Os desafios da industria farmaceutica global e o redesenho do negocio pela Merck

Resumos

O artigo procura responder às seguintes perguntas: tendo como pano de fundo as transformações estruturais pelas quais a indústria farmacêutica global está passando recentemente, que empresa está preparada para liderar a competição no futuro? O que diferencia essa empresa líder das outras empresas na indústria? O que ela fez ou está fazendo nesse sentido? Essa empresa líder, em nosso modo de ver, é a Merck, e o que a faz diferente é a visão de futuro do negócio e a implementação de iniciativas estratégicas que redesenham o negócio de acordo com essa visão, causando um grande impacto na própria indústria como um todo. O que a diferencia é a capacidade de adaptar-se e lidar com mudanças, rompendo com o modelo de negócio existente.

Indústria farmacêutica; Merck; estratégia e inovação; visão de futuro; redesenho do negócio e competição


The article tries to answer the following questions: based on the changes in the global pharmaceutical industry that are in process nowadays, which company is prepared to lead the competition into the future? What differentiates this company from other competitors? What is this leader doing in this sense? In our view, this leader company is Merck, and what differentiates it from the others is the vision of the future for the business and the strategic initiatives that Merck has implemented following its vision, which have impacted on the whole pharmaceutical industry as well. It is the capability of the company to create a rupture with the current business model.

Pharmaceutical industry; Merck; strategy and innovation; vision of the future; business redesign and competition


ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR E DE SISTEMAS DE SAÚDE

Os desafios da industria farmaceutica global e o redesenho do negocio pela Merck

Gilson Nunes de Paula

Mestre em Economia pela FGV/EAESP, MBA pela London Business School e Diretor e Sócio da Thymus – Branding Consultores. E-mail: gilson@thymus.com.br

RESUMO

O artigo procura responder às seguintes perguntas: tendo como pano de fundo as transformações estruturais pelas quais a indústria farmacêutica global está passando recentemente, que empresa está preparada para liderar a competição no futuro? O que diferencia essa empresa líder das outras empresas na indústria? O que ela fez ou está fazendo nesse sentido? Essa empresa líder, em nosso modo de ver, é a Merck, e o que a faz diferente é a visão de futuro do negócio e a implementação de iniciativas estratégicas que redesenham o negócio de acordo com essa visão, causando um grande impacto na própria indústria como um todo. O que a diferencia é a capacidade de adaptar-se e lidar com mudanças, rompendo com o modelo de negócio existente.

Palavras-chave: Indústria farmacêutica, Merck, estratégia e inovação, visão de futuro, redesenho do negócio e competição.

ABSTRACT

The article tries to answer the following questions: based on the changes in the global pharmaceutical industry that are in process nowadays, which company is prepared to lead the competition into the future? What differentiates this company from other competitors? What is this leader doing in this sense? In our view, this leader company is Merck, and what differentiates it from the others is the vision of the future for the business and the strategic initiatives that Merck has implemented following its vision, which have impacted on the whole pharmaceutical industry as well. It is the capability of the company to create a rupture with the current business model.

Key words: Pharmaceutical industry, Merck, strategy and innovation, vision of the future, business redesign and competition.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

NOTA

Agradecimentos especiais para Paula Bignelli e Pedro Henrique.

  • ABIFARMA. Relatório interno São Paulo, 1996. p. 6.
  • DAMASIO, A. Descartes error London : Putnam, 1994.
  • ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT (EIU).V. 103, 1997.
  • FREEMAN, C., SOETE, L. The economics of industrial innovation. Washington : Massachussets Institute of Technology Press, 1997.
  • HAMEL, G., PRAHALAD, C. K. Competing for the future Boston : Harvard Business School Press, 1994.
  • HELMS, R. et al. (Eds.). Competitive strategy in the pharmaceutical industry. Los Angeles : The AEI Press, 1996.
  • SLYWOTZKY, A. Value migration: how to think several moves ahead of the competition. Boston : Harvard Business School Press, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 2001
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br