RESUMO
Objetivo:
Revisar a produção científica sobre aprendizagem organizacio nal, que utilizou a abordagem dos estudos baseados em prática, no tocante à evolução da produção, ao perfil de autoria, às características metodológicas e às temáticas correlatas.
Originalidade/valor:
A aprendizagem organizacional apresenta lacunas quanto a contribuições de outras áreas como sociologia. Os estudos baseados em práticas (EBP) têm o viés sociológico e o espaço social como lócus para os processos de aprendizagem e a geração de conhecimento. Não foram identificados estudos que revisem a produção cien tífica nacional em aprendizagem organizacional no contexto dos EBP, reforçando as contribuições potenciais deste trabalho.
Design/metodologia/abordagem:
A pesquisa abrangeu os artigos dis poníveis na base de dados da Spell e no portal de periódicos da Capes, publicados até 2017, no total de 42. Esses artigos foram revisados siste maticamente e numa abordagem qualitativa. Também foram utilizados os softwares Ucinet6 e NetDraw na análise.
Resultados:
As publicações são recentes e concentram-se em periódicos de impacto nacional e internacional. A autoria está sob responsabilidade de pequenos grupos, ficando em evidência a parceria entre autores. São significativas a quantidade de artigos teóricos e a relevância de suas con tribuições. Nos estudos empíricos, predominam o estudo de caso e a entrevista. Quanto às temáticas, são discutidos temas relevantes à proposta teórico-metodológica dos EBP. Concluiu-se que os EBP, por tomarem as práticas inseridas no contexto das organizações como lócus para o estudo da aprendizagem, revelam potencial para preencher lacunas da perspectiva tradicional da aprendizagem organizacional.
PALAVRAS-CHAVE
Aprendizagem organizacional; Perspectiva sociológica; Estudos baseados em prática; Revisão sistemática; Epistemologia