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O princípio funcional/cognitivo da estrutura da informação em textos: pressões discursivas e mecanismos sintáticos para aprendizes de inglês como L2

Resumo:

Este trabalho apresenta resultados de um estudo realizado com a finalidade de se investigar o grau de percepção da estrutura temática da oração (tema e rema) e da estrutura informacional de um texto (elementos dados e novos) por aprendizes brasileiros de língua inglesa. O estudo tem por embasamento teórico os princípios da linguística funcional-cognitiva, relativos à maneira através da qual o discurso influencia as escolhas linguísticas gramaticais ( HALLIDAY, 1985HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 1985. 387 p. CHAFE, 1995______. Discourse, consciousness and time: the flow and displacement of conscious experience in speaking and writing. Chicago, Ill: University of Chicago Press, 1995. 392 p. ). O corpus da pesquisa consistiu de uma série de exercícios que foram aplicados a estudantes de graduação em Letras, com habilitação em Inglês, de uma Universidade Federal no Brasil. Os resultados lançam luz sobre o fato de que esses aprendizes não estão ainda muito cientes de vários processos envolvendo arranjos gramaticais e o fluxo do discurso, da mesma forma que também não percebem muito bem como a gramática pode impactar a intenção comunicativa de um texto escrito.

Palavras-chave:
Tema e rema; Dado e novo; Discurso

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