Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Luis Alberto Avaca; Olga P. Márquez; Benjamín R. Scharifker

Guest Editors

Continuando com a prática editorial do Journal of the Brazilian Chemical Society, de publicar uma seleção de contribuições originalmente apresentadas em encontros científicos no Brasil ou em outro lugar com uma forte participação brasileira, este número especial sobre Eletroquímica abrange algumas das matérias apresentadas e discutidas durante o “XII Congresso Ibero-americano de Electroquímica” (CIBAE) e o “IX Encuentro Venezolano de Electroquímica”, realizados juntos em Mérida, Venezuela, de 24 a 29 de abril de 1996. Esta série de encontros bienais permite aos cientistas da América Latina e da Península Ibérica, interligados inter alia através de idiomas em comum (o “portuñol”, mistura de português e espanhol, que tem se tornado a língua oficial destes encontros,), para discutir seus avanços em pesquisa e fortalecer as ligações de colaboração internacional. O CIBAE anterior (XI, 1994) foi realizado em Águas de Lindóia, Brasil; o próximo (XIII, 1998) será realizado no Chile.

A Eletroquímica é um campo que está crescendo na região. Considerando o número de comunicações discutidas durante nos últimos dois encontros do CIBAE, como delineado na Tabela 1, observa-se um crescimento saudável (ca. 14%), e também que os assuntos de interesse prevalecentes são corrosão, eletrodeposição e o tratamento dea superfícies, juntamente com o estudo das matérias de eletrodos e eletrólitos e os aspetos fundamentais da eletroquímica, mesmo que a eletroquímica molecular e biológica como também as preocupações da indústria e da engenharia estão se emparelhando rapidamente. Apesar do interesse, ainda pequeno, pela conversão energética da eletroquímica, estas tendências mostram que os eletroquímicos falantes de portuñol estão respondendo não só à curiosidade científica, mas também às necessidades sociais e econômicas.

Durante o XII CIBAE, o Dr. Alejandro J. Arvia, do INIFTA, La Plata, Argentina, foi eleito o primeiro Membro Honorífico da Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica (SIBAE), como reconhecimento às suas contribuições importantes para a ciência da eletroquímica. O trabalho de abertura nesta edição foi então especialmente requesitado e estamos agradecidos ao Dr. Arvia por ter aceito nosso convite. Além disso, 36 trabalhos foram submetidos a esta edição especial, representando aproximadamente 1/10 das matérias apresentadas nesse encontro. Cada um desses trabalhos foi enviado a dois especialistas, sendo eles na maioria da comunidade científica iberoamericana. As limitações de espaço e tempo impostas pela prazo de publicação do J. Braz. Chem. Soc. nos obrigou a incluir neste número somente aqueles trabalhos que, de acordo com os referees, podiam ser publicados sem modificação ou com apenas pequenas modificações. Já os trabalhos que requeriam grandes revisões ou dados novos continuarão sendo considerados para publicação no Journal, em edições normais. Assim, a taxa de rejeição que aparece na parte inferior da Tabela 1 é um dado provisório que certamente melhorará substancialmente no seu devido tempo, mesmo porque até agora somente 6 dos trabalhos recebidos (17%) foram devolvidos aos autores.

Finalmente, gostaríamos de agradecer aos autores dos trabalhos submetidos pelas suas contribuições, e particularmente um agradecimento muito especial aos nossos numerosos colegas – e agora anônimos – de mais de 10 países, por ceder seus preciosos tempos para nos ajudar na produção oportuna desta edição especial.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Out 2012
  • Data do Fascículo
    1997
Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br