Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

Apresentação

Caro leitor,

Este número da Revista de Administração Mackenzie (RAM) apresenta oito artigos, envolvendo temas relevantes da administração vinculados às suas seções temáticas. Iniciamos a apresentação do fascículo pela seção "Gestão Humana e Social" (GHS), a qual traz três artigos.

O artigo de autoria de Ângela França Versiani, Claudemir Yoschihiro Oribe e Sergio Fernando Loureiro Rezende explora as práticas formais no ambiente de trabalho e sua contribuição para a aprendizagem organizacional. A pesquisa de foco quantitativo verificou, em três diferentes organizações, a percepção sobre a relação entre o uso da técnica Masp de solução sistemática de problemas e a aquisição do conhecimento, a distribuição e a interpretação da informação e a memória organizacional. Os autores utilizaram a técnica estatística de Kruskal-Wallis e concluíram que há relação entre o uso do Masp e as dimensões de aprendizagem consideradas, no entanto a utilização do método em si não é capaz de gerar aprendizados mais profundos, os quais seriam relacionados com os fatores contextuais das organizações.

Katia Cyrlene de Araujo Vasconcelos, Annor da Silva Junior e Priscilla de Oliveira Martins da Silva buscam analisar como o projeto pedagógico de um programa de educação gerencial pode viabilizar a formação de gestores para atuação em ambientes de negócios sustentáveis. Os autores desenvolveram um estudo de caso de uma escola de negócios brasileira com atuação internacional, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com dez profissionais do corpo diretivo e técnico da escola, análise documental e observação assistemática. Os autores concluem que as demandas de um mundo corporativo ainda baseado em práticas gerenciais estruturadas pela lógica econômica e utilitarista de curto prazo se contrapõe à lógica sustentável e de longo prazo.

Um estudo sobre a discriminação no local de trabalho praticada por homossexuais contra homossexuais é oferecido pelo artigo de Eloisio Moulin de Souza e Severino Joaquim Nunes Pereira. Os autores desenvolveram entrevistas semiestruturadas com oito homossexuais trabalhadores de empresas públicas e de economias mistas do setor de serviços, focando a história de vida e o histórico e a vivência profissional dos sujeitos. A análise das entrevistas seguiu a técnica de análise do discurso definida segundo os conceitos pós-estruturais de Michel Foucault. Os autores concluíram que os homossexuais têm preconceitos e discriminam homossexuais no local de trabalho e que isso ocorre em função da classificação identitária que atua como um dispositivo de poder (re)produtor de valores e discursos que manifestam as relações de poder já estabelecidas na sociedade.

Na seção "Finanças Estratégicas" (FE) são apresentados três artigos.

O artigo de autoria de Carlos Alberto Correa, Leonardo Fernando Cruz Basso e Wilson Toshiro Nakamura analisa o nível de endividamento das maiores empresas brasileiras, à luz das duas principais teorias que versam sobre o assunto - Pecking Order e Trade-off - testando seus determinantes. Os autores desenvolveram análises estatísticas utilizando a técnica de painel de dados oriundo das demonstrações financeiras das 500 maiores empresas brasileiras, abertas e fechadas, relativas ao período de 1999 a 2004, considerando dois modelos: análise longitudinal estática (Static Panel Data), com efeitos fixos e aleatórios, e análise longitudinal dinâmica (Dynamic Panel Data). Os autores concluem que há baixa velocidade no processo de ajuste da estrutura de capital em direção ao nível-alvo, sugerindo a existência de elevados custos de transação e confirmando o comportamento de Pecking Order dos administradores.

Roberto do Nascimento Ferreira, Antônio Carlos dos Santos, Ana Lúcia Miranda Lopes, Luiz Gustavo Camarano Nazareth e Reinaldo Aparecida Fonseca exploram a relação empírica entre a eficiência técnica e a produtividade de 104 empresas industriais de capital aberto no Brasil dos segmentos de governança corporativa e de outros segmentos da Bovespa. A amostra da pesquisa foi não probabilística e intencional por conveniência. Os dados utilizados são secundários e foram coletados do banco de dados Economática® e da página de internet da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio das informações disponíveis no sistema Divext - Divulgação Externa, abrangendo o período de 2007 a 2009. Os autores utilizam a técnica não paramétrica da análise envoltória de dados e concluem que há diferenças estatisticamente significativas entre os grupos.

Um exame da hipótese de eficiência semiforte de mercado (HEM) nos contratos futuros de soja do Brasil, negociados na BM&F-Bovespa, aplicando análise espectral e regras de filtragem é oferecido pelo artigo de Waldemar Antônio da Rocha de Souza, Manoel Martins do Carmo Filho, João Gomes Martines Filho e Pedro Valentim Marques. Os autores concluem que a eficiência semiforte de mercado parece não se confirmar em preços futuros de soja. Rejeitou-se o modelo de passeio aleatório para os preços futuros de ajuste da soja brasileiros. Compuseram-se diversas estratégias operacionais de compra e venda no período amostral entre 2004 e 2010 com base nos intervalos. Classificando os resultados financeiros e percentuais de acertos lucrativos dos negócios, identificaram-se determinados subperíodos com maior incidência de ganhos positivos. O potencial de lucratividade possibilita atrair novas operações de hedge e especulativas para o mercado futuro de soja brasileiro, aumentando o volume de negócios no mercado futuro de soja da BM&F-Bovespa. A lucratividade potencial examinada pode atrair novas operações de hedge e especulação, incrementando o volume negociado.

Na seção "Recursos e Desenvolvimento Empresarial" (RDE) são apresentados dois artigos.

Uma análise sobre como os atores sociais utilizam estratégias discursivas e mobilizam recursos no processo de adoção de uma estratégia de diversificação, já que esta estava presente no campo organizacional, é oferecida pelo artigo de Josué Alexandre Sander e Cleverson Renan da Cunha. Os autores utilizam como base teórica a teoria institucional e o empreendedorismo institucional, descrevendo o processo de circulação da ideia pelo campo organizacional no estudo de caso da construção do complexo avícola da Cooperativa Agroindustrial Copagril, destacando o papel dos condutores e das organizações de referência. Foram realizadas entrevistas sistemáticas com três dirigentes da cooperativa e três cooperados. Destaca-se, na contribuição do trabalho, a análise do papel dos indivíduos no processo de adoção de uma ideia presente no campo organizacional.

Por fim, Luiz Felipe de Medeiros Frias, Isabel de Abreu Farias e Peter Fernandes Wanke exploram a tese de que para o design ótimo de uma rede logística não é plausível a dissociação entre logística e planejamento tributário. Os autores propõem e testam um modelo de Programação Não Linear Inteira Mista contemplando os principais componentes de custo envolvidos no processo de planejamento de redes associados à realidade brasileira na empresa Nova Braskem, a partir de dados secundários. Os autores concluem que, apesar da importância dos custos de transporte ante os demais, o aspecto fiscal se apresentou como o principal potencial de retorno financeiro a ser perseguido.

É importante mencionar que nesta edição da RAM tivemos a colaboração dos editores convidados Charles Kirschbaum (Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper, São Paulo) e Edson Ronaldo Guarido Filho (Universidade Positivo - UP, Curitiba), os quais conduziram de forma independente o processo editorial do artigo de Josué Alexandre Sander e Cleverson Renan da Cunha. Agradecemos a dedicação dos editores convidados ao processo editorial de nosso periódico.

Aproveitem a leitura!

Walter Bataglia

Editor acadêmico

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Set 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2013
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br