Open-access Enseñanza en la Salud como objeto de investigación en el postgrado stricto sensu: análisis del Pro-Enseñanza en la Salud

icse Interface - Comunicação, Saúde, Educação Interface 1414-3283 1807-5762 UNESP El objetivo de este estudio fue entender el potencial inductor del Programa Pro-Enseñanza en la Salud bajo la perspectiva de una política de formación en el nivel de postgrado stricto sensu y de desarrollo de investigaciones sobre la enseñanza en la salud, utilizando datos de 31 proyectos y entrevistas con 17 coordinadores. Se identificó la participación de 59 programas de postgrado, realización de 395 investigaciones y formación de 423 profesionales entre 24 de los 31 proyectos. Se entiende que la inversión en este programa fortaleció el proceso formativo calificado y el desarrollo de investigaciones en la enseñanza de la salud, con la expectativa de transformaciones en el cotidiano de la academia y el servicio de salud. Se reconoce el Pro-Enseñanza en la Salud como una política inductora, fomentando redes de colaboración y la producción de conocimiento, pero también se enfrenta al desafío de instaurarse como efectivo constituyente de una política pública de formación y trabajo en salud. Introdução O ensino na saúde é entendido como um processo que demanda ações pedagógicas para o processo de formação de profissionais de saúde, abrangendo as bases epistemológicas, curriculares, metodológicas e contextuais1,2. Esse processo apresenta, também, natureza interdisciplinar que tem por objeto a “organização de um sistema de relações nas dimensões do conhecimento, de habilidades, e de atitudes, de tal modo que se favoreça, ao máximo, o processo ensino-aprendizagem”3 (p. 31). Na última década, a formação e o ensino na saúde assumiram papéis de destaque no contexto das políticas de educação e de saúde no intuito de garantir formação qualificada aos profissionais de saúde e, consequentemente, uma atenção à saúde mais resolutiva e de melhor qualidade, investindo-se na integração ensino-serviço-comunidade. Nesse contexto de integração, o ensino na saúde tem merecido atenção especial por parte da política nacional de saúde, que vem empreendendo iniciativas indutoras para mudança na formação na área da saúde, destacando-se no âmbito da graduação o Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares nas Escolas Médicas (Promed), em 2001-2002; o Aprender SUS, em 2004; o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) em 2005; e, em 2008, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde); esses dois últimos em mais de uma edição e versão. No âmbito da pós-graduação, situam-se a regulamentação e expansão da Residência Multiprofissional em Saúde, o Pró-Residências e o Programa Nacional de Desenvolvimento Docente na Saúde (Pró-Ensino) (Quadro 1). Quadro 1 Políticas indutoras, por foco privilegiado, objetivo e marco regulatório Política indutora Foco Objetivo Marco Regulatório Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares nas Escolas Médicas (Promed) Graduação em Medicina O objetivo principal é incentivar as escolas médicas do país a adequarem seus currículos, sua produção de conhecimento e os programas de educação permanente à realidade social e de saúde da população brasileira e, dessa forma, contribuir na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Portaria Interministerial MS/MEC 610, 2001. Ver-SUS Graduação O projeto objetiva o conhecimento e reconhecimento da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde, contribuindo, assim, na qualificação do processo formativo dos alunos, favorecendo também a reflexão dos trabalhadores sobre suas práticas e fazeres. O Ver-SUS propicia aos estudantes universitários uma convivência rica, proporcionando a descoberta de potencialidades comuns, criando novas percepções sobre a própria formação e exercendo o trabalho multiprofissional e multidisciplinar. Projeto estratégico do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que acontece desde 2002, com foco na formação de trabalhadores para o SUS. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) Graduação O objetivo do programa é a integração ensino-serviço, visando à reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Básica e promovendo transformações na prestação de serviços à população. Portaria Interministerial MS/MEC no 2.101, de 3 de novembro de 2005 (cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia). Portaria Interministerial MS/MEC no 3.019, de 27 de novembro de 2007 (todos os cursos da área da Saúde). Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Graduação Tem como pressuposto a educação pelo trabalho, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho, dirigidos aos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS, tendo em perspectiva a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino. Portaria interministerial MS/MEC Nº 421, de 3 de março de 2010. Residência Multiprofissional e por área profissional em Saúde Pós-graduação Articular ensino-serviço-comunidade para favorecer a inserção qualificada de profissionais de saúde no SUS. Nesse sentido, é definida em comum acordo com gestores, trabalhadores e usuários as regiões prioritárias do país para a atuação estratégica dos profissionais de saúde a partir das necessidades e realidades locais e regionais identificadas. Lei no 11.129, de 2005. Pró-Residência Médica Pós-graduação Apoiar a formação de especialistas em regiões e áreas prioritárias para o SUS. Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência Médica), 2009. Programa Nacional de Desenvolvimento Docente na Saúde (Pró-Ensino) Pós-graduação stricto sensu Apoiar a formação docente na pós-graduação na área ensino na Saúde. Projeto Estratégico Ministério da Saúde/Ministério da Educação – Capes O Pró-Ensino constitui um conjunto de estratégias com o objetivo de fortalecer a formação docente e a produção de conhecimento na área do ensino na Saúde. São elas: o mestrado profissional em ensino na Saúde, o Edital no 24/2010 e o Edital que permitiu que programas de residência médica e multiprofissional em saúde pudessem submeter projetos de cursos com dupla titulação – residência e mestrado profissional (Figura 1). Figura 1 Organograma do Pró-Ensino na Saúde. Este estudo buscou compreender o potencial indutor do Programa Pró-Ensino na Saúde, no seu componente desenvolvido por meio do Edital Capes no 24/2010 e na perspectiva de uma política de formação no nível stricto sensu e de desenvolvimento de pesquisas sobre o ensino na Saúde, compreendendo o período de 2011 a 2016, por meio da caracterização dos 31 projetos aprovados e das concepções dos coordenadores dos projetos quanto às suas potencialidades e desafios. Método A pesquisa utilizou métodos mistos por meio da integração entre o quantitativo e o qualitativo, utilizando o modelo de integração metodológica do tipo dialógico, sendo construído na perspectiva da triangulação de dados. Buscou-se a convergência, abrangência e reflexibilidade na análise dos dados coletados a partir da fundamentação teórica e posterior análise documental, entrevistas e análise de conteúdo4. A pesquisa foi de âmbito nacional e estudou o desenvolvimento de 31 projetos aprovados no Edital no 24 – Pró-Ensino na Saúde, MS/Capes (Quadro 2). Quadro 2 Projetos aprovados no Edital no 024/2010 – MS/CAPES TÍTULO COORDENADOR SIGLA Formação em Educação Superior nas Profissões da Saúde Luiz Ernesto de Almeida Troncon USP Avaliação do Estudante e do Ambiente de Ensino nos Cursos da Área de Saúde Milton de Arruda Martins USP Políticas de Formação em Educação Física e Saúde Coletiva: Atividade Física/Práticas Corporais no SUS Alex Branco Fraga UFRGS Inovação em Docência Universitária: uma Proposta de (Trans)formação no Processo de Ensino e Aprendizagem para os Cursos da Área da Saúde na Universidade Federal de Viçosa Rosângela Minardi Mitre Cotta UFV Organização Pedagógica do Trabalho Docente em Saúde Domingo Marcolino Braile Famerp Desenvolvimento de Competências Gerais e Específicas nos vários Cenários de Ensino-Aprendizagem dos Estudantes de Medicina, Odontologia e Enfermagem: Situação Atual dos Currículos, Implantação e Avaliação de Metodologias Ativas Elizabeth Francesco Daher UFC Ensino, Saúde e Desenvolvimento: Rede de Saberes e Práticas Izabel Cristina Meister Martins Coelho FPP Inserção de Tecnologias a Distância combinadas com Presenciais no Ensino na Área da Saúde Mauro Silveira de Castro UFRGS Tecnologias Educacionais Interativas para potencialização de Educação em Saúde Chao Lung Wen USP Formação para a docência de ensino superior na área de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas Élida Azevedo Hennington Fiocruz Projeto de Formação de Recursos Humanos no nível de Mestrado e Doutorado em Educação para Profissionais de Saúde com Ênfase no Ensino em Saúde para o SUS Maria das Graças Martins da Silva UFMT A formação de professores no contexto do SUS: Políticas, Ações e Construção de Conhecimento Adriana Katia Corrêa USP Docência na Saúde Magda Lahorgue Nunes PUC-RS Estudo da Formação do Profissional de Saúde no Contexto de Inovações Curriculares, da Capacitação Pedagógica de Professores e da Integração Ensino-Serviço na rede SUS Victoria Maria Brant Ribeiro UFRJ Implementação do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação em Saúde (Nepes) da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) Marco Akerman FMABC Ensino na Saúde: Caminhos para a superação dos desafios na formação profissional para o SUS Marta Lenise do Prado UFSC Avaliação do Ensino em Saúde: a formação de multiplicadores para ações de qualidade Eliana Martorano Amaral Unicamp Educação e Saúde: Bases Epistemológicas e Metodológicas da formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde José Ivo Pedrosa UFPI Fortalecimento do Ensino na Saúde no contexto do SUS: uma proposta interdisciplinar da Universidade de Brasília na Região Centro-Oeste Gardênia da Silva Abbad UnB Projeto de criação da linha de pesquisa em Ensino na Saúde do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG Nilce Maria da Silva Campos Costa UFG Ensino na saúde: uma proposta integradora para o Sistema Único de Saúde Cecília Dias Flores UFCSPA Integração Universidade, Serviços de Saúde e comunidade na Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP: Construindo novas práticas de formação e pesquisa Eliana Goldfarb Cyrino Unesp Projeto para Desenvolvimento de Linha de Pesquisa e Apoio ao Ensino na Saúde no Mestrado Profissional de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Regina Maria Giffoni Marsiglia FCMSCSP Integração entre Universidade e Política de Saúde: Intersetorialidade e Ensino em Saúde Maria Isabel Barros Bellini PUC-RS Ensino Integrado: assistência, docência e inovação em Medicina Laboratorial e Saúde Luís Cristóvam de Moraes Sobrinho Pôrto UERJ Educação e Saúde na Promoção à Saúde da Criança e do Adolescente: um Contexto Interdisciplinar Luciane Soares de Lima UFPE Estudo da relação entre o uso racional da propedêutica complementar e a prática do método clínico centrado na pessoa Edilberto Nogueira Mendes UFMG Laboratório de Pesquisas, Ensino e Gestão do Conhecimento, da Educação e do Trabalho na Saúde Ivana Cristina de Holanda Barreto UFC Avaliação do potencial Biológico de Extratos de Própolis Vermelha da Região de Brejo Grande/SE para aplicação no Sistema Único de Saúde João Antônio Pêgas UCS Formação Profissional para a Integralidade no Cuidado: articulando formação, avaliação e integração com o SUS Nildo Alves Batista Unifesp Pró-Ensino na Saúde EEUSP/UEMS – Formação docente para o ensino e o cuidado à saúde Maria Amélia de Campos Oliveira USP Fonte: Ministério da Educação, 2010. A produção de dados ocorreu pela análise documental dos 31 projetos e por entrevistas semiestruturadas realizadas com 17 coordenadores que foram contatados e aderiram a esta etapa da pesquisa. A análise documental dos projetos, iniciada em novembro de 2012 e concluída em novembro de 2015, possibilitou a captação de informações que expressaram as tendências da formação de recursos humanos e da pesquisa na área do ensino na Saúde em nível da pós-graduação stricto sensu frente aos marcos teóricos da política nacional de formação dos profissionais da saúde. De posse dos projetos, iniciaram-se leituras sistemáticas para identificação das informações pertinentes à caracterização destes. Em um segundo momento, buscando-se o aprofundamento das dimensões estudadas, optou-se pela entrevista semiestruturada. Pretendeu-se, com a entrevista, colocar em relevo dimensões pessoais e percepções dos coordenadores sobre o programa e suas concepções e motivações frente ao projeto apresentado, caracterizando ainda os nós críticos e as potencialidades dos objetivos imediatos e/ou propostos em longo prazo em relação à formação no nível stricto sensu e à produção de pesquisas na área em estudo. Foram adotados como critérios de seleção dos coordenadores a região geográfica onde eram realizados os projetos e a adesão dos coordenadores (Quadro 3). Quadro 3 Distribuição regional das entrevistas realizadas com os coordenadores dos projetos Pró-Ensino na Saúde. REGIÕES PROJETOS ENTREVISTAS SUDESTE 17 12 SUL 8 2 NORDESTE 4 2 CENTRO-OESTE 2 1 TOTAL 31 17 Fonte: Coordenadores dos projetos Pró-Ensino na Saúde. As entrevistas com os 17 coordenadores de projetos, após concordância por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foram agendadas de forma pactuada, sendo realizadas presencialmente (13) e via Skype (4), no período de outubro de 2015 a abril de 2016. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas pela pesquisadora. O roteiro de entrevistas foi elaborado considerando indicadores qualitativos (motivação, desafios, nós críticos, dificuldades, perspectivas e fortalezas) e os achados mais significativos da análise documental e, assim, foi possível contextualizar as questões emergentes captadas nos documentos com as percepções dos coordenadores. As entrevistas e a análise documental configuraram um campo ao qual se adentrou com ferramentas da análise de conteúdo do tipo temática, identificando-se as unidades de contexto e de registro, bem como núcleos temáticos presentes nos documentos e nas expressões captadas nas entrevistas4,5. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o registro no 492.974, de 13 de dezembro de 2013. Resultados e discussão Os resultados e discussão serão apresentados em dois tópicos. O primeiro trata da caracterização dos projetos a partir dos documentos e das vozes dos coordenadores. As potencialidades para a formação para a pesquisa e como política indutora foram abordadas no segundo tópico. Caracterização dos projetos: documentos e vozes dos coordenadores A análise documental dos 31 projetos, seguida da análise interpretativa dos resultados encontrados, permitiram identificar oito temáticas relacionadas às principais características dos projetos Pró-Ensino na Saúde desenvolvidos no Brasil: situação regional, motivação e participação institucional, adesão dos programas de pós-graduação, agregação nas áreas de avaliação da Capes, área temática, equipe participante e proposta formativa. Os projetos foram desenvolvidos em quatro das cinco regiões geográficas do Brasil. As regiões Sul e Sudeste concentraram 80,7% dos projetos, sendo que mais da metade estão localizados no Sudeste (16 projetos, equivalendo a 50,4%/16). O Centro-Oeste foi a região que aprovou menos projetos (com apenas 2 projetos aprovados, representando 6,4%) e não houve registro em relação à região Norte. Apesar da ausência direta da região Norte em relação aos projetos, esta participou por meio de parcerias estabelecidas com três instituições de ensino superior (IES): Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com PPG no estado do Pará, Universidade de São Paulo (FM1/USP), com grupos de pesquisa em Macapá, e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que instituiu Núcleo de Pesquisa no Pará. A Figura 2 indica que as assimetrias e as desigualdades regionais estiveram presentes no Pró-Ensino na Saúde. Figura 2 Distribuição geográfica dos projetos Pró-Ensino na Saúde, em 2010. Fonte: Projetos Pró-Ensino na Saúde, 2010. As assimetrias e desigualdades regionais são preocupações governamentais importantes que vêm sendo discutidas e combatidas por meio de ações estratégicas previstas em diversas agendas políticas, como no atual Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG/2011-20), que contempla em suas diretrizes o combate às assimetrias, no contexto das mesorregiões brasileiras, sendo sua identificação prevista nas avaliações do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Essas políticas merecem atenção especial dentro do sistema de saúde, pois reforçam a necessidade de se corrigir as inequidades regionais que influenciam a definição de algumas demandas, como a relação do número de profissionais para a saúde, a diminuição das desigualdades de acesso aos serviços e ações de saúde e a interferência na abertura de vagas e criação de postos de trabalho6. O Pró-Ensino na Saúde admitiu a submissão de propostas de projetos interinstitucionais. Observou-se a participação de 32 IES, entre as quais cinco participaram em mais de um projeto (USP - seis projetos); UFSC (três projetos); UFRGS, PUCRS e UFC (dois projetos cada), em alguns como instituição responsável e outros como corresponsável. Nota-se que as IES públicas foram predominantes tanto entre as instituições-líder (27 de 31) quanto entre as instituições participantes (oito de 11). Entre as instituições-líder, sete estabeleceram parceria com outras instituições, entre as quais cinco se deram com projetos da região Sul (Quadro 4). Quadro 4 Participação das IES públicas e/ou privadas, de acordo com o vínculo aos projetos Pró-Ensino na Saúde, 2010. IES líder e/ou responsável IES participante ou corresponsável Unidades Acadêmicas Pública Privada Pública Privada FMRP/USP Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto FM/USP1 Fepar Faculdade de Medicina Faculdade Evangélica do Paraná FM/USP2 Faculdade de Medicina Faculdade de Odontologia EERP/USP Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EE/USP Escola de Enfermagem Unifesp PPG Interdisciplinar em Ciências da Saúde PPG em Enfermagem PPG em Ensino em Ciências da Saúde UNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Unicamp Faculdade de Ciências Médicas Famerp Curso de Graduação em Enfermagem FMSCMSP Departamento de Medicina Social FMABC Todos os cursos da Faculdade de Medicina do ABC UFRJ Faculdade de Medicina/PPG em Clínica Médica e em Radiologia Escola de Enfermagem Anna Neri/PPG em Enfermagem Instituto de Estudos de Saúde Coletiva/PPG em Saúde Coletiva Instituto de Psiquiatria/PPG em Psiquiatria Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde/PPG em Educação em Ciências e Saúde UERJ Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes Policlínica Piquet Carneiro Faculdade de Ciências Médicas PPG em Biologia Humana e Experimental Fiocruz Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) UFMG Departamento de Propedêutica Complementar/Faculdade de Medicina UnB Instituto de Psicologia/Faculdade de Ceilândia UFV Pró-Reitoria de Ensino (PRE) Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) UFRGS 1 USP Ufes Escola de Educação Física – UFRGS Escola de Educação Física e Esporte – USP Centro de Educação Física e Desportos – Ufes UFRGS 2 UFPR UFSC PPG em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFRGS PPG em Farmácia da UFSC PPG em Ciências Farmacêuticas da UFPR PUC-RS 1 PPG em Medicina e Ciências da Saúde e Faculdade de Medicina PUC-RS 2 PPG em Serviço Social da PUC-RS PPG em Psicologia da PUC-RS UFCSPA PPG em Ciências da Saúde Departamentos: 1. Educação e Informação em Saúde/2. Saúde Coletiva/3. Enfermagem/4. Fisioterapia Núcleo de EAD UCS UFPEL PPG em Biotecnologia UFSC UFPA Unochapecó UFSC: PPG em Enfermagem/PPG em Odontologia/PPG em Saúde Pública/Departamento de Pediatria – UFSC UFPA: Escola de Enfermagem/PPG em Odontologia/PPG em Educação Unochapecó: Curso de Graduação em Enfermagem e Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. FPP UEL UFSC Centro de Ciências da Saúde/Universidade. Estadual de Londrina Centro de Ciências da Saúde/Universidade Federal de Santa Catarina Faculdades Pequeno Príncipe do Complexo Pequeno Príncipe UFC 1 Faculdade de Medicina – PPG em Ciências Médicas Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – PPG em Odontologia e PPG em Enfermagem UFC 2 Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina de Fortaleza e Faculdade de Medicina de Sobral UFPI Centro de Ciências Humanas e Letras UFPE PPG Saúde da Criança e do Adolescente UFG Faculdade de Medicina da UFG UFMT Cursos de Enfermagem: Sinop/UFMT; CUR/UFMT; Campus Araguaia/UFMT; e Unemat – Campus Cáceres UFMT: Instituto de Saúde Coletiva/Faculdade de Nutrição Hospital Universitário Júlio Muller – Diretoria de Enfermagem 27 4 8 3 31 11 Fonte: Projetos Pró-Ensino na Saúde, 2010. O interesse institucional foi considerado significativo, que pode estar relacionado ao aumento da demanda da sociedade por maior nível de escolarização/qualificação ou a estímulos governamentais, como financiamento e bolsas de estudo. Acredita-se que a participação de 32 IES, como também dos pesquisadores que atenderam à chamada pública, corroborou os pressupostos contidos no edital Pró-Ensino na Saúde e, assim, embasou a possível criação dessa área ou subárea científica7,8. A participação das instituições formadoras no Pró-Ensino na Saúde certamente contribuiu para a formação de profissionais que vivenciam processos de ensino-aprendizagem diferenciados. Observou-se uma participação de 59 programas de pós-graduação (PPG) no Pró-Ensino na Saúde. A maioria dos projetos estabeleceu vínculo com um único PPG; contudo, identificou-se um projeto (da UFRJ) vinculado a seis programas. Infere-se que houve uma participação significativa dessas unidades acadêmicas no Pró-Ensino na Saúde. É importante considerar nesta análise que o ensino na saúde é uma área de conhecimento ainda em consolidação, o que dificulta a definição de indicadores nos processos de avaliação da Capes, podendo impactar nos PPG. Pedrosa e Lustosa2 inferem que esta situação pode influenciar negativamente ou desestimular programas de pós-graduação e pesquisadores a estudar questões relativas ao tema, considerando que alguns pleitos acadêmicos são vinculados à produtividade acadêmica individual ou de grupos já consolidados. O maior interesse dos PPG stricto sensu em participar e ofertar vagas e disciplinas em seus programas no nível stricto sensu foi associado à existência de profissionais que buscavam qualificação na área do ensino na saúde e que não dispunham, até então, de cursos de pós-graduação ou linhas de pesquisa associados a esta temática. Estudos9,10 evidenciaram que existe uma lacuna significativa na formação de recursos humanos qualificados para atuação no ensino de graduação e pós-graduação nos cursos da saúde e afins. Em relação ao nível de agregação das áreas de avaliação estabelecidas pela Capes, foram registradas, no âmbito dos programas de pós-graduação participantes do Pró-Ensino na Saúde, 15 áreas de conhecimento entre as 48 classificadas pela Capes, assim representadas: Ciências da Vida (Saúde e Biológicas); Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinares (Multidisciplinar); e Humanidades (Humanas e Sociais e Aplicadas). Entre as grandes áreas, as Ciências da Saúde (76,3%) foi a área de maior prevalência e nesta destacaram-se as áreas de conhecimento da Medicina (23,73%) e Enfermagem (16,95%). As áreas de educação (5,08%), ensino e interdisciplinar (1,7% cada) tiveram baixa representatividade entre os PPG participantes. Infere-se que essa diversidade seja resultado da ausência de uma área específica para o ensino na saúde em 2010, quando foi lançado o Pró-Ensino na Saúde. A área de avaliação Ensino foi criada na Capes, no ano seguinte, incorporando todos os PPG da antiga área de Ensino de Ciências e Matemática11. O Pró-Ensino na Saúde conferiu prioridade para sete áreas temáticas entre a grande diversidade de temas pertinentes ao ensino na saúde, a saber: Gestão do ensino na saúde Currículo e processo ensino-aprendizagem na formação em saúde Avaliação no ensino na saúde Formação e desenvolvimento docente na saúde Integração universidades e serviços de saúde Políticas de integração saúde e educação Tecnologias presenciais e a distância no ensino na saúde Observa-se um maior interesse dos projetos pelas áreas temáticas “formação e desenvolvimento docente na saúde” (18,6%/16 projetos), “currículo e processo ensino-aprendizagem na graduação e pós-graduação em saúde” e “tecnologias presenciais e a distância no ensino na saúde” (17,44%/15 projetos cada). Entre as de menor procura, evidenciaram-se a de “gestão do ensino na saúde” (8,14%) e a de “políticas de integração entre saúde e educação” (9,3%), com atenção de sete e oito projetos, respectivamente (Figura 3). Figura 3 Áreas temáticas priorizadas pelos projetos Pró-Ensino na Saúde, 2010. Fonte: Projetos Pró-Ensino na Saúde, 2010. Os olhares dos coordenadores realçaram a compreensão que formação, currículo e tecnologia são áreas estruturais no processo ensino-aprendizagem, influenciando o processo formativo no que concerne tanto à docência quanto ao serviço. O interesse pela temática “avaliação no ensino na saúde” foi associado aos exames de conhecimento e aptidão desenvolvidos anualmente com formandos, particularmente do curso de Medicina, pelas instâncias governamentais e associativas. A área temática “avaliação no ensino na saúde” foi a de maior interesse nos projetos das regiões Sudeste e Centro-Oeste; na região Sul, destacou-se a área de “formação e desenvolvimento docente na saúde”. Chamou atenção entre os projetos da região Nordeste o fato das áreas de “avaliação no ensino na saúde” e de “formação e desenvolvimento docente na saúde” não serem de interesse em nenhum projeto, sendo que, nesta região, a área temática “políticas de integração entre saúde, educação, ciência e tecnologia” foi a de maior interesse. Na perspectiva dos coordenadores, o destaque para área temática das “políticas de integração entre saúde, educação, ciência e tecnologia” na região Nordeste está relacionado ao contexto social, econômico e político regional que, tradicionalmente, remete grande interesse pelos serviços de saúde e pelos programas e iniciativas indutoras de transformação social como Estratégia Saúde da Família, Pró-Saúde, PET-Saúde, entre outras. Em relação à formação acadêmica dos coordenadores dos projetos, notou-se que predomina o cargo de professores pesquisadores (64,29%). Quanto à profissão, identificou-se representação de oito profissões da área da saúde e duas de áreas afins. A Medicina mostrou-se predominante em ambos os gêneros (Figura 4). Figura 4 Profissão dos coordenadores dos projetos Pró-Ensino na Saúde, segundo o gênero, 2010. Fonte: Projetos Pró-Ensino na Saúde, 2010. Estudo sobre os mestrados profissionais mostrou o perfil de cinquenta professores de sete programas. Os resultados do referido estudo foram semelhantes aos apresentados na pesquisa em tela, tanto no tocante ao gênero feminino quanto ao fato de a Medicina ser predominante entre as áreas de formação, observando-se também a participação das mais variadas profissões de saúde e áreas afins. Os autores desse estudo comentam que a inserção de outros profissionais que não os da área da saúde é uma tendência que vem sendo observada como forma de incentivar a interdisciplinaridade nos cursos, enriquecendo a produção do conhecimento sob a perspectiva dos saberes diferenciados e complementares12. Os projetos Pró-Ensino na Saúde promoveram a oferta de vagas nos três níveis de formação (mestrado, doutorado e estágio pós-doutoral). Estimou-se a formação de 436 profissionais da área da saúde e afins, assim distribuídos: vagas em nível de mestrado (226/51,8%), sendo que, destas, seis foram especificadas como mestrado profissional (MP); vagas para o doutorado (166/38,1%), e 44 (10,1%) vagas para o estágio pós-doutoral. As regiões Sudeste (45,9%) e Sul (32,6%) ofertaram o maior número de vagas (Figura 5). Figura 5 Vagas estimadas em nível stricto sensu ofertadas nos projetos Pró-Ensino na Saúde, por região geográfica, 2010. Os resultados deste estudo indicam a força do Pró-Ensino na Saúde na perspectiva da formação qualificada em nível stricto sensu. Oliveira7 destaca a importância desse dado ao afirmar que a qualificação para o ensino na saúde permanece aquém das demandas, sendo premente instituir ações para alterar essa realidade, posto que tanto os profissionais que atuam nos serviços quanto os docentes que atuam na graduação têm dificuldades para exercer seus papéis como formadores, carecendo de preparo pedagógico específico. Potencialidades para a formação, para a pesquisa e como política indutora no Pró-Ensino na Saúde A análise dos documentos e das vozes dos entrevistados possibilitou caracterizar as potencialidades do Pró-Ensino na Saúde em três temáticas principais: formação, pesquisa e política indutora. No contexto da formação no Pró-Ensino na Saúde, emergem duas categorias nas falas dos coordenadores: Respostas à Demanda de Formação e Caminhos Formativos. A categoria Respostas à Demanda de Formação abrange, em uma primeira dimensão, a efetiva concretização de um dos objetivos do edital Pró-Ensino na Saúde: a formação de mestres, doutores e estágios pós-doutorais na área do ensino na saúde. O potencial formador do programa pôde ser avaliado confrontando-se os dados quantitativos em dois momentos distintos: 1o: informações contidas nos projetos Pró-Ensino na Saúde em 2010; e 2o: informação de 24 dos 31 coordenadores do número de profissionais formados ou em fase de conclusão das pesquisas em 2016e. O Edital Pró-Ensino na Saúde estimulou a formação de, no mínimo, seis mestres e dois doutores em cada projeto; desta forma, projetava-se a formação de, no mínimo, 248 profissionais, sendo 186 mestres e 62 doutores13,14. Os dados relativos a 24 projetos mostraram que houve superação da estimativa de formação prevista no edital (248 para os 31 projetos/399 para 24 projetos), contabilizando-se apenas os dados para o mestrado e doutorado. Os resultados evidenciaram que o Pró-Ensino na Saúde no contexto da formação stricto sensu materializou uma dimensão das respostas às demandas de formação. O crescimento da oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu relacionados ao ensino na saúde, em paralelo com o crescente interesse de profissionais por estes, indica a necessidade de se buscar novos investimentos para responder a esta demanda, assim como formas de articular e estimular o desenvolvimento de diferentes modalidades de educação permanente, profissional e/ou acadêmica15. O estabelecimento de uma rede de formação stricto sensu, abrangendo os diferentes níveis de qualificação e titulação na área do ensino na saúde, assume papel estratégico na formação de professores e pesquisadores em suas interfaces com a produção de conhecimento e com o exercício de práticas transformadoras no cotidiano do trabalho em saúde6,16. Uma segunda dimensão constitui as respostas às demandas de formação no Pró-Ensino na Saúde. Um fator que corrobora a percepção da existência de uma demanda reprimida para esse campo de conhecimento diz respeito ao interesse dos profissionais/alunos em participar do programa e desenvolver as pesquisas mesmo sem auxílio de bolsas. A alta demanda dos profissionais para a área do ensino na saúde pode ser entendida de diferentes formas, desde a maior oferta de cursos de graduação quanto às exigências acadêmicas e institucionais que requerem conhecimentos e qualificação específicos à necessidade de formar e qualificar profissionais nas diversas regiões do país, no intuito de combater assimetrias e desigualdades regionais. Entre os 24 projetos que informaram o número de profissionais formados em 2016, observou-se que houve aumento do número estimado em todas as regiões estudadas em nível de mestrado, sendo mais significativo nas regiões Nordeste e Sul. Em relação ao doutorado, evidenciou-se que a região Sudeste superou na ordem de 144,8% [29 (2010)/71 (2016)] as estimativas de 2010; da mesma forma, a região Nordeste também superou as suas estimativas em 7,7% [13 (2010)/14 (2016)], a região Centro-Oeste cumpriu a estimativa inicial [14 (2010)/ 14 (2016)] e a região Sul apresentou um déficit na ordem de 20,3% [65 (2010)/ 51 (2016)]. Os resultados nas regiões mostram que a formação de profissionais na área da saúde deve ser incentivada no sentido de diminuir os desequilíbrios regionais e para fortalecer a constituição de massa crítica para o ensino na saúde no país. As políticas adotadas na graduação e na pós-graduação – entre elas, os programas Pró e PET-Saúde –, que desde 2005 atuam no locus regional, o próprio Programa de Desenvolvimento Docente em Saúde, o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e as residências em saúde associadas ao mestrado profissional demandam ampliação, fortalecimento e sustentabilidade. Inscreve-se, nesse âmbito, a necessidade de compreender as políticas indutoras da reorientação da formação em saúde como nós de uma rede, guardando especificidades; mas, somente na totalidade, a dimensão de efetiva política formativa se configura. A segunda categoria traduz-se nos caminhos formativos para atuação profissional de docentes e preceptores nos diferentes cenários de ensino-aprendizagem, com alcance e qualificação para o planejamento e a gestão. Os achados mostram que a formação em saúde estimula os sujeitos do processo formativo a realizarem reflexões e revisões das bases conceituais, legais e sociopolíticas que são estabelecidas entre os setores saúde e educação. Percebe-se, na fala dos coordenadores, a preocupação com a formação docente, no contexto das relações constituídas entre mercado de trabalho, práticas educativas e profissionais e com a estrutura acadêmico-administrativa dos cursos. A pesquisa emerge entre as potencialidades do Pró-Ensino na Saúde. Na análise das falas dos coordenadores, foram identificadas as categorias 1- interfaces entre as linhas de pesquisa, áreas de concentração e os objetos de estudo; e 2- os desafios para reconhecimento da área científica. A investigação permitiu apreender interfaces entre as linhas de pesquisa, área de concentração e os objetos de estudo. Registrou-se, nos projetos apresentados, a existência ou proposta de implantação de nove áreas de concentração: Educação e Saúde (duas), Ensino em Saúde (duas); Saúde Coletiva, Docência na Saúde, Educação, Propedêutica Complementar e Investigação Clínica, além das 87 linhas de pesquisas desenvolvidas ou em fase de proposição, criação e implantação nos PPG que atuaram nos projetos Pró-Ensino na Saúde. Notou-se grande interesse entre os projetos (das instituições Unesp, Famerp, FMSCMSP, UFRJ, UERJ, Fiocruz, UFMG, UnB, UFV e UFMT) na criação/estruturação/estabelecimento/desenvolvimento de linhas de pesquisa na área do ensino na saúde e afins, assim como no fortalecimento, consolidação e/ou ampliação de linhas de pesquisa nessa área em PPG já existentes (Unesp, UFRJ, Fiocruz, PUC-RS, UFCSPA, UFRGS, UFC, UFPI e UFPE). Muitas dessas proposições foram efetivadas no período de 2011 a 2016. Dessa forma, infere-se que o Pró-Ensino na Saúde tenha efetivamente impactado na criação e fortalecimento de linhas de pesquisa e PPG na área do ensino da saúde. Na perspectiva de se conhecer a abrangência dos objetos de pesquisas que foram desenvolvidos, foi solicitado aos coordenadores, entre os meses de abril e junho de 2016, que informassem os títulos das pesquisas realizadas no âmbito de seus projetos, ocasião em que se obteve a resposta de 24 coordenadores dos 31 contatados. Realizou-se uma análise dos 395 temas informados nas pesquisas. Adotou-se como referência para a análise as áreas temáticas propostas no Edital 24/2010, fazendo-se uma relação dos temas desenvolvidos com tais áreas. O critério inicial adotado para estabelecer essa relação foi a referência nos títulos das pesquisas às palavras “gestão”; “currículo/ensino-aprendizagem”; “avaliação”; “formação/desenvolvimento docente”; “integração/universidade e serviços”; “políticas”; e “tecnologias”. Esses termos foram mapeados em 177 títulos. Estabeleceu-se uma relação em 169 dos 177 títulos (o termo “avaliação” em oito pesquisas esteve relacionado à avaliação clínica e laboratorial, descontextualizado do ensino na saúde). Os termos mais recorrentes foram “formação” (61); “avaliação” e “currículo” (39 cada); e, com menor citação, “gestão” (cinco). Observou-se que a maioria dos temas (359 de 395) esteve relacionada às temáticas propostas no Pró-Ensino na Saúde, demonstrando abrangência e diversidade no que foi pesquisado, assim como à potencialidade para a pesquisa interdisciplinar e multiprofissional deste campo de conhecimento. Os temas avaliados como de baixa adesão ao campo do ensino na saúde (36) foram identificados como clínico, epidemiológico e experimental. A segunda categoria, o (não) reconhecimento científico do ensino na saúde como campo de pesquisa, foi uma preocupação expressa pelos coordenadores em virtude da pouca valorização das pesquisas que tratam das temáticas do ensino na saúde e, consequentemente, o impacto desta nos critérios de avaliação da Capes. De acordo com os coordenadores, as limitações impostas ao campo de conhecimento do ensino na saúde na perspectiva das pesquisas desenvolvidas se relacionaram com a dificuldade de produzir conhecimento em uma área ainda não reconhecida dentro da Capes, o que dificulta a publicação em revistas qualificadas. A maioria dessas questões foram apontadas no relatório do Seminário de Avaliação dos Projetos Pró-Ensino na Saúde, ocorrido em setembro de 201314. Como já mencionado, o Pró-Ensino na Saúde insere-se em um grupo de iniciativas indutoras – programas e políticas – desenvolvidas nas áreas da saúde e da educação (como Promed, Ver-Sus, Pró-Saúde, PET-Saúde, as Residências Multiprofissionais e o Pró Residências, entre outras) implementadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da Política Nacional de Gestão da Educação na Saúde. A investigação mostrou que 19 IES, entre as que participaram do Pró-Ensino na Saúde, estabeleceram ou desenvolveram parceria com esses programas e políticas, entre os quais chama atenção a adesão aos Programas PET-Saúde e Pró-Saúde (Figura 6). Figura 6 Programas e Políticas indutoras desenvolvidas nas IES referidas nos projetos Pró-Ensino na Saúde, 2010. Fonte: Projetos Pró-Ensino na Saúde, 2010. O interesse das IES em participar dessas iniciativas pode ser compreendido como resultado dos movimentos políticos voltados para a área de formação profissional em saúde que vem ocorrendo desde a década de 1980 do século passado, mobilizados para rever problemas relacionados à formação profissional na área da saúde, como a ausência de integração ensino/serviço, baixa adesão do corpo docente para realizar mudanças nesse sentido; conflitos de interesse entre o sistema de saúde e o sistema formador e um modelo curricular desarticulado dos cenários e das necessidades básicas de atenção à saúde17. Reconhece-se que o Pró-Ensino na Saúde fortaleceu o processo formativo que vem sendo empreendido pelas ações interministeriais. Todavia, não houve consenso em relação ao entendimento do Pró-Ensino na Saúde como uma política. Frente à pergunta “Pró-Ensino na Saúde é uma política ou é uma iniciativa de um dado governo?”, os coordenadores o concebem como uma iniciativa isolada, preocupando-se com a falta de perspectiva de continuidade e na duvidosa sustentabilidade intra e extra institucional. Essa ambiguidade parece revelar que o Pró-Ensino na Saúde, em que pese sua contribuição na formação de mestres, doutores e pós-doutores comprometidos com a reorientação da formação em saúde, ainda foi fortemente reconhecido como um programa ancorado em pressupostos contra-hegemônicos no que se refere aos critérios de publicação, valorização da formação docente e reconhecimento institucional. Dessa forma, fragilizou-se frente às demandas avaliativas da pós-graduação brasileira. Considerações finais No contexto desta pesquisa, defende-se que o Pró-Ensino na Saúde fortaleceu a integração universidade-serviço-comunidade na perspectiva da consolidação do SUS, ancorando-se na formação e pesquisa na pós-graduação stricto sensu. As análises realizadas permitem afirmar que a indução promovida pelo Pró-Ensino na Saúde fortaleceu as mudanças no processo formativo que vem sendo empreendidas pelas ações interministeriais, tendo alcance em vários estratos acadêmicos e nas IES, entre os quais há os Programas de Pós-Graduação, os grupos de pesquisas e os serviços de saúde. É revelador observar que a ausência de uma área específica para o ensino na saúde demandou a busca e/ou construção de vínculos entre projetos a programas de pós-graduação, fomentando parceria, articulações inter/transdisciplinares, permanente diálogo e relação com a diversidade dos saberes. Espera-se que a formação de profissionais qualificados com a compreensão do processo ensino-aprendizagem possa realizar transformações efetivas no cotidiano da academia e do serviço de saúde, influenciando as práticas dos profissionais que atuam no campo da saúde no Brasil. Compreende-se que, apesar dos desafios postos pela sustentabilidade, continuidade e reconhecimento científico-institucional, o Pró-Ensino na Saúde constitui política indutora, fomentando as redes colaborativas e a produção de conhecimento; porém, ainda, confrontando-se com o desafio de instaurar-se como efetivo constituinte de uma política pública de formação e trabalho em saúde. Nesse contexto, a descontinuidade do Pró-Ensino na Saúde impactará significativamente no investimento das instituições na área da formação em saúde, reduzindo as potências inovadoras projetadas e concretizadas no cotidiano das experiências investigadas. A presente pesquisa revela com nitidez a necessidade da continuidade e sustentabilidade, ampliando editais e induzindo processos avaliativos e a avaliação com métricas adequadas ao campo da formação na saúde. Induzir é fomentar. Fomentar é estimular. Estimular é fazer. Fazer é refazer permanentemente, no horizonte ético de uma ordem societária a serviço da vida, da democracia, da justiça e da liberdade. Referências 1 1. Ceccim R, Carvalho YM. Formação e educação em saúde: aprendizados com a saúde coletiva. In: Campos GWS, Minayo MCS, Akerman M, Drumond Júnior M, Carvalho YM, organizadores. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: Fiocruz; 2006. p. 149-82. Ceccim R Carvalho YM Formação e educação em saúde: aprendizados com a saúde coletiva Campos GWS Minayo MCS Akerman M Drumond M Júnior Carvalho YM organizadores Tratado de saúde coletiva São Paulo Hucitec Rio de Janeiro Fiocruz 2006 149 182 2 2. Pedrosa JIS, Lustosa AFM. 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Oliveira MAC coordenador Pró-Ensino na Saúde EEUSP/UEMS – Formação docente para o ensino e o cuidado à saúde projeto São Paulo EEUSP 2010 8 8. Coelho ICMM, coordenador. Ensino, saúde e desenvolvimento: rede de saberes e práticas [projeto]. Paraná, Santa Catarina, Alagoas: FPP; 2010. Coelho ICMM coordenador Ensino, saúde e desenvolvimento: rede de saberes e práticas projeto Paraná, Santa Catarina, Alagoas FPP 2010 9 9. Prado ML, coordenador. Ensino na saúde: caminhos para a superação dos desafios na formação profissional para o SUS [projeto]. Santa Catarina: UFSC; 2010. Prado ML coordenador Ensino na saúde: caminhos para a superação dos desafios na formação profissional para o SUS projeto Santa Catarina UFSC 2010 10 10. Costa NMSC, coordenador. Projeto de criação da linha de pesquisa em ensino na saúde [projeto]. Goiás: UFG; 2010. Costa NMSC coordenador Projeto de criação da linha de pesquisa em ensino na saúde projeto Goiás UFG 2010 11 11. Ministério da Educação (BR). 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ABCS Health Sci 2015 40 3 146 155 15 15. Vilela RQB. Mestrado profissional em ensino na saúde: subsídios para o aprimoramento dos programas [relatório científico e relatório de atividades, Pós-doutorado]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2016. 76p. Vilela RQB Mestrado profissional em ensino na saúde: subsídios para o aprimoramento dos programas relatório científico e relatório de atividades, Pós-doutorado São Paulo Universidade Federal de São Paulo 2016 76 16 16. Batista NA, coordenador. Formação profissional para a integralidade no cuidado: articulando formação, avaliação e integração com o SUS [projeto]. São Paulo: Unifesp; 2010. Batista NA coordenador Formação profissional para a integralidade no cuidado: articulando formação, avaliação e integração com o SUS projeto São Paulo Unifesp 2010 17 17. Campos FC, Pierantoni CR, Haddad AE, Viana AL d’Á, Faria RMB. Os desafios atuais para a educação permanente no SUS. Cad RH Saude. 2006; 3(1):39-51. Campos FC Pierantoni CR Haddad AE d’Á Viana AL Faria RMB Os desafios atuais para a educação permanente no SUS Cad RH Saude 2006 3 1 39 51 e ()Para a captação deste dado, foram contatados os coordenadores reiteradamente até junho de 2016, na perspectiva de alcançar a totalidade das informações. Os dados que chegaram até a data de 4 de agosto de 2016 foram incluídos no presente artigo. * Este artigo é resultado do Projeto “Formação Profissional para a Integralidade no Cuidado: aticulando formação, avaliação e integração com o SUS”, financiado pela Capes, Edital 024/2010 - Pró-Ensino na Saúde (AUXPE nº 1605/2011). articles Health teaching as an object of research in academic graduate programs: an analysis of the Pro-Ensino na Saúde* Bahia Silvia Helena Arias (a) Haddad Ana Estela (b) Batista Nildo Alves (c) Batista Sylvia Helena Souza da Silva (d) (a) Brasil Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará. Avenida Generalíssimo Deodoro, 1, Umarizal. Belém, PA, Brasil. 66050-160. bahias@ufpa.br (b) Brasil Departamento de Ortodontia e Odontopediatria, Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. aehaddad@usp.br (c, d) Brasil Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil. nbatista@unifesp.br; sylvia.batista@unifesp.br Authors’ contributions Sylvia Helena Arias Bahia, author of the doctoral thesis, participated actively since the proposition of the study object until the final version of the article, including active participation at the discussion of the results and at the revision and approval of the final version. Ana Estela Haddad and Nildo Alves Batista participated at the revision and expansion of the discussion of the results, as well as the final approval of the article. Sylvia Helena Souza da Silva Batista, doctoral advisor of the thesis, contributed significantly with the discussion of the results, the revision and the final approval of the article. Translator: Carolina Siqueira Muniz Ventura This study aimed to understand the inductive potential of the Pro-Saude Program as an education policy for academic graduate programs and for the development of research on Health teaching, using data from 31 projects and interviews with 17 coordinators. We identified the participation of 59 graduate programs, the realization of 395 research studies and the education of 423 professionals in 24 of the 31 projects. The investment in this program strengthened a qualified education process and the development of research in Health teaching, in the expectation of changes in the daily routine of the academia and the health service. Pró-Ensino na Saúde is recognized as an inductive policy, fostering collaborative networks and knowledge production, but it still faces the challenge of establishing itself as an effective constituent of a public policy of Health education and work. Higher education Graduate teaching Health Research Inductive policy Introduction Teaching in the area of health is understood as a process that demands pedagogical actions to the education of health professionals, and encompasses epistemological, curricular, methodological and contextual bases1,2. This process has an interdisciplinary nature whose object is the “organization of a system of relations in the dimensions of knowledge, skills, and attitudes, in such a way that the teaching-learning process is maximally favored”3 (p. 31). In the last decade, health education and teaching played outstanding roles in the context of education and health policies in Brazil, aiming to ensure qualified training to health professionals and, consequently, an efficient and high-quality healthcare, enabled by investments in the teaching-service-community integration. In this context of integration, health teaching has deserved special attention by the national health policy, which has conducted initiatives that induce changes in health education. In the undergraduate sphere, the highlights are PROMED (Incentive Program to Curricular Changes in Medical Schools) in 2001-2002, Aprender SUS in 2004, Pró-Saúde (National Reorientation Program in Professional Health Education) in 2005, and, in 2008, PET-Saúde (Education through Work Program for the Health Area), the latter two in more than one edition and version. In the postgraduate sphere, we have the regulation and expansion of the Multiprofessional Residency in the area of Health, Pró-Residências and Pró-Ensino na Saúde (National Program for Teacher Development in the Area of Health) (Frame 1). Frame 1 Inductive Policies according to their focus, objective and regulation Inductive policy Focus Objective Regulation Incentive Program to Curricular Changes in Medical Schools (PROMED) Undergraduate programs in medicine The main objective is to stimulate Brazil’s medical schools to adapt their curricula, knowledge production and permanent education programs to the social and health reality of the Brazilian population, thus contributing to the consolidation of the National Healthcare System (SUS). Inter-ministerial Directive no. 610, Ministry of Health/Ministry of Education, 2001 Ver-SUS Undergraduate programs The project aims to provide knowledge about and recognize the management of the system, care strategies, the exercise of social control and health education processes, thus contributing to the qualification of students’ education process and favoring workers’ reflection on their practices and actions. Ver SUS enables university students to have a rich interaction and to discover common potentialities, creating new perceptions of their education and performing multiprofessional and multidisciplinary work. Strategic project of the Ministry of Health in partnership with Rede Unida, ongoing since 2002, that focuses on the education of workers to the SUS. National Program of Reorientation of Professional Health Education (Pró-Saúde) Undergraduate programs The program’s objective is teaching-service integration, aiming at the reorientation of professional education, ensuring a comprehensive approach to the health-disease process with emphasis on Primary Care, and promoting transformations in the provision of services to the population. Inter-ministerial Directive no. 2101, Ministry of Health/Ministry of Education, of November 3, 2005 (Medicine, Nursing and Dentistry Programs) Inter-ministerial Directive no. 3019, Ministry of Health/Ministry of Education, of November 27, 2007 (All the Programs of the Area of Health) Program of Education through Work for the Area of Health (PET-Saúde) Undergraduate programs Its presupposition is education through work and it is characterized as an instrument for the in-service qualification of health professionals and for initiation in the world of labor. It is targeted at undergraduate and graduate students in the area of health, based on the needs of the SUS, including the services’ needs as a source of production of knowledge and research in teaching institutions. Inter-ministerial Directive no. 421, Ministry of Health/Ministry of Education, of March 3, 2010 Multiprofessional Residency and Residency by Professional Area in Health Graduate programs It aims to articulate teaching, service and community to favor the qualified inclusion of health professionals in Brazil’s National Healthcare System (SUS). Managers, workers and users define, by mutual agreement, the priority regions of the country for the strategic action of health professionals, based on the identified local and regional needs and realities. Law no. 11129 of 2005 Pró Residência Médica Graduate programs The objective is to support the education of specialists in priority regions and areas to Brazil’s National Healthcare System (SUS). National Program of Support to the Education of Specialist Physicians in Strategic Areas (Pró-Residência Médica), 2009. National Program for Teacher Development in the Area of Health (Pró Ensino) Academic graduate programs The objective is to support teacher education in academic graduate programs in the area of Health Teaching. Strategic Project of the Ministry of Health/Ministry of Education - CAPES Pró-Ensino na Saúde is a set of strategies that aim at strengthening teacher education and knowledge production in the area of health teaching. The strategies are: the professional Master’s degree in health teaching, Notice no. 24/2010, and the Notice that allowed medical and multiprofessional health residency programs to submit projects of courses offering two degrees - residency and professional Master’s degree (Figure 1). Figure 1 Organizational Chart of Pró-Ensino na Saúde This study aimed to understand the inductive potential of the program Pró-Ensino na Saúde, specially its component developed by means of CAPES Notice no. 24/2010, in the perspective of an education policy for academic graduate programs and for the development of research about health teaching. The study covered the period from 2011 to 2016 and characterized the 31 approved projects and the conceptions of the projects’ coordinators about their potentialities and challenges. Method The study used mixed methods by means of an integration between the quantitative and qualitative approaches. It utilized the model of methodological integration of the dialogic type, and it was constructed in the perspective of data triangulation. We sought convergence, comprehensiveness and reflexivity in the analysis of the collected data, based on the theoretical framework and, subsequently, on documental analysis, interviews and content analysis4. The study had a national scope and investigated the development of 31 projects approved in Notice no. 24 - Pró-Ensino na Saúde, of the Ministry of Health/CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) (Frame 2). Frame 2 Projects approved in Notice no. 024/2010 – Ministry of Health/CAPES. TITLE INSTITUTION ACRONYM Higher education training in health professions Universidade de São Paulo USP Evaluation of students and teaching environment in health courses Universidade de São Paulo USP Education policies in physical education and collective health: Physical activity/body practices in the SUS Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Innovation in university teaching: An educational proposal for the transformation of the teaching and learning process of the health courses of Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal de Viçosa UFV Pedagogical organization of teachers’ work in the area of health Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto FAMERP Development of general and specific competencies in various teaching and learning scenarios of medicine, dentistry and nursing students: Current situation of curricula, implementation and evaluation of active methodologies Universidade Federal do Ceará UFC Teaching, health and development: A network of knowledge and practices Faculdades Pequeno Príncipe FPP Inclusion of distance technologies combined with face-to-face technologies in health teaching Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Interactive educational technologies for the potentialization of health education Universidade de São Paulo USP Education for university teaching in the area of clinical research in infectious diseases Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ Human resources education project in the master’s and doctoral level in health professionals’ education with emphasis on health teaching to the SUS Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Teacher education in the SUS context: Policies, actions and knowledge construction Universidade de São Paulo USP Teaching in the area of health Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS Study of health professionals’ education in the context of curricular innovations, of teachers’ pedagogical qualification and of teaching-service integration in the SUS network Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Implementation of the Teaching and Research Nucleus in Health Education (NEPES) of Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) Faculdade de Medicina do ABC FMABC Health teaching: Paths to overcome challenges in professional education to the SUS Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Health teaching evaluation: Educating multipliers for quality actions Universidade de Campinas UNICAMP Education and health: Epistemological and methodological bases of the education of professionals to the National Healthcare System Universidade Federal do Piauí UFPI Strengthening of health teaching in the SUS context: An interdisciplinary proposal of Universidade de Brasília in the Central-West Region Universidade de Brasília UnB Project for the creation of the research line in health teaching of the Graduate Program in Health Sciences of UFG Universidade Federal de Goiás UFG Health teaching: An integrative proposal for the National Healthcare System Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre UFCSPA Integration between university, health services and community in the School of Medicine of Botucatu – UNESP: Building new education and research practices Universidade Estadual Paulista UNESP Project for the development of a research line and health teaching support in the professional master’s degree in collective health of the School of Medical Sciences of Santa Casa de São Paulo Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo FCMSCSP Integration between university and health policy: Inter-sectoriality and heath teaching Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS Integrated education: Assistance, teaching and innovation in laboratory medicine and health Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Education and health in the promotion of children’s and adolescents’ health: An interdisciplinary context Universidade Federal de Pernambuco UFPE A study of the relation between the rational use of complementary propedeutics and the practice of the person-centered clinical method Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Laboratory for the research, teaching and management of knowledge, education and work in the area of health Universidade Federal do Ceará UFC Evaluation of the biological potential of propolis extracts from the region of Brejo Grande/SE for application to the National Healthcare System Universidade de Caxias do Sul UCS Professional education for comprehensive care: Articulating education, evaluation and integration with the SUS Universidade Federal de São Paulo UNIFESP Pró-Ensino na Saúde EEUSP/UEMS – Teacher education for health teaching and healthcare Universidade de São Paulo USP Data production occurred through the documental analysis of the 31 projects and through semi-structured interviews conducted with 17 coordinators who were contacted and participated in this stage of the study. The documental analysis of the projects was started in November 2012 and concluded in November 2015. It enabled to collect information that expressed trends in human resources education and research in the area of health teaching in the level of academic graduate programs, in view of the theoretical framework of the national policy for health professionals’ education. The projects were systematically read to identify relevant information for their characterization. In the second stage, in order to further characterize the studied dimensions, we decided to conduct semi-structured interviews. Our intention, with the interviews, was to highlight the coordinators’ personal dimensions and perceptions about the Program, their conceptions and motivations towards the project, and to characterize critical nodes and potentialities of the objectives, both immediate and/or proposed in the long run, in relation to academic graduate education and research production in the area. The following criteria were adopted to select coordinators: the geographical region where the projects were carried out and coordinators’ adherence (Frame 3). Frame 3 Regional distribution of the interviews conducted with the coordinators of Pró-Ensino na Saúde Projects. REGIONS PROJECTS INTERVIEWS SOUTHEAST 17 12 SOUTH 8 2 NORTHEAST 4 2 CENTRAL-WEST 2 1 TOTAL 31 17 Source: Coordinators of Pró-Ensino na Saúde Projects. After the seventeen [17] project coordinators signed the consent document, the interviews were scheduled according to the availability of the parties. They were conducted face-to-face [13] and by Skype [4], from October 2015 to April 2016. The interviews were recorded and subsequently transcribed by the researcher. The script of the interviews was prepared considering qualitative indicators (motivation, challenges, critical nodes, difficulties, perspectives and strengths) and the most significant findings of the documental analysis. This enabled to contextualize the emerging issues captured in the documents with the coordinators’ perceptions. The interviews and the documental analysis configured a field that we explored with tools from content analysis - thematic type. We identified units of context and register, as well as thematic nuclei present in the documents and in expressions captured in the interviews4,5. The study was approved by the Research Ethics Committee under record no. 492,974 of 12/13/2013. Results and discussion The results and discussion will be presented in two topics. The first deals with the characterization of the projects based on the documents and on the coordinators’ voices. Potentialities for education, research and as an inductive policy were approached in the second topic. Characterization of the projects: documents and coordinators’ voices The documental analysis of the 31 projects, followed by the interpretative analysis of the findings, allowed to identify eight themes related to the main characteristics of the Pró-Ensino na Saúde projects developed in Brazil: regional situation, institutional motivation and participation, adherence of Graduate Programs, aggregation to the Evaluation Areas of CAPES, thematic area, participant team, and educational proposal. The projects were developed in four of the five geographical regions of Brazil. The South and Southeast regions concentrated 80.7% of the projects, and more than half are located in the Southeast (50.4%/16). The Central-West region approved the smallest number of projects (6.4%/2) and no records were found about the North region. Despite the direct absence of the North region in relation to the projects, it participated by means of partnerships established with three higher education institutions: the Federal University of Santa Catarina (UFSC), with a graduate program in the state of Pará, the Medical School of the University of São Paulo (FM/USP), with research groups in Macapá (state of Amapá), and the Federal University of São Paulo (UNIFESP), with a Research Nucleus in Pará. Figure 2 indicates that regional asymmetries and inequalities were present in Pró-Ensino na Saúde. Figure 2 Geographical distribution of Pró-Ensino na Saúde projects in 2010. Source: Pró-Ensino na Saúde Projects, 2010. Regional asymmetries and inequalities are important governmental concerns that have been discussed and fought by means of strategic actions present in different political agendas. One example is the current National Plan for Graduate Programs (PNPG / 2011 - 20), whose guidelines contain the fight against asymmetries in the context of the Brazilian mesoregions. The identification of asymmetries is part of the evaluations of the National System of Graduate Programs. These policies deserve special attention within the healthcare system, as they strengthen the need to correct the regional inequalities that influence the establishment of some demands, such as number of professionals for the area of health and reductions in inequalities of access to health services and actions. In addition, they interfere in the opening of seats and in the creation of jobs6. Pró-Ensino na Saúde accepted the submission of proposals for interinstitutional projects. A total of 32 higher education institutions participated, of which five participated in more than one project (USP - 6 projects, UFSC - 3 projects, UFRGS, PUCRS and UFC - 2 projects each), in some of them as the main institution and in others as co-institutions. We noticed that public higher education institutions predominated, both among leading institutions (27 out of 31) and among participant institutions (eight out of 11). Among the leading institutions, seven established a partnership with other institutions, of which five were carried out with projects from the South region (Frame 4). Frame 4 Participation of public and/or private higher education institutions according to the link with Pró-Ensino na Saúde Projects, 2010. LEADING HIGHER EDUCATION INSTITUTION PARTICIPANT HIGHER EDUCATION INSTITUTION ACADEMIC UNITS PUBLIC PRIVATE PUBLIC PRIVATE FMRP/USP School of Medicine of Ribeirão Preto FM/USP1 Faculdade Evangélica do Paraná School of Medicine Faculdade Evangélica do Paraná FM/USP2 School of Medicine School of Dentistry EERP/USP School of Nursing of Ribeirão Preto EE/USP School of Nursing UNIFESP Interdisciplinary Graduate Program in Health Sciences Graduate Program in Nursing Graduate Program in Health Sciences Teaching UNESP School of Medicine of Botucatu UNICAMP School of Medical Sciences FAMERP Undergraduate Program in Nursing FMSCMSP Social Medicine Department FMABC All the programs of Faculdade de Medicina do ABC UFRJ School of Medicine / Graduate Program in Medical Clinic, and in Radiology Anna Neri School of Nursing / Graduate Program in Nursing Institute for Collective Health Studies / Graduate Program in Collective Health Psychiatry Institute / Graduate Program in Psychiatry Nucleus of Educational Technology for Health / Graduate Program in Sciences and Health Education UERJ Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes Policlínica Piquet Carneiro School of Medical Sciences Graduate Program in Human and Experimental Biology FIOCRUZ Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - IPEC UFMG Complementary Propedeutics Department/School of Medicine UnB Psychology Institute / Faculdade de Ceilândia UFV Office of the Vice-Provost for Teaching Nutrition and Health Department Medicine and Nursing Department UFRGS 1 USP UFES School of Physical Education - UFRGS School of Physical Education and Sports - USP Center for Physical Education and Sports - UFES UFRGS 2 UFPR UFSC Graduate Program in Pharmaceutical Sciences of the Pharmacology School of UFRGS Graduate Program in Pharmacology of UFSC Graduate Program in Pharmaceutical Sciences of UFPR PUCRS 1 Graduate Program in Medicine and Health Sciences and S. of Medicine PUCRS 2 Graduate Program in Social Work of PUCRS Graduate Program in Psychology of PUCRS UFCSPA Graduate Program in Health Sciences Departments: 1. Health Education and Information / 2. Collective Health / 3. Nursing / 4. Physiotherapy UCS UFPEL Graduate Program in Biotechnology UFSC UFPA Universidade Comunitária Regional de Chapecó UFSC: Graduate Program in Nursing / Graduate Program in Dentistry / Graduate Program in Public Health / Pediatrics Department UFPA: School of Nursing / Graduate Program in Dentistry / Graduate Program in Education UNOCHAPECÓ: Undergraduate Program in Nursing and Master’s Degree in Social Policies and Regional Dynamics FPP UEL UFSC Center for Health Sciences / Univ. Estadual de Londrina Center for Health Sciences / Univ. Federal de Santa Catarina Faculdades Pequeno Príncipe do Complexo Pequeno Príncipe UFC 1 School of Medicine - Graduate Program in Medical Sciences; School of Pharmacology, Dentistry and Nursing - Graduate Program in Dentistry and Graduate Program in Nursing ; UFC 2 Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia Community Health Department of the School of Medicine of Fortaleza and School of Medicine of Sobral UFPI Center for Human Sciences and Languages UFPE Graduate Program in Children’s and Adolescent’s Health UFG School of Medicine of UFG UFMT Nursing Programs: Sinop; CUR; Araguaia Campus; and Unemat - Cáceres Campus. UFMT: Collective Health Institute / School of Nutrition Hospital Universitário Julio Muller – Nursing Board of Directors 27 04 08 03 31 11 Source: Pró-Ensino na Saúde projects, 2010. Institutional interest was considered significant. It can be related to the society’s increasing demand for higher levels of schooling/qualification, and also to governmental incentives, like funding and scholarships. We believe that the participation of 32 higher education institutions and of the researchers who answered the public call corroborated the presuppositions contained in the Pró-Ensino na Saúde Notice and, thus, provided a foundation to the possible creation of this scientific area or sub-area7,8. The participation of educational institutions in Pró-Ensino na Saúde certainly contributed to the education of professionals who experience high-quality teaching-learning processes. We found that 59 Graduate Programs participated in Pró-Ensino na Saúde. The majority of the projects established a link with only one Graduate Program; however, one of the projects (UFRJ) was linked to six programs. It is possible to infer that these academic units had a significant participation in Pró-Ensino na Saúde. It is important to consider, in this analysis, that health teaching is an area of knowledge that is still being consolidated. This hinders the definition of indicators in the evaluation processes of CAPES, which may have an impact on Graduate Programs. Pedrosa and Lustosa2argue that this situation can negatively influence or discourage graduate programs and researchers from studying issues related to the theme, as some academic pleas are linked to individual academic productivity or that of groups which are already consolidated. The academic graduate programs’ higher interest in participating and offering seats and disciplines was associated with the existence of professionals who were seeking qualification in the area of health teaching and did not have, up to that time, graduate programs or research lines associated with the theme. Studies9,10 have shown that there is a significant gap in the education of qualified human resources to work in undergraduate and graduate programs in the area of health and related areas. Concerning the aggregation level of the evaluation areas established by CAPES, 15 areas of knowledge, out of the 48 classified by CAPES, were registered in the scope of the graduate programs participating in Pró-Ensino na Saúde. The areas were: Life Sciences (Health and Biological); Exact, Technological and Multidisciplinary Sciences (Multidisciplinary); and Humanities (Human, Social and Applied). Of the Large Areas, the most prevalent was the Health Sciences (76.3%), within which the highlights were the following areas of knowledge: medicine (23.73%) and nursing (16.95%). The areas of education (5.08%), teaching and interdisciplinary (1.7% each) had a low representativeness among the participant graduate programs. It is possible to infer that this diversity results from the fact that there was not a specific area for health teaching in 2010, when Pró-Ensino na Saúde was launched. The evaluation area called “Teaching” was created in CAPES in the following year, incorporating all the Graduate Programs of the former Teaching Area of Sciences and Mathematics11. Pró-Ensino na Saúde prioritized seven thematic areas within the large diversity of themes pertaining to health teaching, namely: Health teaching management Curriculum and teaching-learning process in health education Health teaching evaluation Teacher education and development in health Integration between universities and health services Health and education integration policies Face-to-face and distance technologies in health teaching The projects revealed a greater interest in the thematic areas: “Teacher education and development in health” (18.6% / 16 projects), “Curriculum and teaching-learning process in undergraduate and graduate health programs” and “Face-to-face and distance technologies in health teaching” (17.44% / 15 projects each). The areas that generated the least interest were “Health teaching management” (8.14%) and “Health and education integration policies” (9.3%), approached by seven and eight projects, respectively (Figure 3). Figure 3 Thematic areas prioritized by the Pró-Ensino na Saúde projects, 2010. Source: Pró-Ensino na Saúde Projects, 2010 The coordinators’ views emphasized the understanding that education, curriculum and technology are structural areas in the teaching-learning process and influence the educational process, both in terms of teaching and in terms of service. The interest in the thematic area “Health teaching evaluation” was associated with knowledge and aptitude exams developed on an annual basis with students in the last year of the program, particularly medicine students, by governmental entities and associations. The thematic area “health teaching evaluation” was the one that received the largest interest in projects from the Southeast and Central-West regions. In the South region, the highlight was the area “teacher education and development in health”. The fact that the areas “health teaching evaluation” and “teacher education and development in health” were not approached by any project in the Northeast region caught our attention. In this region, the thematic area “integration policies among health, education, science and technology” was the one that received the highest interest. In the coordinators’ perspective, the importance given to the thematic area “integration policies among health, education, science and technology” in the Northeast region is related to the social, economic and political context of the region, which, traditionally, has been largely interested in health services and in programs and initiatives that induce social transformation, such as the Family Health Strategy, Pró-Saúde, PET-Saúde, among others. In relation to the academic background of the coordinators of the projects, we found that the position of teachers-researchers predominates (64.29%). As for their profession, eight professions of the area of health and two of related areas were represented. Medicine was predominant in both genders (Figure 4). Figure 4 Profession of the coordinators of Pró-Ensino na Saúde projects according to gender, 2010. Source: Pró-Ensino na Saúde Projects, 2010 A study conducted about professional Master’s degrees has described the profile of fifty teachers from seven programs. The results of this study were similar to our findings, both regarding the female gender and the fact that medicine predominates among the education areas, not to mention the participation of a great variety of health professions and related areas. The authors of this study argue that the inclusion of other professionals apart from those of the area of health is a trend that has been observed as a way of stimulating interdisciplinarity in programs, enriching knowledge production in the perspective of different and complementary types of knowledge12. The Pró-Ensino na Saúde projects promoted the offer of seats in the three education levels (Master’s, doctorate and post-doctoral stage). We estimated the education of 436 professionals in health areas and related ones, distributed as follows: seats in the Master’s level (226 / 51.8%), six of which were specified as professional Master’s degrees, seats in doctoral programs (166 / 38.1%), and 44 (10.1%) seats in the post-doctoral stage. The Southeast (45.9%) and South (32.6%) regions offered the highest number of seats (Figure 5). Figure 5 Estimated seats in academic graduate programs offered in Pró-Ensino na Saúde projects by geographical region, 2010. Source: Pró-Ensino na Saúde Projects, 2010. The results of this study indicate the strength of Pró-Ensino na Saúde in the perspective of a qualified education in the graduate level (academic programs). Oliveira7 highlights the importance of this datum by stating that health teaching qualification does not meet the demands, and it is high time we instituted actions to change this reality, as both the professionals who work in the services and the teachers who teach in undergraduate programs have difficulties in playing their roles as educators and need specific pedagogical training. Potentialities for education, research and as an inductive policy in Pró-Ensino na Saúde The analysis of the documents and of the interviewees’ voices enabled to characterize the potentialities of Pró-Ensino na Saúde according to three themes: education, research and as an inductive policy. In the context of education in Pró-Ensino na Saúde, two categories emerge from the coordinators’ discourses: responses to the demand for education and educational paths. The category responses to the demand for education encompasses, in its first dimension, the effective fulfilment of one of the objectives of the Pró-Ensino na Saúde Notice: “the education of masters, PhDs and the formation of post-doctoral stages in the area of Health Teaching”. The program’s educational potential could be evaluated by comparing the quantitative data at two different moments: (1st) information contained in the Pró-Ensino na Saúde projects in 2010; and (2nd) information provided by 24 of the 31 coordinators about the number of graduate professionals or professionals in the stage of completion of their research in 2016e. The Pró-Ensino na Saúde Notice stimulated the graduation of, at least, six Masters and two PhDs in each project; thus, we estimated the graduation of, at least, 248 professionals: 186 Masters and 62 PhDs13,14. Data related to 24 projects showed that the number of graduate professionals estimated in the Notice was exceeded (248 to the 31 projects / 399 to 24 projects) – it is important to note that these data refer only to Master’s and doctoral degrees. The results showed that Pró-Ensino na Saúde, in the context of academic graduate programs, materialized a dimension of responses to education demands. The increase in the offer of academic graduate programs related to health teaching, together with the professionals’ growing interest in them, indicates the need for new investments to meet this demand, as well as forms to articulate and stimulate the development of different modalities of permanent, professional and/or academic education15. The establishment of an academic graduate education network including different levels of qualification and degrees in the area of health teaching plays a strategic role in the education of teachers and researchers in their interfaces with knowledge production and the exercise of transformative practices in the daily routine of healthcare6,16. A second dimension constitutes the responses to education demands in Pró-Ensino na Saúde. A factor that corroborates the perception of the existence of a low number of professionals in this field of knowledge is the professionals’/students’ interest in participating in the program and developing research even without scholarships. The professionals’ high demand for the area of health teaching can be understood in different ways, from the higher offer of undergraduate programs, academic and institutional requirements that demand specific knowledge and qualification, to the need of educating and qualifying professionals in different regions of Brazil, with the aim of fighting regional asymmetries and inequalities. Based on the 24 projects that informed the number of professionals who graduated in 2016, we found that the estimated number increased in all the studied regions concerning the Master’s degree, and the increase was most significant in the Northeast and South regions. Regarding the doctoral degree, we found that the Southeast region surpassed the 2010 estimates by 144.8% (29 [2010] / 71 [2016]); likewise, the Northeast region also exceeded expectations by 7.7% (13 [2010] / 14 [2016]); the Central-West region met the initial estimate (14 [2010] / 14 [2016]); and the South region presented a 20.3% deficit (65 [2010] / 51 [2016]). These results show that the education of professionals in the health area must be stimulated in order to reduce regional inequalities, and also to strengthen the constitution of pressure groups in favor of health teaching in Brazil. The policies adopted in undergraduate and graduate programs, such as the programs Pró-Ensino na Saúde and PET-Saúde, which have been acting in the regional locus since 2005, the Program for Teacher Development in the Area of Health, the Professional Master’s Degree in Health Teaching, and the Health Residencies associated with the Professional Master’s Degree, demand extension, strengthening and sustainability. Therefore, it is necessary to understand the policies that induce a reorientation of health education as if they were the nodes of a network, nodes that have their own specificities. However, the dimension of effective educational policy can be configured only in its totality. The second category is translated as educational paths to the professional action of teachers and preceptors in different teaching-learning scenarios, with reach and qualification for planning and management. The findings show that health education stimulates the subjects of the educational process to reflect on and review the conceptual, legal and social-political bases that are established between the sectors of health and education. It is possible to notice, in the coordinators’ discourses, their concern about teacher education in the context of the relations constituted between job market, educational and professional practices, and the programs’ academic-administrative structure. Research emerges among the potentialities of Pró-Ensino na Saúde. In the analysis of the coordinators’ discourses, the following categories were identified: (1) interfaces between research lines, concentration areas and objects of study and (2) challenges for the recognition of the scientific area. The investigation enabled to perceive interfaces between research lines, concentration areas and objects of study. The projects mentioned the existence or the proposal for the implementation of nine areas of concentration: Education and Health (2), Health Teaching (2), Collective Health, Teaching in the Area of Health, Education, Complementary Propedeutics, and Clinical investigation, as well as 87 research lines developed or in the stage of proposition, creation and implementation in the Graduate Programs that acted in the Pró-Ensino na Saúde projects. We noticed that some of the projects (UNESP, FAMERP, FMSCMSP, UFRJ, UERJ, FIOCRUZ, UFMG, UnB, UFV and UFMT) were greatly interested in the creation / structuring /establishment / development of research lines in health teaching and related areas, as well as in the strengthening, consolidation and/or enlargement of research lines in this area in Graduate Programs that already existed (UNESP, UFRJ, FIOCRUZ, PUCRS, PUCRS, UFCSPA, UFRGS, UFC, UFPI and UFPE). Many of these propositions were implemented in the period from 2011 to 2016. Thus, we infer that Pró-Ensino na Saúde had an effective impact on the creation and strengthening of research lines and Graduate Programs in the area of health teaching. In order to learn about the comprehensiveness of the objects of the studies that were developed, between April and June 2016, the coordinators were asked to inform the titles of the studies carried out in the scope of their projects. We obtained answers from 24 coordinators out of the 31 who were contacted. We analyzed the 395 themes informed in the studies. The reference adopted for the analysis were the thematic areas proposed in the 24/2010 Notice, and we related the developed themes to those areas. The initial criterion adopted to establish this relation was the reference, in the studies’ titles, to the words: “management”, “curriculum/teaching-learning”, “evaluation”, “education/teacher education”, “integration/university and services”, “policies” and “technologies”. These terms were mapped in 177 titles. A relation was established in 169 of the 177 titles (in eight studies, the term “evaluation” was related to clinical and laboratorial evaluation, decontextualized from health teaching). The most recurrent themes were “education” (61), “evaluation” and “curriculum” (39 each), and the least cited term was “management” (5). We found that the majority of themes (359 out of 395) was related to the themes proposed in Pró-Ensino na Saúde, which shows comprehensiveness and diversity in what was researched, and the potentiality for interdisciplinary and multiprofessional research that this field of knowledge has. The themes evaluated as having low adherence to the field of health teaching (36) were identified as clinical, epidemiological and experimental. The second category, (non) scientific recognition of health teaching as a field of research, was a concern expressed by the coordinators due to the little importance given to research that deals with the themes of health teaching and, consequently, the impact of this on the evaluation criteria of CAPES. According to the coordinators, the limitations imposed on the field of knowledge of health teaching in the perspective of the developed studies were related to the difficulty in producing knowledge in an area that has not been recognized by CAPES yet, which hinders publication in renowned journals. The majority of these issues was mentioned in the report of the Evaluation Seminar of Pró-Ensino na Saúde projects, held in September 201314. As it was mentioned above, Pró-Ensino na Saúde is part of a group of inductive initiatives - programs and policies - developed in the areas of health and education (such as PROMED, Ver Sus, Pró-Saúde, PET-Saúde, Multiprofessional Residencies and Pró Residências, among others) and implemented by the Ministries of Health and Education by means of the National Policy for Health Education Management. The investigation showed that 19 higher education institutions, among those which participated in Pró-Ensino na Saúde, established or developed a partnership with these programs and policies. The highlight is the adherence to the Programs PET-Saúde and Pró-Saúde (Figure 6). Figure 6 Programs and inductive policies developed in Higher Education Institutions mentioned in Pró-Ensino na Saúde projects, 2010. Source: Pró-Ensino na Saúde Projects, 2010. The higher education institutions’ interest in participating in these initiatives can be understood as a result of the political movements targeted at the area of professional health education that have been occurring since the 1980s, mobilized to revise problems related to professional education in the area of health. Some of these problems are: the absence of teaching/service integration, teachers’ low adherence to making changes related to this, conflicts of interest between the health system and the educational system, and a curricular model disconnected from healthcare scenarios and basic needs17. We recognize that Pró-Ensino na Saúde has strengthened the educational process that has been undertaken by inter-ministerial actions. However, there was no consensus in relation to understanding Pró-Ensino na Saúde as a policy. When asked “Is Pró-Ensino na Saúde a policy or an initiative from a given government?”, the coordinators conceive it as an isolated initiative and are concerned about the lack of a perspective of continuity and about its doubtful sustainability, both intra and extra-institutional. This ambiguity seems to reveal that Pró-Ensino na Saúde, despite its contribution to the education of Masters, PhDs and post-doctors committed with the reorientation of health education, was still strongly recognized as a Program anchored on counter-hegemonic presuppositions regarding publication criteria, importance given to teacher education, and institutional recognition. Thus, it has become fragile due to the evaluative demands of the Brazilian graduate programs. Final remarks In the context of this research, we argue that Pró-Ensino na Saúde has strengthened the university-service-community integration in the perspective of the consolidation of the SUS (Brazil’s National Healthcare System), grounded on education and research in academic graduate programs. Our analyses allow us to state that the induction promoted by Pró-Ensino na Saúde has strengthened the changes in the educational process that have been undertaken by inter-ministerial actions, having reached many academic strata in higher education institutions, like Graduate Programs, research groups and health services. It is revealing when we see that the absence of a specific area for health teaching has demanded the search for and/or the construction of links between projects and Graduate Programs, fostering partnerships, inter/transdisciplinary articulations, permanent dialog and relation to knowledge diversity. It is expected that the education of qualified professionals who understand the teaching-learning process can promote effective transformations in the daily routine of academia and of the health service, influencing the practices of professionals who work in the field of health in Brazil. We understand that, in spite of the challenges posed by sustainability, continuity and scientific-institutional recognition, Pró-Ensino na Saúde is an inductive policy that fosters collaborative networks and knowledge production. However, it still faces the challenge of establishing itself as an effective constituent of a public policy for health education and work. In this context, the discontinuity of Pró-Ensino na Saúde will have a significant impact on the institutions’ investment in the area of health education, reducing innovative potencies designed and fulfilled in the daily routine of the investigated experiences. Our study clearly reveals the need of continuity and sustainability. It is necessary to publish more notices and to induce evaluative processes with adequate metrics to the field of health education. Inducing means fostering. Fostering means stimulating. Stimulating means doing. Doing means a permanent redoing, in the ethical horizon of a societal order in the service of life, democracy, justice and freedom. e () To capture this datum, the coordinators were contacted repeatedly until June 2016 for us to obtain the totality of information. The data that arrived until August 4, 2016 were included in the present study. * This article results from the “Formação Profissional para a Integralidade no Cuidado: aticulando formação, avaliação e integração com o SUS”, funded by CAPES, Notice 024/2010 – Pró-Ensino na Saúde (AUXPE 1605/2011).
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