Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 25, Issue: 3, Published: 2005
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  • Velhice e família: reflexões clínicas Artigos

    Maffioletti, Virgínia Lúcia Reis

    Abstract in Portuguese:

    A longevidade é uma característica do mundo atual. O envelhecimento da população, que ocorreu ao longo de muitas décadas nos países desenvolvidos, tornou-se rapidamente uma realidade nos países menos desenvolvidos, caracterizando uma transição demográfica em um nível sem precedentes. O impacto previsto sobre os setores econômico, social e de saúde transformou a velhice em um problema social. Diante disso, a gerontologia, tendo como referência a cidadania, vem investindo na construção de novo lugar social e uma nova mentalidade de cuidado para a velhice, através de um discurso que se apóia na educação, no trabalho e na família. Neste artigo, sob a luz da psicanálise, apresentamos uma breve historicização da construção social da velhice no ocidente, considerando sua inspiração no envelhecimento biológico, e problematizamos a sua influência nos discursos atuais, nas relações familiares e suas ressonâncias no mosaico de modos pelos quais a velhice, em si mesma, será bem ou mal percebida pelos sujeitos.

    Abstract in English:

    Longevity is a characteristic of the present world. The aging of the population, which had happened during many decades in the developed countries, became quickly a reality in the less developed countries, marking a demographic transition in an unexampled level. The foreseen impact on the economic, social and health sectors transformed old age into a social problem. In such case, gerontology, with reference to citizenship, has been investing in the building of a new social place and a new mentality of care for the elder, through a discourse based on education, work and family. In this article, under the light of psychoanalysis, we introduce a brief historical development of the social construction of old age in the western world, considering its inspiration in biological aging. We also put in doubt its influence in the present speeches, in the family relationship and identify its resonances in the mosaic of manners by which old age itself will be well or badly perceived by the subject.
  • A imagem da psicologia organizacional e do trabalho entre estudantes de psicologia: o impacto de uma experiência acadêmica Artigos

    Bastos, Antonio Virgílio Bittencourt; Morais, José Henrique Miranda de; Santos, Mariana Viana; Faria, Ivan

    Abstract in Portuguese:

    Embora a Psicologia organizacional e do trabalho seja a segunda área de escolha de exercício profissional, os cursos de Psicologia, na sua maioria, ainda não a contemplam em toda a sua complexidade e dinâmica de transformação. Com isso, fortalecem-se esquemas cognitivos que representam esse campo de atuação profissional de forma limitada. O objetivo deste estudo foi o de caracterizar a imagem da Psicologia organizacional entre os estudantes de Psicologia e avaliar o impacto de uma experiência acadêmica sobre a mesma. A amostra consistiu de 150 alunos da única disciplina obrigatória do currículo relacionada à área, que responderam a um questionário aberto na primeira e na última semana do curso, no qual se pedia que escrevessem, espontaneamente, os conceitos e idéias que a área lhes evocava. Os resultados revelam alterações significativas na imagem, no início e no final do curso. Além de uma visão ampliada, os conteúdos evocados se tornaram mais positivos ao final do curso. Esses resultados apontam mudanças nos esquemas cognitivos dos estudantes, congruentes com as características e a filosofia que estruturavam a disciplina.

    Abstract in English:

    Despite of the fact that organizational Psychology is the second area chosen by Psychology students to work professionally, most of the Psychology courses aren't aware of its complexity and its transformation. Consequently, cognitive schemes that represent this professional field in a limited way grow stronger. This study intended to characterize the image of organizational Psychology among students of the UFBA and evaluate the impact of teaching experience on this image. The sample was formed by 150 students of the only compulsory discipline at the time related to the organizational field. Questionnaires were used at the first and the last week of the term, in which the students were asked to write spontaneously about the concepts and ideas evocated by this field. The results show important transformations of the students´ image as evocations became more positive at the end of the course. These results point out changes at the students´ cognitive schemes, congruent with the lines of direction that structured the subject.
  • Skinner: sobre ciência e comportamento humano Artigos

    Sampaio, Angelo Augusto Silva

    Abstract in Portuguese:

    Atualmente, não se pode pensar no estudo do comportamento humano sem considerar a abordagem científica a este objeto: o campo da Psicologia científica. Esse campo é disputado por diversos enfoques teóricos que divergem quanto ao modo como definem ciência e comportamento humano. A abordagem de B. F. Skinner foi bastante proeminente no século XX, mas ainda continua a ser mal-entendida. Partindo do desenvolvimento histórico de sua obra, o presente texto visa a iluminar alguns aspectos relacionados às noções de ciência e comportamento humano desse autor e ressaltar as transformações por que passaram. Analisam-se três tópicos da obra de Skinner: seu período inicial (de 1930 a cerca de 1938), a obra "Ciência e Comportamento Humano" de 1953, e as influências da Biologia. São enfatizados aspectos relevantes da sua teorização sobre o tema: busca por relações funcionais, ênfase nos dados empíricos, operacionismo, externalismo, multideterminação do comportamento, experimentalismo, previsão e controle, ética.

    Abstract in English:

    No one can think about the study of human behavior nowadays without considering the scientific approach to this object: the field of scientific Psychology. This subject is disputed by many theories that diverge on the way they define science and human behavior. B. F. Skinner's approach was very prominent in the 20th century, but still remains misunderstood. Starting from the historical development of his work, the present paper aims to shed some light in aspects related to this author's notions of science and human behavior and highlight transformations that undertook them. Three topics of Skinner's work are analyzed: its initial period (from 1930 to about 1938), the book "Science and Human Behavior", published in1953, and the influences from Biology. Relevant aspects of his theorization about the theme are stressed: the search for functional relations, focus on empirical data, operationism, externalism, behavior multidetermination, experimentalism, prediction and control, ethics.
  • Psicólogo hospitalar da cidade de Recife - PE formação e atuação Artigos

    Sá, Adriana Karla Jeronimo Marques de; Lima, Alexsandra Elenir Nunes; Santos, Íris Maria da Silva Marques dos; Clemente, Lídio

    Abstract in Portuguese:

    Identifica-se, como objeto deste estudo, a descrição do perfil do psicólogo hospitalar da cidade de Recife, enfatizando a sua formação e atuação, partindo da premissa que a formação acadêmica não oferece os subsídios necessários para a prática. Elaborou-se, para tanto, um questionário com questões fechadas, aplicado a 51 profissionais que trabalhavam em hospitais. Os resultados indicaram que a formação acadêmica não foi considerada suficiente para a atuação em hospital. Verificou-se, ainda, uma escassez de pesquisas e, em conseqüência, de publicações, o que deve refletir a própria formação, que não leva o aluno a articular profissão com pesquisa.

    Abstract in English:

    This research aims to show the profile of the hospital psychologist in Recife, emphasizing his/her underground education and performance, taking into account the fact that academic education doesn't offer enough subsidy for this practice. A questionnaire with multiple choice was made and applied to 51 professionals who have worked at hospitals. The results showed that academic studies weren't good enough to give professionals a basis for the work in hospitals. Due to the lack of research and publications the level of education doesn't help the students link their profession and research.
  • Sobre o pai da criança atendida na escola e sua função Artigos

    Alberti, Sonia; Martinho, Maria Helena

    Abstract in Portuguese:

    O pai da função paterna (conceitualizada por Jacques Lacan) não é o mesmo ao qual educadores fazem apelo quando se queixam das condutas dos pais, de suas ausências ou atuações. No entanto, o fato de haver queixas quanto aos pais não deixa de apontar uma intuição da importância do pai na educação da criança.O texto visa verificar a relação dessa intuição, suas balizas históricas, com as contribuições da clínica psicanalítica, para articulá-la com a época atual e examiná-la à luz da função paterna determinada como conceito, conseqüência do complexo de Édipo em Freud. Por essa razão, esperamos poder contribuir na intersecção de duas áreas de atuação: a clínica e a escola, o que se justifica também pela nossa própria experiência com as questões lançadas.

    Abstract in English:

    The father of the function of the father (conceptualised by Jacques Lacan) is not the father educators talk about, nor drive their demands to, when they complain about the father's behavior, his absences or even acting outs. Nevertheless, their complaints throw our attention to an intuition educators demonstrate about the importance of the father in children's education. Our text aims to verify the relation among this intuition, its historical determination and the clinical contributions from psychoanalysis, to articulate it with the present context and examine it through the contribution of the freudian concept of the Oedipus complex. For this reason, we hope to rise some elements to enrich the intersection of two areas: the clinic and the school, what is justified by our own practical experience.
  • Formação do psicólogo: experiências de militantes estudantis Artigos

    Mortada, Samir Pérez

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo é fruto de investigações iniciadas durante pesquisa de mestrado orientada metodologicamente pelos trabalhos de Ecléa Bosi e José Moura Gonçalves Filho, enfocando memórias de militantes estudantis. Um dos temas lembrados com maior destaque foi a relação entre Psicologia e ideologia. Durante a graduação, espaços e interesses da militância universitária por vezes estabeleceram radical antagonismo frente às aulas e mesmo a colegas e professores; outras vezes, militância e Psicologia foram combinadas na experiência e prática políticas. Através da memória de militantes estudantis, da análise de suas trajetórias desde o ingresso na universidade até os primeiros anos depois de formados, pretendemos melhor compreender as angústias daqueles que procuram integrar práticas profissionais e compromisso social. Pretendemos contribuir, assim, para a reflexão acerca da formação do psicólogo, atinando para o que nela representa convite ao pensamento crítico e à ação transformadora ou que, pelo contrário, induz à legitimação das desigualdades sociais.

    Abstract in English:

    This article is the result of investigations that started during the Master´s degree research and that were methodologically oriented by the work of Ecléa Bosi and José Moura Gonçalves Filho, whose focus is the memories of militant students. One of the themes most emphatically remembered was the relation between Psychology and ideology. During under graduation, spaces and university militancy interests were sometimes radically antagonistic to the course, the classes and even lassmates and professors; at other times, militancy and Psychology were joined in experience and political practice. Through the memories of militant students, analyzing their history since the beginning of university until the first years after under graduation, we intend to understand better the anxieties of those who try to integrate professional practice to social commitment. This way we intend to contribute for the reflection on the psychologist professional preparation, considering that this preparation may lead to a critical thought and a transformational action, or, on the contrary, may lead to a confirmation of social inequality.
  • As seqüelas psicológicas da tortura Artigos

    Martín, Alfredo Guillermo

    Abstract in Portuguese:

    Analisam-se, no texto, as seqüelas psicológicas da tortura, sendo esta compreendida como instituição do Estado e como experiência-limite em diferentes aspectos (as três etapas do processo traumatizante, principais seqüelas somáticas, retraumatização). Estuda-se o incremento das psicoses, a alta porcentagem de suicídios, as dificuldades de reinserção social, as seqüelas crônicas trans-geracionais e a taxa de mortalidade muito superior à normal. Desenvolve-se uma análise detalhada das questões ligadas à indenização das vítimas. Propõem-se instrumentos diagnósticos e terapêuticos apropriados, baseando-se numa crítica clínica do PTSD, numa ampla experiência pessoal e numa bibliografia internacional atualizada.

    Abstract in English:

    This text analyses torture psychological sequels, considering torture as a state institution and as a limit experience in different aspects (the three steps of the traumatizing process, the main somatic sequels and re-traumatizing). It is also studied the psychosis increment, the high percentage of suicide, the difficulty of social reinsertion the cronic transgenerational sequels and the mortality rate, much higher than the normal rate.The text develops a detailed analysis about the indemnity os victims and diagnostics and therapy methods are proposed, based on a critic of PTSD, on a large personal experience and on na up-to-date bibliography.
  • Reabilitação neuropsicológica pediátrica Artigos

    Santos, Flávia Heloísa dos

    Abstract in Portuguese:

    A neuropsicologia investiga a expressão comportamental das disfunções cerebrais, isto é, a interação entre estruturas cerebrais preservadas e prejudicadas e as funções cognitivas, tais como linguagem, memória, atenção e outras. A neuropsicologia pediátrica possui especificidades: maturação, estratégias cognitivas, ensino formal e cultura, e características intrínsecas à reorganização cerebral. O objetivo da reabilitação neuropsicológica é estabelecer estratégias para adaptação de funções cognitivas afetadas em relação às demandas do ambiente da criança. A reabilitação cognitiva pediátrica auxilia crianças com deficiência mental, epilepsia, traumatismo craniencefálico, síndromes autísticas, tumores cerebrais, paralisia cerebral, etc. Programas de reabilitação neuropsicológica podem ser voltados para dificuldades acadêmicas ou para funções cognitivas. A investigação da efetividade de programas de reabilitação depende de diversos fatores. O neuropsicólogo deve contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de reabilitação cognitiva, ser qualificado para o uso das mesmas e partilhar, com a equipe interdisciplinar, as técnicas e experiências efetivas.

    Abstract in English:

    Neuropsychology investigates behavioural expression of cerebral dysfunctions, i. e., the interaction between preserved and impaired brain structures and cognitive functions such as language, memory, attention and others. Paediatric neuropsychology has specificities: maturation, cognitive strategies, school and cultural learning, and intrinsic characteristics related to brain reorganisation. The objective of neuropsychological rehabilitation in children is to establish strategies to adapt impaired cognitive functions in contrast to environmental demands. Pediatric cognitive rehabilitation helps children with learning disabilities, epilepsy, traumatic brain injury, autistic syndrome, brain tumours, cerebral palsy, etc. The investigation of the rehabilitation program effectiveness depends on many factors. The neuropsychologist must contribute to develop new strategies of cognitive rehabilitation, be qualified to use them and share with the interdisciplinary staff the effective techniques and experiences.
  • Reflexões sobre a clínica no ambulatório público Experiências

    Castro, Silvia Lira Staccioli

    Abstract in Portuguese:

    O artigo tem o objetivo de relatar a experiência de um psicólogo inserido no ambulatório público e comprometido com o trabalho multidisciplinar. Defendo a idéia de que este não pode ficar engessado numa prática de consultório; deve, portanto, transformá-la de acordo com a demanda da clientela da instituição e a dos demais serviços, sem, entretanto, permitir interferências quanto à ética de seu trabalho. Nessa via de raciocínio, procuro discutir as vantagens e dificuldades de um trabalho psicanalítico em grupo.

    Abstract in English:

    The article has the objective of describing the experience of a psychologist who works at a public clinic and is also engaged in multidisciplinary work. I support the idea that he can not stay attached to the office activities and that he should adapt his performance to his institutional client's demand and the other services' demand, preventing any interferences in his ethical practice. Following this line of thought, I present the pros and cons of the psychoanalitical group work.
  • Intervenção psicológica em uma unidade de transplante renal de um hospital universitário Experiências

    Garcia, Maria Lúcia Pinheiro; Souza, Ângela Maria Alves e; Holanda, Teresa Cristina

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo relata um caso acompanhado no ambulatório de pré-transplante e na unidade de transplante renal de um hospital universitário, pela psicóloga vinculada ao projeto de Extensão de Capacitação em Psicologia Hospitalar pela Universidade Federal do Ceará. Utilizamos, como suporte teórico, a abordagem sistêmica e a técnica de psicoterapia breve, focalizando doença, internação e alta. Observamos que o processo de receber e de doar, no transplante renal, perpassa pela dinâmica individual do doador, do receptor e da família, ativando conflitos inconscientes que influenciam na decisão e no equilíbrio emocional do paciente.

    Abstract in English:

    This present paper is a case report from the pre-transplantation out-patient service of the renal transplantation department at a university hospital in Northeastern Brazil, followed by a psychologist, as part of a training program in Hospital Psychology by the Federal University of Ceará. The theoretical framework included systemic approach and brief psychotherapy and was focused on disease, hospitalization and discharge. In renal transplantation, it was observed that the process of donating and receiving involved the individual dynamics of donor, recipient and family, activating unconscious conflicts capable of affecting the patient's decision-making ability and emotional balance.
  • Educação para a morte Experiências

    Kovács, Maria Julia

    Abstract in Portuguese:

    A morte faz parte do desenvolvimento humano desde a mais tenra idade e acompanha o ser humano no seu ciclo vital, deixando suas marcas. Como preparar pessoas para esse fato tão presente na existência? Esse desafio é ainda mais urgente para os profissionais de saúde e educação. Perguntas têm assoberbado a humanidade, e respostas foram trazidas pelas religiões, ciências, artes, filosofias, entretanto, nenhuma delas é completa e universal. É sobre esses questionamentos e reflexões, sobre a busca de sentido à vida que a morte pode oferecer, sobre essa característica ou qualidade humana de questionamentos, de autoconhecimento, que pretendemos falar. A educação é entendida como desenvolvimento pessoal, aperfeiçoamento e cultivo do ser, que também pressupõe uma preparação para a morte, envolvendo comunicação, relacionamentos, perdas, situações-limite, como, por exemplo: fases do desenvolvimento, perda de pessoas significativas, doenças, acidentes, até o confronto com a própria morte. Serão discutidas várias propostas de educação para a morte tanto para o público leigo quanto para os profissionais.

    Abstract in English:

    Death is part of the human development since the first years of life and goes along with the human being throughout the existence, leaving its marks. How could we prepare people to this subject so important in life? This is a challenge even more urgent to health and education professionals. Many questions overwhelm Humanity and answers are given by religions, sciences, arts and phylosophy, but none is universal. We shall consider these questions and reflections, the search for meaning, about life that the questions about death promote. Education here is understood as personal development, self improvement, and involves communication, relationships, losses, limit situations such as: development phases, loss of close people, diseases, accidents and confronting own death. Several death education formats will be discussed including layman and health and professionals' education.
  • Manuel Bomfim Homenageado

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