Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania

Comunicación, consumo y educación: alfabetización mediática para la ciudadanía

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o potencial de alfabetização midiática presente nos âmbitos do acesso, da avaliação e da criação, para a formação de senso crítico e reflexivo que promova a atuação autônoma no exercício da liberdade e cidadania. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre alfabetização midiática, comunicação, consumo e educação, propõe-se a compilação de parâmetros teóricos e metodológicos que auxiliem na composição de indicadores de competências midiáticas para a constituição de uma identidade cidadã e participativa, que possam ser explorados em projetos e pesquisas que envolvam alfabetização midiática, tanto na educação formal como informal.

Palavras-chave
Alfabetização Midiática; Consumo; Comunicação; Educação; Cidadania

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br