Acessibilidade / Reportar erro

Prática e performance inicial de Minuetos de Haydn por pianistas: efeitos da privação de estímulos na retroalimentação sensorial em diferentes condições de estudo

Initial practice and performance of Haydn´s Minuets by pianists: the effects of the deprivation of stimulus in sensorial feedback in different conditions of study

Resumo:

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da privação de estímulos (aurais, visuais e cinestésicos) na retroalimentação sensorial durante a preparação inicial de peças para piano por estudantes de diferentes níveis acadêmicos. Estudantes de música (N = 12) da graduação (iniciantes, meio e final de curso) e de pós-graduação (iniciantes de mestrado e um doutorando em final de curso), seguindo um delineamento experimental tipo hierárquico foram submetidos a quatro condições de estudo: (i) Condição A: Decodificação Visual com retroalimentação cinestésica e privação de estímulo auditivo; (ii) Condição B: Decodificação Visual com a privação de estímulo aural e cinestésico (prática mental); (iii) Condição C: Decodificação Aural com retroalimentação cinestésica e privação de estímulo visual da partitura ("tocar a música de ouvido"); Condição D: Decodificação Aural sem retroalimentação cinestésica com a privação de estímulos visual e cinestésico. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente acerca do tempo de prática despendido na realização das tarefas, das estratégias desenvolvidas e dos produtos atingidos pelos participantes em função das condições de estudos propostas. Os resultados revelaram efeito potencial dos níveis acadêmicos sobre o tempo despendido durante a prática nas condições A, C e D, bem como na compreensão musical dos participantes e na qualidade dos registros das performances (produtos) atingidos nas condições A e B. Em termos de estratégias e performances, as condições C e D deram-nos indícios de que a realização destas tarefas parece depender mais de competências acumuladas de cada estudante do que do nível acadêmico os quais estes se inserem.

Palavras-chave:
Retroalimentação sensorial; prática instrumental; níveis acadêmicos, privação de estímulos sensoriais.

Escola de Música da UFMG Escola de Música da UFMG. Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha. Cep: 31270-010 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: permusiufmg@gmail.com