Acessibilidade / Reportar erro

O observador fotográfico em Contemplação, de Franz Kafka

The photographic observer in Franz Kafka’s Meditation

Resumo

O presente artigo busca investigar como a fotografia, técnica em expansão no início do século 20, se faz presente na escrita de Contemplação (1912), de Franz Kafka. A técnica se faz presente em outros textos em prosa do autor, mas em Contemplação Kafka incorpora a fotografia à escrita. Em cartas, o autor se refere ao conjunto de prosas curtas publicado em 1912 como um retrato pessoal muito mais fidedigno do que a própria técnica fotográfica seria capaz de produzir. A partir da análise textual da narrativa breve “O passageiro”, ao lado das referências de Franz Kafka em seus Diários e Cartas, desenvolve-se aqui a hipótese de que há uma íntima relação da escrita do autor com a nova técnica de então.

Palavras-chave:
Franz Kafka; Contemplação; Fotografia

Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/; Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, 05508-900 São Paulo/SP/ Brasil, Tel.: (55 11)3091-5028 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: pandaemonium@usp.br