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Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil

[Conchita Wurst: gender and diversity in the teaching of German in Brazil]

Resumo:

O presente artigo tem por objetivo discutir gênero enquanto categoria social na área de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). A partir do exemplo de um material didático sobre a drag queen austríaca Conchita Wurst, elaborado com orientação pela aprendiz agem cultural (ALTMAYER 2016; FORNOFF 2016; FORNOFF K OREIK 2020), abordamos as possibilidades de um ensino aprendizagem de ALE no Brasil que seja sensível à diversidade. Para tanto, a partir dos estudos de gênero (SCOTT 1995 Scott Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, 1995, p. 71-99. ; LAURETIS 1994 Lauretis Teresa de. A tecnologia do gênero. In: Hollanda Heloísa Buarque (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, 206-241. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4033218/mod_resource/content/1/LAURETIS%2C%20Teresa%20de%20-%20%20A%20Tecnologia%20do%20Genero.pdf. Acesso em 02/02/2023.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.p...
; Butler [1990] 2003 Butler Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 [1990]. ), discutimos a categoria “gênero”, explorando suas relações com a linguagem, de modo a demonstrar sua pertinência no contexto de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, dialogamos com publicações anteriores que abordam questões de gênero na área de ALE (PEUSCHEL 2018 Peuschel Kristina. Aspekte von Gender in der Sprach(aus)Bildung Deutsch (als zweite, dritte und Folgesprache). In: Dirim Ínci; Wegner Anke (org.). Normative Grundlagen und reflexive Verortungen im Feld DaF_DaZ*. Leverkusen: Verlag Barbara Budrich, 2018, p. 344-362. ; Freese & Völkel 2022 Freese Anika; Völkel Oliver Niels (org). Gender_Vielfalt_Sexualität(en) im Fach Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Munique: Iudicium, 2022. ; Elsen 2018 Elsen, Hilke. Gender in Lehrwerken. Feministische Studien, v. 36, n. 1, 2018, p. 178-187. ), acentuando aspectos envolvidos em discussões sobre gênero em sala de aula. Em seguida, apresentamos o material didático, relatando brevemente o contexto de produção, o processo de elaboração e descrevendo a unidade didática em si. Finalmente, defendemos que a unidade didática pode ser considerada uma contribuição para a promoção de um ensino aprendizagem de ALE sensível à diversidade.

Palavras chave:
alemão como língua estrangeira; gênero; diversidade

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