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Gerenciamento de impressões: em busca de legitimidade organizacional

Resumos

Este ensaio discute como as organizações, por intermédio do gerenciamento de impressões (GI), buscam criar imagens que lhes proporcionam legitimação no ambiente social. Um modelo geral do processo de legitimação utilizando o GI organizacional é apresentado e discutido. Com base na construção teórica realizada, argumenta-se que as organizações empreendem estratégias e táticas de GI no sentido de controlar as impressões de públicos-chave e obter seu endosso e suporte. Propõe-se, então, que essas estratégias e táticas sejam operacionalizadas por meio de ações de comunicação corporativa. Esse processo pode ser caracterizado não apenas pela aquisição, mas também pela manutenção de uma imagem organizacional legitimada. Defende-se que a teoria de GI, associada aos aportes oriundos do campo da comunicação corporativa, pode auxiliar e enriquecer o entendimento do processo pelo qual as organizações obtêm a legitimidade em seus espaços sociais.

Teoria institucional; gerenciamento de impressões; legitimidade; comunicação corporativa


This article discusses how organizations use Impression Management to create images that provide legitimization in social space. A general model of legitimization process by the use of organizational IM is presented and discussed. Supported on the developed theoretical construction, ones argue that organizations undertake IM strategies and tactics to control key publics impressions and to obtain their endorsement and support. Ones argue that the strategies and tactics are implemented by corporate communication actions. This process cannot just be characterized by the acquisition, but also for the maintenance of a legitimated organizational image. Ones defends that the IM theory associated to the contributions from the corporate communication field can help and enrich the understanding of the process by which organizations obtain the legitimacy in their social spaces.

Institutional theory; impression management; legitimacy; corporate communication


FÓRUM 2º ENEO – RAE

Gerenciamento de impressões: em busca de legitimidade organizacional

J. Ricardo C. de MendonçaI; Jackeline Amantino-de-AndradeII

IIUFRGS e UFPE

IIUFRGS

RESUMO

Este ensaio discute como as organizações, por intermédio do gerenciamento de impressões (GI), buscam criar imagens que lhes proporcionam legitimação no ambiente social. Um modelo geral do processo de legitimação utilizando o GI organizacional é apresentado e discutido. Com base na construção teórica realizada, argumenta-se que as organizações empreendem estratégias e táticas de GI no sentido de controlar as impressões de públicos-chave e obter seu endosso e suporte. Propõe-se, então, que essas estratégias e táticas sejam operacionalizadas por meio de ações de comunicação corporativa. Esse processo pode ser caracterizado não apenas pela aquisição, mas também pela manutenção de uma imagem organizacional legitimada. Defende-se que a teoria de GI, associada aos aportes oriundos do campo da comunicação corporativa, pode auxiliar e enriquecer o entendimento do processo pelo qual as organizações obtêm a legitimidade em seus espaços sociais.

Palavras-chave: Teoria institucional, gerenciamento de impressões, legitimidade, comunicação corporativa.

ABSTRACT

This article discusses how organizations use Impression Management to create images that provide legitimization in social space. A general model of legitimization process by the use of organizational IM is presented and discussed. Supported on the developed theoretical construction, ones argue that organizations undertake IM strategies and tactics to control key publics impressions and to obtain their endorsement and support. Ones argue that the strategies and tactics are implemented by corporate communication actions. This process cannot just be characterized by the acquisition, but also for the maintenance of a legitimated organizational image. Ones defends that the IM theory associated to the contributions from the corporate communication field can help and enrich the understanding of the process by which organizations obtain the legitimacy in their social spaces.

Key words: Institutional theory, impression management, legitimacy, corporate communication.

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Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 17/09/2002.

Aprovado em 07/10/2002.

J. Ricardo C. de Mendonça

Professor Assistente do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) e do Programa MBA Executivo da Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Interesses de pesquisa em teoria institucional e gerenciamento de impressões, poder e influência, política nas organizações, gerenciamento de impressões nas organizações, mudança organizacional e qualidade em serviços. E-mail: jrcm@ufpe.br Endereço: Av. Profº Moraes Rego, 1235 - CEP: 50670-901 - Cidade Universitária - PE

Jackeline Amantino-de-Andrade

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA / EA/ UFRGS). Mestre em Administração Pública pela UFRGS. Interesses de pesquisa em políticas públicas; inovações na gestão pública; inovação nas organizações e estratégias organizacionais. E-mail: jaandrade@ea.ufrgs.br Endereço: R. Washington Luiz, 855 - Porto Alegre / RS - CEP 90010-460

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 2003

Histórico

  • Aceito
    07 Out 2002
  • Recebido
    17 Set 2002
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