Acessibilidade / Reportar erro

Monitoração do ambiente externo: uma necessidade para as organizações tecnológicas

Resumo

Vários sinais evidentes no mundo de hoje indicam que a organização moderna, funcionando na fronteira da tecnologia, não pode mais confiar em métodos intuitivos e não-sistemáticos de agrupar e analisar informação necessária para o gerenciamento estratégico de suas operações. Enquanto os padrões de sinais que levam a esta conclusão estão se tornando mais evidentes todos os dias, a resposta organizacional a este desafio ainda é altamente irregular e freqüentemente irracional. A grande maioria das organizações só pratica a forma não-estruturada de observação (Monitoração Panorámica Informal), para monitorar seu ambiente externo. A recente onda de atividades em empresas tecnológicas, institutos de P&D e órgãos governamentais, para melhor acompanhar as mudanças bruscas e rápidas em seu ambiente externo, é indicativa da crescente tendência de se praticarem formas mais sofisticadas de MA. O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver a conceituação do processo de MA dentro do contexto de planejamento estratégico e indicar, com base em uma revisão da literatura e na experiência do autor, como esta atividade pode ser estruturada dentro da organização. Devido à ampla gama de variáveis organizacionais influenciando o desenvolvimento de um sistema de MA, apenas diretrizes gerais puderam ser apresentadas. Entretanto, espera-se que este material venha a ajudar organizações interessadas a entenderem as opções disponíveis e derivarem uma solução compatível com suas atividades e recursos.


ARTIGO

Monitoração do ambiente externo: uma necessidade para as organizações tecnológicas

Robert Stuart Goodrich

Professor titular no Departamento de Organização do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Centro Técnico Aeroespacial

RESUMO

Vários sinais evidentes no mundo de hoje indicam que a organização moderna, funcionando na fronteira da tecnologia, não pode mais confiar em métodos intuitivos e não-sistemáticos de agrupar e analisar informação necessária para o gerenciamento estratégico de suas operações. Enquanto os padrões de sinais que levam a esta conclusão estão se tornando mais evidentes todos os dias, a resposta organizacional a este desafio ainda é altamente irregular e freqüentemente irracional. A grande maioria das organizações só pratica a forma não-estruturada de observação (Monitoração Panorámica Informal), para monitorar seu ambiente externo. A recente onda de atividades em empresas tecnológicas, institutos de P&D e órgãos governamentais, para melhor acompanhar as mudanças bruscas e rápidas em seu ambiente externo, é indicativa da crescente tendência de se praticarem formas mais sofisticadas de MA.

O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver a conceituação do processo de MA dentro do contexto de planejamento estratégico e indicar, com base em uma revisão da literatura e na experiência do autor, como esta atividade pode ser estruturada dentro da organização. Devido à ampla gama de variáveis organizacionais influenciando o desenvolvimento de um sistema de MA, apenas diretrizes gerais puderam ser apresentadas. Entretanto, espera-se que este material venha a ajudar organizações interessadas a entenderem as opções disponíveis e derivarem uma solução compatível com suas atividades e recursos.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • Aguilar, F. J. Scanning the business environment. New York, MacMillan, 1967.
  • Arringyon, C. B. et alii. Issues management in an uncertain environment. Long-Range Planning, 17:17-24, Dec. 1984.
  • Bright, J. R. Forecasting by monitoring signals of technological change. In: ______ & Schoeman, M. E; ed. A guide to practical technological forecasting. New Jersey, Prentice-Hall, 1973. p. 238-56.
  • Fahey, L; King, W. R. & Narayanan, V. K. Environmental scanning and forecasting in strategic planning. Long-Range Planning, 14:32-9, Feb. 1981.
  • Issues management: preparing for social change. Chemical Week, p. 46-51, Oct. 28 1981.
  • Jones, H, & Twiss, B. C. Forecasting techonology for planning decisions. New York, Petrocelli, 1978. p. 137-40.
  • Martino, J. P. Technological forecasting for decision making. New York, North Holland, 1983. p. 134-6.
  • Steiner, G. A. Comprehensive managerial planning. In: McLean, E. R. & Soden, J. V; ed. Strategic planning for MIS. New York, John Wiley, 1977. cap. 2. p. 35-44.
  • Thomas, P. S. Environmental scanning - the state of the art. Long-Range Planning, 75:20-8, Feb. 1980.
  • Vanston, J. R. Initiating, conducting and utilizing a technology forecasting program. Anais do Simpósio sobre Previsão Tecnológica. Brasília, Estado-Maior do Exército, 24-26 jul. 1984. p. 93.112.
  • Van Wyk, R. J. Panoramic scanning for the technological environment. Technovation, 2:101-20, 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 1987
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br