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Desafios da formação docente em cursos de Enfermagem no norte do Brasil na perspectiva da Educação Interprofissional * * Parte do artigo é oriundo de pesquisa desenvolvida pela primeira autora durante seu doutoramento, realizado no Instituto Saúde e Sociedade, da Universidade Federal de São Paulo.

Desafíos de la formación docente en cursos de enfermería en el norte de Brasil desde la perspectiva de la educación interprofesional

O objetivo do estudo foi analisar os desafios da formação desenvolvida pelos docentes atuantes em cursos de Enfermagem da região norte do Brasil, na perspectiva da Educação Interprofissional. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa realizada em universidades públicas. Doze docentes participaram de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a análise de conteúdo e cinco categorias foram selecionadas: 1) Compromisso do ensino e do trabalho com a integralidade do cuidado; 2) Aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da educação interprofissional; 3) Atuação integrada entre os profissionais da Saúde; 4) Necessidade de desenvolvimento docente alinhado aos princípios da educação interprofissional; e 5) Educação Permanente em Saúde como estratégia indutora do ensino e prática interprofissional. A Educação Interprofissional é um campo robusto e complexo. Logo, é fundamental uma prática docente capaz de empreender processos formativos inovadores, induzindo mudanças que impactem positivamente a formação e o trabalho em saúde.

Educação Interprofissional; Formação profissional em saúde; Ensino de Enfermagem; Práticas interdisciplinares


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