Resumos
O crescimento de cooperativas de agricultores familiares na região Sul do Brasil contradiz a maioria dos estudos de mercado, que prevêem um processo inexorável de globalização, concentração de mercado e exclusão dos produtores mais pobres. O objetivo deste artigo é discutir como as cooperativas conseguiram garantir a estabilidade da oferta de leite em um ambiente competitivo, mesmo dispondo de poucos recursos econômicos. O artigo aponta que as habilidades sociais das cooperativas foram decisivas na defi nição de sua posição de destaque nesse mercado. Essas habilidades expressam-se na capacidade de mobilizar capital social e simbólico, de formar uma nova identidade social em torno da produção familiar de leite, de estimular a cooperação e manter estáveis as relações com os seus fornecedores. A conclusão deste trabalho aponta que só uma abordagem territorial desses mercados pode nos ajudar a compreender por que são formadas variadas organizações de produtores e por que fatores não econômicos são determinantes para a concorrência.
Mercados; territórios; cooperativas; habilidades sociais; sociologia econômica
In Southern Brazil the family farmer cooperative growth shows the deficiency of the majority of market studies. These studies foresee an inexorable globalization process, market concentration and exclusion of the poorest producers. The objective of this article is to understand how stable milk offering for the cooperative is guaranteed in a competitive environment, even with few economic resources. The sociological market study shows that important position in the market was occupied because of the social skills of the cooperative. These skills are expressed by the capacities to mobilize social and symbolic capital, to form a new social identity, to stimulate the cooperation and to maintain stable relations with suppliers. Conclusions point out that only a territorial approach of the markets can understand why varied organizations of producers are formed and why not economic factors are determinant for the competition.
Markets; territories; cooperatives; social skills; economic sociology
FÓRUM - SOCIOLOGIA ECONÔMICA
Habilidades sociais no mercado de leite
Reginaldo Sales Magalhães
Procam - USP
RESUMO
O crescimento de cooperativas de agricultores familiares na região Sul do Brasil contradiz a maioria dos estudos de mercado, que prevêem um processo inexorável de globalização, concentração de mercado e exclusão dos produtores mais pobres. O objetivo deste artigo é discutir como as cooperativas conseguiram garantir a estabilidade da oferta de leite em um ambiente competitivo, mesmo dispondo de poucos recursos econômicos. O artigo aponta que as habilidades sociais das cooperativas foram decisivas na defi nição de sua posição de destaque nesse mercado. Essas habilidades expressam-se na capacidade de mobilizar capital social e simbólico, de formar uma nova identidade social em torno da produção familiar de leite, de estimular a cooperação e manter estáveis as relações com os seus fornecedores. A conclusão deste trabalho aponta que só uma abordagem territorial desses mercados pode nos ajudar a compreender por que são formadas variadas organizações de produtores e por que fatores não econômicos são determinantes para a concorrência.
Palavras-chave: Mercados, territórios, cooperativas, habilidades sociais, sociologia econômica.
ABSTRACT
In Southern Brazil the family farmer cooperative growth shows the deficiency of the majority of market studies. These studies foresee an inexorable globalization process, market concentration and exclusion of the poorest producers. The objective of this article is to understand how stable milk offering for the cooperative is guaranteed in a competitive environment, even with few economic resources. The sociological market study shows that important position in the market was occupied because of the social skills of the cooperative. These skills are expressed by the capacities to mobilize social and symbolic capital, to form a new social identity, to stimulate the cooperation and to maintain stable relations with suppliers. Conclusions point out that only a territorial approach of the markets can understand why varied organizations of producers are formed and why not economic factors are determinant for the competition.
Keywords: Markets, territories, cooperatives, social skills, economic sociology.
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AGRADECIMENTO
Esse artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada no âmbito do programa Movimientos Sociales, Gobernanza Ambiental y Desahollo Territorial Rural, do Rimisp Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural, realizada no Brasil pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com o projeto As Forças Sociais dos Novos Territórios O caso da Mesorregião Grande Fronteira Mercosul. Agradeço ao prof. Ricardo Abramovay e a Mônica Schroder pelo trabalho conjunto e pelos importantes comentários sobre o artigo.
Artigo recebido em 17.10.2005.
Aprovado em 24.01.2007.
Reginaldo Sales Magalhães
Doutorando em Ciência Ambiental pelo Procam - USP. Especialista em Sociedade Civil da International Finance Corporation e Diretor da Plural Consultoria e Pesquisas. Membro do Grupo de Pesquisas Instituições do Desenvolvimento Territorial da Faculdade de Economia e Administração da USP. Interesses de pesquisa na área de sociologia econômica. E-mail: regi.magalhaes@uol.com.br. Endereço: Rua Dr. Nogueira Martins, 400, apt. 104, São Paulo SP, 04143-020.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
01 Ago 2011 -
Data do Fascículo
Jun 2007
Histórico
-
Aceito
24 Jan 2007 -
Recebido
17 Out 2005