Acessibilidade / Reportar erro

A Relação Entre a Habilidade Perceptomotora e Atenção

Resumo:

Embora seja apontada na literatura a relação entre a habilidade perceptomotora e a atenção, poucos estudos exploraram empiricamente essa associação. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a relação entre esses construtos, por meio dos instrumentos Teste Gestáltico Visomotor de Bender: Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA). Os participantes foram 320 crianças de quatro escolas públicas de uma cidade situada no sul do estado de Minas Gerais, com idades que variaram entre sete e 10 anos (M = 8,39; DP = 1,10), sendo 196 (55,9 %) do sexo feminino. Os resultados evidenciaram correlações negativas, moderadas e significativas entre os escores totais dos instrumentos, indicando a relação entre os construtos. Embora os dados tenham corroborado a existência de relação entre a habilidade perceptomotora e a atenção, considera-se necessária a realização de novos estudos com amostras de outras regiões.

Palavras-chave:
teste Gestáltico de Bender; crianças em idade escolar; atenção; testes psicológicos.

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br