Editorial Entre conquistas e perdas, nosso adeus à mestra Santos, Manoel Antônio dos |
Pesquisas Teóricas Positive Psychology: a new approach to old questions Paludo, Simone dos Santos Koller, Sílvia Helena Abstract in Portuguese: Historicamente, a Psicologia preocupou-se em investigar patologias, negligenciado os aspectos saudáveis dos seres humanos. Mas, a partir de 1998, assumindo a presidência da American Psychological Association, Seligman iniciou movimento denominado Psicologia Positiva, que visa oferecer nova abordagem às potencialidades e virtudes humanas, estudando as condições e processos que contribuem para a prosperidade dos indivíduos e comunidades. Este artigo apresenta e discute essa nova proposta científica, que promete melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e prevenir patologias; também as lacunas existentes nas investigações em Ciências Humanas, as contribuições teóricas e empíricas e as possíveis aplicações desse conhecimento.Abstract in Spanish: Históricamente, la Psicología se preocupó por investigar patologías, descuidándose de los aspectos saludables de los seres humanos. Pero, desde 1998, Cuando Seligman, asumió la presidencia de la American Psychological Association, se inició el movimiento denominado Psicología Positiva, cuyo objetivo fue dar una nueva mirada a las potencialidades y virtudes humanas, estudiando las condiciones y los procesos que contribuyen para la prosperidad de los individuos y comunidades. Este articulo presenta y discute esta nueva propuesta científica, que promete mejorar la calidad de vida de los individuos y prevenir patologías; así como indicar las lagunas producidas en las investigaciones de las Ciencias Humanas, sus contribuciones teóricas, empíricas y posibles aplicaciones.Abstract in English: Throughout history, Psychology studies were focused on pathologies, neglecting issues related to human healthy state. In 1998, when Seligman assumed the head of American Psychological Association, he started the Positive Psychology movement, which objective is to offer a new approach to human strengthens and virtues, by studying the conditions and processes that contribute to the prosperity of individuals and communities. The present paper presents and discusses this new scientific approach that intends to promote the quality of life at individual and community levels, preventing pathologies. We also point out its gaps in Human Sciences-directed investigations, as well as its theoretical and empirical contributions and applications. |
Pesquisas Teóricas Family and school as context for human development Dessen, Maria Auxiliadora Polonia, Ana da Costa Abstract in Portuguese: Escola e família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida das pessoas. Neste artigo, são destacadas as contribuições destes contextos para a promoção do desenvolvimento humano, enfatizando suas implicações nos processos evolutivos. Questões sobre configurações, vínculos familiares e a importância da rede social de apoio para o desenvolvimento da família são discutidas. Focalizam-se as funções da escola, considerando sua influência nas pessoas em desenvolvimento. Apontam-se algumas considerações sobre a necessidade de compreender as inter-relações entre escola e família, visando facilitar a aprendizagem e desenvolvimento humano. A integração entre esses dois contextos é destacada como desafio para a prática profissional e pesquisa empírica.Abstract in Spanish: La escuela y la familia constituyen dos contextos del desarrollo fundamentales para la historia de vida de las personas. Resaltamos las contribuciones de ambos contextos para la promoción del desarrollo humano, enfatizando sus implicaciones en los procesos evolutivos. Discutimos cuestiones sobre las configuraciones y vínculos familiares y la importancia de la red social de apoyo para el desarrollo de la familia. Enfatizamos las funciones de la escuela, considerando su influencia sobre el desarrollo de las personas. Apuntamos la necesidad de comprender las interrelaciones entre la escuela y la familia, visando facilitar el aprendizaje y el desarrollo humano. La integración entre estos dos contextos es destacada como un desafio tanto para la práctica profesional como para las investigaciones empíricas.Abstract in English: School and family constitute two developmental contexts essential for the lifespan trajectories. In this article, it is highlighted the contribution of both contexts to human development promotion, emphasizing their implications on evolutionary processes. The issues about family links, configurations, and the importance of the social support network for family development are discussed. The school functions are focused considering their influences on developing persons. Considerations are also made about the necessity of understanding the inter-relations between the school and the family, aiming to promote learning and human development. The integration between these two contexts is a challenge for both the professional practice and the empirical research. |
Pesquisas Teóricas Temperament, behavior and painful experience in the child developmental course Klein, Vivian Caroline Linhares, Maria Beatriz Martins Abstract in Portuguese: O presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão de estudos sobre as relações entre temperamento, comportamento e experiências dolorosas iniciais nas trajetórias de desenvolvimento de crianças, especialmente nas nascidas prematuras. Os estudos empíricos foram obtidos por meio das bases de dados PsycINFO e Medline. Os resultados mostraram que o temperamento foi preditor de padrões individuais de reação à dor e problemas de comportamento da criança, em diferentes idades. Além disso, as experiências precoces de dor em crianças nascidas prematuras podem afetar a reatividade do bebê, que por sua vez mostrou associação com dimensões do temperamento nos primeiros anos de vida.Abstract in Spanish: El objetivo del presente estudio fue realizar una revisión sobre las relaciones entre temperamento, comportamiento y experiencias dolorosas iniciales en la trayectoria del desarrollo de los niños, especialmente en los nacidos prematuros. Los estudios empíricos fueron obtenidos por medio de la base de datos PsycINFO y Medline. Los resultados muestran que el temperamento fue el definidor de los patrones individuales de las reacciones al dolor y problemas del comportamiento de los niños, en diferentes edades. También las experiencias precoces de dolor en niños nacidos prematuros pueden afectar la reactividad del recién nacido, que además mostró asociación con dimensiones del temperamento en los primeros años de vida.Abstract in English: The objective of the present study was to review the studies about the relations among the temperament, behavior, and early painful experiences in children developmental pathways, especially with preterm born children. The empirical studies were obtained through the data bases PsycINFO and Medline. The results showed that the temperament was a predictor of the individual patterns of reaction to pain and to behavior problems at different ages. Moreover, the early painful experiences of children born preterm can influence infant's reactivity, which was in association to temperamental dimensions during the first years of life. |
Pesquisas Teóricas False Memories: theoretical and methodological issues Alves, Cíntia Marques Lopes, Ederaldo José Abstract in Portuguese: Falsas Memórias (FM´s) ocorrem quando uma pessoa lembra de eventos que não aconteceram, situações que nunca presenciou, lugares onde nunca esteve, ou então, se lembra de maneira distorcida do que realmente houve. O objetivo deste artigo é apresentar revisão histórica do tema, alguns modelos teóricos e suas contribuições para a compreensão do assunto. É apresentado o DRM (Deese-Roediger-McDemott), um paradigma usado para se estudar as FM´s. Com a teoria, ficou clara a complexidade e importância do tema para a Psicologia e a necessidade dos psicólogos estarem atentos ao assunto, principalmente aqueles que trabalham diretamente com a memória das pessoas.Abstract in Spanish: Falsas Memorias (FM´s) ocurren cuando una persona recuerda eventos que no sucedieron, situaciones que nunca presenció, lugares donde nunca estuvo, o entonces, recuerda de manera destorcida los acontecimientos que realmente sucedieron. El objetivo de este artículo es presentar una revisión histórica del tema, algunos modelos teóricos e sus contribuciones para la comprensión del asunto. Presentamos el DRM (Deese-Roediger-McDemott), un paradigma usado para estudiar las falsas memorias. Con la teoría quedó claro la complejidad e importancia del tema para la Psicología y la necesidad de los Psicólogos estar atentos al asunto, principalmente aquellos que trabajan directamente con la memoria de las personas.Abstract in English: False memories (FM´s) occur when a person remembers events that never happened to him, situations at which he/she was not present, places where he/she has never been, or when he/she remembers some event differently from what really happened. The purpose of this work was to present a historical review of FM´s, some theoretical models and their contributions to the comprehension about them. The DRM (Deese-Roediger-McDemott), which is used to study FM´s, is also presented. We could see the importance and the necessity of this study for Psychology and for psychologists, mainly those who work directly with the people's memory. |
Pesquisas Teóricas Unsicherheit in the XXI century: the teaching and the learning of reading and writing of portuguese language in Sao Paulo Silva, Nilce da Fridman, Patrícia Claudia da Costa Abstract in Portuguese: Este artigo tem como objetivo discutir os processos de ensino e aprendizagem da leitura e escrita em língua portuguesa, atualmente, em São Paulo. Ele se ancora nos conceitos de D. Winnicott, descrevendo, com base nos postulados de Bauman, a sociedade em que se vive - suas regras, princípios e valores da "modernidade líquida", objeto destas reflexões - que interferem no resultado das relações pedagógicas, promovendo o aumento da atenção para questões advindas destas dificuldades; defende-se a "criatividade" aliada à "confiança" como condições mínimas para estabelecimento de clima afetivo e social adequado ao ensino e aprendizado da língua portuguesa, construindo caminhos para a Pedagogia deste novo milênio.Abstract in Spanish: Este artículo tiene como objetivo discutir los procesos actuales de la enseñanza y aprendizaje de la lectura y escritura en lengua portuguesa, en San Pablo. Apoyados en conceptos de D. Winnicott, describiendo, con base en los postulados de Bauman, la sociedad en que se vive - sus reglas, principios y valores implementados, de la "modernidad liquida" que será objeto de esta reflexión - que interfieren en los resultados de las relaciones pedagógicas, promoviendo aumento de la atención para cuestiones resultado de estas dificultades. Defiendes la "creatividad" unida a la "confianza" como condiciones mínimas para establecer un clima afectivo y social adecuado para la enseñaza y aprendizaje de la lengua portuguesa, construyendo caminos para la Pedagogía de este nuevo milenio.Abstract in English: The objective of this paper is to discuss the teaching and learning process of reading and writing in Portuguese language, nowadays, in Sao Paulo. It is anchored in the Winnicott's concepts, describing, based on Bauman's postulates, the society where we live - its rules, principles and implemented values of the "liquid modernity" , the object of these reflections - that affect the result of the pedagogical relations, promoting the increase attention about questions concerning these difficulties; we defend the "creativity" and the "confidence" as minimum conditions to establish an affective and social climate adjusted to teaching and learning Portuguese language, constructing ways for Pedagogy in this new millennium. |
Pesquisas Teóricas The prehistory of the concept of causality in Freud Calazans, Roberto Santos, Jorge Luís Gonçalves dos Abstract in Portuguese: Este trabalho traz uma análise da pré-história do conceito de causalidade em Freud, desde seus estudos com Charcot, em 1885, até a obra A interpretação dos sonhos, de 1900. Verifica-se que a função da causalidade só poderia ser consolidada em Psicanálise na medida em que Freud abandonasse a concepção de causa das Ciências Naturais. Tanto a afirmação de uma perturbação sexual na vida atual dos sujeitos quanto as cenas de uma suposta sedução traumática têm que ser reformuladas para que, na Psicanálise, a problemática da causa sempre esteja referida a uma questão colocada pelo desejo.Abstract in Spanish: Este trabajo trae un análisis de la pre-historia del concepto de casualidad en Freud, desde sus estudios con Charcot, en 1885, hasta la obra "La interpretación de los sueños", de 1900. Se comprueba que la función de casualidad solo podría ser consolidada en el Psicoanalisis, en la medida que Freud abandonase la concepción de causa de las Ciencias Naturales. De la misma forma, tanto la afirmación de la perturbación sexual en la vida actual de los sujetos, como las escenas de una supuesta seducción traumática, tienen que ser reformuladas, para que en el Psicoanálisis, la problemática de la causa siempre esté relacionada a una cuestión colocada por el deseo.Abstract in English: This study shows an analysis of the prehistory of the concept of causality in Freud, since his studies with Charcot, in 1885, until the work "The interpretation of dreams", in 1900. It was verified that the function of causality could only be consolidated in Psychoanalysis if Freud would have abdicated to the principle of cause in Natural Sciences. Both the statement of a sexual perturbation in current life and the scenes of a supposed traumatic seduction should be reformulated so that, in Psychoanalysis the problematic of cause is always referred to a question elicited by desire. |
Pesquisas Empíricas Leisure attitude scale in adolescents and young adults Freire, Teresa Fonte, Carla Abstract in Portuguese: Atualmente, o lazer e as atitudes face ao lazer têm sido alvo de interesse na investigação psicológica, concretamente no domínio da Psicologia Social. O objetivo do presente estudo foi adaptar a escala Leisure Attitude Scale de Raghb e Beard, construída para avaliar as atitudes face ao lazer em função das três componentes de atitude (cognitiva, afetiva e comportamental) para a população de estudantes, adolescentes e jovens adultos portugueses. Participaram no estudo 462 sujeitos (57,8% do sexo feminino e 42,2% do sexo masculino), com uma média de idades de 19,97 (desvio padrão de 4,85). Os resultados obtidos confirmam a estrutura e as características psicométricas da versão original, refletindo valores largamente aceitáveis de fidelidade (consistência interna) e validade (validade de conteúdo) quer para a escala total quer para as várias sub-escalas (cognitiva, afetiva e comportamental). Conclui-se pela adequação da escala na medida das atitudes face ao lazer, no contexto português.Abstract in Spanish: La diversión y las actitudes frente a ella vienes siendo objeto de interés en la investigación de la Psicología Social. Nuestro objetivo fue adaptar la escala Leisure Actitudes Scale de Raghb y Beard, que evalúa actitudes frente a la diversión en función de tres componentes (cognitivo, afectivo , y comportamental), para la población de estudiantes, adolescentes y jóvenes adultos portugueses. Participaron 462 sujetos (57,8% del sexo femenino y 42,2% del sexo masculino), con media de edades de 19,97 (desviación standar de 4,85). Se confirmó la estructura y características psicométricas de la versión original, reflejando valores de fidelidad (consistencia interna) y validad (validad de contenido) en la escala total y en las varias sub-escalas (cognitiva, afectiva y comportamental). Concluimos que fue realizada la adaptación de la escala en el contexto portugués.Abstract in English: Nowadays, the leisure and its attitudes constitute an important issue in Social Psychology research. The aim of this study was to realize the adaptation of the Leisure Attitude Scale (Ragheb and Beard) for Portuguese individuals, including adolescents and young adults. This scale measures leisure attitude according to the three components (cognitive, affective and behavioural). A sample of 462 students (57.8% girls and 42.2% boys) with a mean age of 19.97 (standard deviation of 4.85). The results confirm the original scale. Validity measures of internal consistency and content validity in the total scale and in the three subscales (Cognitive, affective and behavioural). The scale is an adequate instrument to measure leisure attitudes in the Portuguese context. |
Pesquisas Empíricas Family unpredictability and its implications in the familiar and individual development Alarcão, Madalena Gaspar, Maria Filomena Abstract in Portuguese: Definida como uma falta de consistência dos padrões de comportamento familiar e dos sistemas de regulação familiar, a imprevisibilidade familiar surge como um constructo interessante para apreender a forma como a família, e muito particularmente o sub-sistema parental, exerce o seu papel e o seu poder executivo. Pesquisas diversas têm associado maior imprevisibilidade familiar a perturbações do desenvolvimento familiar e do próprio desenvolvimento individual. Este artigo visa apresentar um estudo de validação da Family Unpredictability Scale (FUS), de Lisa Ross e Elizabeth Hill, para Portugal, ao mesmo tempo que discutir o seu valor na discriminação de famílias que técnicos com funções psicossociais diversas identificaram como estando perturbadas no exercício das suas funções familiares. Busca-se também realçar o papel que o nível educacional parece ter na variação do grau de imprevisibilidade familiar; os resultados mostram que são os pais com menor nível educacional que apresentam os mais elevados níveis de imprevisibilidade.Abstract in Spanish: La imprevisibilidad familiar es definida como una falta de consistencia en los patrones del comportamiento familiar y de los sistemas de regulación familiar, permitiendo aprender la forma como la familia y el sub-sistema familiar, ejerce su función y su poder ejecutivo. Es asociada una mayor imprevisibilidad familiar con perturbaciones del desarrollo familiar e individual. Presentamos la validación de la Family Unpredietability Seale (FUS), de Lisa Ross e Elizabeth Hill, para Portugal, discutiéndose su valor para discriminar familias, previamente identificadas como estando perturbadas en el ejercicio de sus funciones familiares. También destacamos la relación entre nivel educativo y variación del grado de imprevisibilidad familiar, siendo que padres con menor nivel educativo presentan niveles más elevados de imprevisibilidad.Abstract in English: The family unpredictability is defined as a lack of consistency in standards of familiar behaviour and the familiar regulation systems. It is interesting for the understanding of how the family, and particularly the parental subsystem exerts its roles and executive power. Higher family unpredictability has been associated with higher disturbances of the familiar and individual development. This paper presents the validation of a Family Unpredictability Scale (FUS) described by Lisa Ross and Elizabeth Hill, for Portugal. It also evaluates the scale abilities to discriminate families with diverse perturbation levels in psychosocial functions. The lower educational level of parents was associated with higher levels of unpredictability. |
Pesquisas Empíricas Opinions of high schoolers about family relationship and their plans for the future Pratta, Elisângela Maria Machado Santos, Manoel Antônio dos Abstract in Portuguese: Este estudo objetivou levantar pontos positivos e negativos do relacionamento familiar segundo a opinião de adolescentes usuários e não usuários de substâncias psicoativas, bem como identificar os planos que esses grupos apresentam para o futuro. Participaram 568 adolescentes que responderam a um questionário de auto-preenchimento. As análises envolveram a descrição da distribuição das variáveis e a aplicação do teste qui-quadrado. Os resultados mostraram que, no que se refere aos pontos positivos e negativos do relacionamento familiar, foram destacados aspectos referentes à "dinâmica familiar". Quanto aos pontos negativos, no grupo de adolescentes que já utilizaram ou utilizam drogas, o principal tema foi a "falta de diálogo" na família. Por fim, os principais planos para o futuro que os adolescentes de ambos os grupos apresentaram envolvem questões referentes à família e à preparação e atuação profissional. Esses dados fornecem informações relevantes para o planejamento de estratégias preventivas ao uso de drogas na adolescência.Abstract in Spanish: El objetivo fue identificar los puntos positivos y negativos del relacionamiento familiar, según la opinión de adolescentes usuarios y no usuarios de substancias psicoactivas, identificando sus planes para el futuro. 568 adolescentes respondieron un cuestionario de auto-respuesta. Los análisis de la descripción de las variables y del test qui-cuadrado, mostraron que con relación a los puntos positivos se destacaron aspectos relacionados con la "dinámica familiar". El punto negativos indicado por los adolescentes usuarios de drogas fue la "falta de dialogo" en la familia. Finalmente, los planes para el futuro que los adolecentes de ambos grupos se referían a la familia y preparación profesional. Tornando relevantes estas informaciones para la programación de estrategias preventivas al uso de drogas en la adolescencia.Abstract in English: The aim of this study was to survey the positive and negative points within the family relationship according to the opinion of drug addicted and non-drug addicted adolescents and to identify the plans they have for their future. 568 adolescents answered a self-filling questionnaire. The analysis of distribution of variables and chi-square test showed as positive points that the "family dynamics" were highlighted. Regarding to the negative points, among the addicted adolescents, the major issue was the "lack of dialogue" within the family. Regarding the main plans for the future, adolescents from both groups mentioned family and professional preparation and performance. This data presents significant information for the development of preventive strategies against the drug addiction during adolescence. |
Pesquisas Empíricas Teacher´s performance of itinerant teaching in relation to the inclusion of low vision children in elementary education Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza Abstract in Portuguese: No momento em que se discute a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares, faz-se necessário desenvolver trabalhos de pesquisa que se dediquem a analisar as implicações da formação continuada de professores. Neste sentido, estabeleceu-se o objetivo de investigar aspectos relativos às necessidades de duas professoras itinerantes, participantes de um programa de formação. Tal programa, voltado para o acompanhamento de alunos com baixa visão, pretendeu oferecer a essas professoras, sem conhecimentos específicos em deficiência visual, elementos dessa formação, e analisar a natureza das implicações evidenciadas ao longo do processo, do qual foi possível depreender que o desenvolvimento das funções visuais constitui-se em valioso referencial teórico, bem como o fato de estar regularmente na escola, conversar com as professoras, discutir como proceder, avaliar retroativamente os exercícios e ajudar a planejar estratégias com base nas análises feitas foram as principais vantagens de atuar de forma colaborativa.Abstract in Spanish: En el momento en que se discute la inclusión de alumnos con necesidades educacionales especiales en escuelas regulares, se hace necesario desarrollar trabajos de investigación que se dediquen a analizar las implicaciones de la formación continua de profesores. En este sentido, se estableció el objetivo de investigar aspectos relativos a las necesidades de dos profesoras itinerantes, participantes de un programa de formación. Tal programa, dirigido hacia el seguimiento de alumnos con baja visión, pretendió ofrecer a esas profesoras, sin conocimientos específicos en deficiencia visual, elementos de esa formación y analizar la naturaleza de las implicaciones evidenciadas a lo largo del proceso, por lo cual fue posible deducir que el desarrollo de las funciones visuales se constituye en valioso referencial teórico, tal como el hecho de estar regularmente en la escuela, hablar con las profesoras, discutir como proceder, evaluar retroactivamente los ejercicios y ayudar a planear estrategias basadas en los análisis hechos, fueron las principales ventajas de actuar de manera cooperativa.Abstract in English: At a time in which the inclusion of students with special education needs in regular schools has been discussed, it is necessary to develop researches to evaluate the implications of teachers' continued education. In this sense, the objective of investigating aspects related to the needs of two itinerant teachers was established. Theses teachers are participants of a formation program. Such program has the goal to follow-up low vision students. It managed to offer these teachers, who had no specific knowledge in visual disability, elements of this formation, and also to evaluate the nature of evidenced implications along the process from which it was possible to conclude that the visual functions development is constituted by valuable theorical referential, as well as the fact of being regulary at school, talk to the teachers, discuss how to proceed, evaluate the exercises retroactively and help them to plan strategies based on the analysis done. These were the main advantages of acting in a colaborative manner. |
Pesquisas Empíricas Phonological awareness training program for brazilian bilinguals deaf children Souza, Érika Costa de Bandini, Heloisa Helena Motta Abstract in Portuguese: Um dos pré-requisitos básicos para a aquisição de leitura e escrita é a consciência fonológica. Estudos têm comprovado que quando expostas a um treinamento formal de consciência fonológica as crianças ouvintes melhoram esta habilidade e, conseqüentemente, aprimoram o desenvolvimento da leitura e da escrita. Entretanto, não há evidências deste tipo de procedimento para crianças surdas. Este estudo objetivou estruturar um Programa de Treinamento de Consciência Fonológica para crianças surdas bilingües e verificar sua efetividade. Participaram do estudo quatro crianças, que foram avaliadas quanto à consciência fonológica antes e após o Treinamento de Consciência Fonológica. Foram verificados efeitos positivos nos níveis de consciência fonológica destas crianças após a realização do Treino. Este estudo fornece indícios de que um Treinamento de Consciência Fonológica pode aprimorar o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças surdas usuárias de língua de sinais.Abstract in Spanish: Un pre-requisito básico para la adquisición de la lectura y la escritura es la conciencia fonológica. Estudios han mostrado que los niños oyentes expuestos a un entrenamiento formal de conciencia fonológica mejoran estas habilidades. No existiendo evidencias de este procedimiento en niños sordos. El objetivo fue estructurar un Programa de Entrenamiento de Conciencia Fonológica para niños sordos bilingües y verificar su efectividad. Participaran del estudio cuatro niños, evaluados con relación a la conciencia fonológica antes y después del entrenamiento. Verificándose efectos positivos en su nivel de conciencia fonológica después del entrenamiento. Con el entrenamiento, mostramos una mejoría en el desarrollo de la conciencia fonológica en los niños sordos usuarios del lenguaje de señales.Abstract in English: The phonological awareness is required for the acquisition of reading and writing ability. Hearing children increase their levels of phonological awareness and their reading and writing skills when exposed to a formal phonological awareness training program. The effect of this procedures in deaf children is unknown. The aim of this study was create a special phonological awareness training program for bilingual deaf children and to evaluate its effectiveness. Four children were phonological evaluated and selected to participate in the study. The results showed that, after the training, the children's phonological awareness was improved. This study provides evidences that a phonological awareness training can improve the development of phonological awareness in deaf children users of the Sign Language. |