Acessibilidade / Reportar erro

Vacina antipneumocócica

Diretrizes

Clínica Médica

VACINA ANTIPNEUMOCÓCICA

A doença pneumocócica pode ser grave e levar à morte. Dentre os focos mais freqüentes, destacam-se pneumonia, bacteremia e meningite, que apresentam uma taxa de letalidade de 5%, 20% e 30% respectivamente, segundo dados divulgados pelo Center for Disease Control and Prevention(CDC), dos Estados Unidos.

O Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é responsável por cerca de 60% de todos os casos de pneumonia comunitária nos Estados Unidos. Por todos estes motivos, o CDC recomenda vacinação contra pneumococo nas situações descritas abaixo.

• Todos os adultos com 65 anos ou mais

• Pessoas com idade acima de 2 anos e algum dos diagnósticos abaixo:

• doença cardíaca e/ou pulmonar - diabetes mellitus - alcoolismo - cirrose hepática - fístula de líquor cefalorraquidiano

• esplenectomia ou asplenia funcional

• neoplasias hematológica

• HIV /AIDS - síndrome nefrótica

• uso crônico de corticóide - insuficiência renal-

A vacina, atualmente comercializada contém polissacárides de 23 sorotipos da bactéria, é eficaz e ainda não se sabe exatamente a duração da proteção que ela confere. Uma única dose pode não garantir imunidade permanente, especialmente nos pacientes idosos e/ou com doenças crônicas. Por esta razão, recomenda-se uma segunda dose da vacina após cinco anos neste grupo de pacientes e naqueles que receberam a primeira dose antes dos 65 anos de idade. Uma terceira dose não é recomendada até o momento.

A re-vacinação está contra-indicada nos indivíduos que apresentaram reações alérgicas ou anafiláticas à vacina.

Comentário

As recomendações do CDC devem ser seguidas também no Brasil, pois diante de uma infecção potencialmente grave, algumas vezes de difícil tratamento e com alto custo como a penumonia pneumocócica, a prevenção é o melhor caminho.

TÂNIA MARA VAREJÃO STRABELLI

Referência

Advisory Committee on Immunization Practice ¾ ACIP. MMWR 1997;46:1-24.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Nov 2001
  • Data do Fascículo
    Set 2001
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br