O gosto pelo desenho
|
Construção dos saberes percursores da prática da tatuagem. |
Gherardi (2012Gherardi, S. (2012). How to conduct a practice-based study: Problems and methods . Massachusetts: Elgar., 2013Gherardi, S. (2013). Prática? É uma questão de gosto! Revista Interdisciplinar de Gestão Social , 2 (1), 107-124. doi:10.9771/23172428rigs.v2i1.10047); Gherardi e Strati (2014)Gherardi, S., Strati, A. (2014). Administração e aprendizagem na prática . Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.; Strati (2007b). |
Experimentando a tatuagem
|
Primeira experiência com a prática da tatuagem, elucidando o momento em que o indivíduo se descobre como praticante. |
Gherardi (2006Gherardi, S. (2006). Organizational knowledge: The texture of workplace learning . Oxford: Blackwell., 2013Gherardi, S. (2013). Prática? É uma questão de gosto! Revista Interdisciplinar de Gestão Social , 2 (1), 107-124. doi:10.9771/23172428rigs.v2i1.10047); Gherardi e Nicolini (2001)Gherardi, S., Nicolini, D. (2001). The sociological foundations of organizational learning. In M. Dierkes, A. Berthoin, J. Child, I. Nonaka (Orgs.), The handbook of organizational learning and knowledge (pp. 35-60). Oxford: Oxford University Press.; Nicolini (2012)Nicolini, D. (2012). Practice theory, work, and organization: An introduction . Oxford: Oxford University Press.; Strati (2007b). |
Tornando-se tatuador
|
Os saberes são construídos nas relações que ocorrem entre os sujeitos e entre sujeitos e objetos, produzidos pela prática e nela alicerçados, mediante um processo social, humano, material e estético. |
Gherardi (2006Gherardi, S. (2006). Organizational knowledge: The texture of workplace learning . Oxford: Blackwell., 2009Gherardi, S. (2009). Introduction: The critical power of the ‘practice lens’. Management Learning , 40 (2), 115-128. doi:10.1177/1350507608101225); Gherardi e Miele (2018)Gherardi, S., Miele, F. (2018). Knowledge management from a social perspective: The contribution of practice-based studies. In J. Syed, P. A. Murray, D. Hislop, Y. Mouzughi (Eds.), The Palgrave handbook of knowledge management (pp. 151-176). Cham: Palgrave Macmillan.; Strati (2007b). |
A profissionalização
|
A prática da tatuagem torna-se refinada ao recombinar comportamentos e elementos (materiais e discursivos) e pela interação entre artefatos e praticantes, estabelecendo um julgamento estético de certo e errado e impondo restrições. |
Gherardi (2012Gherardi, S. (2012). How to conduct a practice-based study: Problems and methods . Massachusetts: Elgar., 2013Gherardi, S. (2013). Prática? É uma questão de gosto! Revista Interdisciplinar de Gestão Social , 2 (1), 107-124. doi:10.9771/23172428rigs.v2i1.10047); Gherardi e Strati (2014)Gherardi, S., Strati, A. (2014). Administração e aprendizagem na prática . Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.; Gherardi e Nicolini (2001)Gherardi, S., Nicolini, D. (2001). The sociological foundations of organizational learning. In M. Dierkes, A. Berthoin, J. Child, I. Nonaka (Orgs.), The handbook of organizational learning and knowledge (pp. 35-60). Oxford: Oxford University Press.; Strati (2007b). |
De tatuador para tatuador
|
Comunicação de experiências sensíveis e compartilhamento de modos de praticar institucionalizados por normas da boa prática. |
Gherardi (2012)Gherardi, S. (2012). How to conduct a practice-based study: Problems and methods . Massachusetts: Elgar.; Gherardi e Strati (2014)Gherardi, S., Strati, A. (2014). Administração e aprendizagem na prática . Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.; Strati (1992Strati, A. (1992). Aesthetic underst anding of organizational life. Academy of Management Review , 17 (3), 568-581. doi:10.5465/amr.1992.4282009, 1996Strati, A. (1996). Organizations viewed through the lens of aesthetics. Organization , 3 (2), 209-218. doi: 10.1177/135050849632004, 2003Strati, A. (2003). Knowing in practice: Aesthetic understanding and tacit knowledge. In S. Gherardi, D. Nicolini (Orgs.), Knowing in organizations: A practice-based approach (pp. 53-75). Nova Iorque: M.E. Sharpe., 2007bStrati, A. (2007b). Organização e estética . Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV.). |