Acessibilidade / Reportar erro

Nossa capa: comemorando os 200 anos...

NOSSA CAPA

Comemorando os 200 anos...

Chegada da família real portuguesa ao Brasil e abertura da Faculdade de Medicina da Bahia

A Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), fundada em 1808, comemora em 2008 seus 200 anos. Localizada no Largo do Terreiro de Jesus, no centro histórico de Salvador, é a primeira escola médica do país e foi criada durante a passagem de D. João VI e a família real pelo estado.

Colônia de Portugal, o Brasil permaneceu mais de 300 anos sem autorização para oferecer cursos superiores. Apenas em 18 de fevereiro de 1808, com a criação da primeira escola médica (Escola de Cirurgia da Bahia) do país, em Salvador, o príncipe regente, Dr. João VI, deu início ao fim do bloqueio educacional que impedia o desenvolvimento da nação.

A data comemorativa se mescla com o período da chegada da família real portuguesa ao Brasil, cujos eventos se unem ao aniversário da primeira instituição de ensino médico no país no lançamento de selo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Foi com a escola médica cirúrgica da Bahia que começaram a florescer o ensino, a ciência e a cultura no então império tropical português. Nesses 200 anos, a FAMEB foi a primeira a semear o desenvolvimento da arte médica no país. A participação de seus funcionários, estudantes e professores em momentos históricos importantes para o Brasil originou, ainda no século XIX, as primeiras ligas acadêmicas e os primeiros grupos associativos do movimento estudantil, verdadeiros propulsores dos embates em prol do fim da Escravidão e da defesa do ideário republicano.

A vocação pioneira da Faculdade de Medicina da Bahia revelou-se também na luta pelo voto feminino. Sua primeira docente, a dra. Francisca Praguer Froes, nos anos 1930 capitaneou a luta por essa bandeira, e foi ainda uma das primeiras mulheres brasileiras a publicar artigos em revistas especializadas. A instituição reafirmou seu pioneirismo ao diplomar, em 1887, a primeira médica graduada no país, a dra. Rita Lobato Velho Lopes.

E foi das bases criadas pela FAMEB que se construíram os alicerces da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fundada em 1946, e que teve como primeiro reitor um dos diretores da primeira instituição de ensino médico no pais, o professor Edgard Rego Santos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Maio 2008
  • Data do Fascículo
    Fev 2008
Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br