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Os diferentes modelos de família e de empresas familiares e seus respectivos valores: um olhar sobre empresas comerciais em Porto Alegre

Resumos

O presente artigo tem por objetivo refletir criticamente acerca da noção hegemônica que define o que vem a ser uma empresa familiar no âmbito da Administração tendo por base as famílias nuclear e patriarcal. Subsidiando-nos do aporte teórico da Antropologia, encontramos os mais diversos arranjos familiares que nos levaram a um repensar acerca da dinâmica familiar e, por via de conseqüência, das empresas familiares no que diz respeito aos valores inerentes a esses modelos. O método etnográfico, apoiado pelas técnicas da observação sistemática e participante, acrescidas das histórias de vida e depoimentos, permitiu o desvendamento de um universo empírico tipicamente local, as lojas do Viaduto Otávio Rocha, no centro de Porto Alegre. Foram escolhidas, para essa fase inicial da pesquisa, uma loja de artigos para presentes, uma flora, uma barbearia e um sebo, onde procuramos entrevistar todos os integrantes das famílias que se encontravam trabalhando nas lojas. Os resultados apontam para famílias e empresas familiares que misturam valores de famílias pré-modernas com arranjos contemporâneos e modernos, além de evidenciarem posturas familiares e empresariais consoantes com valores presentes na sociedade porto-alegrense.


The present article has the purpose of critically reflecting on the hegemonic notion which defines what a family enterprise is in the Administration context, taking the nuclear and patriarchal families as a reference. Based on the anthropological theoretical contribution, we found the most varied familiar procedures, which led us to think through the familiar dynamics and, as a result, the familiar enterprises as regards to the inherent values to these models. The ethnographical method, the techniques of the systematic and participating observation, and the stories of life, led way to the discovery of a typically local empirical universe: the stores of the Otávio Rocha overpass, downtown in Porto Alegre. For the initial phase of the research, a gift store, a flower shop, a barbershop and a secondhand bookstore where chosen, where we tried to interview all the family members encountered working in the stores. The results identify families and family businesses that bond pre-modern family values with the contemporary and modern arrangements, besides revealing family and businesses behaviors according to the society values.


ARTIGO

Os diferentes modelos de família e de empresas familiares e seus respectivos valores: um olhar sobre empresas comerciais em Porto Alegre

Neusa Rolita CavedonI; Deise Luiza FerrazII

IProfª do PPGA/UFRGS

IIGraduanda da EA/UFRGS

R ESUMO

O presente artigo tem por objetivo refletir criticamente acerca da noção hegemônica que define o que vem a ser uma empresa familiar no âmbito da Administração tendo por base as famílias nuclear e patriarcal. Subsidiando-nos do aporte teórico da Antropologia, encontramos os mais diversos arranjos familiares que nos levaram a um repensar acerca da dinâmica familiar e, por via de conseqüência, das empresas familiares no que diz respeito aos valores inerentes a esses modelos. O método etnográfico, apoiado pelas técnicas da observação sistemática e participante, acrescidas das histórias de vida e depoimentos, permitiu o desvendamento de um universo empírico tipicamente local, as lojas do Viaduto Otávio Rocha, no centro de Porto Alegre. Foram escolhidas, para essa fase inicial da pesquisa, uma loja de artigos para presentes, uma flora, uma barbearia e um sebo, onde procuramos entrevistar todos os integrantes das famílias que se encontravam trabalhando nas lojas. Os resultados apontam para famílias e empresas familiares que misturam valores de famílias pré-modernas com arranjos contemporâneos e modernos, além de evidenciarem posturas familiares e empresariais consoantes com valores presentes na sociedade porto-alegrense.

A BSTRACT

The present article has the purpose of critically reflecting on the hegemonic notion which defines what a family enterprise is in the Administration context, taking the nuclear and patriarchal families as a reference. Based on the anthropological theoretical contribution, we found the most varied familiar procedures, which led us to think through the familiar dynamics and, as a result, the familiar enterprises as regards to the inherent values to these models. The ethnographical method, the techniques of the systematic and participating observation, and the stories of life, led way to the discovery of a typically local empirical universe: the stores of the Otávio Rocha overpass, downtown in Porto Alegre. For the initial phase of the research, a gift store, a flower shop, a barbershop and a secondhand bookstore where chosen, where we tried to interview all the family members encountered working in the stores. The results identify families and family businesses that bond pre-modern family values with the contemporary and modern arrangements, besides revealing family and businesses behaviors according to the society values.

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REFERÊNCIAS

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  • VÍCTORA, Ceres, KNAUTH, Daniela e HASSEN, Maria de Nazareth Agra. Pesquisa qualitativa em saúde. Porto Alegre: Tomo, 2000.
  • Jornal Zero Hora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2003
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