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A estética como elemento para compreensão da criatividade nas organizações

O trabalho, de natureza teórica, reflete sobre a necessidade de ampliar a compreensão da criatividade, comumente considerada, apenas, sob a perspectiva objetiva, ignorando o aspecto subjetivo, em particular, envolvendo a Estética. A questão central que norteia o artigo é a contribuição da Estética para explicar os processos que envolvem a criatividade. Inicialmente, descrevem-se as funções da ação humana, com destaque para a Estética, de modo a evidenciar como, filosoficamente, para a percepção, análise e interpretação da realidade, exige-se considerar tanto a dimensão objetiva, como a subjetiva. É resgatado a Estética nos estudos organizacionais, assim como a criatividade. Em seguida, é demonstrada a articulação entre a Estética e a criatividade, ampliando a compreensão dos processos criativos, habitualmente centrados em perspectivas objetivas. Verifica-se, ao final, que a Estética ajuda a explicar os processos da interação humana e, em particular, os decorrentes da criatividade nas organizações, afinal a criatividade está além da racionalidade, ou seja, da dimensão objetiva apenas.


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