Acessibilidade / Reportar erro

Resumos de tese

RESUMO DE TESE

Estudo comparativo entre ressonância magnética e ultra-sonografia com power-Doppler no estadiamento local do câncer prostático: correlação com resultados anatomopatológicos

Autor: Ronaldo Hueb Baroni.

Orientador: Manoel de Souza Rocha.

Co-orientador: Antonio Carlos Lima Pompeo.

Tese de Doutorado. São Paulo: FMUSP, 2004.

O adenocarcinoma prostático é um tumor freqüente que ocupa a segunda posição, tanto em mortalidade quanto em incidência, dentre as neoplasias malignas masculinas. O estadiamento local do adenocarcinoma prostático, que consiste na avaliação de extensão extracapsular e invasão das vesículas seminais, tem importância fundamental na escolha do tratamento adequado e no prognóstico da doença, destacando-se que a prostatectomia radical é geralmente considerada o tratamento de escolha em tumores confinados à próstata. Os exames clínico-laboratoriais e a graduação histológica de Gleason pré-operatória não apresentam eficácia adequada no estadiamento local desses tumores, com elevadas taxas de subestadiamento. O objetivo deste trabalho foi comparar as eficácias da ultra-sonografia endorretal com power-Doppler (USD) e da ressonância magnética com bobina endorretal (RM) no estadiamento local do adenocarcinoma prostático.

Quarenta e dois pacientes com diagnóstico de adenocarcinoma prostático confirmado por biópsia prostática foram prospectivamente estudados por RM, e 36 destes foram estudados também por USD, sendo os achados obtidos por estes métodos comparados com aqueles observados no estudo anatomopatológico pós-prostatectomia radical.

Na avaliação de extensão extracapsular por sextantes contíguos, os resultados de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor preditivo negativo e acurácia para extensão extracapsular foram persistentemente superiores para a RM em relação ao USD, devendo-se salientar que tanto a RM quanto o USD apresentaram altos valores de especificidade (> 85%), considerado o critério mais importante no sentido de se evitar diagnósticos falso-positivos. Tanto o USD quanto a RM apresentaram acurácia adequada na avaliação de invasão das vesículas seminais. No USD foi observada associação estatisticamente significante entre abaulamento irregular do contorno prostático e presença de extensão extracapsular, enquanto na RM os critérios de abaulamento irregular do contorno prostático e principalmente presença de tecido sólido na gordura periprostática apresentaram associação estatisticamente significante com extensão extracapsular.

Os resultados obtidos mostraram que o emprego dos métodos de imagem no estadiamento local pode reduzir as taxas de subestadiamento clínico. Observou-se também que ambos os métodos apresentam baixa especificidade na localização tumoral e que não houve diferença significativa na avaliação do volume prostático pelo USD, RM e anatomopatológico.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Nov 2005
  • Data do Fascículo
    Set 2005
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br