Acessibilidade / Reportar erro

A avaliação do estoque a preço de venda

ARTIGOS

A avaliação do estoque a preço de venda

Ivan de Sá Motta

Professor-Adjunto da Escola de Administração de Emprêsas de São Paulo, Departamentos de Contabilidade e Finanças e de Administração da Produção

O autor apresenta método simples e esquemático para determinar o valor de custo do estoque avaliado a preço de venda.

O método de avaliação de estoque a preço de venda é mais comumente usado no comércio, embora haja indústrias que o adotem na avaliação de seu estoque de produtos acabados, devido a certas facilidades que oferece, do ponto de vista contábil. Para a emprêsa comercial, sobretudo a loja de varejo, a vantagem da adoção do método de avaliação a preço de venda está no fato de que as mercadorias vêm, normalmente, marcadas com este valor.

Encontrar-se-á, no presente artigo, o tratamento numérico e contábil dêste método de avaliação. Apresentar-se-ão os resultados da aplicação do método sob uma forma tabelada, original e prática, que tem as vantagens de facilitar os cálculos e apresentar os resultados de maneira global. Na tabela aqui incluída, daremos não apenas os resultados finais, mas também os intermediários que levaram àqueles finais, a partir dos dados do problema que nela figuram.

Incluem-se, também, na parte final do trabalho, a título de ilustração, os lançamentos contábeis necessários ao uso do método. Sendo os valores de custo aquêles que devem, por lei, figurar nas demonstrações financeiras (balanço e conta de lucros e perdas), fazemos a avaliação de estoque pelos valores de venda e, no encerramento do exercício, voltamos aos valores de custo que são, então, levados àquelas demonstrações.

Simbolismo e Terminologia

O tratamento numérico do problema pode ser simplificado pela introdução da terminologia e simbolismo abaixo apresentados, pois êstes permitem grande economia de palavras na ilustração dos conceitos e das operações aritméticas feitas, com base nesses conceitos.

I estoque inicial ao valor de custo A compras ao valor de custo F estoque final ao valor de custo T custo do produto vendido Δ I margem do estoque inicial Δ A margem da compra Δ F margem do estoque final Δ T margem do custo do produto vendido I' estoque inicial ao valor de venda A' compras ao valor de venda F' estoque final ao valor de venda T' Vendas

Convém esclarecer que o conceito de margem pode ter um duplo significado: margem-acima e margem-abaixo. Êstes dois neologismos que aqui introduzimos traduzem as expressões inglêsas "mark-up" e "mark-down". Margem-acima é a quantia que, adicionada ao valor do custo dá o valor de venda. Margem-abaixo corresponde a uma eventual remar-cação do preço de venda.

Suponhamos que o custo de uma mercadoria seja de 120 cruzeiros e que o seu preço de venda tenha sido fixado em 220 cruzeiros. A margem-acima seria, então, de 100 cruzeiros. Se, por uma razão qualquer, a mercadoria fôsse vendida ao preço de 200 cruzeiros, a margem-abaixo seria de 20 cruzeiros e a margem total de 80 cruzeiros. A margem total é, pois, a soma algébrica das margens-acima (com sinal positivo) e das margens-abaixo (com sinal negativo): 100 - 20 = 80. No exemplo adiante descrito, consideramos somente a margem de 80 cruzeiros, que é a resultante da soma algébrica da margem-acima de 100 cruzeiros e da margem-abaixo de 20 cruzeiros.

Fórmulas Básicas

Com base na terminologia acima adotada, podemos escrever:

I + Δ I = I'

A + Δ A = A'

F + Δ F = F'

T + Δ T = T'

O princípio de conservação monetária, aplicado aos valores de custo e aos valores de venda, leva às equações básicas seguintes:

I + A = F + T

I' + A' = F' + T'

Conseqüentemente, temos também para as margens:

Δ I + Δ A = Δ F + Δ T

Ciclo de Avaliação do Estoque a Preço de Venda

A maneira pela qual se poderá aplicar as fórmulas acima descritas, na prática, será demonstrada por um exemplo simplificado.

1. Avaliação do Estoque Inicial a Preço de Venda I' - Suponhamos que, no início do período contábil em questão, exista um estoque ao valor de custo de 50 mil cruzeiros ( = I), ao qual se acrescenta uma margem de 60%, ou seja, 30 mil cruzeiros (= Δ I). O valor deste estoque ao preço de venda é, pois, de 80 mil cruzeiros (= I').

2. Margem das Compras Δ A - Suponhamos ainda que, durante o período contábil em questão, tenham sido feitas compras no valor de 100 mil cruzeiros (= A). Para cobrir as despesas de operação e obter o lucro necessário à justa remuneração do capital investido na emprêsa, estimou-se a necessidade de se trabalhar, durante o período, com a margem de 70%, superior, portanto, à margem do estoque inicial. Esta margem de 70% corresponde ao valor monetário de mil cruzeiros = 70 mil cruzeiros (= Δ A).

3. Avaliação das Compras a Preço de Venda A' - O valor, a preço de venda, das compras feitas durante o período contábil é, portanto de 100 + 70 = 170 mil cruzeiros ( = A').

4. Margem Sôbre o Valor de Venda Para o Estoque Inicial - Este valor, que vem do exemplo acima, é de = 0,375 ou 37,5%

5. Margem Sôbre o Valor de Venda Para as Compras - Êste valor, também obtido do exemplo dado, é de = 0,411 ou 41,1%

6. Margem Sôbre o Valor de Venda Para o Estoque Final do Período e as Vendas Durante o Período - Êste valor é calculado como sendo a média ponderada das margens percentuais sobre o valor de venda para o estoque inicial e as compras do período. Portanto: ou (11) Poderíamos ter utilizado o coeficiente em vez do coeficiente com o qual trabalhamos. Acreditamos que os cálculos ficariam mais simples, mas não a apresentação global e a compreensão do método.)

7. Vendas Durante o Período T' - Suponhamos que, durante o período em questão, as vendas tenham sido de 200 mil cruzeiros ( = T').

8. Margem das Vendas Durante o Período T - A margem percentual de 40% sôbre o valor de venda, ou de 662/3% sôbre o valor de custo, dá o valor monetário de 80 mil cruzeiros para a margem das vendas ( = Δ T ).

9. Custo de Estoque Vendido T - Êste custo será de 200 - 80 = 120 mil cruzeiros (T' - Δ T = T).

10. Estoque Final a Preço de Venda F' - Por diferença, podemos calcular êste valor: 80 + 170 - 200 = 50 mil cruzeiros (= I' + A' - T' = F').

11. Margem Sôbre o Valor de Venda Para o Estoque Final - Também por diferença, podemos calcular esta margem, que é de 30 + 70 - 80 = 20 mil cruzeiros (= Δ I + Δ A - Δ T = Δ F).

12. Estoque Final ao Valor de Custo F - Conhecendo o valor do estoque final a preço de venda e a margem do estoque final, podemos determinar o valor do estoque final a preço de custo, que é de 50 - 20 = 30 mil cruzeiros (= F' - Δ F = F). Êste valor pode ser também obtido somando o estoque inicial às compras e deduzindo o custo do estoque vendido, isto é, 50 + 100 - 120 = 30 mil cruzeiros (i + A - T = f). Evidentemente, os dois valores têm que ser iguais. Quando ocorrem pequenas diferenças, estas são devidas às aproximações feitas nos cálculos.

Para que se possa acompanhar o ciclo da avaliação desde os elementos de custo até os valores de venda, apresentamos, no quadro 1, em forma tabelada, um resumo dos passos que se devem seguir ao adotar o método proposto.


Lançamentos Contábeis no Diário

Utilizando os valores do exemplo dado, faremos os lançamentos contábeis exigidos pela aplicação do método.

O estoque final do período anterior é o estoque inicial do período em questão e está lançado a preço de custo (=50).

Faz-se o lançamento a preço de venda:

Durante o período, foram feitas compras no valor de 100 mil cruzeiros às quais se adicionou uma margem de 70 mil cruzeiros.

O lançamento pelo valor de custo será, então:

ao passo que o lançamento pelo valor de venda será:

As vendas para o período foram de 200 mil cruzeiros.

As vendas de 200, com a margem de 80, fazem o custo do estoque vendido durante o período igual a 120 mil cruzeiros.

Utilizando-se o sistema de inventário perpétuo, sujeito a verificação pelo levantamento físico, determina-se o estoque final igual a 50, para o qual se calculou a margem de 20.

Lançamentos Contábeis no Razão

Os lançamentos do razão, feitos a partir dos lançamentos do diário, apresentam-se da seguinte forma:

Conclusões

Pretendemos, neste trabalho, oferecer uma solução de fácil aplicação prática ao problema da avaliação de estoque a preço de venda.

Acreditamos que o método aqui sugerido não só possa ser útil para a emprêsa comercial, mas também para a industrial, na avaliação de seu estoque de produtos acabados.

(

  • 1
    ) Poderíamos ter utilizado o coeficiente
    em vez do coeficiente
    com o qual trabalhamos.
    Acreditamos que os cálculos ficariam mais simples, mas não a apresentação global e a compreensão do método.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Jul 2015
    • Data do Fascículo
      Abr 1962
    Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: rae@fgv.br