Acessibilidade / Reportar erro

Franchising estratégico: como obter alavancagens e sinergias por meio da taxa inicial e dos royalties

Resumos

O franchising enquanto estratégia de negócios aplicada ao comércio varejista possui algumas características específicas do ponto de vista financeiro que o diferenciam do comércio tradicional. Duas noções aqui se destacam: a idéia de se cobrar uma taxa inicial e um percentual de royalties no decorrer da vida de uma franquia. Analisamos o referencial teórico acerca de tal procedimento, baseando-nos em artigos americanos, observamos sua aplicação em redes de franquias brasileiras efrancesas. Avaliamos criticamente o modo como tais conceitos têm sido utilizados desde 1986 no Brasil, oferecendo contribuições práticas para seu melhor aproveitamento por parte de empresas comerciais varejistas.

Franquias; taxa inicial; royalties; alavancagem de negócios; sinergias nos negócios


Franchising as a business strategy applied to retail trade holds some financial specific features that differentiates it from traditional trade. Two concepts are highlighted in this essay: the idea of charging franchisees with an initial fee and royalties during the whole business life. We analysed the theoretical references on this procedure, based upon American articles, we observed its application in Brazilian and French franchise networks. We criticized the usage of these concepts since 1986 in Brazil, offering practical contributions in order to foster its usage at retail trade firms.

Franchising; inicial fee; royalties; business leverage; business synergies


ARTIGO

Franchising estratégico: como obter alavancagens e sinergias por meio da taxa inicial e dos royalties

Daniel Alberto Bernard

Economista e Mestre em Administração pela FEA/USP, Professor de cursos especiais para executivos no Instituto Superior de Administração de Empresas do Paraná

RESUMO

O franchising enquanto estratégia de negócios aplicada ao comércio varejista possui algumas características específicas do ponto de vista financeiro que o diferenciam do comércio tradicional. Duas noções aqui se destacam: a idéia de se cobrar uma taxa inicial e um percentual de royalties no decorrer da vida de uma franquia. Analisamos o referencial teórico acerca de tal procedimento, baseando-nos em artigos americanos, observamos sua aplicação em redes de franquias brasileiras efrancesas. Avaliamos criticamente o modo como tais conceitos têm sido utilizados desde 1986 no Brasil, oferecendo contribuições práticas para seu melhor aproveitamento por parte de empresas comerciais varejistas.

Palavras-chave: Franquias, taxa inicial, royalties, alavancagem de negócios, sinergias nos negócios.

ABSTRACT

Franchising as a business strategy applied to retail trade holds some financial specific features that differentiates it from traditional trade. Two concepts are highlighted in this essay: the idea of charging franchisees with an initial fee and royalties during the whole business life. We analysed the theoretical references on this procedure, based upon American articles, we observed its application in Brazilian and French franchise networks. We criticized the usage of these concepts since 1986 in Brazil, offering practical contributions in order to foster its usage at retail trade firms.

Key words: Franchising, inicial fee, royalties, business leverage, business synergies.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido pela Redação da RAE em setembro/92, aprovado para publicação em junho/93.

1. JUSTIS, Robert; JUDD, Richard. Franchising. South-Western Publishing Co., 1989.

2. SÉROUDE, Charles; CENSIER, André. Le franchising en Europe et en Amérique du Nord. Revue Française de Gestion, p. 42, sep./oct. 1979.

3. SÉROUDE, Charles. Droit d'éntrée: La verité des prix. Franchise Magazine, p. 38, février 1992

4. NÈGRE, Claude. La Franchise en France: Approche Prospective. Université de Paris IX-Dauphine, 1982, p. 115. (Tese de Doutoramento em Estratégia Comercial das Empresas).

5. LEE, Li Way. Franchising and Interbrand Competition. Southern Economic Journal. Wayne State University. v. 51, p. 218–34, Jul. 1984.

6. LEPETIT, Pierre. La franchise: outil de devéloppement stratégique. Economie et Perspective (APCCI-CECOD), 1988.

7. OZANNE, V. B.; HUNT, S. D. The Economic Effects of Franchising. Washington DC: US Gov. Printing Office, 1971.

8. SELLTZ, David. The Complete Handbook of Franchising. Prentice-Hall Editors, 1983; SÉROUDE, Charles. Le Franchising en Europe et en Amérique du Nord. Op. cit.

9. CAVES, R.E.; MURPHY II, W. F. Franchising: Firms, Markets and Intangible Assets. Southern Economic Journal. p. 572-86, Apr. 1

10. OZANNE, V.B.; HUNT, S.D. Op. cit.

11. NÈGRE, Claude. La Franchise en France: approche prospective. Université de Paris IX–Dauphine, 1982, p.38. (Tese de Doutoramento em estratégia comercial das empresas.)

  • 1. JUSTIS, Robert; JUDD, Richard. Franchising. South-Western Publishing Co., 1989.
  • 2. SÉROUDE, Charles; CENSIER, André. Le franchising en Europe et en Amérique du Nord. Revue Française de Gestion, p. 42, sep./oct. 1979.
  • 3. SÉROUDE, Charles. Droit d'éntrée: La verité des prix. Franchise Magazine, p. 38, février 1992
  • 5. LEE, Li Way. Franchising and Interbrand Competition. Southern Economic Journal. Wayne State University. v. 51, p. 21834, Jul. 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 1993

Histórico

  • Recebido
    Set 1992
  • Aceito
    Jun 1993
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br