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A importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da escala de desenvolvimento motor

Importance of motor assessment in school children: analysis of the reliability of the motor development scale

Resumos

O objetivo deste estudo foi: (1) investigar o perfil motor de escolares de 6 a 10 anos (n=101), sem queixas de dificuldades na aprendizagem; (2) analisar a confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM (Rosa Neto, 2002). A análise descritiva dos dados foi feita através da média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. A Consistência Interna da EDM foi analisada através do teste estatístico Alpha de Cronbach, e a correlação das variáveis pela Correlação Linear de Pearson, com valor de p < 0,05. Os resultados sugerem: (1) desenvolvimento motor dentro dos parâmetros de normalidade em 96% dos escolares; (2) alta correlação entre a Idade Cronológica e Idade Motora Geral indicando boa consistência interna. Estes dados evidenciaram a concepção lógica e estruturada que a EDM apresenta, legitimando sua confiabilidade.

Escolares; Desenvolvimento motor; Consistência interna; Coeficiente alpha


The objective of this study was to investigate the motor performance of school children aged 6 to 10 years without learning difficulties (n=101), and to analyze the reliability of the Motor Development Scale (MDS) (Rosa Neto, 2002). Descriptive statistics with calculation of the mean, standard deviation, and range was used for data analysis. The internal consistency of the MDS was assessed using Cronbach's alpha coefficient, and the correlation between variables was determined by Pearson's linear correlation, with p<0.05. The results showed (1) that motor development was within normal limits in 96% of the children, and (2) a high correlation between chronological age and general motor age, indicating good internal consistency. These data demonstrate the logic and structured design of the MDS, confirming its reliability.

School children; Motor development; Internal consistency; Alpha coefficient


ARTIGO ORIGINAL

A importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da escala de desenvolvimento motor

Importance of motor assessment in school children: analysis of the reliability of the motor development scale

Francisco Rosa Neto; Ana Paula Maurilia Dos Santos; Regina Ferrazoli Camargo Xavier; Kassandra Nunes Amaro

Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Laboratório de Desenvolvimento Humano. Florianópolis, SC. Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência Francisco Rosa Neto Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Laboratório de Desenvolvimento Humano. Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros, CEP 88080-350 - Florianópolis - SC, Brasil. Florianópolis, SC. Brasil. Email: franciscorosaneto@terra.com.br

RESUMO

O objetivo deste estudo foi: (1) investigar o perfil motor de escolares de 6 a 10 anos (n=101), sem queixas de dificuldades na aprendizagem; (2) analisar a confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM (Rosa Neto, 2002). A análise descritiva dos dados foi feita através da média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. A Consistência Interna da EDM foi analisada através do teste estatístico Alpha de Cronbach, e a correlação das variáveis pela Correlação Linear de Pearson, com valor de p < 0,05. Os resultados sugerem: (1) desenvolvimento motor dentro dos parâmetros de normalidade em 96% dos escolares; (2) alta correlação entre a Idade Cronológica e Idade Motora Geral indicando boa consistência interna. Estes dados evidenciaram a concepção lógica e estruturada que a EDM apresenta, legitimando sua confiabilidade.

Palavras-chave: Escolares; Desenvolvimento motor; Consistência interna; Coeficiente alpha.

ABSTRACT

The objective of this study was to investigate the motor performance of school children aged 6 to 10 years without learning difficulties (n=101), and to analyze the reliability of the Motor Development Scale (MDS) (Rosa Neto, 2002). Descriptive statistics with calculation of the mean, standard deviation, and range was used for data analysis. The internal consistency of the MDS was assessed using Cronbach's alpha coefficient, and the correlation between variables was determined by Pearson's linear correlation, with p<0.05. The results showed (1) that motor development was within normal limits in 96% of the children, and (2) a high correlation between chronological age and general motor age, indicating good internal consistency. These data demonstrate the logic and structured design of the MDS, confirming its reliability.

Key words: School children; Motor development; Internal consistency; Alpha coefficient.

INTRODUÇÃO

Dentre as razões que têm levado ao interesse crescente pelos conhecimentos acerca do desenvolvimento motor, destacam-se os paralelos existentes entre o desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo. Há uma estreita relação entre o que a criança é capaz de aprender (cognitivo) com o que é capaz de realizar (motor).

O desenvolvimento motor é um processo sequencial, relacionado à idade cronológica, trazido pela interação entre os requisitos das tarefas, a biologia do indivíduo e as condições ambientais, sendo inerente às mudanças sociais, intelectuais e emocionais1. É na infância, particularmente, no início do processo de escolarização, que ocorre um amplo incremento das habilidades motoras, que possibilita à criança um amplo domínio do seu corpo em diferentes atividades, como: saltar, correr, rastejar, chutar uma bola, arremessar um arco, equilibrar-se num pé só, escrever, entre outras2.

Além disso, a aquisição de habilidades motoras está vinculada ao desenvolvimento da percepção do corpo, espaço e tempo, e essas habilidades constituem componentes de domínio básico tanto para a aprendizagem motora quanto para as atividades de formação escolar3. Isso significa que, ao conquistar um bom controle motor, a criança estará construindo as noções básicas para o seu desenvolvimento intelectual. Por isso, o fato de se proporcionar o maior número de experiências motoras e psicossociais às crianças, estará se prevenindo que estas apresentem comprometimento de habilidades escolares4.

No contexto escolar, a prática da educação motora tem influência no desenvolvimento de crianças com dificuldades escolares, como problema de atenção, leitura, escrita, cálculo e socialização5. O que leva a considerar que o acompanhamento da aptidão motora de crianças em idade escolar constitui atitude preventiva para profissionais envolvidos com a aprendizagem.

Dentro desta concepção, a avaliação motora deve ser rotina nas escolas, possibilitando um melhor diagnóstico da criança, com um conhecimento mais aprofundado de suas possibilidades e limitações reais. O tema "avaliação" tem sido objeto de várias investigações nas áreas voltadas à Educação, em geral. Na área de Educação Física, o foco de discussões se relaciona à necessidade de oferecer um cunho profissional, sistemático, não-empírico e estruturado à tomada de decisões sobre o ensino6.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais7, a avaliação na área da Educação Física se resume a testes de força, resistência e flexibilidade, medindo apenas a aptidão física do aluno. Desse modo, a aptidão motora não vem recebendo o devido acompanhamento, e as crianças que apresentam dificuldades nas realizações dessas tarefas, sob a perspectiva do senso comum, podem ser frequentemente chamadas de 'descoordenadas' ou 'desajeitadas'.

Existem inúmeros testes e escalas para avaliação do desenvolvimento motor de uma criança8, no entanto, quase nenhum desses instrumentos consegue englobar completamente todos os aspectos do desenvolvimento. Uma das escalas que tende a colaborar para a avaliação completa e elucidativa do desenvolvimento motor, é a Escala de Desenvolvimento Motor9. Esta escala, que possui um método de aplicação de testes atrativo para a criança, compreende um conjunto de provas diversificadas e de dificuldade graduada, abrangendo diferentes áreas do desenvolvimento motor.

Mais de 130 pesquisas científicas no Brasil, com diferentes tipos de população, já foram realizadas com a utilização deste instrumento,sendo que grande parte dos pesquisadores investigam crianças atípicas, com indicadores de algum tipo de distúrbio e escolares com dificuldades na aprendizagem, que por decorrência dessas desordens apresentam um desenvolvimento mais tardio nas funções motoras e também cognitivas.

Num outro paradigma, em crianças sem dificuldades na aprendizagem (com bom desempenho escolar), não significa que o desenvolvimento motor se constitui numa uniformidade a predizer bom desempenho e potencialidade, isto seria negar os conceitos de continuidade, individualidade no processo desenvolvimentista1. Porém, na hipótese de se dizer, se o nível de desenvolvimento motor desses escolares (típicos) obedece a uma sequência linear à sua idade cronológica, somente é possível através da avaliação motora.

Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi traçar um perfil motor de crianças sem queixa de dificuldades na aprendizagem, apresentando o case do desempenho escolar e o desempenho motor. Além disso, este estudo propôs analisar a confiabilidade da referida Escala de Desenvolvimento Motor - EDM com o intuito de divulgar aos profissionais da área da saúde e educação um instrumento de diagnóstico eficaz.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com protocolo número 101/2008.

A população foi composta por escolares de 6 a 10 anos, do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da Cidade de Florianópolis - SC. A amostra foi constituída por 101 escolares, de ambos os sexos (56 do sexo masculino e 45 do sexo feminino), com média de idade de 8,15 anos (97,91 meses). A seleção da amostra foi do tipo intencional, com o propósito de avaliar somente as crianças que não fossem repetentes, que não apresentassem dificuldades na aprendizagem, deficiências físicas, déficits sensoriais, transtornos comportamentais ou deficiência mental, além de ter, por escrito, autorização prévia dos pais ou responsáveis para participar do estudo.

A partir dessa característica amostral, pôde-se correlacionar a idade cronológica com a idade motora dos escolares, no intuito de conferir o grau de linearidade dessas variáveis e, do mesmo modo, analisar a confiabilidade do instrumento proposto.

O instrumento utilizado para avaliar o desenvolvimento motor dos escolares foi o Protocolo de testes da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM9, que avalia as seguintes áreas do desenvolvimento: motricidade fina (IM1), motricidade global (IM2), equilíbrio (IM3), esquema corporal (IM4), organização espacial (IM5), organização temporal (IM6) e lateralidade. Este instrumento determina a idade motora (obtida através dos pontos alcançados nos testes) e o quociente motor (obtido pela divisão entre a idade cronológica multiplicado por 100). Com exceção dos testes de lateralidade, as outras baterias consistem em 10 tarefas motoras cada, distribuídas entre 2 e 11 anos, organizadas progressivamente em grau de complexidade, sendo atribuído para cada tarefa, em caso de êxito, um valor correspondente a idade motora (IM), expressa em meses. Em cada bateria, o teste é interrompido quando a criança não concluir a tarefa com êxito, conforme protocolo. Ao final da aplicação, dependendo do desempenho individual em cada bateria, é atribuída à criança uma determinada IM, em cada uma das áreas referidas anteriormente (IM1, IM2, IM3, IM4, IM5, IM6), sendo após, calculada a idade motora geral (IMG) e o quociente motor geral (QMG) da criança. Esses valores são quantificados e categorizados, permitindo classificar as habilidades analisadas em padrões: muito superior (130 ou mais), superior (120-129), normal alto (110119), normal médio (90-109), normal baixo (80-89), inferior (70-79) e muito inferior (69 ou menos).

A EDM foi aplicada integralmente por dois avaliadores previamente treinados (profissionais de Educação Física e Fisioterapia), colaboradores do Laboratório de Desenvolvimento Humano do CEFID/UDESC. O tempo médio de aplicação dos testes foi de 35 minutos. A coleta de dados estendeu-se por um período de 3 meses.

Para o tratamento descritivo dos dados, foi utilizada a análise das médias, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. Na análise inferencial dos dados, foi realizado o Alpha de Cronbach, para examinar a Consistência Interna da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM. Para verificar a correlação entre a variável Idade Cronológica e Idade Motora Geral, utilizou-se a Correlação Linear de Pearson. O nível de significância adotado para todas as análises foi de p < 0,05.

RESULTADOS

De acordo com os objetivos propostos pela pesquisa, de traçar um perfil motor de escolares e analisar a confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM, os resultados serão apresentados em dois momentos: a) Perfil Motor do Grupo. b) Consistência Interna e Correlação Linear da EDM.

Perfil Motor do grupo

Em relação às características motoras dos escolares, descritas na tabela I, verifica-se que a idade cronológica média da amostra foi de 97,91 meses, e a idade motora geral de 95,03 meses. Especificamente, todas as áreas motoras avaliadas obtiveram classificação normal médio (QM entre 90 a 109), exceto a organização espacial que foi categorizada como normal baixo (QM entre 80 a 89).

Percentualmente, na classificação geral dos escolares, 96% (n=97) deles apresentaram índices de desenvolvimento motor normal (normal alto, médio e baixo). Uma pequena discrepância foi caracterizada por 4% dos escolares, os quais, 1% (n=1) apresentou desenvolvimento motor acima da normalidade, e 3% (n=3) abaixo da normalidade (Tabela 2).

Na avaliação da lateralidade, evidenciou-se que 97% dos escolares possuem lateralidade definida, no entanto, com preferência lateral variada. Destes, 59% apresentaram preferência lateral direita - caracterizado como destro-completo (mãos, olhos, pés); 4% apresentaram preferência lateral esquerda (sinistro-completo) e 35%, apresentaram lateralidade cruzada (escrevem com a mão esquerda e chutam com o pé direito, por exemplo). A lateralidade foi indefinida em 3% dos escolares.

Consistência Interna e Correlação Linear da EDM

Quanto o grau de confiabilidade da bateria de testes da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM, os dados motores da atual pesquisa, sendo submetidos ao teste de correlação linear de Pearson, demonstraram haver alta correlação (0, 800) entre as variáveis Idade Cronológica (IC) e Idade Motora Geral (IMG), indicando consistência interna boa (0,889).

DISCUSSÃO

Os resultados deste estudo dão suporte às predições dos paralelos existente entre o desenvolvimento motor e cognitivo. O desenvolvimento motor dessas crianças que não apresentam queixa de dificuldades na aprendizagem foi situado, quase que na sua totalidade (96%), dentro dos parâmetros da normalidade. Este achado corrobora outros estudos que relacionam desenvolvimento motor e rendimento escolar os quais demonstram significância estatística entre o que a criança é capaz de aprender (cognitivo) e o que é capaz de fazer (motor)4,10-14.

Desse modo, o padrão de desenvolvimento motor encontrado na atual pesquisa, sob o ponto de vista das respectivas idades cronológica dos escolares, presume que o componente genético é o importante fator influenciador no processo de evolução humana1, 15,16 uma vez que, os escolares com desenvolvimento aparentemente "normal" apresentaram desenvolvimento motor, também normal.

Vale ressaltar que, tal paradigma não constitui uma exarcebação do determinismo genético, sabe-se que outros fatores também podem interferir no processo de desenvolvimento motor e nos resultados obtidos em testes motores específicos, principalmente, as variáveis do ambiente17.

Vários autores já estabeleceram relações entre algumas variáveis do ambiente e o desenvolvimento motor de crianças. Ferreira Neto18 acredita que, o fato de a criança explorar o ambiente por meio de atividades motoras (como o exercício físico e o jogo) ou pelo desempenho de habilidades motoras implica modificações no seu desenvolvimento físico, perceptivo-motor, como também moral e afetivo. Nesse sentindo, apesar de na atual pesquisa não ter sido feita nenhuma correlação entre desenvolvimento motor e as variáveis do ambiente, pode-se dizer que, nos casos aqui específicos (onde 1% apresentou superioridade motora e 3% déficits motores), estes escolares podem estar usufruindo o contexto em que estão inseridos de maneiras desiguais. Vale ressaltar que, o ser humano se desenvolve em diversos ritmos, que dependem de suas próprias características e das experiências vivenciadas, o que possibilita que diferentes padrões de movimento sejam detectados19. Não obstante, esses dados vêm apoiar os conceitos de continuidade, individualidade no processo desenvolvimentista1.

Especificamente, um dos componentes que merecem atenção nesse estudo é a organização espacial. Apesar de situar-se dentro dos padrões de normalidade, obteve baixo índice, e advém, provavelmente, porque no teste específico dessa área os avaliados precisam de uma boa noção de "direita" e "esquerda". E ficou evidente que muitos escolares apresentaram dificuldades em saber qual é a sua mão direita e esquerda - tarefa exigida no item 6 anos desse teste. Nessa tarefa, todos os escolares da amostra estariam aptos a desempenhar, de acordo com a faixa etária que se apresentam. Em um estudo com 207 escolares, a organização espacial foi a área de maior comprometimento motor, e esse baixo escore possa ser decorrentes de uma deficiência na educação brasileira20. A estruturação espacial é parte integrante da lateralidade e, por isso, desorientação espacial podem estar relacionadas a presença de lateralidade cruzada21. Não obstante, aproximadamente, 1/3 dos escolares da amostra apresentam lateralidade cruzada, apoiando a baixa classificação que obteve a orientação espacial nessa pesquisa.

A determinação da lateralidade se estabelece por volta dos seis anos22. Assim sendo, as crianças pertencentes a este estudo encontram-se de acordo com a literatura encontrada, pois a lateralidade na maioria das crianças foi definida. O predomínio foi da preferência lateral direita, concordando com várias pesquisas com escolares nessa faixa etária4,10,20,23. Tais índices já eram de se esperar, uma vez que é consenso na população mundial, a prevalência do domínio destro.

Em suma, vale ressaltar que, além das restrições orgânicas e do contexto ou ambiente em que as crianças estão inseridas, as exigências das tarefas propostas são muito relevantes na determinação dos padrões motores23. Na tarefa está a maior possibilidade de intervenção do profissional de Educação Física24, e para que a intervenção traga resultados positivos é preciso conhecer o indivíduo, finalidade de qualquer avaliação e especialmente neste estudo, a finalidade da avaliação motora proposta.

Alguns estudos interrogam se os profissionais da área da Educação Física avaliam adequadamente o comportamento de seus alunos25. Numa pesquisa26 cujo objetivo foi analisar o conhecimento dos professores de Educação Física acerca dos métodos de avaliação do desenvolvimento motor, foi constatado que apesar de a maioria dos professores considerar importante a realização da avaliação motora, muitos alegaram não realizar. Uma preocupante evidência foi a falta de conhecimento dos professores (quase que na sua totalidade) sobre os instrumentos de avaliação motora existentes, cujas bases são norteadas por normas estabelecidas. Poucos que afirmaram realizar avaliação motora, realizam-na com instrumentos que não são, efetivamente, testes de avaliação motora.

O instrumento para a mensuração do desenvolvimento deve ser coerente com o objetivo que este pretende atingir, e seus resultados devem ser confiáveis e relevantes para que a intervenção seja estruturada27. O instrumento utilizado no presente estudo, ao quantificar a Idade Motora e o seu relacionamento com a Idade Cronológica, comprovou que as tarefas propostas para cada idade na escala, refletem as mudanças esperadas quando ao desenvolvimento motor. Esta correlação, que foi evidenciada no presente estudo, está apoiada na afirmação do autor desta escala, à medida que a criança vai crescendo (aumentando sua idade cronológica) paralelamente o seu nível de desenvolvimento motor também aumenta9. Numa pesquisa que analisou a ordenação e os graus de dificuldades das tarefas dos testes motores de equilíbrio acerca da Escala de Desenvolvimento Motor, concluíram que a ordenação propostas para este teste apresenta validade de construção, com incrementos nos graus de complexidade de acordo com a idade cronológica27. Num estudo mais recente, que propôs validar as baterias de testes de motricidade global e equilíbrio da Escala de Desenvolvimento Motor, encontrou consistência interna item-escala boa para motricidade global e fraca para o equilíbrio, com alta correlação para a motricidade global e correlação moderada para o equilíbrio, e consistência interna inter-item boa para ambas baterias28. Quanto mais altos forem os coeficientes de correlação para validade, fidedignidade e objetividade, sua avaliação terá maior confiabilidade29.

Neste estudo, a confiabilidade apontada através da Consistência Interna, que verificou a congruência entre a variável Idade Motora Geral e Idade cronológica, foi elemento essencial para avaliar a qualidade e eficiência deste instrumento de mensuração, contribuindo para a disponibilidade de dados fidedignos relativos a capacidades motoras da população escolar brasileira, visto sua incipiência30.

CONCLUSÃO

De modo geral, o desenvolvimento motor dos escolares encontra-se dentro dos parâmetros de normalidade, evidenciando que o desempenho motor está correlacionado ao desempenho escolar, já que tais escolares não apresentavam queixa de dificuldades na aprendizagem. Além disso, os padrões de movimento obedeceram à sequência das idades cronológica, que através da EDM, refletiu com veracidade as mudanças esperadas quando ao desenvolvimento motor.

A utilização deste instrumento de avaliação oportunizará ao professor a criação de metas educacionais, bem como a identificação de componentes do desenvolvimento motor que necessitam de atenção especial.

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Recebido em 27/10/09

Revisado em 08/02/10

Aprovado em 21/04/10

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  • Endereço para correspondência

    Francisco Rosa Neto
    Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Laboratório de Desenvolvimento Humano.
    Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros,
    CEP 88080-350 - Florianópolis - SC, Brasil. Florianópolis, SC. Brasil.
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      27 Fev 2012
    • Data do Fascículo
      Dez 2010

    Histórico

    • Recebido
      27 Out 2009
    • Aceito
      21 Abr 2010
    • Revisado
      08 Fev 2010
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