Acessibilidade / Reportar erro

Uma experiência em psicologia, educação e comunidade

An experience in psychology, education and community

O trabalho integra a teoria e prática e reflete a atuação do psicólogo na área da educação inserido num contexto de comunidade. Propõe pensar sobre a questão da presença do adolescente e da criança no espaço escolar: o que representa este espaço? A literatura focaliza o ambiente e instituição escolar como sendo lugar da interação com o outro e nesta interação com o outro e com os outros ambientes dá-se o desenvolvimento. O compromisso da escola, dos educadores e do psicólogo educacional, será o de gerar possibilidades capazes de mediar um desenvolvimento saudável e libertador tornando os indivíduos criativos e autônomos. Os dados coletados nesta pesquisa deram-se por meio da pesquisa ação e registro em diário de campo. Conclui-se que o espaço escolar é buscado essencialmente como o lugar no qual se dá a interação com outro e da manifestação do potencial criativo o que implica um desenvolvimento saudável.

comunidade; escola; interação; desenvolvimento; libertação


Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com