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BURNOUT, AUTOEFICÁCIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: A PRODUÇÃO ACADÊMICA DE 2008 A 20221 1 O trabalho é produto da dissertação de mestrado da primeira autora. PEREIRA, Erika Cristina de Carvalho Silva. Síndrome de Burnout em professores de Educação Física: um estudo na perspectiva social cognitiva. 2019. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil, 2019.

BURNOUT, SELF-EFFICACY AND PHYSICAL EDUCATION: ACADEMIC PRODUCTION FROM 2008 TO 2022

BURNOUT, AUTOEFECTIVIDAD Y EDUCACIÓN FÍSICA: LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA DE 2008 A 2022

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos estudos sobre a síndrome de burnout e autoeficácia publicados entre 2008 e 2022 com professores de Educação Física (EF). É uma pesquisa de cunho bibliométrico, pautada numa abordagem quanti-qualitativa. As buscas foram feitas nas bases de dados da Capes, SciELO, LILACS e ERIC. Foram analisadas 56 publicações. Constatou-se que a maioria (69,6%, n = 39) foi publicada nos últimos cinco anos. Brasil, China e Turquia são os países com maior número de publicações sobre o tema. Apenas três artigos abordaram as categorias especificamente com professores de EF. Como resultado, conclui-se que há necessidade de se expandir os estudos sobre burnout e autoeficácia no Brasil e no mundo, especialmente com professores de EF, uma vez que os estudos são escassos, considerando os critérios de inclusão aplicados neste estudo.

Palavras-chave:
Esgotamento profissional; Autoeficácia; Educação Física.

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