Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Presentación

Introduction

FÓRUM - A TEORIA INSTITUCIONAL EM UM CONTEXTO BRASILEIRO: DINÂMICAS DE INOVAÇÃO E IMITAÇÃO

Apresentação

Introduction

Presentación

Flávio Carvalho de VasconcelosI,* * Editores convidados ; Clóvis L. Machado-da-SilvaII,* * Editores convidados

IFGV-EAESP

IIUFPR

A Teoria Institucional vem sendo uma das mais férteis linhas de pesquisa no campo de estudos organizacionais desde a década de 1940, quando os estudos de Philip Selznick sobre valores na autarquia americana TVA chamou a atenção para as dimensões políticas e não formalmente racionais da atividade organizacional. A perspectiva institucional ganhou novo impulso a partir da década de 1970 com o surgimento de nova geração de intelectuais que retomaram a tradição de Selznick, elaborando uma análise sociológica do comportamento humano que reconhece fenômenos de racionalidade limitada e o caráter político e contextual da ação social, a partir de uma ótica cognitiva. Desde essas origens até hoje, a teoria institucional vem desenvolvendo um corpo teórico diverso e complexo, abordando temas como valores, poder, cooptação, inovação, isomorfismo, racionalização, modernização, uniformização, formalismo, conformidade, resistência, contestação, adaptação ambiental, intersubjetividade, linguagem, formação de coalizões políticas e mecanismos de estabelecimento da ordem e da mudança social.

No contexto da realidade brasileira, a teoria institucional coloca-se como alternativa teórica de alto poder explicativo para a análise de sistemas educacionais, estruturas legais e para-legais, tribunais, burocracias públicas, profissões, prêmios e concursos, entidades de certificação e garantia de qualidade, organizações culturais e organizações integrantes da sociedade civil em geral.

A partir desses elementos, a RAE realizou uma chamada de trabalhos com foco na Teoria Institucional no contexto brasileiro, com o objetivo de estimular a produção de artigos que contribuam para o desenvolvimento do tema no Brasil. A adequação das questões colocadas internacionalmente à realidade brasileira pode contribuir para a formação de um corpo teórico autônomo, contextualizado no tratamento dos nossos problemas.

Os três artigos aqui apresentados representam uma amostra do estágio de desenvolvimento deste campo no Brasil, assim como indicam possibilidades para futuro desenvolvimento. A RAE-eletrônica deseja que a este fórum especial incentive nossa comunidade de pesquisadores a desenvolver esta abordagem já consolidada em outros ambientes, porém ainda jovem no contexto local.

  • *
    Editores convidados
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Ago 2006
    • Data do Fascículo
      Jun 2005
    Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo Av. 9 de Julho, 2029 - Bela Vista, 01313-902 - São Paulo - SP - Brasil, Tel.: +55 11 3799-7999, Fax: +55 11 3262-3975 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: rae@fgv.br