Acessibilidade / Reportar erro

Anal mycobacterial infections†† Institution: Serviço de Coloproctologia do Hospital São Lucas da PUC-RS.

Resumo

Introdução

Infecções micobacterianas constituem um grave problema de saúde pública a nível mundial. As manifestações anoperineais são raras, mas constituem um importante diagnóstico diferencial com outras patologias igualmente graves que podem acometer a região, como as neoplasias malignas e a doença de Crohn.

Objetivos

Realizar um levantamento da literatura sobre infecções micobacterianas da região anoperineal, considerando as informações mais atuais para orientação diagnóstica e terapêutica dessa enfermidade.

Métodos

Foi realizada pesquisa nos bancos de dados PUBMED e LILACS com as expressões Mycobacterium, Anal, Infection e Tuberculosis. Foram revisados artigos referentes a séries de casos tratados, relatos clínicos e revisão da literatura publicada a partir de 2005.

Resultados

Foram compiladas informações sobre a epidemiologia das infecções micobacterianas; o comportamento clínico dos indivíduos afetados; opções diagnósticas e sua validade na prática clínica; e, por fim, opções terapêuticas.

Conclusões

Infecções micobacterianas da região anoperineal são raras. As apresentações clínicas mais comuns são a formação de ulceras e a fistulização. O diagnóstico envolve mais de um procedimento para identificação dos bacilos, e deve considerar a presença de manifestações em mais de um órgão. O tratamento é principalmente medicamentoso, sendo a cirurgia recomendada nas complicações agudas ou sequelas crônicas da doença.

Palavras-chave:
Infecções por micobactéria; Tuberculose; Canal anal; Fístula anal

Sociedade Brasileira de Coloproctologia Av. Marechal Câmara, 160/916, 20020-080 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2240-8927, Fax: (55 21) 2220-5803 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: sbcp@sbcp.org.br