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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 22, Número: 53, Publicado: 2012
  • 2012: o ano que não termina para a Paidéia, em busca da internacionalização Editorial

    Santos, Manoel Antônio dos
  • Fatores associados à gravidez em adolescentes brasileiros de baixa renda Artigos

    Diniz, Eva; Koller, Silvia Helena

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo investigar as características associadas à gravidez durante a adolescência em uma população de adolescentes brasileiros de baixa renda (N = 452) com experiência de gravidez (n = 226) e sem esta experiência (n = 226). A média de idade dos participantes foi de 16,86 anos (DP = 1,35) e 64% eram do sexo feminino. Os resultados da análise multivariada revelaram que a gravidez durante a adolescência se associou a: morar com o companheiro, utilização da pílula, menor idade para iniciação sexual, consumo de bebida alcoólica, e menor divisão das tarefas domésticas na família. A gravidez durante a adolescência tende a surgir perante um conjunto de variáveis que expressam a vulnerabilidade do contexto desenvolvimental do(a) adolescente. Essa poderá ser uma importante informação para intervenções dirigidas para esta população, assim como para trabalhos de prevenção de gravidez durante a adolescência.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo tiene como propósito investigar las características asociadas al embarazo durante la adolescencia en una población de adolescentes brasileños de baja renta (N = 452) con experiencia de embarazo (n = 226) y sin esta experiencia (n = 226). El promedio de edad de los participantes fue de 16,86 años (DE = 1,35) y el 64% era del sexo femenino. Resultados del análisis multivariado revelaron que el embarazo a lo largo de la adolescencia se asoció a: vivir con la pareja; utilización de la píldora anticonceptiva; inicio sexual precoz; consumo de bebidas alcohólicas; y menor división de tareas domésticas en la familia. El embarazo durante la adolescencia tiene tendencia a surgir ante un conjunto de variables que expresan la vulnerabilidad del contexto de desarrollo del adolescente. Esta podrá constituir una importante información para intervenciones dirigidas a la población afectada y un aporte a la prevención del embarazo durante la adolescencia.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to assess factors associated with teen pregnancy among low-income Brazilian adolescents (N = 452) with pregnancy experience (n = 226) and without this experience (n = 226). The mean of age of the sample was 16.86 years old (SD = 1.35) and 64% were girls. A multivariate analysis demonstrated that teen pregnancy was associated with: living with the partner; use of oral contraception; lower age of the first sexual intercourse; use of alcoholic drinks; and lesser division of home chores. Teen pregnancy tends to appear when a conjugation of developmental risk variables exists. This information can be important with a view to interventions focused on this population, as well as for teen pregnancy prevention campaigns.
  • Levantamento de problemas comportamentais/emocionais em um ambulatório para adolescentes Artigos

    Valverde, Benedita Salete Costa Lima; Vitalle, Maria Sylvia de Souza; Sampaio, Isa de Pádua Cintra; Schoen, Teresa Helena

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo identificar os principais problemas comportamentais e emocionais percebidos por adolescentes que frequentam um ambulatório de saúde. Participaram 320 adolescentes que não estavam em atendimento psicoterápico e que responderam, na sala de espera de um ambulatório, o Youth Self Report. O principal problema relatado foi Ansiedade/Depressão. Os meninos obtiveram escores mais altos em Problemas Sociais e mais baixos em Comportamento Delinquente; as meninas apresentaram-se com menos problemas no agrupamento Problemas Somáticos e com mais problemas em Ansiedade/Depressão. Quanto à faixa etária, observou-se que Problemas Sociais esteve associado ao início da adolescência. Quanto à incidência, menos de um quarto dos adolescentes apresentaram-se com problemas, sugerindo que a adolescência não é um período de turbulência. Observou-se que alguns adolescentes necessitam de uma avaliação mais detalhada, pois relataram comportamentos indicativos de transtornos mentais. Conclui-se a necessidade de profissionais de saúde mental integrarem a equipe de saúde que atende adolescentes.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue identificar los problemas comportamentales y emocionales notados en adolescentes que frecuentan una clínica de salud. Participaron 320 adolescentes, que no estaban en psicoterapia y que respondieron, en la sala de espera, de una clínica de salud, al Youth Self Report. El principal problema relatado fue Ansiedad/Depresión. Los niños obtuvieron calificaciones más altas en Problemas Sociales y más bajas en Comportamiento Delincuente; las niñas se presentaron con menos problemas en el grupo Problemas Somáticos y con más problemas en Ansiedad/Depresión. En lo referente al rango de edad, se observó que Problemas Sociales estuvieron asociados al inicio de la adolescencia. En lo referente a la incidencia, menos de un cuarto de los adolescentes se presentaron con problemas, sugiriendo que la adolescencia no es un periodo de turbulencia. Se observó que algunos adolescentes necesitan una evaluación más detallada, pues relataron comportamientos indicativos de trastornos mentales. Se concluye que existe la necesidad de que profesionales de salud mental integren el equipo de salud que atiende a adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    This study's objective was to identify the main behavioral and emotional problems perceived by adolescents attending an outpatient service. A total of 320 adolescents were included in the study. The respondents were not undergoing psychotherapy and self-applied the Youth Self Report in the ambulatory's waiting room. The main problem reported was Anxious/Depressed. Male adolescents obtained higher scores for Social Problems and lower scores for Delinquent Behavior, while females obtained lower scores for Somatic Complaints and higher scores for the Anxious/Depressed scale. Social Problems were associated with the initial phase of adolescence. In terms of incidence, less than one quarter of the adolescents presented problems, suggesting that adolescence is not a period of turbulence. Some adolescents require a more detailed evaluation because they reported behaviors indicative of mental disorders. We conclude that there is a need for mental health workers to integrate the health staff providing care to adolescents.
  • Relacionamentos de amizade íntima entre jovens adultos Artigos

    DeSousa, Diogo Araújo; Cerqueira-Santos, Elder

    Resumo em Português:

    A literatura é consensual quanto ao importante papel dos amigos no ciclo vital, na maior parte do tempo, para melhorias na qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo investigar e descrever características dos relacionamentos íntimos de amizade de jovens adultos. Participaram 98 jovens adultos com idade entre 18 e 30 anos. Os procedimentos de amostragem foram baseados na técnica do Respondent Driven Sampling. Foram utilizados três questionários autoaplicados e os dados foram submetidos a tratamento quantitativo. Os resultados demonstraram uma homogeneidade de características entre amigos íntimos, especialmente para o gênero. O companheirismo despontou como aspecto mais marcante na amizade. Todas as funções da amizade apresentaram correlações positivas entre si. Conclui-se que parece haver um filtro de similaridades entre amigos na adultez jovem e que amizades de boa qualidade em uma determinada função costumam ser de boa qualidade em seu total.

    Resumo em Espanhol:

    La literatura es consensual cuanto a la importancia de la amistad a lo largo del ciclo vital; en la mayor parte del tiempo, para la mejoría de la calidad de vida. Este estudio tuvo como objetivo investigar y describir las relaciones íntimas de amistad de adultos jóvenes. Participaron 98 adultos jóvenes de edades comprendidas entre 18 y 30 años. El muestreo estuvo basado en la técnica del Respondent Driven Sampling. Fueron utilizados tres cuestionarios auto-administrados y los datos fueron analizados cuantitativamente. Los resultados demostraron homogeneidad en las características entre amigos íntimos, especialmente para el género. El compañerismo se destacó como el aspecto más importante de la amistad. Todas las funciones de la amistad mostraron correlaciones positivas entre sí. Se concluye que hay un filtro de similitudes entre amigos en la adultez joven y que amistades que son buenas en un aspecto tienden a ser buenas amistades en su total.

    Resumo em Inglês:

    The literature is consensual regarding the importance of friendships throughout the lifecycle; most of the time for improvements in the quality of life. The aim of this study was to investigate and describe intimate friendship relationships between young adults. Participants were 98 young adults aged between 18 and 30. Sampling procedures were based on the Respondent Driven Sampling technique. The instrument was composed of three self-report questionnaires and data were analyzed quantitatively. Results showed homogeneity of characteristics among intimate friends, especially concerning gender. Companionship emerged as the most distinctive aspect of friendships. All friendship functions showed positive correlations with each other. There seems to be a filter of similarities in the friendships of young adults. Also, friendships that show good quality in one specific function tend to be good quality friendships as a whole.
  • Riscos biopsicossociais para o desenvolvimento de crianças prematuras e com baixo peso Artigos

    Silveira, Kelly Ambrósio; Enumo, Sônia Regina Fiorim

    Resumo em Português:

    A prematuridade (PT) e o baixo peso ao nascimento (BP) são fatores de risco para o desenvolvimento, assim como as variáveis psicossociais. Este estudo teve por objetivo descrever e analisar as relações entre variáveis psicossociais e de nascimento e o desempenho cognitivo, linguístico, motor e comportamental em crianças nascidas PTBP, com idade de 12 a 36 meses. Essas relações foram estudadas em 40 crianças PTBP, com 12-36 meses de idade, avaliadas pela Bayley-III Screening Test (BSID-III), e também em seus pais, que responderam ao Child Behavior Checklist (CBCL 1½-5 anos) e à entrevista para identificação de riscos biopsicossociais. Prontuários médicos também foram consultados. Identificou-se maior frequência de risco para problemas de desenvolvimento na área cognitiva e de linguagem expressiva. Destacam-se as correlações entre condições de nascimento e problemas de desenvolvimento, risco psicossocial severo e riscos à linguagem receptiva e a problemas comportamentais, bem como entre os últimos e riscos à linguagem expressiva e à cognição. Aponta-se a necessidade de monitoramento do desenvolvimento dessas crianças, com atividades de avaliação, estimulação precoce e atendimento familiar.

    Resumo em Espanhol:

    La prematuridad (PT) y el bajo peso al nacer (BP) son factores de riesgo para el desarrollo, así como las variables psicosociales. La finalidad de este estudio fue describir y analizar las relaciones entre variables psicosociales y de nacimiento y el desempeño cognitivo, lingüístico, motor y comportamental en niños nacidos PTBP, de 12-36 meses. Esas relaciones fueron estudiadas con 40 niños PTBP, de 12-36 meses, evaluados por la Bayley-III Screening Test (BSDI-III), y también con sus padres, que respondieron al Child Behavior Checklist (CBCL 1½-5 años) y a una entrevista para identificación de riesgos biopsicosociales; registros médicos también fueron consultados. Se encontró mayor frecuencia de riesgo de problemas de desarrollo en el área cognitivo y de lenguaje expresivo. Se destacan las correlaciones entre las afecciones perinatales y problemas de desarrollo; riesgo psicosocial severo y riesgos para el lenguaje receptivo y problemas de conducta; y entre estos y riesgos para el lenguaje expresivo y la cognición. Se confirma la necesidad de monitorear el desarrollo de estos niños, con evaluación, intervención temprana y atención a la familia.

    Resumo em Inglês:

    Prematurity (PT) and low birth weight (LBW) are risk factors for development, as well as psychosocial variables. These relationships were studied in 40 children PTLBW between 12-36 months old, assessed by the Bayley-III Screening Test (BSID-III), and their parents who answered the Child Behavior Checklist (CBCL 1½-5 years old) and the interview for identification of biopsychosocial risks. In addition, medical records were consulted. Higher risk frequencies were found for developmental problems in cognitive and expressive language areas. Correlations are highlighted between perinatal conditions and developmental problems; severe psychosocial risk and receptive language and behavioral problems, and between these risks and expressive language and cognition. The results confirmed the need to monitor the development of these children, through assessment activities, early simulation and family care.
  • Descrições emocionais e comportamentais de eventos por crianças pré-escolares Artigos

    Pavarini, Gabriela; Souza, Débora de Hollanda

    Resumo em Português:

    Crianças em idade pré-escolar já se interessam pelos estados mentais alheios. O presente estudo teve por objetivo investigar se o interesse por estados mentais alheios se reflete nas preferências de crianças entre quatro e seis anos de idade por descrições emocionais e/ou comportamentais de eventos e se há correlação entre essas preferências e sua compreensão emocional. Trinta e sete crianças (21 meninas e 16 meninos) foram solicitadas a descrever quatro cenas de filmes e foram avaliadas quanto à compreensão de emoções. Os resultados revelaram um efeito de idade para a frequência de descrições emocionais, F(2, 34) = 6,7, p < 0,01, bem como uma correlação entre a frequência de descrições emocionais e o nível de compreensão emocional dos participantes, (r = 0,55, p < 0,001). Esses dados são consistentes com evidências de um aumento na produção espontânea de termos emocionais no período pré-escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Niños en edad preescolar se encuentran interesados en los estados mentales ajenos. El objetivo del presente estudio fue investigar si este interés se refleja en la tendencia de los niños de cuatro a seis años a describir eventos en términos emocionales o de comportamiento, y si hay correlácion entre estas preferencias y la comprensión emocional de los niños. A 37 niños (21 niñas y 16 niños) se les pidió que describieran escenas de cuatro películas y se evaluó la comprensión de las emociones. Los resultados revelaron un efecto de la edad sobre la frecuencia de las descripciones emocionales F(2, 34) = 6,7, p < 0,01 y una correlación entre la frecuencia de las descripciones emocionales y el nivel de comprensión de las emociones por los participantes (r = 0,55, p < 0,001). Estos datos son consistentes con evidencias del aumento en la producción espontánea de términos emocionales en el período preescolar.

    Resumo em Inglês:

    Preschool children already show interest in other people's mental states. The goal of the present research was to investigate if this interest is reflected in four to six year-old children's preferences for either emotional or behavioral descriptions of events, and whether there is a correlation between those preferences and their emotion understanding. Thirty-seven children (21 girls and 16 boys) were asked to describe four different movie scenes and their understanding of emotions was assessed. The results revealed an effect of age on the frequency of emotional descriptions, F(2, 34) = 6.7, p < 0.01, as well as a correlation between the frequency of emotional descriptions and participants' level of emotion understanding (r = 0.55, p < 0.001). These results are consistent with evidence suggesting an increase in the spontaneous production of emotion terms in the preschool years.
  • Crenças de pais e mães sobre investimento parental Artigos

    Bandeira, Tatiana Targino Alves; Seidl-de-Moura, Maria Lucia

    Resumo em Português:

    O investimento parental aumenta a chance de sobrevivência dos bebês e garante a aptidão dos pais. Embora seja adaptativo, não ocorre automaticamente, assumindo formas diversas de acordo com o contexto. Considerando que as crenças parentais são parte desse contexto, este artigo teve como objetivo analisar crenças de pais e mães sobre investimento parental e o que relatam fazer para investir na criação de seu filho. Cinquenta homens e cinquenta mulheres com filho de até seis anos responderam a duas perguntas abertas sobre concepção de investimento e práticas realizadas. As respostas foram classificadas em: investimento financeiro, emocional, cuidados básicos, intelectual, social-espiritual e familiar-individual. Homens e mulheres indicaram valorizar e realizar mais o investimento emocional. Em geral, mães relatam investir mais que pais, principalmente em relação aos cuidados. Houve algumas incongruências entre crenças e práticas relatadas. Esses resultados podem contribuir para o estudo das crenças e do investimento parental, principalmente dos pais, que nem sempre são incluídos em pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Inversión parental aumenta las posibilidades de supervivencia de bebés y garantiza el éxito reproductivo. Aunque sea adaptativa, no ocurre automáticamente, asumiendo distintas formas según el contexto. Considerando que las creencias parentales hacen parte de ese contexto, la finalidad de este estudio fue analizar las creencias de padres y madres sobre inversión parental y lo que relatan hacer para invertir en la creación de sus hijos. Cincuenta hombres y cincuenta mujeres con niños de hasta seis años respondieron a dos preguntas abiertas acerca de sus concepciones de inversión y prácticas realizadas. Las respuestas fueron clasificadas como inversión financiera, emocional, atención básica, intelectual, social-espiritual y familiar-individual. Hombres y mujeres indicaron valorar y realizar más la inversión emocional. En general, las madres reportaron invertir más que los padres, especialmente con relación a los cuidados básicos. Hubo algunas incongruencias entre creencias y prácticas informadas. Estos resultados pueden contribuir al estudio de las creencias y de la inversión parental, principalmente de los padres, que no siempre están incluidos en estos estudios.

    Resumo em Inglês:

    Parental investment increases the chance of babies' survival and ensures parents' fitness. While adaptive, it does not occur automatically and takes various forms, according to the context. Parental beliefs are part of those contexts and this study aims to investigate how parents consider parental investment and their investment practices in their children. Fifty men and 50 women with children up to six years of age answered two open questions about their conception of investment and their practices. The answers were classified as financial investment, emotional, basic care, intellectual, social-spiritual and family-individual. Men and women indicated that they most value and practice emotional investment. In general, mothers reported more investment than fathers, especially with regard to basic care. There were some inconsistencies between reported beliefs and practices. These results may contribute to the study of beliefs and parental investment, especially in relation to fathers who are not always included in these studies.
  • Representações sociais de professores e policiais sobre juventude e violência Artigos

    Galinkin, Ana Lúcia; Almeida, Angela Maria de Oliveira; Anchieta, Vânia Cristine Cavalcante

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo identificar as representações sociais que professores e policiais civis constroem sobre a violência, em particular, a praticada por jovens. Participaram do estudo 15 professores do ensino médio de duas escolas privadas e 16 policiais civis de ambos os sexos pertencentes a quatro delegacias. Para coleta de dados utilizou-se a técnica de grupos focais com posterior análise de conteúdo do corpus discursivo relativo à violência e suas causas. Professores e policiais civis apontam a família moderna como uma das responsáveis pela violência praticada pelos jovens por se desobrigar de seu papel socializador dos filhos. Entendem que a responsabilidade da educação dos jovens está sendo transferida da família para eles.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo fue identificar las representaciones sociales que profesores y policías construyen acerca da la violencia, en particular la violencia juvenil. Participaron del estudio 15 profesores de educación secundaria de dos escuelas particulares y 16 policías de cuatro jefaturas, de ambos sexos. Para recolectar los datos se utilizó la técnica de grupos focales con posterior análisis de contenido del corpus discurso sobre la violencia y sus causas. Profesores y policías identifican la familia moderna como una de las responsables por la violencia juvenil porque se eximen de su papel socializador de los hijos. Creen que la familia esté transfiriendo la responsabilidad por la educación del joven para ellos, profesores y policías.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to identify the social representations that teachers and police officers construct about violence, particularly that practiced by young people. The study participants were 15 high school teachers from two private schools and 16 police officers from four police stations, including both males and females. For the data collection, the focus groups technique was used with subsequent content analysis of the discourse corpus related to violence and its causes. The teachers and police officers indicated the modern family as a reason for the violence committed by young people because their role in the socialization of the children is being abandoned. They understand that the responsibility for the education of the young people is being transferred to them by the family.
  • Preocupação e insatisfação com o corpo, checagem e evitação corporal em pessoas com transtornos alimentares Artigos

    Campana, Angela Nogueira Neves Betanho; Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes; Garcia Júnior, Celso

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo avaliar aspectos da imagem corporal em uma amostra de pessoas com anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno alimentar não-especificado. A amostra foi composta por 14 voluntárias atendidas pelo Ambulatório de Transtornos Alimentares da Universidade Estadual de Campinas. O Software de Avaliação Perceptiva foi utilizado para avaliar a insatisfação com o corpo. A preocupação com o corpo, checagem e evitação corporal foram avaliadas pelo Body Shape Questionnaire, Body Checking Questionnaire e Body Image Avoidance Questionnaire, respectivamente. A análise descritiva e as correlações entre as medidas mostraram elevados níveis de insatisfação, checagem, evitação e preocupação com o corpo, com associações significantes. Estes achados evidenciaram a importância dos parâmetros investigados na dinâmica dos transtornos alimentares. Conhecer esses componentes da imagem corporal favorece a ampliação das possibilidades de melhor compreender como se organiza a representação mental do corpo dessas pacientes e planejar mais cuidadosamente as intervenções no decurso do tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue investigar los aspectos del imagen corporal en una muestra de personas con anorexia nerviosa, bulimia nerviosa y trastorno alimenticio no especificado. La muestra estuvo compuesta por catorce voluntarios, atendidos por la Clínica de Trastornos Alimenticios de la Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Se utilizó el Software de Avaliação Perceptiva para evaluar la insatisfacción corporal. Las variables preocupación con cuerpo, control y conducta de evitación fueron evaluadas con el Body Shape Questionnaire, Body Checking Questionnaire y Body Image Avoidance Questionnaire, en esta orden. El análisis descriptivo y las correlaciones mostraron altos niveles de insatisfacción, conducta de evitación y control, preocupación con el cuerpo, con asociaciones significativas. Estos resultados demuestran la importancia de los parámetros investigados en la dinámica de la enfermedad. Conocer estos componentes del imagen corporal podría aumentar las posibilidades de la comprensión de cómo la representación del cuerpo se organiza para estos pacientes y planificar cuidadosamente las intervenciones en el curso del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate aspects of body image in a sample of people with anorexia nervosa, bulimia nervosa and eating disorder not otherwise specified. The sample was composed of 14 volunteers, cared for by the Eating Disorders Outpatients Clinic, from Universidade Estadual de Campinas. The Software for Perceptual Assessment (SPA) assesses body dissatisfaction. The variables body concern, checking behavior and avoidance behavior were assessed by the Body Shape Questionnaire, Body Checking Questionnaire and Body Image Avoidance Questionnaire, in this order. The descriptive analysis and correlations indicate high levels of dissatisfaction, checking behavior, avoidance behavior, and concern over the body, with significant associations. These findings showed the importance of the investigated parameters for the dynamic of the disease. Knowing these body image components could expand the possibilities of understanding how these patients organize their body representations and carefully plan interventions during the course of the treatment.
  • Discussão de protocolo para cuidadores de pacientes com câncer em cuidados paliativos Artigos

    Moreira, Lara Mundim; Ferreira, Roberta Albuquerque; Costa Junior, Áderson Luiz

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo avaliar o bem-estar global e o distress behavior de cuidadores de pacientes com câncer em cuidados paliativos e também avaliar as dificuldades de médicos que lidam com estes pacientes, a fim de subsidiar a proposição de um protocolo de atendimento a um ambulatório de cuidados paliativos. Na primeira fase, indicadores de bem-estar e de distress behavior de dez cuidadores de pacientes em cuidados paliativos foram avaliados pelos instrumentos General Comfort Questionnaire (GCQ) e Impact of Event Scale - Revised (IES-R), respectivamente. Na segunda fase, médicos foram entrevistados sobre a percepção de cuidados paliativos e dificuldades de encaminhamento ao ambulatório. A correlação de Spearman negativa, entre os resultados dos dois instrumentos aplicados aos cuidadores, indica que maiores níveis de distress associam-se a menores escores de bem-estar global. Na perspectiva dos médicos, há demanda por maior integração entre os ambulatórios curativo e paliativo, o que aumentaria a fluidez entre as equipes e a manutenção de vínculos entre pacientes, famílias e profissionais.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio fue evaluar el bienestar global y el distress behavior de cuidadores de pacientes con cáncer en cuidados paliativos, así como las dificultades de médicos que tratan con estos pacientes, con vistas a la propuesta de un protocolo de atención a un ambulatorio de cuidados paliativos. En la primera fase, diversos indicadores de bienestar y de distress behavior de diez cuidadores de pacientes en cuidados paliativos fueron evaluados con los instrumentos General Comfort Questionnaire (GCQ) e Impact of Event Scale - Revised (IES-R), respectivamente. En la segunda fase, los médicos fueron entrevistados sobre su percepción de los cuidados paliativos y sobre las dificultades para acudir al ambulatorio. La correlación de Spearman negativa entre los resultados de los dos instrumentos aplicados a los cuidadores indica que a mayores niveles de distress se asocian menores grados de bienestar global. Con los médicos se verificó la demanda por mayor integración entre los ambulatorios curativo y paliativo, lo que aumentaría la fluidez entre los equipos y el mantenimiento de los vínculos entre pacientes, familias y profesionales.

    Resumo em Inglês:

    This study's objective was to evaluate the overall well-being and level of distress among caregivers of cancer patients and identify the difficulties faced by physicians who provide care to these patients in order to support the proposition of a new care protocol for a palliative care outpatient service. In the first phase, indicators of the overall well-being and distress levels of ten caregivers of patients undergoing palliative care were assessed using the General Comfort Questionnaire and the Impact of Event Scale Revised. In the second phase, physicians were interviewed to provide their opinions concerning palliative care and the difficulties they face to refer patients to a palliative care service. Spearman's negative correlation, performed to campare the results of both instruments applied to caregivers, suggests that higher levels of distress are associated with lower overall levels of well-being. There is, from the perspective of physicians, a need to integrate the care providade by both curative and palliative outpatient services to facilitate integrating the teams and enabling the maintenance of bonds among patients, families and professionals.
  • Leitura mediada com enfoque sociocognitivo: avaliação de uma pesquisa-intervenção Artigos

    Rodrigues, Marisa Cosenza; Ribeiro, Nathalie Nehmy; Cunha, Priscila Campos

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de um programa dirigido a diversificar a prática docente de contar histórias e a promoção indireta da compreensão infantil dos estados mentais e do processamento de informação social. Participaram 5 docentes e 57 alunos com média de 6 anos de idade de uma escola pública. As docentes foram capacitadas e pré e pós-avaliadas por questionários que investigaram concepções sociocognitivas e o impacto da capacitação sobre a prática de leitura mediada. Aspectos sociocognitivos e a atribuição dos termos mentais infantis foram avaliados mediante a análise da leitura de dois livros. Foi utilizado um diário de campo para documentar as observações semanais. Evidenciou-se aperfeiçoamento docente na seleção de livros e na exploração dos termos mentais nas narrativas e, quanto aos alunos, diferenças significativas quanto à linguagem mentalista e aprimoramento do processamento de informação social. Conclui-se pela viabilidade de se implementar a leitura mediada com enfoque sociocognitivo na escola.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue evaluar la efectividad del programa destinado a la diversificación de prácticas de enseñanza de narración y promoción indirecta de comprensión infantil de estados mentales y procesamiento de información social. Participaron cinco profesores y 57 estudiantes con edad promedia de 6 años en una escuela pública. Profesores fueron evaluados antes y después de la capacitación por cuestionarios que investigaron el impacto de la formación socio-cognitivo en la práctica de lectura mediada. Aspectos sociocognitivos y asignación de términos mentales de los niños fueron evaluados mediante análisis de la lectura de dos libros. Se utilizó un diario de campo para documentar observaciones semanales. Hubo evidencias de mejora de la enseñanza: selección de libros, explotación de relatos y condiciones mentales, para los alumnos, diferencias significativas en lenguaje mental y mejora del procesamiento de información social. Los resultados confirmaron la viabilidad de la aplicación del enfoque socio-cognitivo de lectura mediada en la escuela.

    Resumo em Inglês:

    This study's objective was to evaluate the effectiveness of a program designed to diversify teachers' storytelling practices and indirectly promote children's understanding of mental states and social information processing. Five teachers and 57 students, aged six years old on average, attending a public school, participated in the study. Teachers were trained and pre- and post-tested through questionnaires addressing social-cognitive conceptions and the impact of qualification on their mediated reading practices. The social-cognitive aspects and the attribution of children's mental terms were evaluated during the reading of two books. A field diary was used to document weekly observations. The results revealed teaching improvement in selecting books and in exploring mental terms during narratives. In regard to the students, significant differences were found in the use of mental language and social information processing. The conclusion is that conducting mediated reading with a social-cognitive focus is feasible in schools.
  • Avaliação de um programa psicoeducativo de transição para a parentalidade Artigos

    Murta, Sheila Giardini; Rodrigues, Andréia Crispim; Rosa, Isabela de Oliveira; Paulo, Silvia Guimarães de

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo avaliar um programa longitudinal de apoio à transição para a parentalidade por meio da avaliação de necessidades e de processo. Um casal participou de uma intervenção longitudinal, com nove visitas domiciliares, focadas no desenvolvimento de habilidades parentais e empoderamento da dupla. As interações pais-bebê e reações do casal à intervenção foram gravadas em vídeo e posteriormente registradas no Protocolo de Avaliação de Processo. A análise dos dados evidencia que o casal sentiu-se satisfeito com o programa e fez uso das informações e estratégias recebidas, com impacto positivo nas dimensões da conjugalidade, com melhor comunicação e solução de problemas interpessoais e da parentalidade, com a construção de conhecimentos sobre o desenvolvimento do bebê, mudanças em crenças sobre práticas educativas parentais violentas, responsividade na relação com o bebê e menor estresse parental. São recomendadas replicações deste estudo em amostras maiores e avaliação de follow-up.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este artículo fue evaluar un programa longitudinal de apoyo a la transición hacia la parentalidad mediante la evaluación de necesidades y proceso. Una pareja participó en una intervención longitudinal que constituye una serie de nueve visitas domiciliares, focalizadas en el desarrollo de habilidades parentales y empoderamiento de la pareja. Las interacciones padres-bebé y las reacciones de la pareja a la intervención fueron grabadas en video y posteriormente registradas en el protocolo de evaluación de proceso. El análisis de los datos demostró satisfacción de la pareja con el programa y la utilización de las informaciones y estrategias recibidas, con impacto positivo en las dimensiones de la conyugalidad, con mejor comunicación y solución de problemas interpersonales; y de la parentalidad, con la construcción de conocimientos sobre el desarrollo del bebé, cambios en creencias sobre las prácticas educativas parentales violentas, sensibilidad en la relación con el bebé y menor estrese parental. Se recomienda que el estudio sea reaplicado en muestras con más participantes y con evaluaciones de seguimiento.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes a needs assessment and a process evaluation of a longitudinal support program to first-time parents. A couple participated in a longitudinal intervention, with nine home visits, focused on the development of parental skills and couple empowerment. The baby-parents interaction and the couple's reactions to the intervention were video recorded and afterwards registered into the Process Evaluation Protocol. Data analysis showed that the couple felt satisfied with the program and used the information and strategies received, with a positive impact on the dimensions of conjugality, better communication and interpersonal problem solving and parenthood, development of knowledge on the infant's development, change in beliefs related to violent parental educational practices and responsiveness in the relationship between the baby and the parents, besides lower parental stress. Replications of this study in bigger samples with follow-up evaluations are recommended.
  • Internet como suporte à pessoa com lesão medular: padrões de uso e reabilitação Artigos

    Rodrigues, Maira Pinto Cauchioli; Araujo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de

    Resumo em Português:

    As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão em expansão na área da saúde e desencadeiam transformações nas relações profissional-usuário. Considerando, portanto, a relevância atual deste tema, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de conhecer os padrões de uso e a percepção sobre internet de pessoas com lesão medular adquirida. Constataram-se diferenças estatisticamente significativas entre o tempo de uso e a influência da internet antes e após a lesão. Apesar de se verificar padrão de uso similar ao da população geral, identificaram-se especificidades que requerem atenção dos serviços especializados de reabilitação, no intuito de aprimorar rotinas de atendimento. Recomendam-se mais pesquisas em diferentes níveis assistenciais.

    Resumo em Espanhol:

    Las Tecnologías de Información y de Comunicación (TIC) están expandiéndose en las áreas de salud, y con eso inician cambios en las relaciones profesional-usuario. Por lo tanto, ante la relevancia actual de este tema, este estudio tuvo como objetivo describir los estándares de uso y las percepciones de la internet de las personas con lesiones adquiridas en la médula espinal. Se encontró diferencias estadísticamente significativas entre el tiempo de uso y la influencia de la internet antes y después de la lesión. Fueran identificados especificidades que requieren atención especializada de los servicios específicos de rehabilitación con el fin de mejorar las rutinas. Se recomienda seguir investigaciones en diferentes niveles de asistencia.

    Resumo em Inglês:

    Information and Communication Technologies (ICT) is expanding in the health field and triggering changes in the relationship between professionals and patients. Considering the current relevance of this issue, this study was conducted to identify the usage patterns and perceptions concerning the internet of people with acquired spinal cord injuries. Statistically significant differences were found between the usage time and the influence of the internet before and after injury. Although the respondents' usage pattern is similar to that of the general population, some particularities were identified, which require the attention of specialized rehabilitation services in order to improve service routines. Further research is recommended at different levels of care delivery.
  • Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas: algumas considerações Artigos

    Borsa, Juliane Callegaro; Damásio, Bruno Figueiredo; Bandeira, Denise Ruschel

    Resumo em Português:

    A adaptação de instrumentos psicológicos é um processo complexo que requer elevado rigor metodológico. Por não haver consenso na literatura sobre suas etapas, o presente artigo discute alguns aspectos essenciais concernentes à adaptação transcultural de instrumentos psicológicos e propõe diretrizes aos pesquisadores sobre os diferentes passos desse processo. São apresentadas, também, algumas considerações referentes à validação do instrumento adaptado. Nesta etapa, são discutidos os aspectos referentes à estrutura fatorial do instrumento, a qual requer avaliação por meio de procedimentos estatísticos, como análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, sendo fornecidas algumas diretrizes gerais para a validação de instrumentos psicológicos em diferentes culturas.

    Resumo em Espanhol:

    La adaptación de instrumentos psicológicos es un proceso complejo que requiere bastante rigor metodológico. Ya que no hay consenso sobre sus etapas, el presente artículo discute algunos aspectos esenciales sobre la adaptación transcultural de instrumentos psicológicos y propone directrices a los investigadores sobre los diferentes pasos de este proceso. Son presentadas, también, algunas consideraciones referentes a la validación del instrumento adaptado. En esta etapa, son discutidos aspectos referentes a la estructura factorial del instrumentos, la cual debe ser evaluada mediante procedimientos estadísticos como el análisis factorial exploratorio y confirmatorio. Además, se incluyen algunas directrices para la validación de instrumentos psicológicos en culturas diversas.

    Resumo em Inglês:

    The adaptation of psychological instruments is a complex process that requires a high methodological rigor. Because there is no consensus in the literature about its steps, this article discuss some essential aspects regarding the cross-cultural adaptation of psychological instruments and proposes guidelines to the researchers about the different steps of this process. Some considerations regarding the validation of the adapted instrument are also presented. In this stage, we discuss some aspects regarding the factorial structure of the instrument, which might be evaluated through statistical procedures, such as exploratory and confirmatory factor analysis. More than that, the authors provide some guidelines to the validation of psychological instruments in different cultures.
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    Scorsolini-Comin, Fabio
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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