Acessibilidade / Reportar erro

Cognitive behavioral therapy treatment for smoking alcoholics in outpatients

RESUMO

OBJETIVO:

A terapia cognitivo-comportamental basea-se em técnicas cognitivas e comportamentais: educacao cognitiva psicológica, reestruturação cognitiva, exposição interoceptiva, exercícios de respiração e relaxamento, tudo visando a mudanças de comportamento. O objetivo do estudo foi demonstrar a eficácia de um modelo específico de terapia cognitivo-comportamental para pacientes ambulatoriais alcoólicos no tratamento do tabagismo.

MÉTODO:

As sessões foram realizados em duas etapas; (1) estágio "parar de fumar" com duração de quatro semanas, com 3 sessões/semana; (2) fase de manutenção começando com 2 semanas de uma túnica sessão semanal, seguido por sessões mensais até o final do tratamento de um ano.

RESULTADOS:

Quarenta pacientes participaram deste estudo, 22 homens e 18 mulheres. Após um ano de tratamento, 24 pacientes haviam parado de fumar, enquanto 16 apresentaram recaída durante o decorrer do ano; dois abandonaram o tratamento. As mulheres apresentaram melhores resultados: 77.8% pararam de fumar no final do tratamento, mas apenas 45.4% dos homens atingiram essa meta.

CONCLUSÃO:

A maioria de um grupo de pacientes incluídos num tratamento para o alcoolismo e submetidos ao programa de tratamento do tabaco atingiu o objetivo do tratamento, e abandonou o tabagismo. Uma população crescente de alcoólatras e fumantes está procurando tratamento; isso aponta para a necessidade de um programa de tratamento de acompanhamento para fumar em uma Unidade de Tratamento de Alcoolismo. A terapia comportamental cognitiva mostrou-se eficaz no tratamento da dependência ao tabaco, principalmente em mulheres.

Mavera Edições Técnicas e Científicas Ltda Rua Professor Filadelfo Azevedo, 220, Cep: 04508-010, tel: (11) 3051 3043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: medicalexpress@me.net.br