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Mana, Volume: 12, Número: 2, Publicado: 2006
  • A "conquista da terra": (re)produção social e (re)construção histórica entre agricultores familiares do município de Araponga - MG Artigos

    Alves, Marisa Alice

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a "conquista da terra", desde 1979, realizada por um grupo de agricultores familiares no município de Araponga, na Zona da Mata mineira. O processo de "conquista da terra" consiste em um meio original de redistribuição fundiária, por meio da compra de terras em conjunto, a partir de troca e empréstimo de produtos agrícolas no interior de um grupo centrado em valores comuns e laços de parentesco e vizinhança. Analiticamente, a "conquista da terra" é considerada como um processo de (re)construção da história de ocupação da terra na região e como um mecanismo de (re)produção social engendrados por esses agricultores.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses the subject of the "conquista da terra" (the "conquest of land"), which has been undertaken since 1979 by a group of peasant farmers in the municipality of Araponga in the region of Zona da Mata, Minas Gerais. the process of land conquest referred to here is an original form of land redistribution through the communal purchase of lands and intra-group trades and loans of agricultural products. these internal group dynamics are based on common values and familial and neighborly ties. here, we analyze the "conquista da terra" as a process of (re)construction of the history of the occupation of lands in the region and as a mechanism of social (re)production engendered by the peasant farmers.
  • De divinações xamânicas e acusações de feitiçaria: imagens Wauja da agência letal Artigos

    Barcelos Neto, Aristóteles

    Resumo em Português:

    O artigo explora as diferenças e as relações entre feitiçaria e xamanismo entre os Wauja do Alto Xingu com ênfases nos processos de transformações corporais, nas noções de agência letal e na ontologia da predação. A feitiçaria é descrita como uma categoria de acusação de assassinato e de responsabilidade por malefícios de diversas ordens e como um dispositivo de contrapoder no cenário de chefias fortes e relativamente autoritárias. As acusações, sobretudo as de assassinato, tecem uma urdidura política que traz a feitiçaria para o centro da socialidade wauja. A hipótese principal é a de que a feitiçaria tenha um duplo efeito político, simultâneo ou sucessivo, na paisagem sociológica wauja: ela pode servir para perseguir, eliminar ou exilar os adversários de um chefe, bem como pode se voltar contra este para contestar seu status e comprometer seu prestígio. Tem também um duplo sentido estético: é a encarnação mais perfeita da fealdade e da tristeza-morte, por isso, profundamente oposta ao ritual e à matéria própria das realizações terapêuticas que caracterizam o xamanismo xinguano.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the differences and relations between witchcraft and shamanism among the Wauja Indians of the Upper Xingu river, focusing on the processes of body transformations, notions of lethal agency and the ontology of predation. Witchcraft is described as an accusation category referencing murder and also as an anti-power apparatus in the context of strong and relatively authoritarian chieftainships. Accusations, especially those of murder, weave a political plot that brings witchcraft to the center of Wauja sociality. Our main hypothesis is that witchcraft has a double political effect (simultaneous or successive) in the Wauja sociological landscape: it can serve to persecute, eliminate, or exile a chief’s adversaries, but it also may turn against a chief, compromising his prestige and contesting his status. Witchcraft also has a double aesthetic effect: it is the most perfect incarnation of ugliness and of sadness/death and is thus opposed to ritual and to the very materials of the therapeutic projects that characterize Xinguano shamanism.
  • Memória, emoção, cognição nos cantos irade dos Ayoré do Chaco Boreal Artigos

    Estival, Jean-Pierre

    Resumo em Português:

    Entre os Ayoré do Chaco, um gênero cantado destaca-se dos demais: os irade, cantos narrativos cuja temática está sempre relacionada a um amor frustrado, a feitos guerreiros ou à visão de um xamã. Tais cantos opõem-se às outras formas cantadas ou narradas: a) por sua execução pública investida de uma forte dimensão emotiva, tanto por parte do cantor quanto do público; b) pelo fato de narrar acontecimentos cuja ocorrência deve ser conhecida pelos membros da comunidade; e c) também porque estes cantos estão desprovidos de qualquer dimensão curativa, maléfica ou propiciatória. Uma revisão dos principais resultados das ciências cognitivas, da memória musical e das canções permite-nos mostrar que os Ayoré fizeram uma escolha cultural judiciosa para as condições da performance dos irade: estes últimos são propícios à inscrição mnésica dos cantos entre os sujeitos, constituindo desta forma uma "memória coletiva partilhada" no nível do grupo local.

    Resumo em Inglês:

    Among the Ayoré of the Chaco, one genre of music is separate from all the rest: irade, narrative songs whose themes always revolve around unrequited love, warrior deeds, or a shaman's vision. These songs are opposed to other sung or narrated forms in the following ways: a) they are publicly executed in an emotional fashion and received in an emotional manner by the public; b) they narrate happenings which are acknowledged by the members of the community as having occurred; and c) they have no curative, propitiating, or cursing dimension. A review of the cognitive sciences, musical memory and the songs in question permits us to see that the Ayoré have made a judicious cultural choice regarding the irade's performance: the conditions under which the songs are sung aid their insertion into the audience's memory, creating in this way a form of "shared collective memory" at the local group level.
  • A gênese social do homo-economicus: a Argélia e a sociologia da economia em Pierre Bourdieu Artigos

    Garcia-Parpet, Marie-France

    Resumo em Português:

    O artigo se propõe a mostrar que o interesse de P. Bourdieu pelas questões econômicas já estava presente desde seus primeiros trabalhos - sobre o processo de adaptação ao capitalismo das populações autóctones na Argélia - nos quais já se encontram as formas mais elaboradas de uma sociologia da economia. Nesses trabalhos, fortemente ancorados em uma pesquisa realizada na mesma época sobre o celibato e a crise da reprodução camponesa no Béarn, sua região de origem, P. Bourdieu opõe-se radicalmente à concepção da teoria neoclássica, e demonstra que as disposições econômicas mais fundamentais - necessidades, preferências, propensões ao trabalho, à poupança e ao investimento - não são exógenas, colocando em evidência as condições sócio-históricas do comportamento econômico racional. Tais trabalhos revelaram-se essenciais para todas as pesquisas posteriores como fontes de questões a serem examinadas, como matrizes de inovações conceituais e como posturas teóricas posteriormente afirmadas.

    Resumo em Inglês:

    The present article analyze P. Bourdieu's interest in economic questions, showing how this interest was present since the author's initial work - regarding the autochthonous population of Algeria's adaptation to capitalism - in which more elaborate forms of a sociology of the economy can already be found. In these works, which where anchored on simultaneous research conducted regarding celibacy and the crisis of peasant reproduction in Bearn, P. Bourdieu's birth region, the author radically opposed neo-classical theoretical concepts. Bourdieu demonstrated that the most fundamental economic dispositions (needs, preferences, propensity towards work, savings or investment) where not exogenous, exposing the socio-historical conditions of rational economic behavior. These works are essential elements in the forging of an understanding of all of Bourdieu's later research. They are sources of the questions which will later be examined, matrixes of conceptual innovation and theoretical positions which will later be developed and affirmed.
  • Noções de corporalidade e pessoa entre os Jodï Artigos

    López, Egleé

    Resumo em Português:

    Este trabalho consiste em uma etnografia sobre as noções de corporalidade e pessoa entre os Jodï, um grupo ameríndio (~ 900 pessoas) da Serra Maigualida na Guayana venezuelana. Oferece-se, aqui, uma interpretação etnográfica sinótica de aspectos significativos dos discursos mitológicos e ritos hodï que permitem especular acerca da protologia e escatologia humanas, ilustradas em algumas práticas (predação, caça e espacialização do tempo). Este texto associa suas premissas teóricas ao perspectivismo, explorando três dinâmicas Jodï: 1) A espacialidade do tempo primordial e do atual; 2) O valor do som e seu contraponto com o silêncio e 3) A noção de alteridade consubstanciada com animais, artrópodos, plantas e fungos, a ponto de tornar difusos os limites discretos da pessoa. Pretende-se estabelecer linhas causais entre as idéias e práticas Jodï para comprender suas condutas ecológicas.

    Resumo em Inglês:

    The present work is an ethnography of notions of corporality and personhood among the Jodï, (a Native American group of around 900 people) in the Serra Maigualida in the Guyana region of Venezuelan. Here, we offer a synoptic ethnographic interpretation of the significant aspects of the mythological discourses and hodï rites which permit speculation regarding human protology and eschatology as illustrated by certain practices (predation, hunting and the spatialization of time). The theoretical premises utilized here, associated with perspectivism, explore three Jodï dynamics: 1) The spatial distribution of primordial and current time; 2) The value of sound and its counterpoint, silence; and 3) The notion of alterity as consubstantiated with animals, arthopods, plants and funguses to such a degree that the very borders of personhood become fuzzed. It is this article's objective to establish causal linkages between Jodï ideals and practices in order to better comprehend that people's ecological conduct.
  • Sobre bebês e totemismo Artigos

    Machado, Igor José de Renó

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende analisar o universo de símbolos usados para representar os bebês na nossa sociedade, tratado como "totemismo do mundo dos bebês". Apresento uma descrição do fenômeno seguida de um possível enquadramento teórico, contrastando o totemismo do mundo dos bebês com as teorias vigentes sobre totemismo, animismo e naturalismo. Pretende-se, por meio deste exemplo, questionar a idéia de que os totemismos são periféricos à nossa sociedade e propor uma outra leitura das teorias sobre a distinção entre cultura e natureza nas sociedades humanas. Por fim, apresento ainda uma crítica pontual à noção de naturalismo, vista como um privilégio excessivo quanto à forma pela qual as "sociedades ocidentais" estruturam o binômio natureza e cultura.

    Resumo em Inglês:

    The present article analyzes the universe of symbols utilized to represent babies in our society, which we treat here as "baby totemism". I present a description of this phenomenon, followed by a possible theoretical framework which can be used to analyze it, contrasting baby totemism with various other current theories regarding totemism, animism and naturalism. Through this, I attempt to question the notion that totemism is a marginal phenomenon in our society, proposing an alternate reading of theories regarding nature and culture in human societies. Finally, I present a critique of the notion of naturalism, which is seen here had being excessively privileged by the binary manner in which "occidental societies" structure nature and culture.
  • Tensões entre gêneros na classe popular: uma discussão com o paradigma holista Artigos

    Salem, Tania

    Resumo em Português:

    O artigo discute uma das premissas centrais do paradigma hierárquico: o princípio da reciprocidade que informa a relação entre homens e mulheres nas classes populares. Reclamando de uma homologia indevida entre este modelo interpretativo e o ethos feminino, sugere que uma tensão estrutural permeia a relação entre gêneros, e que ela encontra formulação sintética na equação: pendor feminino para o vínculo x vocação masculina para circular entre mulheres. Argumenta que estas inclinações simbólicas desencontradas são inerentes à própria fabricação do feminino e do masculino nesse contexto moral, e que são constitutivas do sistema. Recorre ao conceito de cismogênese complementar de Bateson tanto para iluminar a dinâmica da aludida tensão, quanto para especular sobre os fatores que inibem a escalada do processo cismogênico em direção ao colapso total do sistema. O artigo propõe que a tensão endêmica entre os gêneros deve ser considerada como em convivência com o preceito da reciprocidade em um mesmo plano de relevância analítica.

    Resumo em Inglês:

    The article calls into question one of the main assumptions of the hierarchical paradigm, i.e the principle of reciprocity as something which dominates relationships between working class men and women. Claiming that there is an undue homology between this interpretative model and the feminine ethos, it argues that structural tension pervades the relationship between the genders. This tension can be synthetically phrased as an opposition: feminine permanency vs. masculine impermanency. The article asserts that these disparate symbolic dispositions underlie the construction of each gender within this particular moral context and that they are a constitutive part of the system. The article draws on Bateson's concept of complementary schismogenesis both to illuminate the dynamics of this tension as well as to speculate about factors that hinder the escalation of the schismogenic process, thus preventing the total breakdown of the system. The paper concludes by stating that structural tension between the genders should be placed on the same level of analytical relevance as the principle of reciprocity.
  • Como sabemos o que é verdade? O caso do mana em Fiji Artigos

    Toren, Christina

    Resumo em Português:

    A análise de uma conversa particular que se deu em Fiji sugere que sabemos o que é verdade basicamente por aquilo que se evidencia aos nossos olhos e aos de outras pessoas. Mesmo assim, nesse caso fijiano, a verdade não é necessariamente a priori, não é sempre dada na natureza das coisas. Em certos casos - a feitiçaria, por exemplo - o que é verdade permanece por ser descoberto. Isso também se aplica à questão de saber se as palavras e os atos de uma pesoa são ou não mana, isto é, materialmente eficazes. A idéia fijiana é que o discurso, ou mais genericamente a palavra (vosa), quando falada ou escrita, pode ser mana, eficaz, e assim aquilo que é verdade (dina) pode ser um resultado, e não algo já dado. Segundo o argumento aqui desenvolvido, por ser o mundo circundante capaz de garantir todos os significados que os seres humanos podem produzir, nossos diversos entendimentos (como antropólogos e como pessoas) são tão passíveis de análise histórica quanto os de outrem. Segue-se que o poder explanatório de nossas etnografias deve residir na operação de tornar analíticas as categorias dos informantes. Finalmente, o artigo usa material fijiano para afirmar que as idéias acerca daquilo para que serve a linguagem (sua força moral) são cruciais para se entender o que é dito, e indica a utilidade analítica do desnudamento, em cada caso específico, da ontogênese da força moral da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    Analysis of a particular conversation held in Fiji suggests that we know what is true primarily by the evidence of our own and others' eyes. Even so, in this Fijian case, truth is not necessarily a priori, it is not always given in the nature of things; in certain cases - witchcraft, for example - what is true remains to be found out. Ditto for whether or not a person's words or acts are mana, that is to say, materially effective. The Fijian idea is that speech or, more generally the word (vosa) as it is spoken or written, may be mana, effective, and thus what is true (dina) may be an outcome rather than already given. The objective of the paper is not to translate Fijian terms, but to render them analytical. The argument here is that because the environing world provides for all the meanings that humans can make, our own understandings (as anthropologists and human beings) are just as amenable to historical analysis as the next person's; it follows that the explanatory power of our ethnographies must be made to reside in rendering our informants' categories analytical. Finally, the paper makes use of the Fijian material to argue that ideas about what language is good for (its moral force) are crucial to understanding what is said and suggests the analytical utility of laying bare the ontogeny of the moral force of language in any given case.
  • Lares de cuidado e linhas de sucessão: algumas indicações etnográficas na França, hoje Artigos

    Weber, Florence

    Resumo em Português:

    Com base em três casos etnográficos, a autora explora as discrepâncias, no contexto francês, entre paternidade e maternidade em seus aspectos legais e ideológicos, entre maternagem e paternagem em suas dimensões morais e afetivas, e entre diferentes aspectos dos cuidados relativos a crianças e pais idosos dependentes, abordando a questão de um ponto de vista triplo: da responsabilidade legal (quem deve pagar), das transações econômicas (quem dá e quem recebe assistência paga e não-paga) e dos sentimentos morais (sentido de vínculo natural, senso de dever, amor eletivo e sentimentos construídos no dia-a-dia). São empregados os conceitos de lares de cuidado e de linhas de sucessão para mostrar de que modo as dimensões econômicas e afetivas do parentesco estão interligadas. Por fim, a autora procura compreender por que as políticas sociais francesas criaram recentemente uma categoria de assalariado para filhas que cuidam dos pais idosos, sem que haja nenhuma categoria correspondente para mães que cuidam dos filhos.

    Resumo em Inglês:

    By looking at three ethnographic cases, the author explores discrepancies between French notions of paternity and maternity in their legal and ideological aspects, between fathering and mothering in their moral and affective dimensions and between different aspects of caring in the cases of dependent children and of aging parents. The author analyzes these discrepancies from the triple point of view of legal responsibility (who should pay), economic transactions (who gives and receives unpaid and paid care) and of moral feeling (feelings of natural linkage, sense of duty, elective love and quotidian, constructed feeling). She uses the concepts of households of care and lines of transmission to show how the economic and affective dimensions of kinship are connected, trying to understand why French social policies have recently invented a salaried status for caring daughters, but none for caring mothers.
  • A prática etnográfica como compartilhamento do tempo e como objetivação Entrevista

    Fabian, Johannes
  • Os argonautas do mangue precedido de Balinese character (re)visitado Resenhas

    Gastaldo, Édison
  • Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política Resenhas

    Gordon, Flávio
  • O valor das intenções: dádiva, emoção e identidade Resenhas

    Cavalcanti, Lauro
  • Imaginative horizons: an essay in literary-philosophical anthropology Resenhas

    Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza
  • Entre o bairro e a prisão: tráfico e trajectos Resenhas

    Chaves, Miguel
  • Only for you! Brazilians and the telenovela flow Resenhas

    Lima, Diana Nogueira de Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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