Manual de gestão |
AP |
Há manual para o SSM e nenhum para o SGQ. |
Determinação dos requisitos das partes interessadas |
AP |
Não há métodos definidos para controle de todos os requisitos relacionados ao produto. Cada departamento controla alguns requisitos específicos, porém não há evidências de que todos os requisitos aplicáveis à organização sejam determinados e controlados. |
Definição e gestão dos processos |
NA |
Não há gestão por processos na empresa, para nenhum dos sistemas de gestão. |
Funções, recursos, responsabilidades e autoridades |
AP |
As descrições de funções, as responsabilidades e autoridades são definidas em um único sistema, porém esse não considera informações relativas a SSM em suas definições. A disponibilização de recursos é feita de forma individual, uma para cada sistema. |
Política |
AP |
A política está integrada, porém pode dar mais destaque à questão de saúde e segurança e ao negócio da empresa. |
Objetivos e metas |
AP |
Não há integração dos objetivos e metas. Os controles são feitos em paralelo, um para SSM e outro para SGQ. Há ainda um terceiro sistema de controle oriundo do desdobramento da estratégia. |
Representante da direção (RD) |
AP |
Existem dois RD diferentes, um para o SGQ e um para o SSM. |
Controle de documentos |
AP |
Documentos gerenciados pelo mesmo sistema informatizado, porém a codificação e os padrões utilizados não obedecem à mesma sistemática e, além disso, há documentos duplicados para gerenciamento de requisitos iguais entre os sistemas implementados. |
Controle de registros |
AP |
O controle de registros é realizado de forma separada entre os sistemas de SSM e SGQ. A codificação e controle também não estão integrados. |
Comunicação |
AP |
Os canais de comunicação utilizados pela empresa são os mesmos para todos os sistemas (murais, e-mails, intranet), porém poucas informações sobre o SGQ são divulgadas. Pode ser aprimorada com a divulgação integrada de todos os sistemas. |
Aquisição |
AP |
Requisitos relacionados à qualidade, saúde, segurança e meio ambiente são considerados no momento da aquisição de matéria-prima e demais itens de produção e/ou administrativos, porém esses itens não são considerados de forma integrada. |
Competência, treinamento e conscientização |
AP |
O sistema de treinamentos relacionados à saúde, segurança e meio ambiente está implementado e todos os colaboradores da organização são treinados e reciclados periodicamente. Para o sistema de SSM, ações de conscientização são realizadas também sistematicamente na organização. Não há evidências de treinamentos e conscientização em relação a requisitos da qualidade na empresa. |
Medição e monitoramento |
AP |
Não há relação entre medição e monitoramento dos processos dos sistemas SSM e SGQ. |
Calibração |
AP |
O sistema de calibração de instrumentos está implementado e funciona adequadamente para ambos os sistemas, porém não há nenhuma integração entre as atividades para controle e verificação de instrumentos entre os dois sistemas da organização. |
Gestão das mudanças |
NA |
Não há método definido para gerir e avaliar o impacto de mudanças quando essas são implementadas. |
Auditoria interna |
AP |
As auditorias internas são realizadas de forma separada, sendo um processo anual para auditoria do sistema de SSM e outro processo para auditoria do SGQ. Os auditores internos não são os mesmos para os dois sistemas e os registros e documentos utilizados também são diferentes. |
Ações corretivas e ações preventivas |
AP |
A gestão e controle de ações corretivas são realizados de forma separada, havendo uma metodologia definida para cada sistema. Não há registros de ações preventivas no sistema de SGQ. |
Análise crítica pela direção |
AP |
A análise crítica pela direção é realizada de forma separada, a cada seis meses, no caso do sistema de SSM, e a cada 12 meses no caso do SGQ. As decisões em relação aos sistemas são descritas e consideradas de forma separada, o que dificulta a tomada integrada de decisões. |
Melhoria |
AP |
O processo de melhoria contínua é realizado de forma integrada entre os sistemas de saúde, segurança e meio ambiente, porém não há relação de melhorias realizadas nesses sistemas com melhorias realizadas no sistema de gestão da qualidade. |