Acessibilidade / Reportar erro

O USO DA AUTOCONFRONTAÇÃO SIMPLES E CRUZADA PARA ANALISAR O ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

THE USE OF SIMPLE AND CROSSED SELF-CONFRONTATION TO ANALYZE TEACHING IN PHYSICAL EDUCATION

EL USO DE LA AUTOCONFRONTACIÓN SIMPLE Y CRUZADA PARA ANALIZAR LA ENSEÑANZA EN EDUCACIÓN FÍSICA

Resumo

Este artigo trata da Clínica da atividade e do Método da autoconfrontação simples e cruzada (ACSC), um dispositivo que permite a análise do trabalho docente no que tange ao ensino. Descrevem-se os fundamentos dessa abordagem, explicam-se seus procedimentos operacionais e ilustra-se sua utilização através da análise de episódios de ensino, no âmbito de um estudo multicasos, junto a quatro professores de Educação Física. As aulas foram filmadas, editadas e exibidas para coanálise pelos participantes com a mediação do pesquisador. Através da análise dos episódios, foi possível identificar a razão de agir dos professores, as atividades impedidas, as intenções de mudança e a comparação das maneiras de agir. Conclui-se que o método da ACSC contribui à análise das práticas pelos próprios professores, assim como para seu desenvolvimento reflexivo e profissional.

Palavras chave:
Ensino; Educação Física; Métodos de análise

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br