30.
According to Schramm31, the
Bioethical analysis occurs in two basic movements, one that is descriptive and
analytical, and the other, of moral decision. The “applicability” of Bioethics would
imply two tasks: “the description and understanding of the conflicts of values involved
in human acts and the prescription of morally correct behaviors”31. In this study, due to the characteristics of our
object, we did not intend to complete the entire cycle, arriving at the prescriptions.
Our aim was to contribute to expand the understanding of the problem, signaling a
bioethics in which understanding becomes an essential dimension of bioethics itself32.
Ethical considerations
The decisions about the study’s design, approach and theoretical framework derive
partly from reflections and questionings of the author that arose during her work in the
Social Security System. The authorized use of the database was guided by the commitment
to confidentiality, and secrecy regarding the identity of complainants, defendants and
social security administration units was preserved.
The research project that originated this paper was analyzed and approved by the
Research Ethics Committee of the Social Medicine Institute of Universidade do
Estado do Rio de Janeiro.
Complaints about the medical-legal examination procedures in the Social Security
Ombudsman(b)
The Ombudsman is an institution that has recently integrated the history of consumption
relations in Brazil33. A space for the
harmonization of conflicts, even in its public version, it frequently assumes the
approach of the citizen as a client, a notion that is related to the individual viewed
in his condition of economic subject14,34,35.
The Ouvidoria Geral da Previdência Social (OUGPS(c) - Social Security Ombudsman) provides the citizen
that uses the services of the Social Security System with a post-service interface. It
receives and answers criticisms, suggestions, praises, complaints and accusations
regarding social security services.
The Ombudsman can be contacted through the following modalities of access:
self-assistance in the website of the Social Security Ministry; a call to the telephone
exchange of the Social Security System; correspondence to the post office box of the
Social Security System; and face-to-face contact, at the Social Security Ministry
headquarters in Brasília. In 2011, 57% of all the recorded manifestations were received
through the telephone exchange and 41% through the internet.
Considering the period 2008 to 2012, 79% of the manifestations recorded at OUGPS
corresponded to the type Complaints, subdivided into complaints related to benefits,
banking service, social security service and collection/inspection. In this period, 48%
of the complaints were related to benefits, 26% to banking service, 23% to social
security service and 3% to the collection/inspection area.
The complaints about the medical-legal examination procedures are included in the
category complaints related to the social security service, in a subcategory called
alleged inadequate assistance provided by expert doctor (code
03008.01). In 2012, 142,838 complaints were recorded at the OUGPS, and 34,224 of them
were of the type social security service. Of these, 4,119 were recorded under code
03008.01 - 2.8% of all the complaints, or 12% of the complaints about the social
security service. Within the scope of this study, we analyzed a sample (n = 79) of
complaints of the type alleged inadequate assistance provided by expert
doctor recorded at OUGPS in 2008.
It is important to clarify that we did not analyze the communication process between
the citizen and OUGPS, nor did we investigate possible epidemiological issues regarding
the complainants’ characteristics. Moreover, we did not focus on the process of
investigation of the complaints undertaken by the INSS, nor on the results or solutions
given to the complainants, nor on the impacts of the Ombudsman’s actions.
Results of the records analysis and discussion
We found that it was possible to group the complaints around six thematic nuclei:
“expert does not check/follow the report or the examination result brought by the
insured worker”; “expert acts with excess of power”; “expert does not act as a doctor”;
“expert has no knowledge/qualification”; “other complaints: material conditions”; and
“other complaints: the medical-legal examination recognizes the existence of disability,
but the benefit is not granted due to administrative requirements”. This disposition
aimed to highlight what was most significant and frequent, and it also took into
consideration that a record could be broken down/included in more than one thematic
nucleus.
a) The expert does not check/follow the report or the examination result brought by the
insured worker
In this nucleus, we identified two typical records. The first and most frequent was:
“reports and examinations were not checked”. This complaint was manifested in different
forms, such as: “the doctor refused to check the reports”; “the doctor not even looked
at the examination results” and even “he tore the report”. The questioning of the result
of the medical-legal examinations emerges, in this type of record, in an indignant form:
“The doctor did not check the examination results. He just noted down the insured
worker’s data. He denied the benefit. How can this be if he did not check the
examination results?” It seems clear that examination results, the reports issued by
assistant doctors and other documents are considered proof of the insured worker’s
health status, of his/her disability.
When the documents are not checked/analyzed by the medical expert, a space of
incredulity about the expert’s decision and its criteria is opened, as in the following
record: “the doctor did not check the documents that the insured worker presented, and
due to this the insured worker wants to know what criterion was used to deny his
benefit”.
Such records highlight the lack of examination of the insured worker’s medical-care
documentation, one of the essential elements of the medical-legal examination task. This
documentation aims to corroborate the submitted complaints and, added to the other
elements (clinical examination, knowledge about the insured worker’s professional
activity and legal framework), it supports the medical-legal decision36. In addition, the insured worker’s
obligation to provide evidence of his/her health status is mentioned in many
institutional-normative orientations related to the medical-legal procedures of
disability assessment.
In the website of the Social Security System we found: “to receive the benefit(d), the existence of disability must be
proved through an examination performed by a medical expert of the Social Security
System”. The Technical Manual of Medical-Legal Procedures explains that the necessity of
presenting burden of proof of the existence of disability lies with the insured worker,
including information on the diagnosis, treatments and complementary examinations. It
also mentions that the documental information must be noted down on the medical-legal
report10. In this sense, the
normative instruction INSS/PRES 45 states that the onset of the disease and of the
disability must be recorded on the medical-legal examination, based on objective data,
on complementary examinations, on proof of hospitalization; in short, on documental
elements.
A second pattern of this thematic nucleus is characterized by the fact that the reports
and complementary examinations are checked by the expert, but the decision is not in
accordance with them: “I presented reports issued by the occupational doctor and by
other doctors proving the disability to exercise my profession. If the doctors who treat
me prove that I cannot work and exercise my profession, how can an expert doctor
discharge me after having checked all the medical reports and the results of my
examinations?”(d).
Complementary examinations and medical reports are considered by the insured worker as
proof of disability; however, from the legal and normative standpoint, they do not grant
access to the benefit. The model of control adopted over disability benefits requires
submission of the applicant/insured worker to the medical-legal examination.
Another relevant aspect in this complaint is the reference to the occupational doctor.
Mendes and Dias38 discuss the
evolution of the concepts and practices of occupational medicine and argue that its
classic function is the selection and preservation of the workforce in operational
conditions. Maeno39 states that when
the occupational doctors work in the selection of employees, they become elements of
exclusion of workers in companies. This exclusion can occur through a refusal to adapt
the environment, jobs and tasks to the working capacity of the insured workers after
they are discharged by the medical-legal examination.
In addition, we found medical examinations and reports indicating conducts that,
because they are not considered, followed or discussed with the insured worker, become
reason for conflict, as in the following record: “the insured worker brought an
ultrasonography showing a lesion on shoulders and hands, taken one day before the
medical-legal examination, and a medical report indicating that he can no longer
exercise the same activity, which is totally performed on a computer, and he is
discharged to return to work without being assisted by PR? Is it because PR does not
have doctors at the moment?”
Professional rehabilitation (PR) is a social security service directed at the promotion
of the return to work. Referral to this service occurs when the medical expert concludes
that the insured worker can return to work, but in a different activity or in an
activity that is adapted to his labor potential. Many times, the professional
rehabilitation process implies providing the insured worker with a new professional
qualification, and this means higher institutional investment in human resources,
including medical experts and material resources.
The Tribunal de Contas da União (TCU – Federal Audit Court), in its
operational audit report about the grant and maintenance of disability benefits40, verified the low effectiveness of the
rehabilitation service, with waiting lists for admission, long periods of permanence in
the rehabilitation program, inefficient offer of professionalizing training,
insufficient personnel, among other problems. The Court concluded that there is an
increase in the expenditures on disability benefits due to this scenario, as the payment
of the benefit is maintained during the entire period in which the insured worker is
undergoing professional rehabilitation.
Another aspect in the theme of proof requirements is when the medical experts demand
documentation, as in the following complaint: “the Experts are requesting a computed
tomography. There is a lot of bureaucracy to do this kind of examination, it is very
complicated, it is necessary to wait for a vacancy, with no projected date”. The high
cost of these examinations and the fact that the INSS must perform them reveal an
additional onus of the health sector concerning the requirements and conducts related to
disability benefits.
b) The expert acts with excess of power
The characteristic record of this thematic nucleus is: “The expert said that, with the
power that comes from Brasília, he can do whatever he wants”. Here, to the medical
authority, derived from the professionalized exclusiveness of the knowledge about
bodies, which is the basis of medicine, is added the authority of the administration
over the administrated. An administrative discretionary power that, in the concrete
case, integrates its will or judgment into the legal norm. A power that tensions the
so-called supremacy of the public interest over individual interests41, which adds the sovereignty of law to a
disciplinary functioning that is typical of clinical knowledge15. A power that has the force of law, as the legislative
and executive branches are mixed in an act, in the apparent anomy enunciated in the
complaint record: “he can do whatever he wants” 42.
The records are full of words naming feelings like “humiliation” and “embarrassment”;
or of adjectives like “rude” and “prepotent”, to designate the approach during the
medical-legal examination. The following complaint synthesizes these findings: “The
expert was very rude, impatient, very ironical, arrogant and prejudiced; he told the
insured worker that he should be ashamed, that the Social Security would not support
him, and that he should return to work”.
In a national audit program developed in 2009, the Internal Audit Department of INSS
analyzed a sample of records of the Social Security Ombudsman related to the
Medical-Legal Examination Procedures and identified that 69% of these records were
complaints due to poor assistance. The great majority of them was composed of complaints
classified as rudeness and neglect/negligence. Only 19.4% of the records were related by
the Audit to the denial of the requested benefit.
On the other hand, in the same study, interviews performed with a national sample of
medical experts showed 85.4% of positive answers to the occurrence of verbal aggression
and 34.1% of positive answers to physical aggression during the assistance. Feelings of
insecurity, coercion and/or threat during the medical-legal examination were reported by
80% of the interviewees, with effects on the decision for 14.5% of the respondents43.
The medical-legal examination situation or setting shows a load of violence that makes
us reflect on the meaning of such violence. Would this question the very condition of
representation of the State’s power over its citizens? Would the inclusion/exclusion
operation include the paradoxical violence of politics over life, as, when politics
manages the population, it leaves out a part of this very population28?
c) The expert does not act as a doctor
“He was poorly assisted, without any ethics due and ensured by the disease”. Here, what
is at stake is the expectation of conformity with what one expects from medical
assistance, from care provided for the other in a disease situation. Being ill is a
necessary condition for requesting and obtaining the benefit, but it is not a sufficient
condition. In addition to it, there must be disability, and this condition must be
recognized by the medical-legal examination.
Excessive quickness: “He treated the insured worker very badly and he concluded the
medical-legal examination in only one minute”. Absence of empathy: “he refused to check
my pressure and said that he was there to judge me; that it was not medical assistance.
If I wanted it, I should go to a hospital”. Lack of physical examination: “during the
medical-legal examination the expert doctor did not even examine me”. All of these
result in the antithesis of what is expected from medical action: “the attitudes of
these expert doctors are making the worker’s health status become worse”. More than
ever, the meaning of the medical activity is questioned, as this modality of access to
benefits due to a disabling disease defines medicine as a place of control.
As Schraiber44 states, the social
expectation regarding medicine is that it is responsible, through its agents, for
treating and caring. However, the social need met by medical work is not always the
same; therefore, it will not be only and always about care, even if this is the image of
comparison.
The following record seems to order and justify, to provide a question/explanation that
strengthens the reverse role that the medical-legal activity assumes compared to the
medical-care activity: “The oath of the doctors who graduate and work in the INSS: do
they only comply with the government`s orders or do they assist their patients with
respect, justice, ethics an seriousness?”
The Hippocratic oath, the mythical record of the origins of medicine, is part of the
doctors’ graduation ritual. In essence, it is a reduced set of rules to govern the
doctor’s action over patients, masters, etc. What we believe to be relevant in this
record is the fact that the oath is taken as a commitment to the patient. The values
“respect, justice, ethics and seriousness” would be ideal principles of an ethical
action or expectations about this action.
d) The expert has no knowledge/qualification
Here, the legitimacy of the medical expert’s action is questioned: “if her problem is
orthopedic, how can she be judged by a doctor specialized in cardiology?”. The
commonplace is to give importance to a more legitimate knowledge, as it is fractionated
and compartmentalized.
This theme also emerges in the form of a questioning concerning knowledge about
conducts and organization flows of care services - knowledge that is seen as part of a
necessary repertoire: “how can a doctor who allegedly is an INSS expert not know that
the waiting list for kidney transplantation is not organized by numeration, but by
compatibility?” Or in the form of recognition, although in a critical fashion, of the
complexity required by the task: “she has no qualification to be an INSS expert”.
The fragmentation of the medical work in terms of specialties and sub-specialties is
part of an ongoing process characterized by transformations in the medical activity
resulting from the expansion of scientific knowledge and from the advance and
exploration of technologies applied to the working processes in the area of health, with
a disaggregating impact on the doctor-patient relationship44.
As far as the medical-legal examination is concerned, the space that knowledge occupies
in the composition of medical authority is reiterated through the dimension of the
complaint about a qualification that seems to be insufficient. The complainant does not
question the knowledge-power; in fact, he demands it.
e) Other complaints: material conditions
The complaints also inform deficiencies in the material conditions for the performance
of the examination: “there was neither stethoscope nor a device to measure pressure”.
Lack of equipment is added to the perception of inadequacy of spaces, environments and
practices during medical-legal examinations, as in the following record: “the doctors
assist the insured workers with open doors and they do not have privacy”.
These complaints are coherent with the results obtained by the INSS Audit when it
detected, after evaluating 196 medical offices across Brazil, an index of 84.1% of
inadequacy43. The parameter was
non-compliance with an internal norm of the social security institution that
standardizes the necessary structure and equipment to the medical-legal examination
offices in the Social Security Agencies. The norm includes equipment for the clinical
examination itself, material resources such as computers, beds for examinations, chairs,
etc. In addition, it establishes spatial dimensions.
Furthermore, the privacy that would be expected during medical assistance is negatively
affected by an atmosphere of apprehension regarding occurrences that show the explosive
nature of the tensions that are present45. In this environment, the visibility of the examination
procedure, as the doctors do not ignore the apparent hassle and inadequacy, can be
perceived as a defensive element that integrates a strategic search for safety.
f) Other complaints: the medical-legal examination recognizes the existence of
disability, but the benefit is not granted due to administrative requirements
“The result of the medical-legal examination grants the benefit, but the administrative
area denies it due to the loss of the quality of insured worker. The insured worker
informs that she is a formal employee; so, how can the benefit be denied due to lack of
the quality of insured worker?” The record, a typical example in this thematic nucleus,
reflects a mismatch between the medical-legal decision and the recognition of the right
to the benefit. The enrolment and the contributions to the Social Security System are
requirements that are not always fulfilled, with the necessary regularity, throughout
the worker’s productive life. The inclusion in the informal productive activity –
therefore, without social security protection – is a recognized reality that is
constantly monitored46.
In this sense, there may be situations in which the existence of disability is
recognized, but the worker has no administrative right to the benefit. Such situations
show that the grant of the social security benefit results from a macroprocess in which
the medical-legal examination, although essential, is one of the elements. This
macroprocess involves economic variables such as the labor market and level of economic
activity, among others, as well as administrative norms and procedures of recognition
and maintenance of benefits, in which the medical-legal examination is included.
The complaint authorizes us to ask what has been the answer, in the social security
field, to the adversity constituted by disability, and to question the effectiveness of
such answers in the situations of highest vulnerability, in which disease, disability
and lack of coverage of the social security are present.
Final remarks
Based on a vast normative set targeted at the preservation of social order, the social
insurance, a security mechanism, and especially insurance against work disability, informs
a biopolitics exercised through medical-legal examination practices. The regulating
character of the entrance of the medical-legal examination activity into the social
security system occurs through the individualizing and disciplinary knowledge of the
medical rationality penetrated by the legal-administrative rationality of the norms8,36, in an “intertwining of the medical knowledge-power with the
legal knowledge-power”29.
Through this instrument - the medical-legal examination -, those who have the right are
distinguished from those who have not; the disabled are distinguished from able
individuals. In this way, a balance is achieved (or is sought to be achieved) in the
system. In other words, the sustainability of the system depends on the protection to the
population of social security insured workers. This protection includes its imminent
discontinuation, a paradox of this power – biopower - over the administered life.
Therefore, the social security biopolitics aims at the population but, concerning the
disability benefit program, it shows its individualizing face and counts on the adjustment
operation that is performed by its medical experts in the interface with the insured
workers, a doctor-patient relationship transformed by the medical-legal examination
situation.
In this field, there are bureaucratic controls over the mass of benefit grants; denials;
administrative processes for the management of medical-legal examinations; institutional
procedures to handle dissatisfactions with the results of such examinations; analyses of
the labor market and of the demographic trends of the population, among other types of
managerial machinery.
The tensions and dysfunctions of the extreme situations of control over the population,
such as those that were revealed through the analyses of the Ombudsman records, inform the
doctor-patient interface in the social security medical-legal examination. We believe that
these situations need to be recognized as predictable and possibly inevitable to the
practice of these limits, in the form in which they are placed. The asymmetry that is
present and intensified by the medical-legal examination situation integrates the control
operation, serving the social security biopolitics.
Finally, we believe that it is necessary to bear in mind the arbitrary nature of the norm
and focus on these practices so that we do not provide explanations that reduce facts to
the agents’ arbitrariness. Discussing the doctor-patient relationship in the social
security medical-legal examination includes the analysis of the conditions of the exercise
and the teleology of the activity, as we tried to do here. That is, between the current
social expectation of the medical activity and the medical-legal work of control over the
receipt and permanence in the social security benefit, there is a displacement, a
non-place, the place of “no”, to be questioned.
This study attempted, within its limits, to provide elements that enable to better
understand and approach the medical-legal examination in the Social Security System,
favoring further research into present challenges, in the wake of studies on biopolitics.
The society’s debate about the public social security policy is not limited to econometric
aspects; therefore, it is necessary to problematize daily routines and practices, creating
spaces to reflect on such practices, and making the society’s choices and its members’
action become more responsible. In this sense, is it possible to act differently, to
govern conducts in another way that is not associated with medical inspection? We bet it
is. The social practices, including the security ones, can be enhanced with inclusive and
unfinished debates that take into account the need of limits and of choices regarding the
form of these limits47.
Beyond the results of this investigation, we think that it is necessary to discuss the
current Social Security model, with the aim of clarifying its presuppositions of economic
safety of all in relation to all, and it is also necessary to promote reforms that
prioritize people’s autonomy and dignity, among other aspects. We all live in the scope of
these security policies, included in the economic and political calculation. To discuss
this event – perhaps this is one of the inescapable tasks of a bioethics that is open to
the collective dimension.
Acknowledgements
To Olinto Antônio Pegoraro, for the incentive and trust in this path of research and
learning.
To Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) for enabling my dedication
to the Master’s degree in Bioethics, Applied Ethics and Public Health (2010-2013). This
paper is the result of research developed in the Master’s program.
(b)
Information on flows, assistance data and coding of records were obtained by the
author with the Social Security Ombudsman.
(c)
OUGPS. Available from: <
http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=424>. Accessed on: 20 May
2013.
(d)
Disability benefit. Available from:
http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=21. Accessed on: 20 May 2013.
Abstract translated by David Elliff
Text translated by Carolina Ventura
Autoría
Maria da Penha Pereira de Melo
Instituto Nacional do Seguro Social, Agência da
Previdência Social de Petrópolis. Rua Barão de Tefé, 120, Centro. Petrópolis, RJ, Brasil.
25620-010. penh@ig.com.br
Agência da Previdência Social de
PetrópolisBrasilPetrópolis, RJ, BrasilInstituto Nacional do Seguro Social, Agência da
Previdência Social de Petrópolis. Rua Barão de Tefé, 120, Centro. Petrópolis, RJ, Brasil.
25620-010. penh@ig.com.br
SCIMAGO INSTITUTIONS RANKINGS
Instituto Nacional do Seguro Social, Agência da
Previdência Social de Petrópolis. Rua Barão de Tefé, 120, Centro. Petrópolis, RJ, Brasil.
25620-010. penh@ig.com.br
Agência da Previdência Social de
PetrópolisBrasilPetrópolis, RJ, BrasilInstituto Nacional do Seguro Social, Agência da
Previdência Social de Petrópolis. Rua Barão de Tefé, 120, Centro. Petrópolis, RJ, Brasil.
25620-010. penh@ig.com.br