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Caracterização do público lojista de um centro de compras no agreste das confecções: tendências disposicionais e tensões administrativas

Characterization of the staff of a shopping center in the textile commercial pole of agreste: dispositional tendencies and administrative tensions

Resumo

Este artigo visa avançar no sentido de caracterizar o público lojista, proprietários de negócios e gerentes/responsáveis de um centro de compras situado em uma região específica do interior do Nordeste brasileiro. Por meio de uma leitura contextualizada da noção de habitus (Bourdieu), toma como objetivos específicos: (1) explorar similaridades e diferenças, em termos de tendências disposicionais administrativas, no referido público; e (2) identificar possíveis focos disposicionais para a tensão existente entre tal público e a administração do empreendimento. Trata-se de um estudo exploratório, em que foram aplicados 159 questionários e realizadas observações de campo de inspiração etnográfica. Acredita-se que a elaboração de uma ferramenta teórica própria (a noção de tendências disposicionais administrativas) para caracterizar esse tipo de público, nesse tipo de contexto, seja algo que pode contribuir para o conhecimento de fenômenos dessa natureza (objeto dos estudos organizacionais) e, desse modo, servir de inspiração a demais estudos no campo. Os resultados identificaram três tendências disposicionais administrativas que parecem ser significativamente recorrentes entre os pesquisados, a saber: (1) manutenção de práticas próximas à administração-feirante; (2) adaptação ao novo ambiente de negócios; e (3) hibridismos administrativos.

Palavras-chave:
Agreste das Confecções; Centro de Compras; Habitus; Tendência Disposicional; Público Lojista

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