Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Apresentação

Qual a adequada relação entre direito e política? E entre direito e moral? Questões na ordem do dia, questões que convidam à polêmica. Para dar-lhes, porém, o tratamento que merecem, é necessário mergulhar nas águas profundas da abstração e do conceito. E buscar o oxigênio para realizar a empreitada, do qual as ricas tradições da teoria política e do pensamento jurídico são uma excelente fonte. Os artigos publicados neste número de Lua Nova se aproximam daquelas questões orientados pelo que há de melhor, contemporanemente, em tais tradições.

Para começar, Gilberto Bercovici defende, para a teoria constitucional, um "retorno à política", inspirado, entre outros, num debate ocorrido no período da República de Weimar. É mais ou menos dessa época que Bernardo Ferreira e José Rodrigo Rodriguez, em seus respectivos artigos, vão resgatar as idéias de dois autores de alto calibre teórico, mas situados, um e outro, nas antípodas do espectro ideológico, para falar das relações entre forma jurídica e Estado (Carl Schmitt) e Estado de direito e socialismo (Franz Neumann). Aluisio Schumacher e Daniela Ikawa tratam, nos textos subseqüentes, dos vínculos entre direito e democracia, e entre prática judicial e moralidade, valendo-se de Habermas, Hart e Dworkin. Por fim, os artigos de Renato Perissinoto e Fernando Pinheiro Filho abordam tópicos como "poder" e "representação", discretamente dialogando com os demais artigos; desta vez, porém, mobilizando o poderoso arsenal da teoria social.

Teoria política, teoria jurídica, teoria social: caro leitor, prepare seus neurônios. E boa diversão!

O EDITOR

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2004
  • Data do Fascículo
    2004
CEDEC Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC, Rua Riachuelo, 217 - conjunto 42 - 4°. Andar - Sé, 01007-000 São Paulo, SP - Brasil, Telefones: (55 11) 3871.2966 - Ramal 22 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: luanova@cedec.org.br