Abstract in Portuguese:
Este estudo objetivou avaliar a qualidade dos ambientes de um programa público de educação infantil - PEI, utilizando os instrumentos Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised Edition (ITERS-R) e Early Childhood Environment Rating Scale - Revised Edition (ECERS-R). Foram avaliadas 16 turmas com faixa etária entre 4 e 68 meses. A média obtida pelas turmas com a ITERS-R foi de 2,80. As turmas avaliadas por meio da ECERS-R obtiveram média de 2,69. Segundo as escalas utilizadas, esses resultados indicam um padrão de qualidade entre inadequada e minimamente adequada. Quanto aos itens das escalas, verificou-se uma maior variação nos escores das turmas com idade de até 3 anos. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de intervenções no programa, sobretudo nos itens relacionados à rotina e cuidados pessoais com as crianças de até 3 anos e aqueles relativos às atividades, com as crianças a partir de 3 anos até 68 meses.Abstract in English:
This study aimed to evaluate the quality of infant public educational environments, by the indicated means for this kind of evaluation: Infant/Toddler Environment Rating Scale - Revised edition (ITERS-R) and Early Childhood Environment Rating Scale - Revised Edition (ECERS-R). Sixteen school groups were evaluated, with ages from six to sixty-eight months. The average gotten by the groups that were evaluated through ITERS-R was of 2.80. The groups that were evaluated through ECERS-R, got an average of 2.69. According to the scales adopted, these results indicate a quality pattern between insufficient and minimally adequated. As the scales items, it was verified a major variation in the scores from classes of until 3 years old. The obtained result showed the necessity of interventions in the program, especially in the items related to the routine and daily care of children with until 3 years old and those related to the activities, with children from 3 years old to sixty-eight months.Abstract in Portuguese:
O presente estudo investiga a evolução da escrita em uma amostra de 20 crianças em idade pré-escolar. A habilidade de escrever palavras foi avaliada de seis em seis meses, por um período de aproximadamente dois anos. No início do estudo, as crianças tinham, em média, 4 anos e 6 meses de idade e nenhuma havia começado a ler ou a escrever. Ao final do estudo, por outro lado, com exceção de uma criança, todas podiam escrever alfabeticamente. Os resultados sugerem que o modelo de fases de Ehri fornece uma descrição mais apropriada do desenvolvimento inicial da escrita de crianças falantes do português brasileiro do que o modelo de estágios de Ferreiro.Abstract in English:
The present study investigates spelling development in a sample of 20 preschool children. Spelling skills were evaluated every six months, for a period of approximately 24 months. At the beginning of the study, the children were, on average, 4.6 years old, and none had started to read or spell. By the end of the study, on the other hand, all but one child could spell alphabetically. Results suggest that Ehri's phase model offers a more appropriate account of spelling development by Brazilian Portuguese-speaking children than Ferreiro's stage model.Abstract in Portuguese:
Objetivou-se identificar o valor de proteção de um programa de suporte psicopedagógico, oferecido na escola para crianças que no início da escolarização fundamental apresentaram dificuldades escolares. Desenvolveu-se um estudo de seguimento prospectivo de comparação de grupos de escolares, avaliados em dois momentos: nas séries iniciais e após três anos. Foram avaliadas 48 crianças, na faixa etária de 9 a 12 anos, alunos da rede pública de ensino, distribuídas em três grupos: G1 - 16 crianças com dificuldades escolares que freqüentaram um programa de suporte; G2 - 16 crianças com dificuldades que freqüentaram somente o ensino regular; e o G3 - 16 crianças sem dificuldades escolares. Procedeu-se à avaliação do comportamento e do autoconceito. As crianças de G1, em comparação às de G2 e G3, melhoraram o comportamento, o desempenho acadêmico e o autoconceito, referendando o valor de proteção associado ao suporte psicopedagógico oferecido na escola.Abstract in English:
This study aimed to identify the value of protection of a psychopedagogical support program offered at school for children who presented school difficulties in the beginning of their elementary studies. A prospective follow-up study was developed, which compared groups of students who were evaluated at two moments: during the first grades and three years later. Forty-eight children, aged 9 to 12 years, were evaluated. The children were students from public schools, and were divided into three groups: G1 - 16 children with school difficulties, who attended a support program; G2 - 16 children with difficulties, who attended only regular school; and G3 - 16 children with no school difficulties. The children's behavior and self-concept were evaluated. Children from G1, compared to those from G2 and G3, showed improvement in their behavior, academic performance, and self-concept, confirming the value of protection ascribed to the psychopedagogical support offered at school.Abstract in Portuguese:
O objetivo desta pesquisa foi trazer para a discussão os estudos de Kestenberg abordando o movimento e o desenvolvimento humano. Estes estudos esmiúçam a complexidade destes fenômenos e explicitam como as aquisições de habilidades motoras e o desenvolvimento psicológico são interligados. A presente pesquisa foi baseada em publicações originais de Kestenberg. As fases do desenvolvimento são descritas por meio do uso do espaço e dos padrões de movimento característicos de cada fase, os quais são associados à construção da imagem corporal e ao desenvolvimento psíquico. São levantados dados relevantes para um aprofundamento psicológico na abordagem do movimento humano.Abstract in English:
The aim of this research was to discuss Kestenberg's studies concerning human movement and development. These studies present with great detail the complexity of these phenomena and show the links between the acquisition of motor abilities and psychological development. This research was based on Kestenberg's original publications. Developmental phases considering the use of space and the characteristic movement patterns of each phase are described and related to the construction of body image and to psychic development. Relevant data for a deeper psychological approach to human movement is considered.Abstract in Portuguese:
Não é prática comum dar voz a pessoas com deficiência, mesmo quando se trata da investigação de sua própria qualidade de vida. Assim, este estudo teve por objetivo conhecer a opinião de 15 adultos com deficiência mental leve em relação a sua qualidade de vida e a opinião de seus cuidadores também a esse respeito, por meio de um instrumento que avalia a qualidade de vida (WHOQOL-Bref). Os dados foram analisados estatisticamente e comparados. Os resultados mostram que a diferença entre as avaliações foi pequena nas questões referentes à satisfação com os domínios físico, psicológico, das relações sociais e do meio ambiente. A avaliação feita pelas pessoas com deficiência foi apenas ligeiramente superior àquela feita por seus cuidadores. Não houve diferença estatisticamente significativa entre as avaliações, do que se conclui que as pessoas com deficiência mental são capazes de falar de suas próprias vidas de maneira positiva e bastante realista.Abstract in English:
People with intellectual disability are often neglected even though it is a question of their own quality of life. Thus, this study aimed to know the opinion of 15 adults with mild intellectual disability related to their quality of life and the opinion of their caregivers about it with an instrument that evaluates quality of life (WHOQOL-Bref). The data were statistically analyzed and compared. The results show that the difference between the evaluations was small in the questions concerning satisfaction with the physical, psychological, social relation and environment welfares. People with disability' evaluation was few higher than their caregiver's evaluation. There weren't significant statistics difference between evaluations, so that we conclude that the people with intellectual disability are able to talk about their own lives with an optimistic view and a very realistic way.Abstract in Portuguese:
Foi avaliado um procedimento para o ensino de subtração a indivíduos deficientes mentais, por meio de relações ambientadas em tarefas de MTS. O primeiro passo consistiu nos testes das relações da classe ABC (relações quantitativas de 1 a 9) e FGH (operadores menos e igual). O segundo consistiu nos testes/treinos das relações entre as sentenças da classe IJK - falada (I), com conjuntos (J) e com algarismos (K) - para os valores de um a cinco. O terceiro passo consistiu nos treinos/testes, com valores de um a nove, das relações entre a sentença (classe IJK) e o resultado (classe ABC). Ao final, verificou-se a emergência de algumas relações em sessões de teste, sugerindo potencialidade para a aquisição de responder adequado a novas combinações de estímulos numéricos. Contudo, testes em outras populações e com outras operações aritméticas são necessários para analisar a aplicabilidade do programa no ensino de operações matemáticas.Abstract in English:
A MTS procedure to teach subtractions involving equivalence class formation nets was evaluated to teach people with mental retardation.The firststepwas thetestsoftherelationsinvolved inthesubtraction operation - numerals from 1 to 9 (class ABC) and operators that composed the operation (class FGH). The second comprised tests/training of the relations between the sentences - spoken (I), with sets(J) and with algorisms (K) - to values from 1 to 5. The third step consisted on the training/tests of the relation between sentence (class IJK) and result (class ABC), to values from 1 to 9. The results showed that the procedure allowed the emergency of some relations in test sessions, suggesting its potentiality to the acquisition of adequate responding to new numerical stimuli combination. It is considered that the procedure must be tested in other populations using, besides mathematic, other arithmetic operations.Abstract in Portuguese:
O objetivo do estudo foi verificar a concordância de nomeação e familiaridade de um conjunto de figuras de objetos/animais e de atividades funcionais. Participaram 26 crianças entre 5 e 7 anos e 24 estudantes universitários entre 18 e 25 anos, de ambos os sexos. Os participantes observaram 90 figuras, 45 de atividades funcionais e 45 de objetos/animais, nomearam uma a uma e referiram o grau de familiaridade. Os dados foram analisados pelo coeficiente de Kappa, correlação de Spearman e teste de Mann-Whitney. Os resultados mostraram que a concordância com o nome original foi maior do que a freqüência de outras nomeações. As crianças tiveram mais dificuldades em fazer a nomeação. As figuras de objetos/animais foram consideradas mais familiares. O estudo mostrou diferenças significativas entre as figuras e entre as crianças e adultos, sugerindo o uso de figuras de atividades funcionais em estudos neuropsicológicos.Abstract in English:
This study was done with the aim to examine the naming agreement and familiarity of a set of objects/animals and functional activities pictures. Twenty six children were used between 5-7 years old and 24 university students between 18-25 years old of both sexes. Participants should watch 90 pictures, being 45 of functional activities and 45 of objects/animals, nominate one by one, moreover, to refer the familiarity degree. Data were analyzed by coefficient of Kappa, Spearman correlation test and Mann-Whitney test. The original name agreement was bigger than the frequency of other nominations. The children had more difficult than adults to make the pictures nomination. The objects/animals pictures were considered more familiar, as well children as adults. This way, the study showed significant differences between the pictures and between children and adults, suggesting the use of functional activities pictures in neuropsychological studies.Abstract in Portuguese:
O presente estudo visa contribuir para a comprovação da estrutura fatorial da Escala de Atitudes Frente a Relacionamentos Afetivos Estáveis (RAE; Reis, 1995). Participaram da pesquisa 658 estudantes universitários com idade média 19,9 anos (DP=2,5). Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias indicaram a existência de uma estrutura multidimensional. Os cinco fatores encontrados (Comprometimento, Edificação, Mutualidade, Envolvimento e Indulgência) apresentaram índices de consistência interna satisfatórios (0,68<α<0,83), itens com saturações altas (0,46<λy<0,75) e significativas (p<0,05). Esta estrutura multidimensional apresentou melhores índices de bondade de ajuste (χ2/gl=3,07; GFI=0,91; CFI=0,97; RMSEA=0,056) e foi estatisticamente superior [Δχ2(111)=676,69, p<0,001] à estrutura unidimensional. Resultados de correlações com as auto-imagens independente e interdependente (Singelis, 1994), com os valores humanos básicos (Gouveia, 2003), além de diferenças quanto ao sexo, confirmam a validade dos cinco novos fatores.Abstract in English:
This article investigates the factor structure of the Stable Affective Relationships Scale (SAR; Reis, 1995). Exploratory and confirmatory factor analyses of data from 658 Brazilian undergraduate students with average age 19.9 years old (SD=2.5), are reported. These analyses revealed five factors underlying the items on the SAR (Commitment, Construction, Mutuality, Involvement, and Indulgence) that are important in a stable affective relationship. All five factors presented good reliability (.68<α<.83), items with high (.46<λy <.75) and significant (p<.05) factor loadings. This five-factor structure had a better fit to the data (χ2/df=3.07; GFI=.91; CFI=.97; RMSEA=.056) and was statistically better fitting [Δχ2(111)=676.69, p<.001] than the unidimensional structure. The results also provided support for the validity of these new factors in exploring correlation with independent and interdependent self-construals (Singelis, 1994), basic human values (Gouveia, 2003) and gender differences.Abstract in Portuguese:
O presente estudo objetivou investigar a validade convergente da escala de Autopercepção de Harter. Foram participantes 291 adolescentes da Região Sul, com idade média de 17 anos, de ambos os sexos e estudantes do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Autopercepção de Harter para Adolescentes (EAPH-A), a Escala de Auto-Estima de Rosenberg, a Escala Multidimensional de Satisfação de Vida e o Inventário de Depressão Infantil. Os resultados indicam que a EAPH-A apresentou boa qualidade psicométrica. A análise de fidedignidade apontou índices de consistência interna adequados (∝=0,60 a ∝=0,88). A validade de construto foi comprovada por análises de correlação com os demais instrumentos, sendo que todos os índices foram significativos e na direção esperada. A alta correlação entre os instrumentos aponta a necessidade de haver outros estudos que investiguem as dimensões da autopercepção e diferencie esse conceito de outros construtos, como auto-estima, satisfação de vida e autoconceito.Abstract in English:
The present paper's purpose was to investigate the Harter Self-Perception scale thru a convergent validity analysis. The participants were 291 southern adolescents, mean age 17 years, from both sexes and high school students. The instruments were the Harter Self Perception Scale (HSPS-A), the Rosenberg's Self Esteem Scale, the Multidimensional Life Satisfaction Scale and the Children Depression Inventory. The results offered evidence of satisfactory psychometrics characteristics of the HSPS-A. The reliability analysis indicated acceptable coefficients (∝=0.60 a ∝=0.88). The construct validity was confirmed thru the correlation analysis with the other instruments once all coefficients were significant and in the expected direction. The high correlation among the instruments indicates the need of other research to evaluate the self-perception dimensions and the relations between this and other correlates constructs such as self-esteem, life satisfaction and self-concept.Abstract in Portuguese:
Este estudo verificou o efeito do tipo de teste e tempo de apresentação dos estímulos durante a codificação na produção de falsas memórias utilizando o paradigma DRM. Quatro intervalos de apresentação foram manipulados: 20ms, 250ms, 1000ms e 3000ms. Cem estudantes universitários participaram de cada teste. Foram testadas duas hipóteses: intervalos de tempo maiores produziriam maiores índices de falsas memórias, independentemente do teste, e o teste direto produziria mais falsas memórias. Os resultados confirmaram as hipóteses e mostraram que os fatores produziram efeitos significativos nas taxas de falsas memórias. Isso sugere que, embora processos inconscientes possam estar envolvidos no fenômeno, há uma participação predominante de processos conscientes na produção dessas ilusões de memória e que esse fenômeno pode ser explicado por modelos duais de processamento que consideram tanto a codificação quanto a evocação nas falsas memórias.Abstract in English:
This study investigated the effects of stimulus presentation time and type of test (recognition and perceptual identification) on false memories in the DRM paradigm. Four presentation times were manipulated during the encoding phase: 20ms, 250ms, 1000ms and 3000ms. A hundred undergraduate students participated in each test. The following hypotheses were tested: longer presentation durations should produce higher levels of false memories, regardless of memory test, and significant higher level of false memories should be observed in the direct test. Both variables produced significant effects on false memories. The results suggested that conscious processes played a major role in the production of memory illusions, with mild participation of unconscious processes. The phenomenon is discussed adopting a dual processing model that includes both encoding and retrieval processes.Abstract in Portuguese:
Tradicionalmente o estudo da anorexia nervosa vem sendo pautado nos critérios diagnósticos trazidos dos manuais como o DSM, que priorizam a descrição topográfica dos comportamentos-problema, em que pouca ou quase nenhuma atenção se dá a sua funcionalidade nos contextos em que ocorrem. Humanos podem parar de comer sob o controle dos mais variados eventos, de modo que uma caracterização nosológica de caráter nomotético pode não ser suficiente na análise do fenômeno. O estudo de caso de um paciente do sexo masculino de 12 anos ilustra e elucida o debate, por apresentar características diagnósticas diferentes das usualmente relatadas na literatura.Abstract in English:
Traditionally the study of anorexia nervosa has followed the diagnostic criteria of manuals as DSM with focus on topographic description of problem-behaviors. In doing that, none or little attention has been devoted to the functionality of behaviors in their contexts. Humans can stop eaten under the control of many events. So, the psychiatric model that brings a nosologic proposal only in the nomotetic characterizations couldn't be enough on the phenomenon evaluation. This case study of a 12 years old boy shows different diagnostic features normally related in the present data.Abstract in Portuguese:
O abuso de drogas por adolescentes é, atualmente, um grave problema de saúde pública. Nessa área, a questão do tratamento destaca-se como um grande desafio, principalmente pelo fato de a maioria das intervenções não estar adaptada às especificidades desse público. Neste trabalho, serão apresentados os resultados de uma investigação que visou analisar o tratamento destinado a adolescentes em uma modalidade de atenção distinta das abordagens tradicionais da área da saúde: a comunidade terapêutica. Buscou-se compreender as concepções e práticas de atenção da instituição pesquisada, comparando-as com o prescrito pelas políticas públicas do setor. Os métodos utilizados foram a descrição etnográfica e a análise de conteúdo. Os resultados sugerem uma defasagem entre o prescrito pelas políticas públicas e a realidade da comunidade terapêutica pesquisada, a qual, apesar de proporcionar acolhimento às adolescentes, dificulta o desenvolvimento de suas singularidades e potencialidades devido à ênfase no "modelo moral" de tratamento da drogadição.Abstract in English:
Drugs abuse by adolescents is, nowadays, a major problem of public health. In this field, treatment represents a great challenge, mainly due to the fact that most interventions are not adapted to the adolescents' specificities. The present paper shows the results of an investigation which aimed to analyze the treatment of adolescents through a mode of care that is different from the traditional practices in public health: the therapeutic community. This research tried to understand the conceptions and practices regarding care in the researched institution, comparing them to what is stated by health-related public policies. The research methods utilized were ethnographic description and content analysis. Results suggest that there is a gap between what is stated by public policies and the reality of the therapeutic community that was researched, which, albeit providing shelter and care for the adolescents, make the process of development of their singularities and potentialities difficult, due to its emphasis on the "moral model" of drug addiction treatment.Abstract in Portuguese:
O objetivo deste artigo é descrever a trajetória da reconstrução da proposta de intervenção psicológica em um abrigo para mulheres em situação de violência intrafamiliar e de gênero. O trabalho iniciou-se com o estabelecimento de encontros de supervisão, no formato de intercontrole, do Serviço de Psicologia. Durante esses encontros, houve uma avaliação das atribuições funcionais, que davam referência ao trabalho até então realizado, e o estabelecimento de uma nova proposta de intervenção. A nova proposta tem como referência principal a necessidade de pensar uma intervenção psicológica em um contexto institucional, considerando a temática do enfrentamento da violência contra a mulher.Abstract in English:
The aim of the present paper is to describe the reconstructing of psychological intervention in a shelter for women in situations of intrafamilial and gender violence. This work began with the establishment of clinical supervision meetings, in the format of Psychological Service Intercontrol. During such meetings, there was an evaluation of the functional attributes regarding the work carried out up to that point, and the establishment of a new intervention proposal. The main reference of the new proposal is the need for psychological intervention in the institutional context, considering the issue of confronting violence against women.Abstract in Portuguese:
O behaviorismo radical, como filosofia da ciência do comportamento formulada por B. F. Skinner, tem sido desde sua criação alvo de inúmeras críticas e tentativas de rotulação. Dentre as principais críticas está a noção amplamente divulgada de que o behaviorismo radical e sua ciência, análise experimental do comportamento, adotam uma postura eminentemente mecanicista. Para tentar demonstrar o equívoco deste tipo de afirmação, este ensaio busca uma possível interpretação e contextualização do desenvolvimento do behaviorismo radical, no qual se destaca, principalmente, a necessidade de observar que apesar de Skinner ter iniciado seus estudos de psicologia dentro de uma tradição mecanicista, ele cedo adota uma posição que tem como função criticar e afastar-se deste tipo de pensamento.Abstract in English:
The radical behaviorism, as a philosophy of the behavior science formulated by B. F. Skinner, has been a target for endless criticisms and attempts of labeling, since its creation. Among the main criticisms is the widely spread idea that the radical behaviorism and its science, the behavior experimental analysis, adopted an eminently mechanicist posture. Trying to show the misconception of this statement, this essay presents a possible interpretation and contextualization of the radical behaviorism development, where it is mainly highlighted, the need to observe that, although Skinner has started his psychology studies within a mechanicisttradition,hesoon adopts a positionof criticizing thistypeof thought, besidespresenting as inhis scienceasin hisphilosophy, a distance each time greater of the mechanicism, and an every time more coherent approach of a selectionist point of view.