Acessibilidade / Reportar erro

SINTOMAS DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE, E DE ABSTINÊNCIA COMO POSSÍVEIS PREDITORES DE MANUTENÇÃO DE ABSTINÊNCIA EM FUMANTES DURANTE UM PERÍODO DE 12 SEMANAS

INFORMAÇÕES:

Sintomas de depressão, de abstinência e ânsia podem afetar de forma diferente a probabilidade de manter a abstinência depois de parar de fumar.

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi avaliar depressão, ansiedade, ânsia e sintomas de abstinência de nicotina numa amostra de fumantes atendidos num programa de cessação do tabagismo durante um período de 12 semanas.

MÉTODOS:

Um estudo naturalístico foi conduzido, incluindo 78 fumantes recrutados durante um período de 12 semanas. Dados sócio-demográficos e as informações clínicas foram coletadas; escalas de avaliação foram utilizadas para avaliar sintomas ansiosos e depressivos, a dependência da nicotina e os sintomas de abstinência.

RESULTADOS:

Dentre os 78 fumantes, 17 permaneceram abstinentes e 61 racaíram. A probabilidade de manutenção da abstinência foi aumentada quando sintomas depressivos ou desejo ocorreram de forma pouco intensa durante o programa de cessação.

CONCLUSÃO:

Os resultados reforçam a importância de avaliar os sintomas depressivos e a ânsia de fumar sobre o acompanhamento de um programa de cessação do tabagismo assistido por médico para detectar fumantes em abstenção que apresentem risco de recaída.

PALAVRAS-CHAVE:
cessação do tabagismo; sintomas ansiosos; sintomas depressivos; de abstinência de tabaco; ânsia


Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br