Acessibilidade / Reportar erro

Essa roupa é a minha cara: a contribuição do vestuário de luxo à construção da auto-imagem dos homossexuais masculinos

These clothes are so me: the contribution of luxury clothes to the self-image of male homosexuals

Resumos

Apesar da crescente busca de conhecimento sobre o comportamento de determinados sub-grupos, pouco se sabe acerca dos hábitos do consumidor homossexual masculino brasileiro. Com isto em mente, o presente estudo buscou entender a relação entre o construto do auto-conceito e o comportamento do consumidor homossexual masculino no mercado de vestuário de marcas de luxo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com entrevistas em profundidade, com 12 sujeitos representativos desta sub-cultura, destinadas a captar e a analisar sua percepção a respeito do tema enfocado. Identificou-se que não existe uma unanimidade na forma como o vestuário de luxo pode contribuir para a construção da auto-imagem do consumidor, variando de acordo com a personalidade do indivíduo, com seu momento de vida e, até mesmo, com suas necessidades momentâneas. Por outro lado, ficou claro que o vestuário de luxo é de grande importância para a construção da auto-imagem deste público muito embora a intensidade desta importância varie de indivíduo para indivíduo tendo-se concluído que o auto-conceito influencia diretamente no comportamento de compra do homossexual masculino neste mercado.

Comportamento do consumidor; Auto-conceito; Homossexuais masculinos; Mercado do luxo


In spite of the growing interest in the behaviour of certain subgroups, little is known about the habits of the Brazilian male homosexual consumer. The present study attempts to fill this gap as regards the relationship between the concept of self and the behaviour of the male homosexual consumer in the luxury clothing market. A qualitative exploratory research with 12 homosexuals was conducted in order to understand their opinion about this matter. The conclusion drawn is that there is no unanimity as to the way luxury clothing may contribute to these consumers' self image: it varies according to personality, the moment in their lives, and even their present needs. On the other hand, it became clear that luxury clothing is very important for the self image building of male homosexuals - albeit to varying extents depending on each person - and we conclude that the concept of self directly influences the buying behaviour of the male homosexual.

Consumer behaviour; Concept of self; Male homosexual; Luxury market


ARTIGOS

Essa roupa é a minha cara: a contribuição do vestuário de luxo à construção da auto-imagem dos homossexuais masculinos

These clothes are so me: the contribution of luxury clothes to the self-image of male homosexuals

Joyce Gonçalves AltafI; Irene Raguenet TroccoliII

IMestre em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá-RJ. Coordenadora do Curso de Administração de Empresas do Instituto Vianna Júnior. Endereço: Rua Princesa Isabel n.155/501, Granbery. Juiz de Fora/ MG. CEP: 36010-400. E-mail: jgaltaf@yahoo.com.br

IIDoutora em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro –PUC/ RJ. Professora da Universidade Estácio de Sá-RJ. E-mail: irene.troccoli@estacio.br

RESUMO

Apesar da crescente busca de conhecimento sobre o comportamento de determinados sub-grupos, pouco se sabe acerca dos hábitos do consumidor homossexual masculino brasileiro. Com isto em mente, o presente estudo buscou entender a relação entre o construto do auto-conceito e o comportamento do consumidor homossexual masculino no mercado de vestuário de marcas de luxo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com entrevistas em profundidade, com 12 sujeitos representativos desta sub-cultura, destinadas a captar e a analisar sua percepção a respeito do tema enfocado. Identificou-se que não existe uma unanimidade na forma como o vestuário de luxo pode contribuir para a construção da auto-imagem do consumidor, variando de acordo com a personalidade do indivíduo, com seu momento de vida e, até mesmo, com suas necessidades momentâneas. Por outro lado, ficou claro que o vestuário de luxo é de grande importância para a construção da auto-imagem deste público muito embora a intensidade desta importância varie de indivíduo para indivíduo tendo-se concluído que o auto-conceito influencia diretamente no comportamento de compra do homossexual masculino neste mercado.

Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Auto-conceito. Homossexuais masculinos. Mercado do luxo.

ABSTRACT

In spite of the growing interest in the behaviour of certain subgroups, little is known about the habits of the Brazilian male homosexual consumer. The present study attempts to fill this gap as regards the relationship between the concept of self and the behaviour of the male homosexual consumer in the luxury clothing market. A qualitative exploratory research with 12 homosexuals was conducted in order to understand their opinion about this matter. The conclusion drawn is that there is no unanimity as to the way luxury clothing may contribute to these consumers' self image: it varies according to personality, the moment in their lives, and even their present needs. On the other hand, it became clear that luxury clothing is very important for the self image building of male homosexuals – albeit to varying extents depending on each person – and we conclude that the concept of self directly influences the buying behaviour of the male homosexual.

Keywords: Consumer behaviour. Concept of self. Male homosexual. Luxury market.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

ALLÉRÈS, D. Luxo... estratégias, marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

AMUI, I. C. Comportamento do consumidor de cosméticos de luxo: um estudo exploratório. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.

. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1981.

BELK, R. Possessions and the extended self. Journal of Consumer Research, v. 15, n. 2, p.139-168, 1988.

BOURDIEU, P. Gosto de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 82-121.

BOWES, J. E. Out of the closet and into the marketplace: meeting basic needs in the homossexual community. In: WARDLOW, D. L. (Ed.) Homossexuais, lesbians, and consumer behavior: theory, practice, and research issues in marketing. New York: Harrington Park, 1996. p. 219-244.

CAMPOS, R.; SUAREZ, M.; CASOTTI, L. Possibilidades de contribuição da sociologia ao marketing: itinerários de consumo. ENCONTRO DE MARKETING DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - EMA/ANPAD, 2., 2005, Rio de Janeiro Anais ... . Rio de Janeiro:ANPAD, 2005.

CASTARÈDE, J. O luxo – os segredos dos produtos mais desejados do mundo. São Paulo: Barcarolla, 2005.

CAVALLET-MENGARELLI; A. P. R. Interações entre autoconceito e personalidade da marca nas representações de consumo de adolescentes. 2008. 187f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

CETELEM. Painel de Tendências – Pesquisa O Observador 2009. Disponível em http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/09/03/renda-familiar-subiu-em-todas-as-classes-sociais-em-2008-aponta-pesquisa-observador- brasil-2009-767449003.asp.>, 2009. Acesso em:19 out. 2010.

CHAPLIN, L. N.; JOHN, D. R. The development of self. Brand connections in children and adolescents. Journal of Consumer Research. v. 32, n. 1, p. 119-129, 2005.

CONSTÂNCIO, J. R. Branding e mercado GLS: um encontro de valor. ENCONTRO DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS PORTUÁRIOS - SINAP, 2007, Santos. Anais... Santos: Universidade Católica de Santos (Unisantos), 2007.

CSIKSZENTMIHALYI, M. The costs and benefits of consuming, Journal of Consumer Research, v. 27, n. 2, p. 267-72, 2000.

D'ANGELO, A. C. Valores e significados do consumo de produtos de luxo. 209 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

DELOIZER, M. W.; RODRIGUE, J. Marketing to the homossexual (homossexual) market: a profile and strategy implications. In: WARDLOW, D. L. (Ed.) Homossexuais, lesbians, and consumer behavior: theory, practice, and research issues in marketing. New York: Harrington Park, 1996. p. 203-212.

DOLADO. Rio de Janeiro ganha loja assumidamente gay. Dolado, 01 mar 2010. Disponível em http://www.dolado.com.br/pipocando/rio-de-janeiro-ganha-loja-assumidamente-gay.html. Acesso em: 18 dez. 2010.

DORON, R; PAROT, F. Dicionário de psicologia. São Paulo: Ática, 1998.

ESCALAS, J. E.; BETTMAN, J. R. You are what they eat: the influence of reference groups on consumers' connections brands. Journal of Consumer Psychology. v. 13, n. 13, p. 339-348, 2005a.

ESCALAS, J. E.; BETTMAN, J. R. Self-construal, reference groups, and brand meaning. Journal of Consumer Research. v. 32, n. 3, p. 378-389, 2005b.

FIGUEIREDO, L. C. M. Psicologia: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1997. FURBY, L. Possession in humans: an exploratory study of its meaning and motivation. Social Behavior and Personality, vol 6, n. 1, p. 49-65, 1991.

GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som - um manual prático. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 64-89.

GORDON, K. Turistas chineses alimentam recuperação do luxo. Jornal Valor Econômico. São Paulo, 2010. Disponível em < http://www.valoronline.com. br/impresso/the-wall-street-journal-americas/107/346879/turistas-chineses-alimentam-recuperacao-do-luxo>. Acesso em: 19 dez. 2010.

GRUBB, E. L.; GRATHWHOHL, H. L. Consumer self-concept, symbolism and market behavior: theoretical approach. Journal of Marketing, v.31, n. 4, p.22-27,1967.

HAIE, V. Donnez-nous notre luxe quotidien. Paris: Gualino, 2002. HAWKINS, D. L.; MOTHERSBAUGH, D. L.; BEST, R. J. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier / Campus, 2007.

HIRSCHMAN, E. Humanistic inquiry in marketing research: philosophy, method and criteria. Journal of Marketing Research, v. 23, n. 3, p. 237-249, August 1986.

HIRSCHMAN, E.; HOLBROOK, M. Hedonic consumption: emerging concepts, methods and propositions. Journal of Marketing, v. 46, n. 3, p. 92-101, Summer 1982.

HOLBROOK, M.; BLOCK, L.; FITZSIMONS, G. Personal appearance and consumption: a framework for descriptive and prescriptive analysis. Consumption, Markets and Culture, v. 2, n. 1, p.1-55, 1996.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Disponível em: <http://www. ibge.gov.br>. 2007. Acesso em: 17 jan. 2008.

. Disponível em < http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/0000000126.pdf>. 2009. Acesso em: 19 out. 2010.

IPSOS MARPLAN . (2006) Disponível em: http: <www.ipsos.com.br> . Acesso em: fev. 2008.

KATES, S. M. Twenty million new customers! Understanding homossexual men's consumer behavior. New York: Harrigton Park, 1998.

LAIER, P. Brasil tem potencial para aumentar consumo de produtos de luxo. Jornal Valor Econômico. São Paulo, 2004. Disponível em < http://www.valoronline.com. br/online/empresas/44/172404/brasil-tem-potencial-para-aumentar-consumo-de-produtos-de-luxo>. Acesso em: 20 out. 2010.

LEITE, J. F.; DIMENSTEIN, M. Mal-estar na psicologia: a insurreição da subjetividade. Revista Mal-Estar e Subjetividade, v. II, n. 2, p. 09-26, set., 2002.

LIPOVETSKY, G.; ROUX, E. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

LUKENBILL, G. Untold millions: secret truths about marketing to homossexual and lesbian consumers. New York: Harrington Park Press, 1999.

MALHOTRA, N. K. A scale to measure self-concepts, person concepts, and product concepts. Journal of Marketing Research, publicado pela American Marketing Association; reimpresso com permissão, nov. 1981, p.462.

MALTA, C. A disputa pelo topo da pirâmide. Jornal Valor Econômico, São Paulo, 01 de abril de 2010. Disponível em < http://www.valoronline.com.br/impresso/empresas/102/114238/a-disputa-pelo-topo-da-piramide>. Acesso em: 20 out.2010

MARIANO, F.; LIMA, E. O consumidor saindo do armário: o público homossexual e a mídia. São Paulo: L2 Pesquisas e Comunicação, 1999. Disponível em < http://www. estadao.com.br/premiodemidia/2/trabalhos/consumidor_saindo_do_armario.pdf> Acesso em: 19 out. 2010.

MBPRESS. O poder de consumo do público gay. 13 ago. 2008. Disponível em http://vilamulher.terra.com.br/o-poder-de-consumo-do-publico-gay-13-1-48-48. html. Acesso em: 19 dez. 2010.

McCRACKEN, G. Culture and consumption: a theoretical account of the structure and movement of the cultural meaning of consumer goods. Journal of Consumer Research, v. 13, n. 1, p. 71-80, June 1986.

MINISTÉRIO DA SAÚDE/IBOPE. Pesquisa IBOPE 2002 – HSH. Disponível em <http://www.aids.gov.br/final/novidades/opp%20129%20-%20Homens.ppt>. 2002. Acesso em: 26 ago. 2010

MIRANDA, A. P. C. Comportamento de consumo em vestuário de moda feminina: análise exploratória. Curitiba, 1998.

NUNAN, A. Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. Rio de Janeiro: Caravansarai, 2003.

PEREIRA, B.; AYROSA, E. A. T. A Identidade homossexual masculina: o consumo como forma de enfrentamento e resistência. CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 13., 2007, Recife. Anais... Recife (PE): UFPE, 2007.

PUPO, M. Pink money. Empreendedor, 09 jul 2010. Disponível em <http://www.empreendedor.com.br/reportagens/mercado-gay-cresce-no-pa%C3%ADs-mas-os-empreendedores-ainda-precisam-se-livrar-de-preconceito>. Acesso em: 18 dez. 2010.

ROCHA, E. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.

. Sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.

REED II, A. Social identity as a useful perspective for self-concept-based consumer research. Psychology & Marketing, v. 19, n. 3, p. 551-564, 2002.

RICHINS, M. L. Social comparison and the idealized images of advertising. Journal of Consumer Research, v. 18, n. 1, p. 71-83, 1991.

ROCHBERG-HALTON, E. Object relations, role models and cultivation of the self. Environment and Behaviour, v.16, n. 3, p. 335-368, 1984.

ROSENBERG, M. Conceiving the self. New York: Basic Books, 1979.

ROSS, I. Self-concept and brand preference. Journal of Business of the University of Chicago, v. 44, n. 1, p. 38-47,1971.

SCHENK. C. T.; HOLMAN R. H. A Sociological approach to Brand choice: the concept of situational self-image. Advances in Consumer Research, Jerry Olson, Ann Arbor. Ml: Association for Consumer Research, v 7. n.6, p. 610-614, 1980.

SIRGY, M. J. Self-concept in consumer behavior: a critical review. Journal of Consumer Research, v. 9, n.3, p. 287-300, 1982.

SLATER, D. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel, 2002. SOARES, J. C. O dinheiro que ousa dizer o seu nome: o mercado GLS e suas repercussões. 2000. 96 f. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação) - , Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2000.

SOLOMON, M. The role of products as social stimuli: a symbolic interactionism perspective. Journal of Consumer Research, v. 10, n.3, p. 319-329, 1983.

. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo, sendo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SPTuris, 2007. Documento interno da empresa. Acesso em 2007.

TEIXEIRA, R. Empresárias heterossexuais faturam com loja de roupas, cuecas e sungas para o público gay. Pequenas Empresas, Grandes Negócios, São Paulo, 27 ago

2010. Disponível em < http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI166782-17180,00-EMPRESARIAS+HETEROSSEXUAIS+FATURAM+COM+LOJA+DE+ROUPAS+C UECAS+E+SUNGAS+PARA+.html>. Acesso em: 18 dez. 2010.

TWITCHELL, J. In defense of materialism. Across the board, March, 2000. VIGNERON, F.; JOHNSON, L. Measuring perceptions of brand luxury. Jounal of Brand Management, v. 11, n. 6, p. 484-506, 2004.

WATTANASUWAN, K. The self and symbolic consumption. The Journal of American Academy of Business, v. 6, n. 1, p. 179-183, March 2005.

WOLFF, F. Simbolismo no Comportamento do Consumidor: construindo uma nova escala. In: ENCONTRO NACIONAL DO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – ENANPAD, 27., 2002, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2002

WORDPRESS. Empresas que apostam em consumo gay têm muito mais lucro! O Confessionário, 2010a. Disponível em <https://oconfessionario.wordpress.com/2010/09/14/empresas-que-apostam-em-consumo-gay-tem-muito-mais-lucro/>. Acesso em: 19 dez. 2010.

WORDPRESS. Calvin Klein, la marca de ropa interior gay por excelencia. Un Universo de Cultura Gay, 2010b. Disponível em <http://espirale.wordpress.com/2010/12/09/calvin-klein-la-marca-de-ropa-interior-gay-por-excelencia/>. Acesso em: 19 dez. 2010.

Artigo recebido em 26/05/2009

Última versão recebida em 06/01/2011

Artigo aprovado em 08/06/2011

  • ALLÉRÈS, D. Luxo... estratégias, marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
  • AMUI, I. C. Comportamento do consumidor de cosméticos de luxo: um estudo exploratório. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
  • BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos São Paulo: Perspectiva, 1973.
  •               A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1981.
  • BELK, R. Possessions and the extended self. Journal of Consumer Research, v. 15, n. 2, p.139-168, 1988.
  • BOURDIEU, P. Gosto de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 82-121.
  • BOWES, J. E. Out of the closet and into the marketplace: meeting basic needs in the homossexual community. In: WARDLOW, D. L. (Ed.) Homossexuais, lesbians, and consumer behavior: theory, practice, and research issues in marketing. New York: Harrington Park, 1996. p. 219-244.
  • CAMPOS, R.; SUAREZ, M.; CASOTTI, L. Possibilidades de contribuição da sociologia ao marketing: itinerários de consumo. ENCONTRO DE MARKETING DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - EMA/ANPAD, 2., 2005, Rio de Janeiro Anais ... . Rio de Janeiro:ANPAD, 2005.
  • CASTARÈDE, J. O luxo os segredos dos produtos mais desejados do mundo. São Paulo: Barcarolla, 2005.
  • CAVALLET-MENGARELLI; A. P. R. Interações entre autoconceito e personalidade da marca nas representações de consumo de adolescentes  2008. 187f. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
  • CETELEM. Painel de Tendências û Pesquisa O Observador 2009. Disponível em http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/09/03/renda-familiar-subiu-em-todas-as-classes-sociais-em-2008-aponta-pesquisa-observador- brasil-2009-767449003.asp.>, 2009. Acesso em:19 out. 2010.
  • CHAPLIN, L. N.; JOHN, D. R. The development of self. Brand connections in children and adolescents. Journal of Consumer Research. v. 32, n. 1, p. 119-129, 2005.
  • CONSTÂNCIO, J. R. Branding e mercado GLS: um encontro de valor. ENCONTRO DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS PORTUÁRIOS - SINAP, 2007, Santos. Anais..  Santos: Universidade Católica de Santos (Unisantos), 2007.
  • CSIKSZENTMIHALYI, M. The costs and benefits of consuming, Journal of Consumer Research, v. 27, n. 2, p. 267-72, 2000.
  • D'ANGELO, A. C. Valores e significados do consumo de produtos de luxo. 209 f. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
  • DELOIZER, M. W.; RODRIGUE, J. Marketing to the homossexual (homossexual) market: a profile and strategy implications. In: WARDLOW, D. L. (Ed.) Homossexuais, lesbians, and consumer behavior: theory, practice, and research issues in marketing. New York: Harrington Park, 1996. p. 203-212.
  • DOLADO. Rio de Janeiro ganha loja assumidamente gay Dolado, 01 mar 2010. Disponível em http://www.dolado.com.br/pipocando/rio-de-janeiro-ganha-loja-assumidamente-gay.html Acesso em: 18 dez. 2010.
  • DORON, R; PAROT, F. Dicionário de psicologia. São Paulo: Ática, 1998.
  • ESCALAS, J. E.; BETTMAN, J. R. You are what they eat: the influence of reference groups on consumers' connections brands. Journal of Consumer Psychology. v. 13, n. 13, p. 339-348, 2005a.
  • ESCALAS, J. E.; BETTMAN, J. R. Self-construal, reference groups, and brand meaning. Journal of Consumer Research. v. 32, n. 3, p. 378-389, 2005b.
  • FIGUEIREDO, L. C. M. Psicologia: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1997.
  • FURBY, L. Possession in humans: an exploratory study of its meaning and motivation. Social Behavior and Personality, vol 6, n. 1, p. 49-65, 1991.
  • GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som - um manual prático. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 64-89.
  • GORDON, K. Turistas chineses alimentam recuperação do luxo. Jornal Valor Econômico. São Paulo, 2010. Disponível em < http://www.valoronline.com. br/impresso/the-wall-street-journal-americas/107/346879/turistas-chineses-alimentam-recuperacao-do-luxo>. Acesso em: 19 dez. 2010.
  • GRUBB, E. L.; GRATHWHOHL, H. L. Consumer self-concept, symbolism and market behavior: theoretical approach. Journal of Marketing, v.31, n. 4, p.22-27,1967.
  • HAIE, V. Donnez-nous notre luxe quotidien. Paris: Gualino, 2002.
  • HAWKINS, D. L.; MOTHERSBAUGH, D. L.; BEST, R. J. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier / Campus, 2007.
  • HIRSCHMAN, E. Humanistic inquiry in marketing research: philosophy, method and criteria. Journal of Marketing Research, v. 23, n. 3, p. 237-249, August 1986.
  • HIRSCHMAN, E.; HOLBROOK, M. Hedonic consumption: emerging concepts, methods and propositions. Journal of Marketing, v. 46, n. 3, p. 92-101, Summer 1982.
  • HOLBROOK, M.; BLOCK, L.; FITZSIMONS, G. Personal appearance and consumption: a framework for descriptive and prescriptive analysisConsumption, Markets and Culture, v. 2,  n. 1, p.1-55, 1996.
  • IBGE û Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Disponível em: <http://www. ibge.gov.br>. 2007. Acesso em: 17 jan. 2008.
    » link
  • ááááááááááá á Disponível em < http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/0000000126.pdf>. 2009. Acesso em: 19 out. 2010.
    » link
  • IPSOS MARPLAN . (2006) Disponível em: http: <www.ipsos.com.br> . Acesso em: fev. 2008.
    » link
  • KATES, S. M. Twenty million new customers! Understanding homossexual men's consumer behavior. New York: Harrigton Park, 1998.
  • LAIER, P. Brasil tem potencial para aumentar consumo de produtos de luxo. Jornal Valor Econômico. São Paulo, 2004. Disponível em < http://www.valoronline.com. br/online/empresas/44/172404/brasil-tem-potencial-para-aumentar-consumo-de-produtos-de-luxo>. Acesso em: 20 out. 2010.
  • LEITE, J. F.; DIMENSTEIN, M. Mal-estar na psicologia: a insurreição da subjetividade. Revista Mal-Estar e Subjetividade, v. II, n. 2, p. 09-26, set., 2002.
  • LIPOVETSKY, G.; ROUX, E. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
  • LUKENBILL, G. Untold millions: secret truths about marketing to homossexual and lesbian consumers. New York: Harrington Park Press, 1999.
  • MALHOTRA, N. K. A scale to measure self-concepts, person concepts, and product concepts. Journal of Marketing Research, publicado pela American Marketing Association; reimpresso com permissão, nov. 1981, p.462.
  • MALTA, C. A disputa pelo topo da pirâmide. Jornal Valor Econômico, São Paulo, 01 de abril de 2010. Disponível em < http://www.valoronline.com.br/impresso/empresas/102/114238/a-disputa-pelo-topo-da-piramide>. Acesso em: 20 out.2010
  • MARIANO, F.; LIMA, E. O consumidor saindo do armário: o público homossexual e a mídia. São Paulo: L2 Pesquisas e Comunicação, 1999. Disponível em < http://www. estadao.com.br/premiodemidia/2/trabalhos/consumidor_saindo_do_armario.pdf> Acesso em: 19 out. 2010.
  • MBPRESS. O poder de consumo do público gay 13 ago. 2008. Disponível em http://vilamulher.terra.com.br/o-poder-de-consumo-do-publico-gay-13-1-48-48. html. Acesso em: 19 dez. 2010.
  • McCRACKEN, G. Culture and consumption: a theoretical account of the structure and movement of the cultural meaning of consumer goods. Journal of Consumer Research, v. 13, n. 1,  p. 71-80, June 1986.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE/IBOPE. Pesquisa IBOPE 2002 û HSH. Disponível em <http://www.aids.gov.br/final/novidades/opp%20129%20-%20Homens.ppt>. 2002. Acesso em: 26 ago. 2010
  • MIRANDA, A. P. C. Comportamento de consumo em vestuário de moda feminina: análise exploratória. Curitiba, 1998.
  • NUNAN, A. Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. Rio de Janeiro: Caravansarai, 2003.
  • PEREIRA, B.; AYROSA, E. A. T. A Identidade homossexual masculina: o consumo como forma de enfrentamento e resistência. CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 13., 2007, Recife. Anais.. Recife (PE): UFPE, 2007.
  • PUPO, M. Pink money. Empreendedor, 09 jul 2010. Disponível em <http://www.empreendedor.com.br/reportagens/mercado-gay-cresce-no-pa%C3%ADs-mas-os-empreendedores-ainda-precisam-se-livrar-de-preconceito>. Acesso em: 18 dez. 2010.
  • ROCHA, E. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
  • ááááááááááá á Sociedade do sonho: comunicação, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
  • REED II, A. Social identity as a useful perspective for self-concept-based consumer research. Psychology & Marketing, v. 19, n. 3, p. 551-564, 2002.
  • RICHINS, M. L. Social comparison and the idealized images of advertising. Journal of Consumer Research, v. 18, n. 1, p. 71-83, 1991.
  • ROCHBERG-HALTON, E. Object relations, role models and cultivation of the self. Environment and Behaviour, v.16, n. 3, p. 335-368, 1984.
  • ROSENBERG, M. Conceiving the self New York: Basic Books, 1979.
  • ROSS, I. Self-concept and brand preference. Journal of Business of the University of Chicago, v. 44, n. 1, p. 38-47,1971.
  • SCHENK. C. T.; HOLMAN R. H. A Sociological approach to Brand choice: the concept of situational self-image. Advances in Consumer Research, Jerry Olson, Ann Arbor. Ml: Association for Consumer Research, v 7. n.6, p. 610-614, 1980.
  • SIRGY, M. J. Self-concept in consumer behavior: a critical review. Journal of Consumer Research, v. 9, n.3, p. 287-300, 1982.
  • SLATER, D. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.
  • SOARES, J. C. O dinheiro que ousa dizer o seu nome: o mercado GLS e suas repercussões. 2000. 96 f. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação) - , Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2000.
  • SOLOMON, M. The role of products as social stimuli: a symbolic interactionism perspective. Journal of Consumer Research, v. 10, n.3, p. 319-329, 1983.
  • ááááááááááá á O comportamento do consumidor: comprando, possuindo, sendo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
  • SPTuris, 2007. Documento interno da empresa. Acesso em 2007.
  • TWITCHELL, J. In defense of materialism. Across the board, March, 2000.
  • VIGNERON, F.; JOHNSON, L. Measuring perceptions of brand luxury. Jounal of Brand Management, v. 11, n. 6, p. 484-506, 2004.
  • WATTANASUWAN, K. The self and symbolic consumption. The Journal of American Academy of Business, v. 6, n. 1, p. 179-183, March 2005.
  • WOLFF, F. Simbolismo no Comportamento do Consumidor: construindo uma nova escala. In: ENCONTRO NACIONAL DO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ENANPAD, 27., 2002, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2002
  • WORDPRESS. Empresas que apostam em consumo gay têm muito mais lucro! O Confessionário, 2010a. Disponível em <https://oconfessionario.wordpress.com/2010/09/14/empresas-que-apostam-em-consumo-gay-tem-muito-mais-lucro/>. Acesso em: 19 dez. 2010.
  • WORDPRESS. Calvin Klein, la marca de ropa interior gay por excelencia. Un Universo de Cultura Gay, 2010b. Disponível em <http://espirale.wordpress.com/2010/12/09/calvin-klein-la-marca-de-ropa-interior-gay-por-excelencia/>. Acesso em: 19 dez. 2010.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Set 2011

Histórico

  • Revisado
    06 Jan 2011
  • Recebido
    26 Maio 2009
  • Aceito
    08 Jun 2011
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br