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GEOEDUCAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS

geoeducation of religious representations

Resumo

As representações patrimoniais da festividade religiosa, realizada em Huelva (Espanha), por ocasião do traslado da imagem da Virgem do Rocio à sede deste município, entre agosto/2012 e maio/2013, compõe a base desta reflexão. A investigação recolheu opiniões de professores e alunos de duas escolas secundárias da localidade, com o objetivo de caracterizar as significações educativas de um evento extraordinário e articulador de expressões culturais. A leitura dos vínculos geográficos entre o patrimônio e as formas de difusão (midiática e turística), nos levou a desenvolver o conceito de “geoeducação”. Estruturado a partir das perspectivas fenomenológicas de leituras geográficas fornecidas por Dardel (2011)DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: Natureza da Realidade Geográfica. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2011 e Relph (2012), a “geoeducação” emerge como um modelo não formal de gerar sentido dos lugares pela ritualidade festiva. Sentido que responde ao reconhecimento de forças simbólicas vetoriais (comunicativas, turísticas e cenográficas) - intermediadas pela questão patrimonial contemporânea.

Palavras-Chave:
Traslado; Representação; Geoeducação; Patrimônio

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