Acessibilidade / Reportar erro

“NÃO É SÓ EXERCÍCIO FÍSICO”: O TRABALHO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

“NO ES SOLO EJERCICIO FÍSICO”: EL TRABAJO DE LOS PROFESIONALES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA PROMOCIÓN DE LA SALUD

Resumo

O estudo buscou identificar e analisar o trabalho de profissionais de Educação Física com adultos e idosos na promoção da saúde, para além da prevenção de doenças. Baseada na teoria da salutogênese, a pesquisa utilizou o método qualitativo da teoria fundamentada nos dados proposto por Charmaz (2009)CHARMAZ, Kathy. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. e o método de trabalho de campo condensado (STENHOUSE, 1978STENHOUSE, Laurence. Case study and case records: towards a contemporary history of education. British Educational Research Journal, v. 4, n. 2, p. 21-39, 1978. Disponível em: https://berajournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1080/0141192780040202. Acesso em: 10 nov. 2021.
https://berajournals.onlinelibrary.wiley...
) em quatro programas públicos de promoção da saúde. Participaram do estudo quatro profissionais de Educação Física, três coordenadoras de centros de saúde e 34 adultos e idosos. Os dados foram produzidos através de entrevistas e observação não participante. A análise indutiva dos dados identificou quatro práticas representativas do trabalho dos profissionais: um olhar para as pessoas, relações de cuidado, desenvolvimento de recursos de saúde e a valorização do protagonismo comunitário. Em conclusão, os modos de trabalho dos profissionais de Educação Física demonstraram um caráter salutogênico, sugerindo possibilidades de superação do modelo biomédico.

Palavras-chave:
Saúde Pública; Atenção Primária à; Saúde; Técnicas de Exercício e de Movimento; Senso de Coerência.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Felizardo, 750 Jardim Botânico, CEP: 90690-200, RS - Porto Alegre, (51) 3308 5814 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: movimento@ufrgs.br