Acessibilidade / Reportar erro

Systems & procedures: a handbook for business and industry

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Systems & procedures: a handbook for business and industry

Por Victor Lazzaro ed., Prentice-Hall, 1968.

Este livro editado pela segunda vez por Prentice-Hall nos é apresentado como um manual de sistemas e procedimentos.

A grande experiência industrial de Victor Lazzaro permitiu reunir em um volume diferentes tópicos, os quais, no conjunto, abrangem toda a área de organização e métodos.

O tratamento dado pelos autores dos artigos dessa coletânea é de caráter superficial, o que cria a imagem de uma obra somente informativa (como sói acontecer em manuais). Caso víssemos a obra como um todo e considerássemos que sobre cada assunto tratado já existem obras que descem a pormenores mais profundos, ficaríamos com uma impressão não muito favorável sôbre ela.

Os principais méritos de Lazzaro são dois:

1.º reunir diversas partes do estudo de organização e métodos numa obra única, dando uma visão da dimensão global do campo de aplicação de organização e métodos;

2.º introduzir nesta obra o estudo de sistemas de informações gerenciais.

Ambos reunidos dão ao iniciante no estudo de organização e métodos condição de discernir o campo de aplicação e ao mesmo tempo entender o processo evolutivo de organização e métodos desde seus primórdios com estudos de racionalização industrial até os atuais e sofisticados sistemas de informações gerenciais.

A evolução no campo de aplicação de organização e métodos pode ser sentida nos seguintes capítulos: Noções gerais de sistemas e procedimentos O estudo de sistemas Amplificação do trabalho Medida do trabalho Manuais para empresas Orçamentos e controles de custo Sistemas eletrônicos de processamento de dados Pesquisa operacional Sistemas de informação gerencial.

Discorrer sobre cada um dos tópicos mais importantes desse livro seria escrever sobre o que já foi sobejamente discutido, com exceção do item Sistemas de informação gerencial, o qual traz uma nova dimensão para o campo de organização e métodos dentro de uma perspectiva sistêmica.

Esse artigo (de n.º 16 na edição americana) foi escrito por Paul R. Saunders, Diretor de sistemas de informação na American Airlines. De tudo que Saunders descreve, nos é permitido concluir que os sistemas de informações gerenciais têm seu interesse para organização e métodos quanto a permitirem melhores e mais rápidas informações para o processo decisório.

Ora, a padronização e o estudo do provimento de informações decisoriais, quer sejam por relatórios de computadores, quer sejam por relatórios manuais ou quaisquer outros tipos de relatórios, são uma das responsabilidades principais do analista de sistemas e métodos.

Os autores foram muito felizes neste artigo em particular pois fornecem uma concepção geral de sistemas de informação e provêem uma noção geral de como um estudo de sistemas é desenvolvido.

ROBERTO VENOSA

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Maio 2015
  • Data do Fascículo
    Set 1971
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br